• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Arte da Escrita

O que voce prefere?

  • Escrever

    Votos: 1 2,2%
  • Ler

    Votos: 13 28,9%
  • As 2

    Votos: 31 68,9%
  • Nenhuma :[

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    45
eu sou daqueles que só lêem mas gostaria de saber escrever
acho bonito escrever bem
não escrever bem em relação as regras ortográficas
mas sim conseguir escrever o que pensa de uma maneira que consiga colocar vida nas palavras

Acontece o mesmo comigo. :yep:
É como saber desenhar, deve ser maravilhoso conseguir "materializar" digamos assim, o que está em nossa imaginação, na forma de um texto ou um desenho...


Mais será que isso não é falta de prática ?

E também tem aquela coisa do "feeling". Não é a qualquer hora que eu pego um pedaço de papel e saio escrevendo, por exemplo.

Tem de ter uma atmosfera...um clima, uma sensibilidade.

Entendem ?
 
Mais será que isso não é falta de prática ?

E também tem aquela coisa do "feeling". Não é a qualquer hora que eu pego um pedaço de papel e saio escrevendo, por exemplo.

Tem de ter uma atmosfera...um clima, uma sensibilidade.

Entendem ?

E tem que ter tempo também, né Valacirca? :mrgreen:
Mas sei o que você quis dizer, tem que ter dedicação mesmo, só que com a correria que é nossa vida acabamos deixando isso pra trás.
A arte é vista como algo supérfluo se ela não dá dinheiro. :osigh:
 
Esse é o foda, porque para escrever uma historia voce tem que se dedicar, mesmo se ela nao seja tao longa. Alguns levam mais tempo, como eu... vou parando e diminuindo o ritmo, outros sao rapidos. Mas imegine voce se dedicar numa historia pensando em divulgá-la e mostrar, se possivel ser recompensado, por seu trabalho, e nao ha chance, nao ha reconhecimento nenhum...
As coisas poderiam ser mais faceis...
 
Amo ler, é uma maneira de fugir da solidão.
Escrever vai muito do momento, o ruim é escrever sobre pressão, ex: vestibular
nem sempre sai algo bacana =/
 
Ler é minha paixão, e prefiro ler apenas... exatamente porque leio muito, me tornei bastante 'crítica', e não consigo gostar de nada que eu escrevo!
 
A arte é vista como algo supérfluo se ela não dá dinheiro. :osigh:
"Podemos perdoar a um homem a criação de uma coisa útil, contanto que ele não a admire. A única justificativa para a criação de uma coisa inútil é que ela seja admirada constantemente.

Toda arte é absolutamente inútil."
Oscar Wilde, no prefácio de 'O Retrato de Dorian Gray'.

A arte não precisa render dinheiro. Ela é feita para ser admirada e nada mais (talvez apenas por seu próprio autor, mas o que importa?). Pode ser apenas um hobbie. Um engenheiro pode ser artesão nas horas vagas ou nos finais de semana. Assim como um advogado pode ser um escritor etc etc etc!

É o velho lema da Arte pela Arte!

O que estou querendo dizer é, se você não tem um talento artístico, mas não utiliza só porque ele não dá dinheiro, está desperdiçando um dom que muitas pessoas não têm e gostariam de ter. Muito egoísmo de sua parte!
 
Excelente tópico, Gra!

Eu prefiro tbm ler e escrever. Aliás, estou tentando escrever um livro fantástico, que se passa num tempo remoto passado..mas fugir das influências de Tolkien é quase impossível...

Estou tentando criar "raças" diferentes...que sejam nada clicherizadas....o problema é ir atrás de fontes de inspiração não muito óbvias...difícil encontrar.

Não daria para criar uma obra "do nada", se nem Tolkien o fez, de fato...
 
Última edição:
Ler é uma paixão... um vício insuperável! Já escrever é uma necessidade, como respirar...
Claro que amo escrever, mas é algo mais forte que eu, algo que não se pode dominar...
É como ter Anjos soprando em sua mente palavras que não te deixam em paz, que ficam girando em tua alma em um turbilhão, em um caos frenético, como no olho de um furacão e só se acalmam quando as transpassa ao papel...
 
Eu adoro os dois...

Mas com certeza sou bem melhor soh na leitura... Rsrs

Mas mesmo chegando nesta conclusão, ainda escrevo algumas coisinhas, mas são poucos q deixo ter acesso... Eh melhor assim ;)
 
Ai Senhor, que pergunta...

Ler está tão ligado a escrever que separar é impossível.
Amo ler mas necessito escrever. Ler me faz querer escrever e escrever me da sede de palavras e histórias. ^^
E escrever Poemas, textos, frases, estórias, cartas... É como uma válvula de para desestressar.
 
Arringa Hríve,concordo plenamente, ler e escrever estão interligados. Normalmente, ler me deixa feliz...é uma forma de fugir da realidade, dos problemas,me desestressar... quanto à escrever o faço mais quando estou para baixo, é uma forma de me expressar. Segredinho: Quando estou muito triste sempre faço algumas anotações no bloco de notas...e salvo como um diário. é uma forma de me livrar do que está me incomodando sem colocar ninguém no meio. Aprendi que as pessoas não tem paciência com os problemas e lamentações das outras :(
 
Amo as duas coisas e acho bem difícil separar uma da outra. Eu literalmente vivo de livros: meu trabalho é vendê-los e meus passatempos são lê-los e escrevê-los. :obiggraz: Não consigo imaginar minha vida sem nenhuma das duas coisas porque ler permite que eu adquira novas visões sobre o mundo e sensibilidade para lidar com os outros, enquanto escrever permite que eu compartilhe minhas ideias,me expresse e mostre algumas realidades que conheço aos outros.

Não daria para criar uma obra "do nada", se nem Tolkien o fez, de fato...

É verdade que nada se cria "do nada" em relação a escrita ou qualquer outra arte. Toda a obra é influenciada pelas experiências, conhecimentos e visões de mundo do autor. E em pleno século XXI, é difícil conseguir ser original, com tantas obras previamente produzidas. Mas sempre se pode aproveitar velhos elementos de formas inusitadas. :yep:
 
Última edição:
Ler, nunca tentei escrever, até pretendo, mas acho que talento me falta. Não taleto para fazer sucesso, pois as duas coisas não estão necessariamente interligadas, mas talento para passar o que quero.
 
Escrever bem é uma arte que eu invejo. E não estou falando de escrita literária e ban ban ban, falo da escrita do dia a dia mesmo. Escrever é difícil. Encontrar as palavrinhas mágicas que servem para dar força a um texto, além da coesão e da coerencia é mais dificil que uma equação matemática para mim.
 
A minha opinião sobre isso está na minha assinatura. Mas como eu vou mudar a assinatura eventualmente, vou colar aqui:

Fernando Cosentino disse:
"Escrever é como ler ao contrário, só que melhor.
Melhor porque você vê a história, no mínimo, duas vezes: quando inventa, e quando passa pro papel.
Melhor porque você sente que faz diferença. A história importa para o leitor, mas o escritor importa para a história.
E - principalmente - porque para ler, você precisa que alguém tenha escrito. Para escrever, você não precisa de nada: o poder é todo seu."
 
"Vestir" sentimentos com palavras não é nada fácil, por isso adoro ver que "roupas cada pessoa escolhe, se tem controle de seu "armário"... roupa certa para cada ocasião, combinando as cores....Super legal quando o autor(ra) escolhe roupas fora do padrão. outras cores, outros tecidos, para novos movimentos.
Tolkien é um destes Mestres que não vão sair nunca "de moda".

Eu gosto também de escrever, embora não tenha nenhuma aspiração de nada, á não ser, de vez em quando, um post num blog capenga... Fico igualmente feliz quando releio posts antigos meus e vejo o "modelito" que eu escolhi para expressar esta ou aquela emoção. Geralmente, me pergunto se fui eu mesma quem escreveu aquilo..
:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo