• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A bebida dos ents

Só um detalhe:

Nas edições do SdA publicadas antes de 2004 (em português e em qualquer outra língua, principalmente em inglês), a fala de Aragorn era marcada como "Ele é menor que o outro". Porém, no HoME 7, The Treason of Isengard, CT comenta que "Aragorn não ia falar de Merry em um tom tão remoto", ou seja, sem sequer mencionar o nome dele - e ele tem razão aqui.

Na edição revisada dos 50 anos de aniversário do SdA, publicada em 2004 e que é a republicada até então (só em inglês, claro), este e centenas de outros erros, em sua maioria tipográficos, se bem que alguns são consideráveis para o sentido, foram corrigidos por Wayne G. Hammon e Christina Scull, que ficaram responsáveis por essa edição nova, além de serem os autores do indispensável The Lord of the Rings: A Reader's Companion. O trecho agora é "He is smaller than the others", isto é, "Ele é menor que os outros", visto que a intenção é dizer que Pippin é menor que Merry, Frodo e Sam. E aqui não fica estranho ele dizer "outros" porque seria o mais lógico, pela praticidade e por ser vários, em vez de dizer "Ele é menor que Merry, Sam e Frodo" - o que seria pouco prático.

Quanto ao tópico, não vejo problema algum Pippin ter 70cm originalmente, visto que no Prólogo é dito que os Hobbits podiam ter até no mínimo 60cm, então ele estava dentro do "normal".

Não tem como saber com que velocidade a bebida dos Ents funcionava, nem se ela era constante - mas os valores da altura dele indicam que não existia uma "constância" propriamente dita, no sentido de um crescimento uniforme em um tempo X.

Urratouro tinha 4 pés e 5 polegadas de altura, o que dá 1,34m. Pippin no final estava com 4 pés e meio, o que dá 1,36m. Logo, ele passou o Urratouro por pouco.

Há uns 16cm de crescimento entre o momento em que ele diz que tem 1,20m e o final da história, mas 1) não dá pra saber até quando nesse período ate o final ele cresceu e 2) tampouco dá pra saber se Pippin realmente tinha se medido ou se estava apenas supondo e, caso tenha se medido, se realmente acertou nas medidas e não estava brincando de alguma forma.

De qualquer modo, sendo a bebida um tanto "mágica", por assim dizer, não dá pra achar que ela funciona assim ou assado: só dá pra dizer que ela simplesmente funciona, e isso é fato comprovado pelo crescimento dos Hobbits.
 
Última edição:
Só um detalhe:

Nas edições do SdA publicadas antes de 2004 (em português e em qualquer outra língua, principalmente em inglês), a fala de Aragorn era marcada como "Ele é menor que o outro". Porém, no HoME 7, The Treason of Isengard, CT comenta que "Aragorn não ia falar de Merry em um tom tão remoto", ou seja, sem sequer mencionar o nome dele - e ele tem razão aqui.

Na edição revisada dos 50 anos de aniversário do SdA, publicada em 2004 e que é a republicada até então (só em inglês, claro), este e centenas de outros erros, em sua maioria tipográficos, se bem que alguns são consideráveis para o sentido, foram corrigidos por Wayne G. Hammon e Christina Scull, que ficaram responsáveis por essa edição nova, além de serem os autores do indispensável The Lord of the Rings: A Reader's Companion. O trecho agora é "He is smaller than the others", isto é, "Ele é menor que os outros", visto que a intenção é dizer que Pippin é menor que Merry, Frodo e Sam. E aqui não fica estranho ele dizer "outros" porque seria o mais lógico, pela praticidade e por ser vários, em vez de dizer "Ele é menor que Merry, Sam e Frodo" - o que seria pouco prático.
Esse é um dado interessante. A tradução da Martins Fontes sempre se superando...

Quanto ao tópico, não vejo problema algum Pippin ter 70cm originalmente, visto que no Prólogo é dito que os Hobbits podiam ter até no mínimo 60cm, então ele estava dentro do "normal".
A questão é que Pippin teria cerca de 20cm quando tomou a bebida! Repare:

29/02 - 05/03 (6 dias): ? para cerca de 80cm
05/03 - 09/03 (4 dias): 80cm para 120cm

Se em 4 dias ele cresceu 40cm, em 6 dias ele teria crescido 60cm! 80cm - 60cm = 20cm.

Chega a ser absurdo ficar reparando em detalhes tão grotescos como esse, mas ficou divertido. :lol: Tolkien errou ou existem dados que não estão sendo levados em conta até aqui? Por exemplo, os hobbits chegaram a tomar nova dose da bebida? Isso destruiria a proporção feita aqui.
 
Esse é um dado interessante. A tradução da Martins Fontes sempre se superando...

Aqui eles não têm culpa, visto que o SdA foi traduzido no início da década de 90 e a edição revisada saiu em 2004. Se a nova tradução realmente saísse, seria de se esperar que pelo menos usassem o texto revisado, mas nunca saberemos, pelo visto.

Porém:

A questão é que Pippin teria cerca de 20cm quando tomou a bebida! Repare:

29/02 - 05/03 (6 dias): ? para cerca de 80cm
05/03 - 09/03 (4 dias): 80cm para 120cm

Se em 4 dias ele cresceu 40cm, em 6 dias ele teria crescido 60cm! 80cm - 60cm = 20cm.

Chega a ser absurdo ficar reparando em detalhes tão grotescos como esse, mas ficou divertido. :lol: Tolkien errou ou existem dados que não estão sendo levados em conta até aqui? Por exemplo, os hobbits chegaram a tomar nova dose da bebida? Isso destruiria a proporção feita aqui.

Aqui sim foi um problema de tradução. A parte em negrito no trecho abaixo:

As Duas Torres, A estrada para Isengard, pág. 159: "Parecia um homem jovem, ou era semelhante a um, embora com menos da metade da altura de um homem. [...] - Bem-vindos, meus senhores, a Isengard! - disse ele. - [...] Meriadoc, filho de Saradoc, é meu nome."

no original na verdade é assim:

"A young man he looked, or like one, though not much more than half a man in height. (...)"

O trecho em negrito no original se traduz "não muito mais que metade da altura de um homem", e não "menos da metade", o que muda completamente o sentido e leva a essa suposição de que Pippin era ainda menor. Ou seja, Pippin, nesse trecho, já tinha pelo menos uns 90cm, mais ou menos, no máximo um pouco mais. =]
 
Chega, só vou ler no original agora! :lol: Conseguiram transformar não muito mais que metade da altura de um homem em menos da metade da altura de um homem!

Se então fizermos uma nova proporção com os dados corretos, e supondo uma altura de 90cm para Pippin, chegamos a um valor de 45cm:

29/02 - 05/03 (6 dias): ? para 90cm
05/03 - 09/03 (4 dias): 90cm para 120cm

Muito pequeno ainda.

MAS se considerarmos uma altura de 1m, o que não é nenhuma forçação de barra, a coisa funciona bem:

29/02 - 05/03 (6 dias): ? para 100cm
05/03 - 09/03 (4 dias): 100cm para 120cm

? = 70cm. Perfeito. :clap:


Um tradutor que soubesse inglês teria poupado o fórum deste tópico.
 
Post complicadinho. Mas acredito que isso se resume a um erro de tradução, se bem que eu não vejo como muito importante a discução de qual a altura dos hobbits, afinal é suficiente saber que Pip era mais alto que Mery e que a utilização da bebida dos Ents que era extremamente poderosa e feito para o uso dos Ents, isso poderia faze-los crescer um pouco, tanto que o proprio Barbarvore fala que não sabe o efeito que a bebida terá nos pequenos.
 
Última edição:
Crei eu, q eh possivel eles terem crescido ateh mais d 1,5m... pois acho q ninguem sitou acima q no final do Retorno Do Rei, quandu estão voltandu para o condado (naum me lembro o capítulo), q eles estão em Isengard, q estava sob a vigilancia dos Ents, Mery e Pippin vão com Barbarvore para tomar mais uma pequena dose dessa tal "bebida dos Ents", e no capitulo "Espurgo do Condado" dis q Mery e pippin eram muito notados pelos hobbits, pois estavam em uma altura anormal para um Hobbit, q posia ser ateh comparado com um humano... crieo q Tolkien naum errou, e Pippim naum feis uma brincadeira com sua altura...

O post ficou meio ruim, masi c eu tiver com passiencia (xP)... vou fazer um melhor, tentandu esplicar o q eu entendi e lembro...


e tambem estou postandu um puco atrasado para responder esse topico xP... mais espero q mais pessoas passem por ai e respondam, fikou uma ótima discução...
Parabens Eriadan
 
topico legal eh uma boa duvida kuanto os dois creceram e kuanto tempo durou a bebida mais naum da mesmo pra saber se tolkien errou ou foi brincadeira axo q ssoh da pra saber q fikaram bam mais altos que os outros hobbits
 
Não quero acreditar que Tolkien tenha errado, mas ele era humano, né? De qualquer forma, eu penso que os hobbits cresceram sim com a bebida. Mas eu fiquei pensando... na segunda pergunta tua, Eriadan... até quando eles cresceriam?

Também acho que a bebida fazia crecer e esse post do Grahan definiu tudo, porém seria difícil dizer até quando eles cresceriam.
 
Na edição revisada dos 50 anos de aniversário do SdA, publicada em 2004 e que é a republicada até então (só em inglês, claro), este e centenas de outros erros, em sua maioria tipográficos, se bem que alguns são consideráveis para o sentido, foram corrigidos por Wayne G. Hammon e Christina Scull, que ficaram responsáveis por essa edição nova, além de serem os autores do indispensável The Lord of the Rings: A Reader's Companion. O trecho agora é "He is smaller than the others", isto é, "Ele é menor que os outros", visto que a intenção é dizer que Pippin é menor que Merry, Frodo e Sam. E aqui não fica estranho ele dizer "outros" porque seria o mais lógico, pela praticidade e por ser vários, em vez de dizer "Ele é menor que Merry, Sam e Frodo" - o que seria pouco prático.

Lendo e aprendendo, vou começar a ler em inglês tbm ...

De qualquer modo, sendo a bebida um tanto "mágica", por assim dizer, não dá pra achar que ela funciona assim ou assado: só dá pra dizer que ela simplesmente funciona, e isso é fato comprovado pelo crescimento dos Hobbits.

A bebida pode ter funcionado melhor em Merry que em Pippin, deixando um maior que o outro, o que seria uma explicação aceitavel !
 
O crescimento não precisa ser linear também...pode ser que no começo ele tenha crescido alguns milimetros e depois cresceu mais e mais rápido...
Talvez ele só cresceriam enquanto estivessem ingerindo a bebida depois o efeito para...

certamente é um erro de tradução...
 
Eu também acredito que tenha sido mais uma brincadeira. Uma forma de retrucar quando chamado de baixinho, ou algo que o valha.

Acompanho da tese de que Pippin tenha majorado a sua real altura por ficar bem clara a sua personalidade durante a trilogia, contudo, não posso deixar de concordar com vários argumentos sólidos e citações de que eles (Marry e Pippin) cresceram além do normal para um Hobbit.:think:
 
Concordo com isso que disse Felarhix...mas acho que pra termos certeza teriamos de pedir pro Chico Xavier conversar com Tolkien sobre isso ahuehauheuhauheu =D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo