1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Batalha dos Cinco (?) Exércitos.... não seriam sete?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Hoviel, 1 Fev 2004.

  1. Hoviel

    Hoviel Usuário

    Lendo O Hobbit, fiquei intrigada com uma coisa, que pode até parecer meio boba, mas aí vai: Porque batalha dos cinco exércitos? Participaram: Orcs e wargs de um lado e Elfos Homens e anões de outro, mas atuando como cavalaria, chegaram as Águias e o próprio Beorn. Tudo bem que estes não eram "Exércitos de fato", mas tb não se pode dizer isso "realmente" dos outros participantes, exceto do Anões (500 com Dáin...). Achei injusto, mas... e vcs?!
     
  2. Finrond

    Finrond Usuário

    o beorn n era de uma raça diferente mas sim um homem por isso ele era do exercito dos homens, mas se for pensar como vc falou entaum tinha mais duas raças la representada por um unico ser, um hobbit e um maia :x
     
  3. For-rent

    For-rent Usuário

    O termo "guerra dos cinco exércitos" no caso axu q tah certo...
    O Beorn não eh de uma raça especifica e as águias vieram mais pra se ajudar do q pra ajudar os homens , elfos e anoes... Mas mesmo se fosse por eles , as águias não podem ser contadas como um exercito , e sim como uma ajuda...
     
  4. Jean Thiago

    Jean Thiago Usuário

    eu considerava orcs e wargs como um so exercito....
    assim ficaria elfos, homens, anoes, orcs/wargs e aguias...

    e considerar um exercito hobbit e um exercito maia com apenas um integrante cada eh loucura
     
  5. pelego

    pelego Usuário

    O Jean thiago tá certo.

    Se nao me engano, as águias foram consideradas um exército sim. Chegaram na hora H como sempre, mas foram decisivas.
    Quanto a Beorn, Bilbo e Gandalf, o primeiro creio q faz parte dos homens, bilbo passa desapercebido que não dá pra considerar, e gandalf, embora respeitado, eu acho que nunca foi considerado um exército. Não existe exércido de um homem só!
    Mas pelo bem, pelo mal, to precisando ler de novo o Hobbit :lol: :lol:
     
  6. pelego

    pelego Usuário

    bom, logo após eu escrever esse comentário acima, eu dei uma olhada no hobbit, apenas para confirmar... e olha o q eu achei:
    Pag.273: "Assim começou uma batalha que ninguem esperava, chamada a batalha dos cinco exércitos e que foi extremamente terrivel. De um lado estavam os Orcs e os Lobos Selvagens, e do outro estavam Elfos, Homens e Anões."
    bom, eu estava errado qdo disse das águias, mas na hora foi mais um palpite da hora... :wink:
    termino aki como terminei lá: To precisando ler de novo esse livro.. :wink:
     
  7. Mentha Brandybuck

    Mentha Brandybuck Evolution

    Acredito que os cinco exércitos foram: homens, elfos, anões, orcs e wargs.

    As águias apenas auxiliaram, mas eram provavelemente muito poucas de qualquer forma...

    Os wargs não podem ser considerados juntos com os homens, pois há um trecho em que o líder dos wargs dá ordens aos outros e tudo mais, o que mostra que eram um exército inteligente, e não apenas montaria.
     
  8. Gary

    Gary ~ Renan®

    Independente ne? Pq inteligente nem tanto... :mrgreen:

    Eu concordo, Homens, Elfos, Anoes, Orcs e Wargs.. o Resto era so reforço...
     
  9. Nob

    Nob Usuário

    Considerando Beorn como sendo parte de um exército e não sendo um exército em si, o nome está certo, pois o que nomeou a Batalha foi seu início e não o que se desenrolou nela.
     
  10. Heceldamar

    Heceldamar Usuário

    Não, não.

    Como já disseram, eram as Águias, Anões, Elfos, Humanos, e Orcs e Wargs. :wink:
     
  11. Magangster®

    Magangster® Usuário

    As águias também eram um exército,mas o que se quer dizer é que elas foram auxiliar e não instigadas ao combate como as outras raças que participaram desde o início,não se pode dizer que não eram um exército apenas por auxiliar o combate,era um exército de auxílio,mas ainda assim um exército. :mrgreen:
    Quanto a definir quem são os cinco exércitos....entrelinhas de J.R.R. Tolkien! :mrgreen:
     
  12. Finrond

    Finrond Usuário

    beorn era um homen, bilbo n pode ser considerado, pois ele nem lutou na guerra quando chegou a hora ele colocou o anel, ja gandalf e as aguias talvez n fosse exercitos mas q concerteza mataram muitos e varios orcs wargs e assim lutaram msm dignos de nota, e se ateh o gandalf queria lutar msm sem magia eh sinal de q n foi qualquer guerra :x
     
  13. São 5 exercitos pq foram esses cinco q começaram a batalha: Homens, Elfos, Anões, Orcs e Wargs. As Aguias chegaram depois, no meio da batalha. E Beorn com certeza pode ser considerado como Homem.
     
  14. Gary

    Gary ~ Renan®

    :eek: Ai tem 6 :eek: Pra mim as Aguias nao era exescitos... Elas vieram como apoio como o Beorn....
     
  15. The_Rohirrim

    The_Rohirrim Usuário

    Se as águias forem consideradas um exército, poderiam considerar os corvos também, as águias foram uma ajuda adjacente, eu acredito, pra mim os exércitos são: Homens, Elfos, Anões, Orcs e Wargs
     
  16. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    ai meu louvado Eru Iluvattar
    daq a poco vcs vão querer considerar
    • os carrapatos dos orcs
      os piolhos das barbas dos anões
      as caspas dos homens do lago
      os caracois da porta magica.... tsc tsc
    foram cinco exercitos e ponto final
    • Homens
      Anões
      Elfos
      Orcs
      Wargs
     
  17. Hoviel

    Hoviel Usuário

    Ótima idéia a sua... mas não se esqueça da participação imprescindível dos parasitas dos corvos, das águias e é claro dos pés peludos de Bilbo! :wink:
     
  18. Heceldamar

    Heceldamar Usuário

    Preste atenção. Se fossem seis, teria uma vírgula depois dos Humanos, não um 'e'. É Orcs e wargs, ou seja, juntos, como um único exército.

    As Águias vieram como reforços sim, mas é um caso diferente de Beorn. Ele é só um, enquanto as Águias são dezenas. É claramente um exército independente.
     
  19. Nimrod

    Nimrod Usuário

    ...

    Vejam que Beorn não deve bem ser considerado homem, mas uma singularidade, assim como Bilbo [um hobbit] e Gandalf [um Maia]. Afinal, qual é o homem que sabe se tranformar em um urso?

    Por outro lado, podemos ver que: se o exército dos homens/anões tiver esse nome pela raça dos seus componentes, então devemos excluir Bilbo & Cia. Assim, eles fariam parte do auxílio extra, que conta também com as águias, os piolhos das barbas dos anões e as caspas dos homens do lago... :mrgreen:

    ...
     
  20. The_Rohirrim

    The_Rohirrim Usuário

    Cara, tah escrito no livro, de um lado Anões Homens e Elfos, e de Outro Orcs e Lobos Selvagens (Wargs), as ágius só chegaram no meio.
     

Compartilhar