• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A alimentação dos elfos e outras coisas nas eras das estrelas

Bekasobiskie

Usuário
Como é que os elfos se alimentavam nas eras das estrelas se não havia sol para as plantas fazerem fotossíntese, portanto também não havia cadeia alimentar, além de todos os seres vivos estarem no caidinhos no sono de Yavahnna?

Se todos os seres estavam dormindo, com a excessão dos elfos, como é que, além de deles não terem chance de obterem comida pra se alimentar, eles se vestiam? Pois para tal eles precisariam de fibras de determinadas folhas, algodão, lã, etc, não é?! Viviam todos peladões?

E como é que não morriam de frio, pois a terra seria um gelo se não existisse sol né verdade?
 
Antes das Eras do Sol e da Lua começarem houve a Era das Lâmpadas e a Era das Árvores. Tanto as lâmpadas quanto as árvores, na descrição feita no Silmarillion, têm um paralelo com o sol e a lua: no caso das árvores, por exemplo, havia Telperion, a Prateada e Laurelin, a Dourada. Não é absurdo, então, supor que, em tais épocas, a Natureza era mantida e regulada pelas Duas Lâmpadas e, posteriormente, pelas Duas Árvores.

Não é uma idéia absurda pelo fato de que, em Tolkien, embora falemos de um mundo real - o universo e o planeta terra -, falamos também de seres e épocas fictícios e, portanto, também de fenômenos fictícios - como o fato em questão.


[]'s!


--- Edição ---​

Eis bons artigos sobre ambas as Eras: Era das Lâmpadas e Era das Árvores.
 
Última edição:
E se o Sol e a Lua foram só substitutos imperfeitos para a beleza e magnitude das árvores extintas, imaginemos nós a exuberância da natureza na época em que era regulada por elas!
 
A vida vegetal (e, consequentemente, animal e humana) poderia ser sustentada diretamente pelo poder dos Valar ou de Eru.
 
Laurelin e Telperion existiam antes do despertar dos quendis, foi a partir do orvalho de telperion acumulado em gigantescos tanques que Varda criou as estrelas. A Luz das Duas Árvores só não chegavam as regiões extremas da T-m, como Avathar.

E como o céu não possuía a mesma iluminação que recebemos do Sol, é provável que os elfos enxergassem uma miríade de estrelas em dias de crepúsculo perpétuo.
 
Avathar não era, tecnicamente, uma região da Terra-média. Era uma região de Aman.

E a Luz das Árvores não checava em qualquer região da Terra-média, creio. A única passagem possível para a luz era a Calacyria, e duvido que uma fenda relativamente tão pequena deixasse passar luz suficiente para iluminar a Terra-média. A única explicação possível que vejo é a que eu postei acima.
 
Yup, verdade. A Luz das Duas Árvores não chegava à T-m, somente até Tol Eressëa. Sendo assim, fica difícil acreditar que as plantas sobrevivessem somente pela luz das estrelas. Se bem que há algumas espécies de plantas que são ativas durante a noite, como a Orquídea e a Dama-da-Noite... mas algum tipo de luz deveria existir para que o ciclo pudesse ser realizado por outra espécies vegetais.
 
Ocorre que o Silma é uma descrição aproximada do que ocorreu naqueles tempos. Quando se fala em sono de Yavanna e em providências tomadas pelos Valar podemos pensar em toda sorte de encantamentos não apenas voltados para reduzir o ritmo das plantas mas para mantê-las vivas e também uma produção e manutenção para quem dependia delas. Também tem o fato de que os elfos serem poucos e mais resistentes ao sofrimento na época (elfos das primeiras gerações) em que isso se passou e que se passassem séculos demorariam a definhar e também a consumir todos os vegetais no norte da terra (que não apodreciam no pé por estarem encantados) e também havia os animais que como na floresta das trevas eles deviam caçar para comer. (Talvez desse para comer um pato adormecido catando ele do chão e pondo na panela comendo caça que era hábito dos elfos da floresta das Trevas).

É válido também lembrar a possibilidade religiosa cristã nos textos e uma possibilidade é que o sustento pudesse ter vindo de maneira divina como ocorre na Bíblia com o maná e a carne de ave que vinha do céu para os judeus no deserto. Afinal, toda vez que um povo na bíblia estava sob tutela divina fatos extraordinários ocorriam. Sabendo isso podemos pensar que o sono de Yavanna pudesse ter sido um encanto mais global de proteção que mantivesse também uma temperatura ótima de preservação, sem flutuações extremas em prol dos habitantes do mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo