• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A bebida dos ents

Eriadan

Well-Known Member
A bebida dos ents/Alturas de Merry e Pippin

Vejam só:


Prólogo, A respeito dos hobbits, pág. 2: "Sua altura é variável, indo de 60cm a 1 metro e 20 centímetros na nossa medida."

As Duas Torres, Os Cavaleiros de Rohan, pág. 16: "- Sim - disse ele [Aragorn]. - Estão muito nítidas: pegadas de um hobbit. Acho que são de Pippin. Ele é menor que o outro."

As Duas Torres, A estrada para Isengard, pág. 159: "Parecia um homem jovem, ou era semelhante a um, embora com menos da metade da altura de um homem. [...] - Bem-vindos, meus senhores, a Isengard! - disse ele. - [...] Meriadoc, filho de Saradoc, é meu nome."

As Duas Torres, Escombros e Destroços, pág. 165: "- E sim - disse Gimli - Veja só, seus cabelos estão duas vezes mais grossos e encaracolados do que quando nos separamos; e eu poderia jurar que vocês dois cresceram, se isso fosse possível para hobbits da sua idade."

O Retorno do Rei, Minas Tirith, pág. 28: "- Que pergunta devo responder primeiro? - disse Pippin. - [...] Tenho quase vinte e nove anos, o que quer dizer que em idade estou na sua frente; apesar disso meço apenas um metro e vinte, e não é provável que eu cresça mais, exceto para os lados."


Portanto, Pippin era menor que Merry - que, depois da bebida, tinha aproximadamente 90cm (considerando a "altura de um homem" 1,80m).

O que se conclui então? Pois:

1. Se Merry tinha 90cm naquela ocasião, então Pippin deveria ter uns 80cm, pois, para que Aragorn constatasse que havia uma diferença de altura entre os dois, ela deveria ser de cerca de 10cm. E, afinal, eles beberam a mesma porção de bebida;

2. Para que Gimli pudesse jurar que os dois haviam crescido, esse crescimento devia ter sido de, também, uns 10cm. Então Pippin "originalmente" teria 70cm antes da bebida dos ents;

3. Ele diz a Bergil, porém, que tem 1,20m.


Disso concluímos que Pippin teria se medido novamente antes de ir a Minas Tirith, mas isso é detalhe. A questão é: quanto, e por quanto tempo, a bebida dos ents fazia crescer? E será que os hobbits não seriam pequenos demais antes da bebida, fazendo a proporção? Olhem a seqüência, baseado no Apêndice B:

29 de fevereiro: Merry (?cm) e Pippin (?cm) tomam as bebidas.
5 de março: a comitiva do rei chega a Isengard e encontra Merry (90cm) e Pippin (cerca de 80cm);
9 de março: Pippin (120cm) encontra Bergil.


Se Pippin cresceu 40cm em quatro dias, quanto teria crescido em seis, que foi o período entre a bebida e o encontro deles com a comitiva do rei? Partindo da idéia de que teria crescido uns 40cm também, então Pippin seria ridiculamente pequeno antes da bebida! Ou será que o efeito da bebida aumentava com o tempo?

Espero que o excesso de informações não tenha deixado o post confuso! Mas vamos tentar descobrir se dá pra tirar conclusões sobre isso ou se, quem sabe, Tolkien cometeu um erro com esses dados de altura! :)
 
Última edição:
Bom, aí você pode considerar que eles tinham uma boa percepção, né? Tipo, não creio que fosse necessário um hobbit crescer 10 cm pra eles notarem a diferença. Talvez fosse algo mais sutil.

De qualquer forma, é bem possível que Tolkien não tenha ficado muito atento aos números. Sabemos que ele muitas vezes desprezava certos detalhezinhos como esse...

Um post muito bem elaborado, Eria! Pena eu não poder te ajudar. =(
 
Eu considero que o fato de Pippin dizer que tem 1.20m uma brincadeira dele com o próprio tamanho.
 
Caramba, cara agora que vc falou... essa bebida dosa ents ficou ainda mais estranha pra mim:think: mas pelo que vi a opção mais plausível era que o efeito da bebida ia se acumulando com o tempo, até pq os hobbits passaram a tomar somente aquela bebida na floresta se não me engano.

Mas é claro, isso tudo é só suposição, talvez Tolkien tenha mesmo dado uma escorregada nessa parte( ou não).
 
Eu considero que o fato de Pippin dizer que tem 1.20m uma brincadeira dele com o próprio tamanho.
Concordo.

E acredito que parando de tomar a bebida eles pararam de crescer aos poucos. Mas quanto a números... bom, não sei explicar.
 
Também acho que Tolien não dee ter focado muito nos números.

Mas com certeza esse foi um tópico muito bem elaborado.
 
Parabéns pelo tópico, muito bem elaborado. Você é de extrema competência.

Mas aí fica a questão né. Seria uma Brincadeira de Pippin ou uma falta de atenção à certos detalhes da parte de Tolkien?

Infelizmente, fico confuso também.

Abraços!
 
Muito bem elaborado seu tópico, realmente fica esse pequeno detalhe, mas até mesmos os mestre de vez em quanto cometem uns errinhos, rsrsrs!!!!!
 
Aos que elogiaram e/ou me reputaram pelo tópico, obrigado! :cerva: Tô relendo SdA e nessa época sempre volta o gosto por fazer posts longos. :mrgreen:

Eu considero que o fato de Pippin dizer que tem 1.20m uma brincadeira dele com o próprio tamanho.
Verdade, Mené, não tinha pensado nessa possibilidade. :think: Fica a dúvida mesmo. Ainda assim, não acredito que tenha sido a intenção de Tolkien. E, de qualquer forma, ainda fica o outro ponto do tópico em questão: por quanto tempo a bebida dos ents fazia efeito? Pois diz-se que Merry e Pippin ficaram maiores do que o próprio Urratouro, e nunca houvera outro igual a ele...

Palando disse:
Preciso dessa bebida :P sou muito pequeno :D
Só tenha cuidado. :dente:
 
Não quero acreditar que Tolkien tenha errado, mas ele era humano, né? De qualquer forma, eu penso que os hobbits cresceram sim com a bebida. Mas eu fiquei pensando... na segunda pergunta tua, Eriadan... até quando eles cresceriam?
 
Última edição:
Tolkien e seus intrigantes livros....Eu também acho que o crescimento dos hobbits foi proporcional ao tempo e à quantidade de bebida que eles tomaram.
Agora com relação aos números...é difícil entender as proporções, não faço idéia...
 
Talvez sejam todas as coisas....
- Tolkien não se atentou novamente aos números "coadjuvantes";
- O efeito da bebida "melhorava" com o tempo;
_ o Hobbit brincou com seu próprio tamanho.

Mas se ela melhorava com o tempo fica a questão de "por quanto tempo ela faz efeito?" Afinal, como foi colocado antes, imaginem em seis dias o "estrago" que faria, uma vez que um Hobbit perderia toda sua caracteristica "povo pequeno" que de pequeno não tem nada, não teria graça rs

Enfim... depois de tantas batalhas, problemas, sustos e afins... será que Pippin se mediu pra saber ou foi falando a esmo? Vai ver ele nem sabia o que falava... e supôs que cresceu esses 30 ou 40cm a mais com base no que Gimli lhe falou sobre eles terem crescido.

Acho que essa questão sempre ficará em dúvida... mas o tópico é perfeito rs!
 
Já disseram o que havia de ser dito: Tolkien errou ou Pippin brincou ou a bebida era simplesmente super poderosa. Cada um escolha sua opnião ou crie uma nova. Sou a favor que Tolkien errou.
 
Realmente, bastante intrigante esse tópico, mas fico com a hipótese de Tolkien não ter se atentado pra isso, por mais estranho que seja.

Quanto ao que Pippin falou para Bergil, creio que foi mais um número redondo que ele tentou dizer do que uma brincadeira.
 
Caramba, ótima questão levantada...

Mas alguém aí falou em Urratouro. Quanto ele media mesmo? Se for menos que 1,2 m é bem provável que Pippin não esteja brincando. Se for mais, pataqueparau, que que tem nessa bebida? Se for muito menos, é bemp rovável que haja um erro, uma brincadeira, ou algo do tipo.
 
Parabéns pelo tópico, muito bem elaborado. Você é de extrema competência.

Mas aí fica a questão né. Seria uma Brincadeira de Pippin ou uma falta de atenção à certos detalhes da parte de Tolkien?

Infelizmente, fico confuso também.

Abraços!


Assim como a maioria eu fico realmente sem saber o qeu pensar. Embora a questão de o Pippin estar fazendo um bricadeira como seu próprio tamanho não me assuste, vindo dele ~.^

De qualquer forma foimuito bem elaborado seu post!:yep:
 
Nossa...:think:
Será que... Foi um erro do mestre Tolkien? Foi uma brincadeira de Pippin?
Quem tomou a bebida primeiro?(se é que isso pode influênciar em algo)Será mesmo que os dois tomaram a mesma quantidade? Vai ver o Pippin tinha uma boa proporção genética para crescer, e a bebida dos ents deu mais uma forcinha :mrpurple:


Mas enfim, excelente tópico...
 
Poxa, que surpresa esse tópico ser ressuscitado! :lol: Ele é um exemplo do que é a abstinência de discutir Tolkien: quando volta a postar, vem logo uma pesquisa!

Mas é um assunto que pra mim ainda não tem uma definição. :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo