• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Batalha dos Cinco Exércitos

Talvez a Batalha de Pelennor tenha sido a mais importante , pois se Gondor tivesse perecido ali as coisas poderiam ter sido diferentes e a Terra Média poderia ter sido dominado por Sauron , mas sem dúvidas em termos de números envolvendo combatentes e exercitos algumas batalhas foram maiores nesse quesito , porem apresentando uma menor importância no destino da Terra Média (não que não sejam importantes também , mas em uma escala menor menor de importancia) e quanto a Batalha dos 5 exércitos creio que não esteja nem entre as maiores nem entre as mais importantes ....
 
Bom, eu não estou com o livro agora, mas a forma como Tolkien narra a batalha embora não existam números precisos, é de que a Batalha dos Cinco Exércitos foi uma batalha grandiosa e bastante grande.

Me lembro de trechos onde o autor diz: "... estandartes incontáveis do inimigo..." ou "... vastidões de orcs que escureceram o contraforte norte da montanha..."

Acho que está entre as grandes batalhas mas não está entre as três porque existiram outras guerras e batalhas que envolveram contingentes muito maiores como as guerras no norte, nos domínios de Angmar e Arnor além das guerras no sul envolvendo Gondor contra os haradrim, corsários, povos de Khand e as inúmeras batalhas envolvendo os carroceiros de Rhun.

Vale citar a batalha que Eol liderou nos campos de Celebrant onde mais de 10 ou 12 mil cavaleiros estavam envolvidos.
 
Alguém sabe me dizer em que data aconteceu essa batalha???

Sei que o Gandalf chamou o Bilbo para "ir numa aventura" em 2941TE e que em 3000TE foi o aniversario dele de 111 anos. Mas quando nesse meio tempo foi a Batalha?
 
A timeline do Tolkien Gateway comenta que a festa de 111 anos teria sido em 3001 em setembro, (ano 1401 na contagem do condado). A batalha ocorreu pouco tempo de Bilbo conseguir o anel nas montanhas (Bilbo se torna o membro catorze da comitiva em 2941 (ano 1341 no sistema do condado)

http://tolkiengateway.net/wiki/Timeline/Third_Age

[edit] Bilbo's Farewell Party

At last, in September of 3001, Bilbo threw a grand party for his 111th birthday (which happened to be shared with Frodo). During this party he did a vanishing act with his ring and left with three dwarves for Rivendell, to live with Elrond and the elves there. He only took with him a book that he was composing, his sword Sting, his mithril coat, and a dark green hood and cloak which had been given to him by Dwalin years before. He wanted to take the ring with him as well, but upon the urging of Gandalf, left it behind for Frodo, along with Bag End and the rest of his possessions. Bilbo was the first ringbearer to give up the One Ring in this way.


Thus the Hobbit became the fourteenth member of the Company which left the Shire in T.A. 2941.[4].

Dados precisos sobre dias e meses da batalha ficam em aberto (A Karen do Atlas da Terra Media especula em 23 de novembro) usando talvez uma estimativa feita com base em manuais de marcha das forças armadas (que o Tolkien usava pra fazer os livros) e detalhes do clima que pudessem aproximar a estação do ano. Mas novamente, especulativo, conforme o site TG explica.

Por exemplo, A Karen coloca o Dia de Durin (semanas antes da guerra quando penetram na toca de Smaug) em 30 de outubro, o Andrea Mohn, baseado em ciclos lunares coloca em 22 de outubro.

...


Unlike The Lord of the Rings Tolkien left no precise timetable for the events of The Hobbit. However, in The History of The Hobbit, Tolkien set 19 October as the date of that year's Durin's Day.[2]

Before the History some calculations were made. According to Andreas Möhn, the Durin's Day of T.A. 2941 occurred on 22 October of the Shire Calendar. This is based in the assumption that the orbital period of the moon, as described in The Lord of the Rings, was about 20 minutes shorter/faster than today.[3]

Karen Wynn Fonstad made a rough estimation based purely on the traveling times and distances, without any astronomical calculations. She puts the Durin's Day on 30 October.[4]



...

@MariDin
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo