• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga

L

Liv

Visitante
Esta obra trata-se de um romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio ´criança não tem vontade´ - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

Da Saraiva

***

Li na sexta ou sétima série e recomendo! Uma delicinha de leitura! Esse é aquele tipo de livro que é gostoso de se ler num domingão de chuva =}
 
Ahh, concordo! Também li lá pela minha sexta série e gostei bastante. Só que nem me lembro muito da história. O nome da protagonista é Raquel, não é?

Deve ser, pois nessa época eu dava esse nome a todas as minhas bonecas novas (e sim, com 12 anos eu ainda ganhava bonecas. Mas eu sempre gostei XD Continuo ganhando até hoje!!)
 
Uma coleção bacana de se ter. :sim:

Eu acho que era Raquel sim.
 
É um daqueles livros que a gente nunca esquece. Olha que faz um tempão que li, o livro nem tá mais comigo. ^^"
Me lembro que a menina guardava meio mundo dentro daquela bolsa: o alfinete, aquele guarda-chuva que não falava nada com nada, o galo Afonso e as três vontades - e quem já não teve vontades tão pesadas, difíceis de carregar?
Queria uma bolsa daquelas, aguentava tanta coisa xD
 
E preciso ler de novo! Lembro que tinha gostado tanto, mas não lembro dos detalhes... Só lembro que a menina tinha umas idéias muito engraçadas e era muito curiosa e gostava de contestar.
 
Acho tão bonitinho quando vocês postam aqui falando com carinho dos livros que já leram... :grinlove:

*vai ler Chapeuzinho Vermelho denovo*

:D
 
Faz tanto tempo que li esse livro. Acho que eu devo tê-lo relido umas 10 vezes. é uma história tão linda. E eu queria muito ter uma bolsa igual a da Raquel. :cheer:
 
Eu adorava o galo :) o mais genial da sacada do livro é: quem nunca gostou de ter seus segredos e dialogar com a imaginação? acho que li esse com uns 8 anos!
 
Acredita que nunca li esse livro? Tenho uma vontade imensa, lógico que já li trechos, mas nunca na íntegra, preciso ler, msm depois de ter passado minha infância...XD

Vou ler, com certeza, há tempos estou pensando nesse livro!
 
Barbie disse:
Acredita que nunca li esse livro? Tenho uma vontade imensa, lógico que já li trechos, mas nunca na íntegra, preciso ler, msm depois de ter passado minha infância...XD

Vou ler, com certeza, há tempos estou pensando nesse livro!

Mas esse livro agrada todo mundo, nem precisa ser criança! Eu li quando tinha mais de 20 anos! :D
 
Legal, Clover, eu li "Meu pé de Laranja Lima" qdo tinha 20 tb e amei, sinal que há livros direcionado ao público juvenil, que não agrada somente eles...:sim:
 
Eu também li esse livro quando ja estava quase passando da idade. É uma d'aquelas experiencias que a gente não esquece!
 
Um bom livro infanto-juvenil é capaz de agradar a todas as faixas etárias. :sim:
Tenho vontade de ler de novo tbm, mas acho que não tenho mais comigo...
 
Lembro ( também li pra sexta série) que é uma história muito bonita e envolvente.
Talvez ao nivel do Pequeno principe de Saint Exupery.
Lembro que achei à época um livro bem diferente de tudo que já tinha lido até então.
Não lembro muito da bolsa amarela, mas por ouro lado lembro bastante dos sentimentos
que a menina tinha e que a perseguiam como coisa viva e também das provas que ela se impunha
a fim de superar seus medos.
Muito bom.
 
Eu acho que vou reler o livro. Deve ser interessante ver a história anos depois, sob um novo ponto de vista mais maduro, menos infantil. Acho que estou num momento nostalgia da infância.

:rodinha:
 
Na época em que trabalhei em uma livraria,atendi uma garotinha que me indicou esse livro!Gostei tanto da história que emprestei para váriasss amigas da faculdade para ler!E todas gostaram muito também!!!
O meu personagem preferido é o galo Afonso!

"Então eu chamei as minhas quinze galinhas e pedi, por favor, pra elas me ajudarem. Expliquei que vivia muito cansado de ter que mandar e desmandar nelas todas noite e dia. Mas elas falaram: "Você é o nosso dono. Você é que resolve tudo pra gente. "Sabe, Raquel, elas não botavam um ovo, não davam uma ciscadinha, não faziam coisa nenhuma, sem vir me perguntar: "Eu posso? Você deixa? "E se eu respondia: "Ora, minha filha, o ovo é seu, a vida é sua, resolve como você achar melhor", elas desatavam a chorar, não queriam mais comer, emagreciam, até morriam. Elas achavam que era melhor ter um dono mandando o dia inteiro: faz isso! faz aquilo! bota um ovo! pega uma minhoca! do que ter que resolver qualquer coisa. Diziam que pensar dá muito trabalho."

gosto muitooo desse livro!! :timido:
 
Viiish... tenho mesmo que reler o livro! Só com esse trecho que a Hélène postou, dá para reparar que meus 10 aninhos (idade com a qual li essa obra) deixaram passar batido muitos detalhes :)

E, Amandinha... também estou numa fase nostálgica violenta... heheheh
 
Nostalgia é ótimo. No outro dia eu estava lendo músicas que eu ouvia quando criança... O qwue me entristece é que eu troquei A Bola Amarela por um livro da Agatha Christie. Horrível isso.
 
Fiz um trabalho no primeiro ano do curso de Letras que me abriu os horizontes acerca desse livro. O trabalho é medíocre, mas há o que se aproveite. Vou tentar achar o arquivo e fazer o upload na web.

A Bolsa Amarela é um dos livros mais subversivos que já li. Vale a pena sempre reler e relembrar as aventuras/desventuras de Raquel.
 
adoro esse livro minha professora leu hontem para a classe e
depois de ter pediu para a gemte fazer um resumo do livro como eu
posso escrever?estou com duvidas
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo