1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Auto-estima é realmente importante?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por LUKASXD, 26 Mar 2007.

  1. LUKASXD

    LUKASXD Banned

    Se é... Então pq, por exemplo, somente os escritores de baixa auto estima são considerados grandes? Clarice Lispector, Emily Bronte... Autora dos grande clássico "O Morro dos Ventos Uivantes" era a mais retraída de sua família, Virginia Wolf... Feminista e escritora com manias de depressão foi considerada uma das maiores de seu tempo, Machado de Assisw... Teve que ter o constante apoio de sua mulher.

    Agora vejam: Escritores como Dan Brown, Sidney Sheldon e Paulo Coelho vivem dizendo que os críticos da literatura nem abrem seus livros para avaliarem de tão orgulhosos que são. E todos sabem que de fato não é literatura de qualidade segundo os cânones literários.

    A auto-ajuda nem é considerada literatura.

    Do que adianta ter auto-estima... Ter somente resultados ruins e viver na ilusão que tem resultados bons?
     
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Não dá para apontar um "fato" citando um punhado de escritores quando existem milhares e milhares desses. Além disso, há de se frisar que, tomando os exemplos que você citou como gênios literários, Virginia Woolf sofria de depressão pós-guerra, Machado tinha problema por causa da epilepsia, mas nenhum dos dois tinham dúvidas da qualidade do que criavam, pelo menos em fase mais madura de carreira (o medo de iniciante é excluído por ser óbvio).
     
  3. LUKASXD

    LUKASXD Banned

    Dan Brown é um iniciante ainda, não?
     
  4. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    assim como vários dos autores mais marcantes podiam ter este tipo de problema, há vários que também não tinham. Acho que não exste essa coisa de um perfil para o grande escritor, que é o que essa idéia que vc colocou dá a entender...
    Tolkien, só pra citar um, não tinha baixa auto-estima; pelo contrário, eu diria que ele tinha uma boa noção da boa qualidade do que estava criando.
     
  5. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    alguém com pelo menos 4 livros já publicados dificilmente seria classificado como iniciante, ainda que não chegue a ser um escritor super-experiente.
     
  6. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    O que é importante é como o autor vai transformar a sua experiência (pessoal e como leitor) em literatura. Não tanto como ele se sentia em relação a si mesmo e à sua obra.
     
  7. LUKASXD

    LUKASXD Banned


    È isso aí! :hihihi:
     
  8. natalia

    natalia Usuário

    Penso também que auto-estima descontrolada é uma bomba!!! Auto-estima não é oposto de auto-crítica.

    :eh: Já vi muitas pessoas "se achando muito" e fazendo cada bobagem... e no fim se fazendo de bobo :eh:
     

Compartilhar