• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Banalização da cultura nerd

Pioneiro significa que "deu certo"... se você tenta algo de forma descontrolada e termina no prejuízo, você é um "loser"/fracassado.

Drogas não é algo que a longo prazo implique em sucesso para a pessoa (mesmo que você venda... afinal suas amizades não são confiáveis e capaz de amigão ser o primeiro a te apagar).

Festas, se a pessoa só quer se divertir na vida também não (mesmo quem vive disso sabe que não é saber onde é a festa mais bacana, mas tem de tornar a festa bacana para ganhar $$$, ou seja, tem de antecipar qual serão as músicas mais pedidas no futuro.. ou seja, tem de ser nerd).

Passeios e atividades físicas, todos já sabem hoje em dia que dão lucro a longo prazo. Na verdade, queria muito ver Olimpíadas na época onde donas de casa se inscreviam... Hoje em dia, o "pioneirismo" é saber o novo tipo de anabolizante, que não é algo que a longo prazo resulte em sucesso (mais um infarto no miocárdio).
 
Ainda não entendi o que bob esponja, essa coisa asquerosa, tem a ver com ser nerd.

Essa matéria é uma afronta à dignidade dos verdadeiros nerds, um desrespeito total.

Por falar nisso, não dá pra saber quem é o autor? :evil:

Ia justo comentar isso. Que total falta de senso.

Nunca ofenda alguém que sabe penetrar as defesas do seu computador ou construir uma bomba a partir de materias retirados do lixo.

E me digam também, please, o que House, referenciado constantemente ao longo do artigo, tem a ver com nerds. Só porque ele é anti-social e joga PSP? É que de resto não tem nada em comum.
 
Eu estava pensando em alterar a base de dados da Super só por causa desse artigo.

Poderíamos substituir esse artigo por uma matéria FAVORÁVEL ou que pelo menos INOCENTACE o RPG de acusações injustas....

Eu não comentei nada sobre House por que não conheço...
 
Agora eu me lembrei de uma coisa: sempre q as pessoas me veem com uma camiseta da Valinor, elas dizem q eu sou nerd.
 
Eu acho que eu sou meio que uma mistura de nerd com playboy.

Em relação a musica eu escuto indie... mas adoro um bom pop rock.

Adoro filmes cult, animes, lost e heroes... mas tbm vejo programas como big borther.

Não jogo RPG entretanto joguei muito Magic na minha adolecencia... mas tbm joguei muito futebol e faço academia para ficar "saradinho".

Faço uma faculdade meio nerd... "Petróleo e Gás"... estudar geofísica e um tanto de outras coisas loucas hoje em dia me parece até legal.

Amo uma cervejinha, e consequentemente uma boa noitada.

Já "namorei" pela net... coisa que hoje em dia não faço mais, nem que me paguem.

Coleciono a Super e quero me especializar em "Impactos Ambientais".

enfim... eu me pergunto.

EU SOU O QUÊ ???
 
Superinteressante é mesmo decepcionante. Mania de falar do que não entende. Não que eu ache que "o modo de ser nerd" deva ser respeitado ou melhor definido. Isso é bobagem! Mas generalizou demais na matéria.

Quanto ao gráfico: tô mais pra CDF-nerd clássico. Não gosto e não entendo muito dessa parafernalha tecnológica.

Quem diabos são Devo, Carl Sagan e Steve Jobs? :eek:

Eu pelo menos não me sinto ofendido quando alguém me chama.

Mas a intenção de alguém ao dizer isso ainda é ofender. Minha irmã por exemplo: "Aqueles teus amigosa nerds" junto com a clássica expressão de desprezo.

Pra mim eles começaram e englobar muita coisa no que é ser nerd. Desvirtuaram o sentido.

Também achei. Tecnologia é nerd. Ciências Exatas são nerd. Que definição superficial! :no:

A cultura de massa apenas tá engolindo esse segmento sem se importar com o que realmente significa. Como fez com o punk.

Existe movimento nerd? :eh:
Ok, eu não duvido. Isso seria tipicamente nerd.

Droga! Nunca gostei dessas modinhas em que todo mundo tenta ser aquilo-que-está-na-moda... E sempre gostei de ser diferente em meio a todo mundo...

Droga²! Vou ter que deixar de ser nerd!

:lol:
Exatamente o que eu pensei...
 
Kainof disse:
Também achei. Tecnologia é nerd. Ciências Exatas são nerd. Que definição superficial!

Se fosse só isso. Mas, tirando esportes, quase tudo é nerd aparentemente. É uma definição estúpida. Gostar de ler, de ver filmes, tecnologia e etc não é ser nerd. Tudo depende de quanto e da forma como que você trata isso. Se for algo que consome sua vida, que são as coisas mais importantes pra você, então você é nerd. Se são apenas uma parcela da sua vida, eu diria que você é normal.

Pra mim a coisa que principalmente define alguém como nerd é quando os livros, animes, filmes, ciências, tecnologia e/ou todas as outras coisas citadas ai, se sobrepõem à vida social. Alguém que se torna obcecado por algo, ficando cego à outras coisas.

Eu nunca deixaria minha vida de lado por nenhuma dessas coisas, por mais que eu goste delas.

Kainof disse:
Existe movimento nerd?
Ok, eu não duvido. Isso seria tipicamente nerd.

Não que exista um movimento nerd, pro mercado não importa, é apenas mais um segmento a ser explorado, independente de se organizarem enquanto grupo. E o que eles querem é passar a ideia de que ser nerd é algo legal, na moda.

Mas ano passado teve, na Espanha, o dia do Orgulho Nerd, se você quiser entender como movimento...
 
Pra mim a coisa que principalmente define alguém como nerd é quando os livros, animes, filmes, ciências, tecnologia e/ou todas as outras coisas citadas ai, se sobrepõem à vida social.

Taí uma boa definição de nerd. E eu me identifiquei com ela...
 
tá aí um discussão que eu, no fundo, acho desnecessária.

SE eu fosse um playboy, eu acaharia vocês nerds.

As definições em se tratando desse tipo de assunto geralmente são dadas pelo lado contrario a "tribo" alvo. Pejorativamente ou não.

Não vejo problema nenhum em se chamar algué que goste das coisas que a maioria daqui de nós gosta, de nerd.
 
Justamente, aí entramos mais uma vezna história da definição.. q nem na parada sobre gênios.. claro que gênio é ainda mais fácil de discutir pois é uma palavra realmente já contida previamente no vocabulário.

Agora nerd, assim como cool, cult, indie, e sei lá mais o que são rótulos (que como sempre, são superficiais) e que depende muito das pessoas que utilizam as palavras..exemplo:

Minha irmã por exemplo: "Aqueles teus amigosa nerds" junto com a clássica expressão de desprezo.

Porém entre amigos e afins que entendem e compartilham certos gostos nerd pode ganhar uma conotação totalmente nova...
Mas é claro que temos tb algo mais geral que é o 'senso comum' e nisso eu concordei muito com essa definição (por mais que na cabeça das pessoas essa idéia não se forme tão claramente):

Pra mim a coisa que principalmente define alguém como nerd é quando os livros, animes, filmes, ciências, tecnologia e/ou todas as outras coisas citadas ai, se sobrepõem à vida social. Alguém que se torna obcecado por algo, ficando cego à outras coisas.

//

SE eu fosse um playboy, eu acaharia vocês nerds.

As definições em se tratando desse tipo de assunto geralmente são dadas pelo lado contrario a "tribo" alvo. Pejorativamente ou não.

Não vejo problema nenhum em se chamar algué que goste das coisas que a maioria daqui de nós gosta, de nerd.

Justamente.. sempre depende da perspectiva.. por isso é tão fácil na vida ter preconceitos com tudo.. e algo em que um contexto é xingamento, noutra vira até afeição (me lembrei da expressão 'negger' em ingrêis).



Quem diabos são Devo, Carl Sagan e Steve Jobs? :eek:

Bom, esse Devo eu tb nunca tinha ouvido falar, mas parece que no Planeta Terra um tal de Devo vai tocar.. se for o mesmo suponho então que seja uma banda :mrgreen:.

Carl Sagan é um xuxu da astronomia... ele teve um papel muito importante na divulgação de conhecimentos dessa área e dedicou boa parte da vida à isso.. ele que fazia a série de filmes "Cosmos" que é muito muito boa (aqui em casa tem vhs disso 8-O).. se curte astronomia busque ;) Ele tb é o autor do livro "Contato" que gerou o filme de mesmo nome (com a Judie Foster e o outro do nome difícil.. :P)
E o terceiro tb não faço idéia XD
 
Pô, gente, tão zuando que não conhecem Steve Jobs, né?!
É o cara que fundou a Apple, inventou o Mac (e o computador como conhecemos hoje - não, não foi o Bill Gates como a maioria pensa), o iPod, o iPhone, e hoje é um dos chefões das Disney!
 
Apesar de gostar de Devo, acho que poderiam ter colocado o Kraftwerk no lugar, já que eles foram inovadores e são influentes até hoje.

Pra quem não conhece, um dos maiores sucessos do Devo - Whip It:

 
Última edição por um moderador:
Acho que está história de juntar certos padrões de comportamento e passar a considerar isso um grupo é bobagem. Cada pessoa é diferente da outra. Só porque gosta de certas coisas da, digamos assim, cultura nerd ou cultura dos descolados, não precisa ser rotulada com essa marca.
Eu pelo menos nunca consegui me enquadrar em nenhum desses grupos.
 
Eu acho q todo mundo tem um pouco de nerd dentro de si(e isso é legal) pq sei la oque seria do mundo sem os nerds?
PS:eu to mais pra burro de carga de tanto trabalhar...
 
Eu odeio quando a imprensa não especializada faz uma matéria sobre algo que ela não entende... E isso acontece o tempo todo...


Reportagem genérica e superficialista da porra...


O gráfico, apesar de bobinho, é bacana, ainda que tenha faltado qq menção a mangás e animes...


Quanto ao "orgulho e preconceito" sobre ser rotulado como nerd, não vejo nada demais... Eu tb chamo os playboys de dementes que pertencem a uma escala evolutiva diferente da minha, então...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo