• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Casa Infernal (Richard Matheson)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Dos que se interessam pela literatura de horror e fantasia, apenas uma minoria não sabe quem é Richard Matheson que, entre outros ótimos trabalhos, escreveu "Eu Sou a Lenda", "Em algum Lugar do Passado" e roteiros mil para séries como "Jornadas nas Estrelas" e "Além da Imaginação" (além daquele roteiro esplêndido para "Encurralado", filme dirigido pelo então iniciante Steven Spielberg nos anos 1970).

O livro "A Casa Infernal (Hell House)" foi lançado em 1971 nos Estados Unidos e aqui no Brasil em 2009 pela editora Novo Século (não sei se houve alguma edição anterior).

Encontrei o livro por acaso, xeretando pelas prateleiras da Saraiva e, depois que terminei a leitura, procurei pela resenha dele no meu blog favorito de literatura de Horror, o Biblioteca Mal-Assombrada (façam uma visita, vale a pena).

No começo da resenha, Mário Carneiro Jr., diz exatamente o que pensei quando encontrei o livro:

Para um fanático pelo horror, as palavras "Richard Matheson" e "A Casa Infernal" na capa de um livro equivalem às palavras "Whisky vinte anos" e "Grátis" na frente de um bar para um alcoólatra. Somos obrigados a parar tudo que estamos fazendo para descobrir imediatamente o que aquilo significa. "Quando a esmola é demais, o santo desconfia", então precisamos ter certeza se estamos vendo algo real ou não.

Felizmente é real.

Bom, pra o dono do blog é real.
Pra mim também, mas só até a metade da história.
Porque da metade pra o final, mas principalmente no final, o livro é de uma decepção atroz!

Trata-se de uma história de casa mal-assombrada, com uma trama que lembra demais "A Assombração da Casa da Colina" (The Haunting of Hill House) de Shirley Jackson, livro que, por mim pelo menos, é considerado "O" livro de casa mal-assombrada.

Pois bem, assim como neste livro, em "A Casa Infernal" um grupo (composto por um cientista, sua esposa e dois médiuns) vai passar uma semana na casa do título para estudarem os fenômenos paranormais que acontecem na velha mansão que, no passado, presenciou as mais tenebrosas e medonhas situações perpetradas pelo dono da casa, Emeric Belasco e seu grupo de amigos dementes.

Então sabemos da história da casa, começam as pesquisas e as (terríveis) manifestações que nos deixa em dúvida se se trata de assombração ou fenômenos puramente materiais (energia acumulada e essas coisas).
Hora estamos do lado do cientista, o Dr. Barret, hora tendemos mais para o lado da médium Florence Tanner que acredita que o lugar é assombrado por almas atormentadas que precisam de ajuda.

Há em "A Casa Infernal" assim como no romance de Shirley Jackson, várias referências à sexualidade dos personagens, mas se no livro dela isso era apenas insinuado, no de Richard Matheson a coisa toda é bem explícita e até hardcore em alguns momentos.

Mas isso é o de menos, como já disse, o livro é ótimo, do tipo que não se larga de tão ágil e interessante é a história (e em alguns momentos realmente assustadora).
O que incomoda mesmo é o final preguiçoso e boboca.
Diria mesmo que foi meio gênero "desenho do Scooby-doo", de tão tosco e medonho (no mau sentido).

Muito melhor seria se Richard Matheson tivesse mantido a semelhança com o livro de Shirley Jackson e deixasse o final em aberto, pra gente "pensar em casa".
Mas parece que ele quis explicar tanto que a coisa toda ficou uma merda. ¬¬
 
to há diaaaas querendo ler esse livro. fábio leu e achou MUITO bom (e ele é meio chato qdo o assunto é horror, não é qualquer coisa que o agrada). eu não curti muito o filme, se eu não me engano, mas é o tipo de coisa que eu sei que funciona melhor em literatura mesmo :sim:
 
Sim, a história é ótima! ... se não fosse o final. ¬¬

Já ouvi falar dessa versão em filme.
Vou procurar, pra assistir nas férias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo