• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Arte (desenhos, pinturas, fotografias...)

Litzhel

Delirium
Toda forma de arte é válida. Seja como para apenas se apreciar, seja como forma de expressão de sentimentos. A arte está em todos os lugares se você prestar atenção, desde a natureza, até as construções.

Eu criei esse tópoco com o intuito de colocarmos aqui, as varias definiçoes de arte. O porque vocês gostam dela, seja mais da pintura, seja mais das esculturas.

Eu sou apaixonada pela época do Romantismo. Pelas construções góticas.. igrejas e etc. Queria saber a preferencia de vocês, o que vocês pensam sobre a arte em si.

Ta aí, agora é só opnar e aprender ;)
 
Minha linha preferida no caso da pintura é o surrealismo. No caso da fotografia, como eu gosto muito de arquitetura, adoro fotos de estruturas. Se bem que no caso de fotografia gosto de quase todos os estilos. Uma vez eu vi uma reportagem sobre um artista que criava fungos em cima de suas fotografias de maneira que criava um efeito muito legal.
 
O que é arte?

Acho que muita gente tem uma definição diferente de arte, então resolvi abrir esse tópico.

E vou começar colocando esse texto que eu particularmente adoro e define o que eu penso do que é arte. :wink:

O que é arte?

O que é arte? Graças à curiosidade do ser humano, essa e outras perguntas vem atormentando muitas pessoas, de escritores até mulheres da vida, para encontrar uma resposta. Algumas dessas pessoas podem ate pensar que achou uma resposta, mais não sabe o quanto ela é pessoal.

Como definir a arte então? A arte poderia ser uma coisa inovadora, criativa e delicada ou poderia ser algo modificado, simples e triste. Ela varia do jeito que é feita ate o jeito que afeta as pessoas, podendo não significar nada para uns e muito para outros. Hoje a arte esta presente no dia a dia de todos, da musica ate os quadros, fazendo com que mudemos o nosso estado de espírito a todo momento. Podemos estar tristes e após ouvir uma musica, voltarmos a ficar felizes. A arte é justamente isso, é aquilo que mexe conosco interiormente. É o filme que faz você pensar, a musica que te deixa alegre ou o quadro que relembra seu passado. As "novas" formas de se fazer arte também podem ser incluídas nesse conjunto, mesmo parecendo estranhas, instalações, montagens ou performances podem tocar alguém de alguma forma, e isso acaba se transformando em arte.

Então arte é tudo aquilo que mexe com você de alguma forma? Quase. Não podemos generalizar. Não é por que alguém te deixou irritado com um pisão no pé que você vai chamar aquilo de arte. O conceito de arte é muito vago para dizer exatamente como ela deve ser (assim como a própria arte é) e faz com que isso mude através dos tempos. O conceito de arte de hoje pode ser completamente ignorado daqui a alguns anos ou simplesmente ignorado. Às vezes as pessoas podem dizer algo que revolucione a arte, e lá se vai o nosso conceito de arte atual embora por que a arte sempre vai mudar, não importa o ano ou a pessoa, mais de uma coisa podemos ter certeza. Ela vai continuar a tocar o coração das pessoas, por que é isso que a verdadeira arte faz.



:mrgreen:
 
Eu abri esse por que o outro caiu pros lados de estilos e tipos de arte... :lily:

Esse é para discutirmos o "conceito" de arte :wink:
 
Eu vou colocar um trecho dum texto meu lá do Música que acho que vale pra isso, é só trocar algumas palavras.

Não é incomum encontrar pessoas ou grupos que produzem e/ou estudam a Arte; e estudar e falar sobre o que ela é ou no que ela se constitui é bastante sedutor. Mas definí-la está além de nosso poder. Dizer o que é a Arte não passa duma pretensão, uma tolice, pois ela é indefinível; e toda arte deve proporcionar sensação e sugestão; e apesar de se constituir numa das mais ricas e difundidas manifestações culturais, a Arte conserva um abstracionismo que resiste de maneira poderosa a qualquer forma de definição precisa e irrevogável. A compreensão da Arte está na sensibilidade e subjetividade; é algo intuitivo, e não exato.

A partir do momento em que tentamos definir o que é Arte, estamos apenas abrindo uma portinhola duma gaiola, onde ficaríamos presos a uma mentalidade limitada e cega, desvendando apenas uma parte dessa questão, e ignorando, por completo, a sua representação. Seria pretensão. Pois qualquer definição de Arte estaria presa a uma obra em particular, no máximo a um estilo, mais precisamente, uma visão particular e mesquinha do todo compreendido. Pois a Arte não pode ser expressa em definições.
 
Arte não possui uma definição correta, pois arte é beleza de acordo com uns, é forma para outros, comunicação para outros - mas, no fim, arte é indefinivel, maleável. Mas, acima de tudo, a arte tem o poder de criar um outro mundo, uma outra realidade que por alguns instantes (que podem ser segundos ou horas) é capaz de fazer um espectador ou um observador desligar de si, de seus problemas, de seus defeitos, de sua "medíocre" existência - através de uma experiência sem riscos - e se identificar, ou não, com a obra de arte, completando o ser humano, permitindo que ele incorpore aquilo que ele não é, mas a seu ver, tem possibilidade de ser e aliviando por alguns instantes da eterna insatisfação humana. Criando assim, um túnel que nos permite realizar uma viagem dentro de nós mesmos.
 
Ok.. vc querem a conceituaçao referida por artistas como a mais completa??

Q pessoalmente e a minha tb, alias e a mais bela tb, historia da arte sempre foi minha materia preferida, e eh interessante como o começo sempre se torna o fim, percebam...

Olha só:
ARTE: Conjunto de Regras para fazer ou dizer alguma coisa com Perfeição.
ARTES PLÁSTICAS: Aquelas que tem por objeto a reprodução das Formas.
BELAS ARTES: Arte que tem por objeto a representação do Belo, tais como: a Pintura, a Escultura e a Arquitetura.

A arte provem da natureza, e tudo q eh natural e simples, complicar e o metodo de confusão gerado pelo ser humano em seu puro medo de q a simplisidade o torne inutil... Ser simples e a funçao da arte, pois o desejo da arte e se voltar a ser natureza, natural...

Mas ser humano num pode aceitar isso, por q simplesmente ele acha simples de mais... :wink:
 
Ta vou meregar... por favor evitem esses tópicos repetidos...


Se não eu vou aceitar, sendo Litzhel criado primeiro a autoria fica sendo dela... Porem evitem isso por favor, num se passem por burros, ou sem percepçao, e sendo qualquer um dessas coisas vc num esta capacitado pra postar aqui...
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
A arte provem da natureza, e tudo q eh natural e simples, complicar e o metodo de confusão gerado pelo ser humano em seu puro medo de q a simplisidade o torne inutil... Ser simples e a funçao da arte, pois o desejo da arte e se voltar a ser natureza, natural...

Mas ser humano num pode aceitar isso, por q simplesmente ele acha simples de mais... :wink:

Interessante é que hoje, durante uma aula de Física, a mesma dificuldade do ser humano entrou em pauta.

No caso, o professor discorreu sobre a dificuldade do homem, desde a Grécia Antiga, de definir o que é o espaço (talvez isso tambem esteja incutido no estudo da Arte).

Ao longo da vida, fui notando como o homem teve sinceras complicações em definir certas coisas aparentemente simples, como a arte, o espaço, a vida...
 
Fox disse:
Uglúk o Uruk-Hai disse:
A arte provem da natureza, e tudo q eh natural e simples, complicar e o metodo de confusão gerado pelo ser humano em seu puro medo de q a simplisidade o torne inutil... Ser simples e a funçao da arte, pois o desejo da arte e se voltar a ser natureza, natural...

Mas ser humano num pode aceitar isso, por q simplesmente ele acha simples de mais... :wink:

Interessante é que hoje, durante uma aula de Física, a mesma dificuldade do ser humano entrou em pauta.

No caso, o professor discorreu sobre a dificuldade do homem, desde a Grécia Antiga, de definir o que é o espaço (talvez isso tambem esteja incutido no estudo da Arte).

Ao longo da vida, fui notando como o homem teve sinceras complicações em definir certas coisas aparentemente simples, como a arte, o espaço, a vida...

Se da para complicar, por que facilitar? :aham:

E acho que a vida seria muito pior se o homem não tivesse essas definições. Elas fazem os homens pensarem mais em questões (como o Fox mesmo disse) simples, procurando significados diversos e tentando sempre aperfeiçoa-los.
 
De acodo com Scott McCloud no livro Desvendando os quadrinhos arte seria tudo aquilo que não esta ligado com reprodução e nem sobrevivencia
Porem isso traz um problema se uum pintor pinta quadros para viver do dinheiro que ganhar vendendo-los isso seria sobrevivencia logo não seria arte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo