1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Chama de Anor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tabris, 6 Abr 2006.

  1. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    Eu estava pensando aqui na frase de Gandalf contra o Balrog: "Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor."

    A primeira coisa q pensei quanto ao fogo secreto é talvez alguma relação com a Chama Imperecivel, mas a talvez chama de Anor? Oq ela seria?
     
  2. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Lembro de ter visto em algum lugar que a Chama de Anor era Narya, o Anel do Fogo que Gandalf detia.
     
  3. Lady Ellwen

    Lady Ellwen Estelion Maia...

    é isso sim... ei li em outro lugar q é isso
     
  4. Asca

    Asca Usuário

    "Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor. Você não pode passar. O fogo negro não vai lhe ajudar em nada, chama de Udún. Volte para a Sombra!"

    Este trecho de Gandalf fala sobre tópico, mas lendo um pouco mais em baixo tem isso aqui: que me colocou uma dúvida na cabeça.

    "O balrog alcançou a ponte. Gandalf parou no meio do arco, apoiando-se no cajado com a mão esquerda, mas na outra mão brilhava Glamdring, fria e branca. O inimigo parou outra vez, enfrentando-o, e a sombra à sua volta se espalhou como duas grandes asas. Levantou o chicote, e as correias zuniram e estalaram."

    O que é Glamdring? Seria a espada de Gandalf ou outra coisa?
     
  5. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Sim, Asca, Glamdring era a espada que Gandalf tirou da pilhagem dos trolls. O nome quer dizer Martelo do Inimigo, e pertenceu ao próprio Turgon na Primeira Era.

    Veja O Hobbit, pág. 51.
     
  6. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    E o fogo secreto? Seria também o Anel ou seria como eu falei uma referencia a Chama Imperecivel?
     
  7. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Não, não tem nada a ver com a Chama Imperecível. O Fogo Secreto é o próprio anel: Narya, o Anel de Fogo; secreto porque, de fato, era secreto: poucos, mesmo elfos, sabiam do paradeiro dos Três além de seus próprios detentores. Gandalf falou ali na forma de enigma, como era de seu costume.
     
  8. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Anor era o nome quenya do sol, não?
     
  9. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Em quenya é Anar. Anor é o sol em sindarim.
     
  10. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Mas ele diz que eh um servidor do Fogo Secreto que controla a Chama de Anor, entom ele eh um servidor do poder que provem a energia do anel, e nao fala de Narya nesse trecho somente. Porem, o que eh esse Fogo Secreto eu nao sei, mas acho que nao tem nada a ver com a Chama Imperecivel.
     
  11. Estranho

    Estranho Dancer

    Na verdade é "Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor." Eu acho que então ele é servidor do fogo secreto e controla a chama de Anor...
     
  12. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    ah.. eh verdade! Ele eh o servidor que controla a chama.. bom, mas mesmo assim, ainda continuamso na incognita sobre o que eh o "Fogo Secreto"...
     
  13. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    Verdade, agora acho impossivle q seja a chama imperecivel é algo elevado d+ até para Gandalf. Mas então esse fogo continua sendo secreto.
     
  14. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Ora, o Fogo Secreto é Narya! Não acho que haja mais do que isso nessa questão. :think:
     
  15. Olórin

    Olórin ai que uó

    Eu acho que o Narya é a Chama de Anor, e não o Fogo Secreto...
     
  16. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Aff, tem razão, confundi com a Chama de Anor... é, não compreendo o que possa ser o Fogo Secreto; mas não descarto a possibilidade de ser a própria Chama Imperecível, da qual todos os ainur seriam, talvez, servidores.
     
  17. Olórin

    Olórin ai que uó

    É exatamente o que eu penso!:cerva:
    Pra mim, quando Gandalf fala do Fogo Secreto, na verdade ele está se referindo a Chama Imperecível. É o melhor sentido para a frase do Gandalf que eu encontrei...
     
  18. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Mas se ele estivesse falando sobre a Chama Imperecivel, ele provavelmente diria Chama Imperecivel! E oras, os ainur nao sao servidores da Chama Imperecivel, eles sao servos de Iluvatar... Entom o parece que o que eh o Fogo Secreto eh mesmo um segredo (ahueahsieuhasuiehasuiehauisheiuash)...
     
  19. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Os ainur não são servos de Ilúvatar, propriamente dito. No fundo, está tudo relacionado à vontade de Eru, conforme sugere seu diálogo com Melkor na Ainulindalë, mas poder-se-ía dizer que todos têm livre-arbítrio total, como também sugere esse mesmo diálogo - em minha opinião, o mais importante da obra.

    Se Gandalf diz "Sou um servidor do Fogo Secreto" isso pode significar que ele se considera um servidor (veja bem, servidor é diferente de servo) da sina do mundo. É uma questão estranha mesmo. :think:
     
  20. Olórin

    Olórin ai que uó

    Ele não precisaria dizer "Chama Imperecivel", tudo no universo Tolkieniano tem vários nomes, e o Silmarillion foi escrito numa época diferente do SdA e nós sabemos que as idéias do Tolkien são um tanto quanto mutaveis.
    Quanto aos Ainur servirem a Chama Imperecível, bem, é meio que uma metáfora, a meu ver, dizendo que os Ainur servem a Força que controla Arda.

    Era exatamente isso que eu queria dizer! Ótima explicação!
     
    Última edição: 8 Abr 2006

Compartilhar