• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Cidade-Estado

Elrond

"OFF" it will last two months
Não sei se este tópico seria correto ou coerente com a proposta de discussão, mas fiquei curioso em saber a amplitude do seguite termo: (Cidade-Estado)

Coloquei este título em referência à Cidade do Lago, pois gostaria de discutir o caráter desta cidade no sentido amplo do adjetivo.

Poderíamos considerar a Cidade do Lago como uma Cidade-Estado?
Fiz esta pergunta e ao mesmo tempo colocarei a seguinte nota quando nos remetemos a Aristóteles em sua obra a Política:

Toda Cidade é um tipo de associação, e toda associação é estabelecida tendo em vista algum bem (pois os homens sempre agem visando a algo que consideram ser um bem); por conseguinte, a sociedade política [pólis], a mais alta dentre todas as associações, a que abarca todas as outras, temem vista a maior vantagem possível, o bem mais alto dentre todos.
Essa referência de Cidade é no sentido da polis grega: Cidade-Estado, Estado.
(Capitulo I do livro I pág. 53)


Diante disso podemos compreender que toda Cidade-Estado assim como a Cidade do Lago, seria politicamente auto-suficiente. Detinha um poder político de se relacionar com outros povos (sejam os elfos a oeste como os anões ao norte e os povos do leste até os domínios de Rhûn).

Esgaroth tinha sua autonomia e soberania reconhecida externamente bem como pelo próprio povo que a compunha.

Há também a seguinte observação

A Cidade é a forma mais elevada de comunidade e tem como objetivo o bem mais elevado. A diferença entre a Cidade e os outros tipos de comunidade surge quando examinamos as partes pelas quais ela é composta.

A Cidade tem como objetivo satisfazer todas as necessidades dos homens. Os homens foram as Cidades para assegurar uma subsistência básica; todavia, o objeto último da Cidade é promover a vida boa. [...] Ela é fundada pelo impulso natural do homem para associação política.
Livro I (Definição e estrutura da Cidad, pág. 35.)


A princípio, e porque não afirmar no conjunto de Esgaroth seria a forma mais elevada daquela comunidade local, onde o seu principal objetivo dentro de uma conjuntura polítco-social era o bem mais elevado, a promoção da vida boa. Era uma forma de bem estar associada a uma relação natural do homem com a política.

Sendo desse feitio é interessante notar que o Mestre (uma espécie de prefeito e/ou governador) era um oficial eleito, normalmente escolhido de entre os mais velhos e sábios. Não era um Senhor escolhido diretamente pelo povo, mas pelos sábios, conselheiros que por sua vez, deveriam representar os grupos sociais da cidade.

Parece que havia uma unidade social, um caráter mútuo que precedia os interesses individuais, ou seja, a bem comum. Talvez essa eleição por meio dos senhores não fosse a democracia plena em Esgaroth, mas podemos perceber uma evolução natural do sistema político da Cidade em comparação com outros domínios da Terra-média. Uma espécie de enclave clássico da sociedade tendo em vista uma política “democrática” de escolha do seu líder ou lideres.

Antes do ataque de Smaug tais características podem ser perceptíveis, e logo após a morte do mesmo, a sociedade se organiza e reconstrói seu espaço e sua conjuntura é novamente estabelecida e sua soberania mantida até momentos antes da Batalha de Valle na Guerra do Anel sessenta anos depois.

(Neste caso não há uma menção clara da quebra de soberania de Esgaroth neste momento, mas presume-se poderia ter ocorrido).

Desde a antiguidade até nossa era contemporânea existem Cidades-Estados, cada qual com suas características, algumas perdem esse papel e outras surgem com tais características citadas acima. Exemplos podemos citar como Atenas, Tróia, Esparta, Veneza, Hamburgo, Singapura e etc.

Diante disso, vocês considerariam a Cidade do Lago como uma Cidade-Estado ou teriam então uma afirmativa mais ligada com características mais simples de uma sociedade?

Obrigado!
 
Concordo com a colocação da cidade do lago como cidade estado. Ele preenche todos os requisitos para isso.
Mas vale lembrar que todas as povoações tolkiana podem ser consideradas como tal. Claro, as que nao sao imperios como gondor, mordor ou mesmo lorien...
 
Eu já tinha pensado nisso e concordo contigo, acho que Esgaroth pode muito bem ser comparada com uma cidade-estado!

As cidades-estado tinham uma autonomia e soberania sobre determinado território que se vê em Esgaroth!

Mas não deve ser esquecido o facto de que Dale era um Reino e quando este foi restaurado, Esgaroth (creio) passou a fazer parte dele!

;D
 
Também já tinha pensado nisto. Ao contrário de vários reinos a Cidade do Lago era uma espécie de Cidade-Estado.
Os seus cidadãos por meio dos senhores sábios escolhiam o prefeito para governar esta cidade.

Mesmo depois do restabelecimento do reino de Valle, a Cidade do Lago continuou com sua soberania e territórios respeitados. Um grande pareceiro que Esgaroth tinha era o rei Thranduil. Os dois domínios eram vizinhos e amigos, mantinham relações comerciais muito importantes.
 
Sem dúvia uma Cidade-Estado. Era independente, tinha seu próprio governo, não fazia parte de nenhum império...
 
Venho com a minha cara de pau dizer que não havia cogitado ainda nessa hipótese.:dente:

Mas :think: apos uma breve pensada, vejo que as cidades como a cidade do lago tem realmente vários aspectos de uma cidade-estado do mundo antigo ou ate as cidade italianas da era moderna.

São auto suficiente porem ainda necessitam de relações comerciais.
 
Venho com a minha cara de pau dizer que não havia cogitado ainda nessa hipótese.:dente:
Mas :think: apos uma breve pensada, vejo que as cidades como a cidade do lago tem realmente vários aspectos de uma cidade-estado do mundo antigo ou ate as cidade italianas da era moderna.

Sim, se compararmos com algumas cidades, podemos notar as características de uma Cidade-Estado, com sua autonomia e soberania.
Algumas características de Esgaroth faz lembrar exemplos como Veneza, Pisa e Florença.
Até nos dias de hoje existem cidades-estados como o Vaticano e Singapura.



São auto suficiente porem ainda necessitam de relações comerciais.

Na verdade, a Cidade do Lago é um exemplo claro de altas atividades comerciais, principalmente entre o reino de Mirkwood, indo até Dorwinion e passando pelo reino de Valle e Erebor.

Um exemplo de atividade comercial muito marcante na região eram os vinhos vindos do leste e os brinquedos com a marca VALLE.
 
Ótimo tópico, Lagduf.
Gostaria de fazer só um comentário, posto que em alguns posts há uma ligeira confusão a meu ver. Cidade-Estado e Reino não são noções excludentes. Uma Cidade-Estado pode muito bem ser um Reino (aqui entendido como uma estrutura de poder, monarquia).
As Cidades-Estado italianas da Renascença são divididas por Maquiavel em repúblicas e monarquias, por exemplo.
Não entrarei na discussão sobre o conceito de Império, pois que envolve outras problemáticas.

Tem um tópico criado por mim, que lida especificamente com a estrutura de poder dos reinos noldorin, com contribuições importantes de Daewen e Elring. Caso se interessem: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=79333&highlight=A+Monarquia+e+os+Noldor
 
Última edição:
Ótimo tópico, Lagduf.
Gostaria de fazer só um comentário, posto que em alguns posts há uma ligeira confusão a meu ver. Cidade-Estado e Reino não são noções excludentes. Uma Cidade-Estado pode muito bem ser um Reino (aqui entendido como uma estrutura de poder, monarquia).

Sim, são realidades diferentes, a começar pela estrutura representativa.
Mas há uma coisa muito em comum nos dois sistemas. Ambos os sistemas quando estão em uma posição proeminente automaticamente leva os seus representantes num objetivo mútuo: Manter a existência do (s) mesmo (s) nem que para isso tenham que usar da força quando a necessidade assim o faz; também das trangressões de fronteiras se for o caso. Em algumas situações tanto a Cidade-Estado com um reino poderiam expandir seus domínios se as condições fossem favoráveis.

Automaticamente isso está embutido na essência humana/élfica/anões, ou seja, a questão do poder, seja por meio das armas ou de alianças pacíficas.

Como percebemos, a Cidade do Lago tinha uma relação muito "sádia" "amigável" com o reino élfico, pois cada um desejava acima de tudo a manutenção das devidas assimetrias locais.

As Cidades-Estado italianas da Renascença são divididas por Maquiavel em repúblicas e monarquias, por exemplo.
Não entrarei na discussão sobre o conceito de Império, pois que envolve outras problemáticas.

É verdade, neste caso seria mais interessante abrir um outro tópico que fosse voltado para tal discussão :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo