1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Arte da Composição parte 2

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Artigos Valinor, 25 Jun 2005.

  1. Artigos Valinor

    Artigos Valinor Usuário

    Letra x Música

    Como dito anteriormente, uma série de fatores contribuem para a composição de uma música. A maioria das pessoas, quando pensam em fazer uma música baseada num tema especifico, se preocupa primordialmente com a letra da música. É claro que a letra é aparte mais simples uma vez que é mais direta, mas, e quanto ao som?

    Imagine-se ouvindo uma música sobre a aventura dos Hobbits na montanha solitária, onde a letra descreve eles se preparando para a partida e entoando suas cantigas, na toca de Bilbo (Livro O Hobbit), com uma melodia que inspira tristeza, ou algo mais rápido e pesado, ou pior ainda, uma música que não transmita nada!

    Isso é um erro muito comum na maioria dos casos: Uma obra musical que não transmita nada em comum com a letra ou o tema proposto para a música.

    Em primeiro lugar, para se compor uma música em cima de um tema, é preciso se colocar no lugar dos "personagens" e tentar imaginar o que ele estaria sentindo no momento.

    Usarei como exemplo a música "The Bard´s Song - In the Forest" da banda Blind Guardian, que trata exatamente do tema citado.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este é o exemplo da introdução da música (uma parte que não possui letra).

    Perceba como mesmo sem letra é possível imaginar e sentir o clima da música.

    É muito difícil alguém que escute essa música não associá-la imediatamente ao tema proposto.

    Experimente ouvir ou tocar tal música imaginando ser um dos anões da aventura durante sua cantoria sobre aventuras, tesouros, dragões e perceba que é exatamente isso que o som transmite: Coragem, desejo de vencer, espírito de amizade e união (principalmente se repararmos no refrão cantado em coro).

    Assim, percebemos que a letra não é nada mais do que um ingrediente para se transmitir mais diretamente alguma idéia e que a verdadeira emoção e sentimento estão na música em si, independente de possuir ou não uma letra.

    Falar de tudo isso é fácil, mas, como se colocar no lugar de um personagem? Como podemos captar as influências e transmitir para a música o que sentimos?

    Para isso, demonstrarei quais os fatores que podem influenciar numa composição e como percebe-los e a partir disso, compor uma música que tenha, acima de tudo, Alma!
     

Compartilhar