• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Cidade do Lago e Tenochititlán

_ Sauron _

Not Halbrand
Tenochititlán era a capital do império asteca. Foi descoberta pelos espanhóis, destruída pelos mesmos, e por isso tem-se poucas informações sobre ela. Mas é dito que se loclizava em uma ilha, no meio do lago Texcoco, no centro do México, onde atualmente se encontra a capital desse país, Cidade do México. Ela tinha pontes elevadiças que a ligavam as margens do lago, e impediam que qualquer um a atravessase, além de aquedutos que levavam água para a cidade. Uma característica da cidade que impressionou os ibéricos foram as chinampas:
O que eram as chinampas? disse:
As chinampas eram "canteiros flutuantes" que cercavam a cidade. Elas eram construídas a partir de pilares martelados no fundo do lago e interligados com esteiras de vime e galhos de árvores, as chinampas permaneciam presos ao fundo com a ajuda de pesadas pedras. A lama do próprio lago era utilizada para preencher os canteiros. Para evitar que os jardins fossem levados pela água, chorões eram plantados em sua volta, de forma que suas raízes impediam o deslizamento da terra. Ali se plantava milho, batatas e outros vegetais.
Tenoch2A.jpg


A Cidade do Lago, também chamada Esgaroth, era a morada de muitos homens. Era também um centro comercial da região, que mandava provisões à Floresta das Trevas, que vinham dos "homens do sul". Ela se fixava num grande lago, formado pelo encontro do Rio da Floresta com o Rio Corrente. Era ligada a margem por uma ponte, sustentada por muitas estacas:
A sustentação da Cidade do Lago disse:
"Não fora construída na margem,[...] mas exatamente na superfície do lago, protegida da fúria do rio por um promontório rochoso que formava uma calma baía. Uma grande ponte feita de madeira conduzia até onde fora construída, sobre enormes estacas feitas de troncos de árvores, uma agitada cidade de madeira, não uma cidade de elfos, mas de Homens, que ainda ousavam morar ali, à sombra da distante montanha do dragão."
Aparentemente, a cidade é sustentada pelo mesmo sistema das chinampas, porém ao que tudo indica, somente a ponte fixava a cidade na margem, e o resto flutuava a partir de algum sistema desconhecido de estacas. Me baseei nesse trecho de "O Hobbit":
"Todas as vazilhas da cidade foram enchidas com água, todos os guerreiros foram armados, todas as flechas e lanças estavam prontas, e a ponte que conduzia à terra foi derrubada e destruída, antes que o rugido da terrível aproximação de Smaug ficasse mais alto, e a superfície do lago se encrespasse, rubra como fogo, debaixo do bater hediondo de suas asas[...]. A ponte se fora, e seus inimigos estavam numa ilha rodeada de águas profundas-profundas, escuras e frias demais para o seu gosto."
Sendo assim, só a ponte fixava a cidade na margem, e ela em si, ficava boiando.
attachment.php


Bem, poderíamos comparar as histórias das duas cidades? Seria o dragão e seu fogo uma representação dos espanhóis, seus "monstros"(assim os cavalos foram vistos pelos astecas) e suas armas de fogo? E a destruição da ponte da Cidade do Lago seria as pontes elevadiças de Tenochititlán? Seria então a Cidade do Lago baseada em Tenochititlán?
Comentem por favor.

LOCALIZAÇÃO:
Cidade do lago:
attachment.php

Tenochititlán:
astecas.jpg
 

Anexos

  • Esgaroth II.jpg
    Esgaroth II.jpg
    180,7 KB · Visualizações: 57
  • Cidade do Lago IV.jpg
    Cidade do Lago IV.jpg
    74,5 KB · Visualizações: 54
  • Tenochititlán de acordo com um jogo.jpg
    Tenochititlán de acordo com um jogo.jpg
    39,9 KB · Visualizações: 68
Última edição:
Um ótimo tópico Sauron, muito interessante.
Seria bem possível que Tolkien tivesse se influênciado pela Tenochititlán asteca para fazer a Cidade do Lago, mas acho meio difícil (não impossível) pois em nenhum momento ou obra ele falou sobre essa influência, onde Tolkien buscou mais inspiração para suas obras foram nas mitologias nórdicas e inglesas, onde povos também construiam cidades sustendadas por estacas em lagos para se protegerem de perigos, tanto naturais como do homem.
 
Excelente tópico!!!!!!!
Depois de tamanha explanação posso acreditar sim que Tolkien teria se inspirado em tal cidade para fazer a cidade do lago constante no Hobbit! Na verdade como vc mesmo demonstrou no post, mais precisamente na citação do livro, a cidade teria uma semelhança inegável.
Se não foi a inspiração usada por Tolkien, foi uma imensa coincidência. Mas como até agora não tenho visto Tolkien dando pontos sem nó, pra mim é mais sensata a inspiração. Analisar a cidade para servir de modelo á um de seus contos!
Parabéns _Sau_, pelas imagens, pela pesquisa e pelo texto! Excelente!!!!
 
Excelente post Sauron, já comentei por aqui em alguns tópicos sobre as influências nas obras de Tolkien com relação as cidades brancas (Grécia) do Mar do Mediterrâneo e a arquitetura Gótica, muito encontrada nas gravuras das obras, suas colunas, suas torres, portas, portões e portais, janelas e escadarias, mas nunca parei para pensar neste tipo de comparação que você mencionou, estava a pesquisar depois que vi seu tópico as casas dos ribeirinhos na Amazônia e também em vilas ribeirinhas na Mongôlia, na China, na Índia (favelas de Mumbai), por exemplo são vilas inteiras feitas sobre palafitas, acredita-se que a palafita tenha surgido no período neolítico. As palafitas da pré-história foram descobertas no século dezenove no lago de Zurique, Suíça e em lagos e regiões pantanosas da Itália, Alemanha e França. Dependendo das regiões, as construções sobre palafitas podem empregar o uso de barro e ser confeccionadas em palha, madeira e ramos trançados no piso de modo aceitar um revestimento de Argila, possibilitando desta forma o uso do fogo em seu interior. Com uma plataforma em sua base montada sobre caibros e estacas evitavam-se as inundações.

Amazônia
113489.jpg

Manacapuruchuva.jpg

teste.jpg

http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK4489_manaus-palafitas800.jpg[/IMG[/spoiler]]

Favelas de Mumbai na Índia

[spoiler][IMG]http://farm1.static.flickr.com/112/266452605_d3b523e69a.jpg

Cais de palafita em Zurique

alf2.jpg

Observando bem existe uma mistura das duas engenharias das chinampas e das palafitas, algumas chinampas que conheço são flutuantes e errantes e outras fixas, já as palafitas são fixas, acho que houve uma junção das duas.

Chinampas

Os astecas já usavam chinampas na agricultura

chinampa.gif

chinampasImage.jpg

Outros tipos

chinampa.jpg

chinampa_fertilising_field3.jpg

chinampas.jpg

Acredito que Tolkien tenha recebido influências sobre estes tipos de engenharia sim, já que as primeiras palafitas foram na Europa, e de alguma forma as influências da cultura asteca que formavam uma civilização mesoamericana/pré-colombiana o influenciaram também, estudioso como ele pesquisou outros povos.
 
Última edição:
Muito bom o post e que Arabel fez também!!!
Sempre achei os Astecas impressionantes e agora percebo que provavelmente o professor se inspirou neles....
 
Muito boa a iniciativa do _Sauron_, e o post ótimo tbém, parabéns! :yep:

E Arabael o seu tbém esta ótimo, muito bom ter essas informações por aki... Eh sempre bom apreder a respeito, e vcs dois, em particular, souberam explicar muito bem...

E na minha opinião o Mestre teve inspiração sim no Tenochititlán... Não poderia ser tanta coincidência... Ainda mais q ele pesquisava muito...
 
Realmente muito Bom...
Fui lendo o post,e relembrando do Livro que li.
Jack Farrel e a serpente Emplumada,Fala um pouco da cultura,moradia,religião e etc,,,sobre os astecas,muito legal.(também lembra um pouco PercyJakcson)
E desde então eu procurei mais sobre os astecas.Nem precisei procurar muito longe,porque encontrei aqui muito bem esclarecida a parte que não entendi.
 
Fui pesquisar no meu The Annotated Hobbit (uma edição d'O Hobbit com várias anotações do Douglas Anderson), e encontrei o seguinte trecho (minha tradução):

A concepção da "Cidade do Lago" relembra os vários vilarejos lacustres da Europa, muitos dos quais estavam na Suíça. embora tenham sido encontradas evidências de assentamentos semelhantes por toda a Europa, assim como na Escócia e na Inglaterra, incluindo a península Holderness, Yorkshire, onde Tokien foi colocado por quase um ano durante a 1ª Guerra Mundial[...]. Muitos dos estudos sobre as moradias lacustres datam de meados até o fim do século XIX, e algumas monografias arqueológicas incluem reconstruções artísticas das moradias lacustres.

[...]

Uma vila lacustre no Lago Prasias, próximo ao monte Pangaeum (hoje em dia Grécia, próximo ao mar Egeu e ao sul da Bulgária) é descrita pelo historiador grego Herótodo (c. 480-c. 425 a.c.) como se segue:
"As casas desses moradores do lago são atualmente na água, e estão sobre plataformas suportadas por longas fundações e se ligam à terra somente por uma ponte estreita.... Cada membro da tribo tem sua própria cabana em uma das plataformas, com um alçapão se abrindo para a água abaixo... Seus cavalos e outros animais de carga eles alimentam com peixe, que são tão abundantes no lago que, quando eles abrem o alçapão e descem uma cesta vazia por uma corda, tem somente uma minuto para esperar antes de puxá-la de volta, cheia." (Livro V, "Histórias")

O livro ainda trás uma série de ilustrações dessas habitações lacustres. Acho o trecho um bom ponto de partida para o nosso debate.

Quando à Cidade do Lago ter sido inspirada em Tenochititlán: acho que não teve uma influência muito grande. As principais inspirações de Tolkien vieram da Europa. Ele não era muito ligado em outras civilizações. Não acho que tenha estudado muito a fundo (ou mesmo ter tido alguma descrição de) Tenochititlán.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo