• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A 4ª era e depois; o "fim do mundo" de Tolkien

Status
Fechado para novas mensagens.

Eönwë

Usuário
Há mto tempo, eu penso sobre oq aconteceu na 4ªera e depois. As minhas principais dúvidas são essas:

-Qual foi o fim dos anões e dos hobbits?

-Se a mitologia d Tolkien se propunha a ser um passado para o nosso mundo d hoje, q grande convulsão poderia ter mudado o formato das terras e continentes para eles adquirirem o formato atual?

-O Fim do Mundo. Como foi (ou será)? Ele realmente existirá?

- Existiu realmente a volta de Melkor? A 2ª Profecia d Mandos, q diz: “Então as Silmarilli serão recuperadas do mar da terra e do céu; pois Eärendil descerá e dará aquela chama a qual mantinha posse. Então Feanor utilizará as Três e com seu fogo reacenderá as Duas Árvores, e uma grande luz surgirá; a as Montanhas de Valinor serão rebaixadas, para que a luz possa atingir todo o mundo. Naquela luz os Deuses novamente sentir-se jovens, e os Elfos despertão e todos os mortos levantarão, e o propósito de Ilúvatar estará completo em relação a eles. Mas dos Homens naquele dia a profecia não fala, com exceção de Turin apenas, e a ele o nomeia entre os Deuses.” pode ser interpretada ao pé da letra?

Bem, o meu propósito com esse tópico é basicamente discutir oq aconteceu depois da 4ª era e como foi o fim do mundo ou a ultima batalha.
 
Sam disse:
Há mto tempo, eu penso sobre oq aconteceu na 4ªera e depois. As minhas principais dúvidas são essas:

a) Qual foi o fim dos anões e dos hobbits?

b) Se a mitologia d Tolkien se propunha a ser um passado para o nosso mundo d hoje, q grande convulsão poderia ter mudado o formato das terras e continentes para eles adquirirem o formato atual?

c) O Fim do Mundo. Como foi (ou será)? Ele realmente existirá?

d) Existiu realmente a volta de Melkor? A 2ª Profecia d Mandos, q diz: (...)

a) Basicamente o que aconteceu foi que eles se expandiram por algum tempo, devido ao "fim" dos orcs e 'a reconquista de Moria. Mas foi temporário. Após um tempo começaram a se tornar bastante reclusos e sumiram de vez

b) Nenhum. Tolkien mesmo admite que o passado dele deveria ser mais remoto e que a geografia dele não é plenamente satisfatória pra explica a mudança

c) ahn?

d) Numa carta posterior a esse texto Tolkien refuta toda e qualquer possibilidade do retorno corpóreo de Morgoth à Arda, o que invalida completamente o texto da Segunda Profecia.
 
Deriel disse:
Sam disse:
c) O Fim do Mundo. Como foi (ou será)? Ele realmente existirá?

c) ahn?

O fim do mundo não existiu, mas, argh, eu nao lembro direito, mas tem algum lugar que diz algo sobre um possivel fim do mundo....

Mas Sam, o mundo nao acabou nos livros, pq "nós somos" o futuro de tudo aquilo.. hehe, então o fim do mundo seria o nosso fim do mundo...

E se não me engano Tolkien escreveu em algum lugar uma forma de um... er... "apocalipse"...
 
no prólogo do SDA Tolkien diz que os hobbits raramente são vistos, raramente significa que eles ainda não sumiram de vez então. Mas eu nunca vi nenhum.
 
Tolkien disse:
Mesmo nos tempos antigos, eles geralmente se sentiam intimidados pelas “Pessoas Grandes”, que é como nos chamam, e atualmente nos evitam com pavor e estão se tornando difíceis de encontrar. (...) Possuem, desde o início, a arte de desaparecer rápida e silenciosamente, quando pessoas grandes que não desejam encontrar aparecem pelos caminhos aos trambolhões; e desenvolveram essa arte a tal ponto que para os homens ela pode parecer magia. Mas os hobbits na verdade nunca estudaram qualquer tipo de magia, e sua habilidade para desaparecer se deve somente a um talento profissional que a hereditariedade, a prática e uma relação íntima com a terra tornaram inimitáveis por raças maiores e mais desengonçadas.

Eles estão entre nós! :mrgreen:

De qualquer jeito, Tolkien dizia que os hobbits eram como as pessoas simples do interior da Inglaterra. Talvez ele tenha se referido à essas pessoas no Prólogo.
 
Acho que vocês não entenderam o que eu quis dizer com "fim do mundo". "Batalha Final" seria o termo mais apropriado que eu devia ter utilzado. É o seguinte: é impossivel que o mundo dure eternamente enquanto as sementes do mal plantadas por Melkor continuarem existindo. E enquanto elas existirem, o proposito de Eru quanta a Arda e a elfos e homens não estará cumprido. Por isso acredito que, algum dia, haverá uma Batalha Final, quando Melkor será definitivamente destruido (afinal, ele ainda existe, no vazio), assim como todas as suas criações e todas as sementes do mal que ele plantou, e todos os elfos e homens que morreram lutando contra Melkoe e suas sementes serão vingados. E só então Eru ficará satisfeito, pois o seu proposito para Arda estará cumprido, e esta será finalmente perfeita.
 
liteeliniel disse:
Se essa teoria estiver correta, certamente os hobbit são os pigmeus de hj em dia:

eles naum são os pigmeus. os pigmeus são aquele povo q morava proximo a rohan e gondor (naum lembro o nome....) q tbm eram baixinhos. tolkien fez questão de dizer q eles naum tinham nada a ver com os hobbits.
 
eu axo q o "fim do mundo" é mais um mito que ninguem, nem mesmo os sabios, sabem direito como e qdo vai ser.
Mas quanto aos hobbits, eu keria saber q fim levou o povo do Gollum depois dele ter abandonado a vila dele.
 
Barlach disse:
liteeliniel disse:
Se essa teoria estiver correta, certamente os hobbit são os pigmeus de hj em dia:

eles naum são os pigmeus. os pigmeus são aquele povo q morava proximo a rohan e gondor (naum lembro o nome....) q tbm eram baixinhos. tolkien fez questão de dizer q eles naum tinham nada a ver com os hobbits.

Mas, mas eles deve ter alguma coisa em comum (na verdade eles tem várias).
Mas mesmo na fantasia de Tolkien, eles devem ter algumadescendencia ou parentesco... :eek:
 
Alex deLarge disse:
Duende da Floresta disse:
A Xuxa talvez tenha visto um hobbit.

Não, os Hobbits são concorrentes se ela tivesse visto matava

Kem ligah pra xuxa...
vcs conseguiram mudar o assunto por completo
e sam, na boa, Tolkien era escritor de historias ficticeas...
mas se fossemos levar ao peh da letra... sabemos q Bush eh a personificaçaõ de MELKOR! :twisted:
 
Realmente, Tolkien sempre procurou dar o maior nível de verossimilhança possível à sua obra. Apesar de ficção, ele sempre procurou dar explicações que NUNCA fossem "isso acontece porque é mágico...".

Sobre os pigmeus. Não, definitivamente os hobbits não são pigmeus e nem parentes deles. Tolkien disse isso, e está no Contos Inacabados, sobre os "Drúedain". Esses sim podem ser considerados os "pigmeus" da Terra-Média; aquele povo que ajudou o exército de Rohan a chegar rápido até Minas Tirith.
 
mudando de assunto...
pq melkor nunca c casou :?: ou algo parecido... :?:
pq ele tomou fora de uma personagem q naum me lembro o nome... mas kem disse q existia soh ela pra ele tentar corromper :?:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo