1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Casa de Davi e a Casa de Elros

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Imrahil, 6 Fev 2008.

  1. Finwë

    Finwë Alto Oficial de Erebor

    Os Eldar não tinham um 'temor' pelos Ainur, depois que Oromë os trouxe para o Oeste eles aprenderam e desenvolveram tradições e louvavam Eru como deus único e amavam os Valar e os Maiar. Já os Edain, mais precisamente as Casas dos Amigos dos Eldar, não possuiam edificações próprias durante a Primeira Era, mas a Tradição foi ensinada a eles pelos Noldor. Os Eldar tinham templos para Eru, Tuor e Idril casaram-se em um desses em Gondolin (Gar Ainion, o Lugar dos Deuses).
     
    Última edição: 7 Abr 2010
  2. Velho Ateu

    Velho Ateu Usuário

    Ok, eu também erro. Mas não tinha feito um estudo profundo sobre isso. Acho que se pode dizer foi em Númenor que a religião foi institucionalizada entre os homens, tornando-se mais relevante.

    Não vou ficar aqui tentando provar que minha fala estava certa (sem piadinhas do tipo "e nem dava, né?"), meu ponto é que a importância do Meneltarma na história da Segunda Era me surpreendeu, e, mais do que isso, Eru se torna mais presente também, dada a centralidade do Meneltarma e, é claro, o próprio fato de ele ser o responsável, e não os Valar, pela cisão dos mares.

    OBS: Onde eu digo "Tar-Palantir", leia-se "Ar-Pharazôn".
     
  3. Finwë

    Finwë Alto Oficial de Erebor

    Para os Edain a religião foi mais, por assim dizer, pura enquanto eles estavam em contato com os Eldar. Pode-se ver o quanto a Tradição estava presente na vida dos Edain no Diálogo entre Finrod e Andreth; a partir do final da Segunda Era, os Edain e os Eldar foram se afastando na Terra-média, e como conseqüência os homens tornaram-se obtusos quanto à religião; pode-se constatar isso no diálogo entre Aragorn e Éomer, na diferença de tons que cada um deles apresentam.

    Em Númenor, os homens ainda continuaram a manter contato com os elfos, e a tradição foi conservada. O que aconteceu no Akkalabeth foi um desvio para o mau, mas Elendil trouxe consigo a verdadeira tradição; mas, novamente, com o tempo essa tradição foi se desgastando e/ou se transformando; podemos ver essa diferença no encontro de Frodo e Sam com Faramir ou mesmo nos diálogos de Boromir e Denethor, que quando comparado aos de Aragorn e Gandalf aparentam ser desgastados.
     
  4. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Finwë, você considera que, mesmo os elfos estando na presença dos Valar, existia uma religião?

    Eu acho que os eldar sabiam o que exatamente eram os Valar. A devoção dos eldar era por Eru, mas mesmo assim não era uma religião.
    Ao menos é o que eu acho.
     
  5. Finwë

    Finwë Alto Oficial de Erebor

    Há pouca informação sobre dogmas em Arda; mas há sim uma veneração por Eru, por parte dos Eldar (e também por parte dos próprios Ainur); havia templos e ritos que regiam a coisa toda por isso acho que é certo afirmar que isso era uma religião. Aos Ainur havia uma espécie de respeito, como a relação dos católicos com os Santos.
     
  6. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    MAs que templos e ritos?
    Não me lembro de qualquer edificação da arda descrita como um templo. E nenhuma passagem de rito.

    Consegue citar?
     
  7. Finwë

    Finwë Alto Oficial de Erebor

    Houve a festa de 'ações de graças' realizada antes de Melkor atacar as Árvores, havia também ritos que envolviam [em nome] Eru, Manwë e Varda durante o casamento dos Eldar; também sabemos que o nome de Eru é raramente usado (e não é usado em vão).

    Edificações eu posso citar o Gar Ainion (o Lugar dos Deuses) em Gondolin e realmente não me lembro de outro.
     
  8. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Vou dar uma olhada em todos essas que você disse.
    Honestamente não me lembro.
     

Compartilhar