• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A continuaçao da Grande Obra [Quarta Era]

KADU

Estão vendo esta caneta?
Eu sempre fico triste quando me deparo com a mortalidade do ser humano. O caso do Tolkien é um bom exemplo, eu nao suporto a idéia de fim, de que toda sua maravilhosa obra nao pode mais continuaçao, pois ele nao mais vive. Eu gostaria que seu filho Christopher Tolkien tentasse produzir algo relacionado a terra média, nem que seja timidamente, mas algo novo. Sim pois desde que Tolkien faleceu ele praticamente assumiu essa heraça(as obras) para ele , e com muito esforço e competencia reuniu muito material o que nos rendeu ainda muito livros. Talvez ele nao se ache no direito de fazer isso, de continuar e eu nao o culparia por isso. Mas como fã de toda a obra de Tolkien eu gostaria sim. E vcs, como fãs, aceitariam, gostariam disso?
 
Não acho que ele deveria fazer isso. Cada coisa tem seu tempo, e tudo o que Tolkien tinha pra fazer acho que ele já fez, pois como ele mesmo disse ao parar de escrever "The New Shadow", "não há mais nada que valha a pena ser dito".
 
Eu também fico triste com as lacunas deixadas pelo professor, apesar do tamanho gigantesco do que já está escrito.
Concordo que "A Nova Sombra" não deveria ser levada adiante. Seria forçar uma barra só pra mais uma continuação. Se não fosse ficar bom como o Senhor dos Anéis ( que não ía), melhor não fazer mesmo. Mas sobre a Terceira Era e as Anteriores, ainda há muito que não foi dito. Uma coisa que eu me revolto como o Kadu, há pessoas que não deveriam morrer, difinitivamente.
O esforço do Christopher é louvável e todos nós temos que ter consciência que devemos a ele muitíssimo também. Não teríamos nem Silmarillion sem o trabalho dele; nossa visão da Primeira Era seria só aqueles resumos dos Apêndices, muito superficiais. E às vezes me pergunto se não seria certo se ele continuasse a escrever de onde o pai parou, afinal, ninguém melhor que o herdeiro para isso;que cresceu ouvindo aquelas lendas e comentando com o pai, presenciou muito do processo de criação do Senhor dos Anéis e de outras histórias. Mas é lógico que isso é errado. Como disse o Balbo, tudo tem seu tempo e o de Tolkien acabou há anos, infelizmente.
 
AO mesmo tempo em que é uma merda essa coisa da morte e tudo mais, eu acho interessante a aura de misterio de um trabalho nao acabado....tipo...eu nao ia gostar de saber quem é tom bombadil ou se o balrog tem ou nao asas.......
 
Bom, em primeiro lugar, temos que lembrar que a obra de Tolkien, mais que um simples legendarium como dito na introducao de Roverandom, eh uma tentativa de construcao de uma nova mitologia. E como toda mitologia, deve ser criada aos poucos, por talvez milhares de anos, para que forme algo "aceitavel". Tambem, mitos sao feitos por varias pessoas, o que talvez justifica o fato de Christopher Tolkien estar lancando novos livros com os escritos do pai, e justificaria uma continuacao feita por ele.
Contudo, a obra de Tolkien NAO eh uma mitologia. Nao eh baseada em crenca, mas em imaginacao, coisas inventadas sabendo que nao sao verdadeiras. Entao, Tolkien escreveu apenas uma magnifica obra. Livros, historias. Entao nao ha motivo para tal continuacao alem de entretenimento.
Por fim, veremos que toda mitologia tem falhas e buracos, o que deixa a tentativa de Tolkien mais proxima do sucesso, mesmo que involuntariamente. Tambem, Christopher Tolkien eh velho. Se essa continuacao viesse a acontecer, ela teria que ser continuada por mais alguem, talvez o filho, acabando com a autenticidade da obra como escrita por J.R.R.Tolkien.
 
Mesmo se Tolkien vivesse 300 anos, acho que ele não terminaria sua obra. Ele sempre encontraria um detalhe a mais, algo para explicar, reescrever para melhorar esses pontos, criar outro persomagem, etc, etc... Afinal, ele era MUITO perfeccionista.

Afinal, foi por isso que ele nunca publicou o Silmarillion, certo?

Ah, sim. Acho admirável o Christopher publicar os livros do pai. Mas continuar jamais, não seria mais Tolkien.... err... não seria mais JRR Tolkien ;-)
 
Eu acho que nunca há substituto para um artista, pelo fato de suas idéias e seu modo de passá-las para o papel, tela, ou seja o que for, único que inigualável.
Acredito que Cristopher, por maior contato que tenha tido com a obra de seu pai, não conseguiria transportar para as páginas as mesmas idéias e sensações passadas por Tolkien, seria algo muito diferente, e talvez, não tão bom quanto.
Mas escrever lendas e continuações para a obra todos nós podemos, basta um pouco de imaginação, e saber dos nossos limites. É até uma espécie de passatempo para alguns.
Mas Tolkien é insubstituível e inigualável, e disso todos nós temos certeza.


Ai, ai... vcs entenderma meu ponto de vista, né? Acabei escrevendo só besteiras emboladas uma nas outras.... :oops: :oops:
 
Uma continuação da obra de Tolkien apresentaria muitas discordâncias em relação ao trabalho de J.R.R. Tolkien. Haveria pontos de vista diferentes e acima de tudo, os mistérios por trás da obra seriam interpretados de acordo com a concepção do autor. Sendo assim não seria verdadeiro. Uma continuação valeria pela curiosidade, mas a qualidade não seria a mesma. Vamos pensar que Tolkien se foi e deixou coisas inacabadas para que elas aguçassem nossas imaginações!
 
eu acho que querer uma continuacao nao passa de mera curiosidade.
tem que se aceitar o fato de que tudo o que ele pode ter deixado escrito, esta nas maos de cristopher, e este, eu creio que ira publicar esse material.

e tb nao seria adequado ler continuacoes que nao sejam de sua autoria, soh pelo fato de serem historias de arda, isso, nos podemos fazer, mas nao seremos reconhecidos, e porque o filho ou o neto dele sim seria? por ser famiiar? eu nao creio que eles tenham a mesma imaginacao.

o que podemos fazer eh um concurso de melhor fanfic de arda hehe :lol:
 
Eh claro que eh soh por curiosidade, mas vindo de Cristopher o material seria muito mais interessante e teria muito mais credibilidade.
 
Eu acho que é valido sim, é uma história sem fim. O Problema está no preconceto "não foi o Tolkien que escreveu, não presta!!".
Pode-se sim se criar algo novo, e maravilhoso a partir de algo que tambem era muito bom.
Na propria obra do Tolkien há um exemplo disso, as Silmarills. Foram criadas a partir da luz das arvores, que tambem eram maravilhosas.
Talvez a linha do New Shadow fosse errada, mais Tolkien talvez já estivesse muito velho e cansado pra começar do inicio. Eu acho que o bom e o belo existem por si proprios, muitas obras de hoje se baseam em contos antigos, e não perdem seu merito por isso.
 
Impossivel o filho fazer o trabalho do pai. Tolkien começou a criar a serie, teve as ideias, a imaginação, e todas as mais brilhantes caracteristicas para escrever a obra mais rara que temos hoje. Se seu filho assumice o trabalho do pai, não seria mais a mesma coisa, poderia ate mesmo borrar o nome da saga, e trazer a ela algumas desilusões. Eu particularmente acredito que a morte de um autor é como um ponto final, e como toda boa historia deve ter começo, meio e fim, e J.R.R. Tolkien nos trouxe muito mais do que o esperado, nos forneceu mais alguns livros que até hoje são lançados mesmo que editados por seu filho, que faz mesmo um trabalho admiravel para reconstituir a criação do pai até hoje. Fico feliz de ter a oportunidade de ler o que levou anos a ser criado, e agradeço a Tolkien pelo mais valioso conhecimento que mesmo apos a morte nos deixou.

Abraços
 
Realmente uma continuação por Christopher não teria a mesma qualidade das obras originais. Não por preconceito, mas um filho nunca tem uma parcela de talento igual a do pai, pelo menos não nas mesmas coisas. Tolkien, o pai, não tinha talento para escrever. Não mesmo. Ele tinha o dom de escrever. E junto com esse dom, vieram a curiosidade e o interesse por linguas e afins, que alavancaram suas obras.
Christopher teria uma visão propria de assuntos que ficaram encobertos,e que preferivelmente devem ficar assim.
Tolkien tinha opiniões (que nesse caso seriam sempre verdades) unilaterais sobre sua própria obra, e se coisas não foram esclarecidas com certeza foi por causa de sua morte, normal para os padrões humanos, mas prematura para quem conhece sua obra.
 
J.R.R. Tolkien tinha o dom, e também tinha muito talento. E a obra não pode ser continuada por um simples motivo: quem quer que escreva, seja melhor ou pior ou igual a Tolkien, essa pessoa não pode ser John Ronald Reuel Tolkien, e portanto não seria mais obra dele, e nem com seus pensamentos.
 
Acho que a única coisa válida seria o Christopher continuar a publicar os materiais escritos pelo Velho Cachimbeiro que estão guardados em suas gavetas (se tais rumores forem verdadeiros...)
 
Maglor disse:
O esforço do Christopher é louvável e todos nós temos que ter consciência que devemos a ele muitíssimo também. Não teríamos nem Silmarillion sem o trabalho dele; nossa visão da Primeira Era seria só aqueles resumos dos Apêndices, muito superficiais. E às vezes me pergunto se não seria certo se ele continuasse a escrever de onde o pai parou, afinal, ninguém melhor que o herdeiro para isso;que cresceu ouvindo aquelas lendas e comentando com o pai, presenciou muito do processo de criação do Senhor dos Anéis e de outras histórias. Mas é lógico que isso é errado. Como disse o Balbo, tudo tem seu tempo e o de Tolkien acabou há anos, infelizmente.

Sim, concordo com vc, caro Maglor... sinto muito falta, de as obras nao poderem ter continuaçao pelo proprio John, mas sei tb, q por mais q eu queira, Christopher nao poderia continuar... nao por falta de capacidade, mas sim, por nao pensar do mesmo modo q John (por mais q este, seja filho dele).

e...
Fox disse:
Acho que a única coisa válida seria o Christopher continuar a publicar os materiais escritos pelo Velho Cachimbeiro que estão guardados em suas gavetas (se tais rumores forem verdadeiros...)

Concordo!!! Acho que o Chris poderia sim, continuar a editar coisas escritas pelo prorpio John... e tentar talvez, ajeitar ou acabar, contos 'inacabados'..


beijos
 
Chistopher

Gente...... ja pararam pra pensar que daqui 10 anos vai fazer 100 anos que tolkien começou e sou grandioso trabalho?... digo desde o principio de tudo, pequenas anotações em papeis guardados no bolso da calça e tal.
E até hj cause tantas discoções, mesmo com os textos originais do Tolkien.
Convenhamos que muitas obras tiveram o toque de chistopher, mas num sentido organizacional, como ele mesmo mencionava nas obras em que ele estava envolvido.
Creio, que ao meu ver, que não seria necessario uma "continuação" na história propriamente dita de tolkien, mas o que vemos hj é o aprofundamento e a análise dos tópicos que tolkien, talvez num sentido de propósito mesmo instituido pelo autor, para que no decorrer dos tempos fossem tiradas a conclusões das gerações subsequentes que viessem a conhecer sua obra.
Não é que isso deu certo?

...fico por aqui

Oantë

Namárië!!!!

® Squall Leonhart SeeÐ
 
Maglor disse:
E às vezes me pergunto se não seria certo se ele continuasse a escrever de onde o pai parou, afinal, ninguém melhor que o herdeiro para isso;que cresceu ouvindo aquelas lendas e comentando com o pai, presenciou muito do processo de criação do Senhor dos Anéis e de outras histórias. Mas é lógico que isso é errado. Como disse o Balbo, tudo tem seu tempo e o de Tolkien acabou há anos, infelizmente.

Hm...eu não acho que o Christopher devesse continuar o que o pai começou, tudo bem, realmente ele da muito de sí e tals, mas acho que ele nao tem tanto...hm...talento, acho....ele pode juntar tudo e fazer notas, mas continuar acho que não ^^

Também acho que se Tolkien ainda estivesse vivo, não faria continuação do SdA não....no apendice mesmo está dito "Este foi o final da sociedade do anel na Terra-Media" hehehe.....seilá, acho que o SdA disse tudo que tinha de dizer messsmo... :P

Mas, eu ia gostar de ler mais historias escritas pelo Tolkien (eu nem li todas ainda, já quero mais hihi)...e, ia ser bom, saber que há uma pequena chance de conhecer o Tolkien...se ele estivesse vivo...ah...eu ia até a casa dele hehehehe, ia sim ^^

Mas, melhor um morto que fez muito em vida, do que um vivo que faz pouco hehehe :roll:
 
Eu não queria que continuasse o SdA! Não ía ficar tão bom mesmo. Mas só acho que as histórias estão cheias de lacunas não preenchidas e muitas coisas poderiam ser contadas ainda...

Sinto isso ao mesmo tempo em que sei que é muito interesante ter tudo assim, com esse ar de "inacabado".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo