• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A corrupção de Sauron por Melkor

Pandatur Parmandil disse:
Charlie Brown disse:
Eru disse:
Melkor era um valar... .
Tá, eu quis dizer os Valar DU BEM!!!

E Melkor "perdeu o título" de Vala quando roubou as Silmarilli e espalhou seu poder por Arda.
Na verdade, Minduim, se me lembro bem, parece que não é dito quando ao certo ele deixou de ser considerado um Vala. Eu sempre pensei que Melkor foi "expulso" logo quando destruiu as Lâmpadas. Mas estou supondo, já que não tenho os livros em mãos.
No Silmarillion tem dizendo q ele "não é mais incluido entre os Valar" e q Melkor foi "expulso" antes mesmo da construção das Lâmpadas, embora essa segunda informação tenha sido interpretação minha.
 
Humm... Eu sempre achei que ele tinha deixadoi de ser considerado como Vala depois de roubar as Silmarilli, afinal ele tinha sido perdoado por Manwë depois da destruição de Illuin e Ormal. Acho que mesmo se ele tivesse perdido a posição de Vala quando da destruição das lâmpadas, essa posição teria sido restaurada pelo perdão de Manwë.

Mas eu também estou só supondo também...
 
Na verdade não passa de um título. Acho que não faz muita diferença saber quando ele perdeu o posto de Vala. O fato é que com o tempo ele tranferiu muito de sua essência para Arda, o que de certa forma "restringiu" seus poderes, se comparados com os dos outros Valar.
 
Pandatur Parmandil disse:
Na verdade não passa de um título. Acho que não faz muita diferença saber quando ele perdeu o posto de Vala. O fato é que com o tempo ele tranferiu muito de sua essência para Arda, o que de certa forma "restringiu" seus poderes, se comparados com os dos outros Valar.
Talves isso tenha contribuído para a perda do título. Melkor deve ter ficado tão diminuído que perdeu o posto. Mas mesmo assim era tremendamente poderoso.
 
P/ mim o fato de Melkor não ser um vala depois do perdão de Manwë se deve ao fato de que ele ficou subjulgado aos Valar.
Mesmo q os Valar tenham perdoado-o, não se dispuseram a deixa-lo livre (sendo que ele era obrigado a permanecer em Valmar), embora os Valar tenham diminuido a vigilância posteriormente. Isso p/ mim indica que ainda havia uma certa desconfiança, por isso o título de Valar não foi recuperado por Melkor.
Claro que isso é interpretação minha.
 
Charlie Brown disse:
Pandatur Parmandil disse:
Na verdade não passa de um título. Acho que não faz muita diferença saber quando ele perdeu o posto de Vala. O fato é que com o tempo ele tranferiu muito de sua essência para Arda, o que de certa forma "restringiu" seus poderes, se comparados com os dos outros Valar.
Talves isso tenha contribuído para a perda do título. Melkor deve ter ficado tão diminuído que perdeu o posto. Mas mesmo assim era tremendamente poderoso.

Diminuir o poder não significa deixar de ser Vala, eu acho. Ele deixou de ser Vala pela traição, não pela perda do poder.

E, mesmo se significasse isso, ele ainda era poderoso como um Vala.
 
Eu disse que a perda de porder deve ter CONTRIBUÍDO, não causado a perda do título.
 
Humm, na verdade eu acho que não Charlie Brown; Melkor perdeu o título de Vala por ter se corrompido, por desejar ser maior do que ele realmente era.

Apesar de que uma coisa deve ser levada em conta aqui: acho que ele perdeu o título de Vala pelas tradições dos Elfos; ou seja, em decorrência das ações dele, os Elfos não mais o consideravam um Vala; isso implica, eu acho, que não foi algo que veio dos Valar, no sentido de: "Oh, Melkor não é um de nós, ele não é um Vala!"; não me lembro de nada, ao menos, que evidencie esse tipo de comportamento por parte dos Valar.

Mas claro, eu posso estar equivocado. :mrgreen:
 
Sauron foi corrompido depois da queda por Melkor, como ele tentou fazer com o servo de Ulmo que agora não me lembro o nome.
 
É, em relação á Sauron ser corrompido, eu acho que foi após a entrada em Arda ... Pois no Silmarillion, aparentemente ( pelo que me lembro, nao estou com o livro em mãos ), Melkor foi o unico que cantou em um tom diferente, e Iluvatar se erguei três vezes e talz ...
E acho que Melkor perdeu sua posição de Vala, quando ele roubou as Silmarilli, por que a partir daí, os Valar/Maiar viram que Melkor tinha planos "maléficos" , e começara a destruir Arda ... E mesmo assim, conseguiu levar alguns maiar para seu lado ...
 
Ta ai uma coisa que sempre me fascinou na obra tolkiana, o principio da corrupção de sauron e sua relação com Melkor.
Tenho uma duvida quanto a isso, Sauron era um dos servos de Melkor não era?
Ele era totalmente leal a ele, ou planejava algo pelas costas de Melkor?
Qual posto Saron detinha nos exercitos de Melkor?
 
Ta ai uma coisa que sempre me fascinou na obra tolkiana, o principio da corrupção de sauron e sua relação com Melkor.
Tenho uma duvida quanto a isso, Sauron era um dos servos de Melkor não era?
Ele era totalmente leal a ele, ou planejava algo pelas costas de Melkor?
Qual posto Saron detinha nos exercitos de Melkor?
No começo Sauron era servo de Aulë. Foi corrompido e se tornou servo de Melkor.

Completamente leal. Tanto que até o final tentou impor o legado de Melkor.
Sauron sabia do poder de Melkor e tinha medo, mas sabia também que, com Melkor estava fora de ação, ele era o maior expoente do Senhor do Escuro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo