• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Chama Imperecível.

Olha, essa aqui é do começo do Silmarillion mas eu não entendi bem:
Os Ainur e os Quendi (não sei se os Atani tb) tem espírito eterno pq Eru lhes fez com A Chama Imperecível.Melkor queria muito ser "deus" de sua criação e ia muito no Vazio procurar a Chama, mas naum a encontrava pq ela estava com Eru.

1)A Chama era "material" , tipo algo que se pode tocar ou quando dizem que ela está com Eru é pq só Eru tem poder para dar a vida?

2)Se ela naum é material , pq Melkor ia procurá-la?
Ele tava errado mesmo nessa época entendendo os proprósitos de Illuvatar?
 
Olha...isso é a minha humilde opinião... a chama imperecível é a vida dada por Eru. É uma dádiva DELE e somente DELE. Por ser o Ainu mais invejoso e desejoso por poder, Melkor tentou de todas as formas conseguir a tal da chama, inclusive indo até o Vazio. É o q eu acho.

No! I ll never turn to the Dark Side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
quote:
Olha...isso é a minha humilde opinião... a chama imperecível é a vida dada por Eru. É uma dádiva DELE e somente DELE. Por ser o Ainu mais invejoso e desejoso por poder, Melkor tentou de todas as formas conseguir a tal da chama, inclusive indo até o Vazio. É o q eu acho.


Yes, that s it my friend!

Inclusive Aulë fez uma experiência criando os anões mas não conseguiu dar-lhes vida(eles eram como se fosse umas marionentes, se moviam enquanto Aule pensava neles, se Aule levasse seus pensamentos para outras coisas eles ficavam ali paradões), pois ele não podia conceder a chama imperecível, apenas Eru podia.

Glaurung, i laurëa urulókë
 
Po, a chama imprerecivel não era algo material, nem melkor nem nada antes da criação de Eä! Acredito q a tal chama devia ser algum poder de Eru e Melkor por o cobiçar não deve ter percebido q esse poder não poderia sem simplesmente achado ou consedido! Talvez pudesse ser consedido por Eru, mas nunca saberemos ja q ele não consedeu a ninguem!

"Não é a onde vamos q importa e sim oq fazemos enquanto estamos indo!"
 
Como jah foi dito aqui, o episodio com Aule e os anoes, da-nos um bom conceito sobre a chama imperecivel.
É a capacidade de Eru de dar vida propria, o dom da vida, criando novas criaturas dotadas de inteligencia, sentimentos e capacidade de decidir.
Eh como o folego de vida dado por Deus aos seres vivos.
Jah sobre o fato de Melkor te-la procurado ateh mesmo no vazio, essa expressao "ateh mesmo" significa q ele havia procurado em muitos lugares, ateh mesmo no vazio. E ainda existe uma teoria de q foi lah q se deu a corrupção de Melkor de uma forma total e irreversivel. Tem um artigo do Grimorium q fala sobre isso, mostrando Ungoliant como provavel personificação desse mal primeval q habitava o vazio e q existia antes de Eru começar a cria Ëa. O texto eh bem interessante.
http://www.tolkien.com.br/textos/texto.asp?IdTexto=15001
*******************
No Forum Awards 2001, Vote em Bastian Hawkins para Melhor Nick Original! Para um mundo melhor e com Nicks mais criativos!

Edited by - Bastian Hawkins on 11 January 2002 14:38:58
 
quote:
mostrando Ungoliant como provavel personificação desse mal primeval q habitava o vazio e q existia antes de Eru começar a cria Ëa

Nao "mostrando", Ungoliant foi chamada por Tolkien d Mal Primeval ou sei la oq em portugues (The Book of Lost Tales)


"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

Gimli, filho de Glóin
 
quote: Inclusive Aulë fez uma experiência criando os anões mas não conseguiu dar-lhes vida(eles eram como se fosse umas marionentes, se moviam enquanto Aule pensava neles, se Aule levasse seus pensamentos para outras coisas eles ficavam ali paradões), pois ele não podia conceder a chama imperecível, apenas Eru podia.



Vcs estao esquecendo de uma coisa no episodio dos anoes
Quando Aule ergueu o martelo para matar os anoes ele "se encolheram e sentiram medo, e pediram clemencia" E o próprio Eru falou:
_Não percebes que estas criaturas têm agora vida própria e falam com suas próprias vozes?

Eu acho q a chama imperecível é o poder que faz o mundo fértil, que as coisas cresçam, que montanhas sejam erguidas,etc, a energia do mundo. Pois Eru falou que colocou a chama imperecível no centro do mundo, nao sei direito,mas em algum lugar do mundo
 
Tipo, essa parada de chama inperecivel é facil de entender!
Pense nela como a alma dos seres!
Somente com ela um ser pode ter vida, andar e se mover por vontade propria! Somente Eru poderia dar a alma a uma criatura.

"Não é a onde vamos q importa e sim oq fazemos enquanto estamos indo!"
 
quote:

Vcs estao esquecendo de uma coisa no episodio dos anoes
Quando Aule ergueu o martelo para matar os anoes ele "se encolheram e sentiram medo, e pediram clemencia" E o próprio Eru falou:
_Não percebes que estas criaturas têm agora vida própria e falam com suas próprias vozes?




Mas, eu acho q era um tipo de vida dependente. Naum era forma natural, como Eru havia designado. E, alem do mais, Aule estava com seu pensamento voltado para os anoes. Sera q a reação dos anoes ante o martelo de Aule, naum seria um reflexo de seus proprios sentimentos naquele instante?

*******************
No Forum Awards 2001, Vote em Bastian Hawkins para Melhor Nick Original! Para um mundo melhor e com Nicks mais criativos!
 
Saudações a todos vós,

Penso que o começo de todo o a-se-pesar acerca de qualquer cousa deva dar-se por uma busca primeva pelo sentido/imagem mais próprios do verbete que trespassa este pensar que visa o mais profundo.
Pensemos na imagem da Chama.Esta é o que dá-se como à guisa de um todo ilimitado,nào é-se possível encontrar-se septos ou limites na chama em seu desvelar.O que entende-se de "limites" ou "medidas" do fogo esvai-se no constante e acaso mobilismo das flamas em seu dar-se.Destarte limitaçòes da flama são apenas visões quiméricas ou tentativas de congelar o que nào atinge termo em seu movimento.
Ao pensar-se na concepção de Eru,também pensa-se na pertinência do que é ilimitado(não é este um de seus epítetos?).
Desta forma só pode-se considerar que a Chama Imperecível(grafo aqui o verbete "imperecível" em sua co-pertinência com ilimitado.É o verbete "imperecível" uma forma de afirmar a perenidade na própria aparescência do fogo em-si-mesmo,sua ilimitaçào no dar-se)e Eru são um e o mesmo.A Chama Imperecível é apenas uma extensão desvelante da natureza mais própria e contínua de Eru.
O erro de Melkor foi não ter reconhecido que Eru e a Chama são um e o mesmo e por tudo disseminam-se como os "trópos"(mutaçòes,mobilismos,vir-a-ser)do Fogo.A busca por possuir a Chama Imperecível é uma busca vã pois é um anseio gestado no dar-se da limitaçào que busca o ilimitado.
"Não encontraria a caminho os limites da Vida[Eru],mesmo quem percorresse todos os caminhos,tão profundo é o LOGOS[Chama] que possui."(Heráclito de Éfeso com colchetes postos por mim mas na pura pertinência de sentido)

Sem mais por hora...

Ass.:betopataca
 
Seja bem-vindo, Sr. Betopataca!
Seu comentario eh muito, como posso dizer, filosofico e teologico. Eh, no minimo interessante. Mas, fica muito dificil entende-lo, tornando-se mais compreensivel no final. Vc escreve muito bem, gostaria de saber se foi vc mesmo quem escreveu ou foi retirado de alguma fonte como o site duplipensar? Sim, pois, sem querer julgá-lo, seu nome naum condiz com alguem q escreva de tal forma. Ou serah q esse nome eh uma compensação por seu estilo rebuscado de escrever.
Essa sua forma de redação eh demasiada culta para este forum, onde existem muitos novatos e ateh quem jah eh um pouco mais ininciado certamente tera dificuldades em compreender sua ideia, devido as palavras q naum saum usadas com frequencia na conver coloquial.
Nem mesmo o mestre Tolkien procurava escrever de maneira dificil, por sua vez, procurava escrever de forma ainda q numa linguagem rebuscada mas, de forma clara.


*******************
No Forum Awards 2001, Vote em Bastian Hawkins para Melhor Nick Original! Para um mundo melhor e com Nicks mais criativos!
 
Pô...apesar do Tolkien não gostar de comparações...mas lá vai...

Acho que esta chama imperecível se assemelha com o que na bíblia é chamado de sopro da vida, na criação do homem.


________________________________________________________________________
"O trabalho que nunca se começa é o que mais demora para terminar" - Ham Gangi
[Clube da Insônia]
 
O pior é que apesar da linguagem culta(só uma nota: a se pesar não necessita de hífem), você não falou quase nada. As duas linhas que o Smarzaro postou agora a pouco foram mais claras e mais esclarecedoras do que os seus "verbetes" e "ilimitados", além de muito mais corretas. Guarde suas palvras para um grupo de filólogos(não filosófos, porque eles gostam de clareza) ou em um Fórum da Justiça.

_________________________

www.knolex.hpg.com.br - Meu site sobre Tolkien

NÃO SE ESQUEÇAM DE ENVIAR SEUS VOTOS PARA O FÓRUM AWARDS 2001!!!

Ah, quase me esqueci:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!
Clube da Insônia
 
Eh.. qual eh a sua? Eu quero entender pelo menos uma palavra do q vc fala sem ter q parar pra pensar...


"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

Gimli, filho de Glóin
 
kras, deixem o betopataca. ele gosta de escrever formalmente, e temos q aceitar isso. ele só tá aqui pra discutir diversas coisas sobre as obras e a vida de tolkien. apostoq c v6 pedirem educadamente ele fará posts mais simplorios para q nois entendamos... soh queria falar issow. e tb, eu naum entendi nd, mas faiz uma força neh? jah aprendi bastante d gramatica com os posts desse kra.

Eu faço parte do "Clube dos Solitários da Valinor"

"A história conta o que aconteceu; a poesia, o que deveria acontecer." (Aristóteles)
 
mas nao da vontade d ler, e dai eu perco os comentarios dele q podem ser bons...


"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

Gimli, filho de Glóin
 
quote:
mas nao da vontade d ler, e dai eu perco os comentarios dele q podem ser bons...


Na boa Largo... fica tranquilo q vc nao ta perdendo nada...

_________________________
VENCEDOR DO FÓRUM AWARDS EM "MELHOR NICK ORIGINAL", "MELHOR ASSINATURA ORIGINAL" E PRÊMIO ESPECIAL PARA A CAPIVARA PELUDA. OBRIGADO PELOS VOTOS!!!

Viva a Capivara Peluda!!!!!!
Clube da Insônia
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo