• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

99,4% de semelhança genética

Ellion Cold

Usuário
Não sei se já criaram um tópico sobre o assunto, procurei, mas não achei. Caso tenham criado me passem o endereço e tranquem este.

A notícia é da CNN Brasil:

Os chimpanzés estão mais relacionados com os seres humanos do que com os gorilas ou outros macacos e deveriam ser incluídos na categoria humana da árvore genealógica, afirmou uma equipe de investigadores.

A idéia – que certamente renovará o debate sobre a evolução e a relação entre os humanos e os animais – partiu de uma equipe de pesquisadores liderada por Morris Goodman, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Wayne, em Detroit, nos Estados Unidos.

Atualmente, os humanos permanecem sozinhos na categoria Homo, mas Goodman sustenta que eles "parecem uma imitação levemente remodelada dos chimpanzés".

De acordo com o cientista, homens e chimpanzés têm 99,4 por cento de seu código genético em comum.

A pesquisa está sendo publicada nesta terça-feira na edição de Internet da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Questão de gênero
A equipe de Goodman não se referiu de maneira direta à evolução – descrita por Charles Darwin na obra "A origem das espécies", de 1859 -- mas propôs que os humanos e os chimpanzés sejam considerados ramos de um mesmo gênero devido às suas semelhanças.

Um gênero é um grupo de espécies muito relacionadas. A espécie humana, Homo sapiens, permanece sozinha no gênero Homo. Mas, anteriormente, outras espécies já foram incluídas no ramo, como o Homo neanderthalensis, ou homem de Neanderthal.

Os chimpanzés pertencem ao gênero Pan, juntamente com os chimpanzés pigmeus.

A proposta de Goodman poderia estabelecer três espécies sob o gênero Homo. Uma dos Homo (homo) sapiens, ou humanos; a segunda dos Homo (Pan) trogloditas, ou chimpanzés comuns; e a terceira dos Homo (Pan) paniscus, ou chimpanzés pigmeus.

"Acredito que é uma idéia razoável, obviamente, do contrário não a teríamos proposto", afirmou Goodman.

Richard J. Sherwood, um antropólogo da Universidade de Wisconsin, não tem tanta certeza assim. O fato de que chimpanzés e humanos estão relacionados e compartilharam um antepassado comum há sete milhões de anos é bem conhecido, argumentou Sherwood, mas isso não significa que agora pertençam ao mesmo gênero.

(Com informações da Associated Press)


-------------------------------------------------------

Se a semelhança é tão grande assim, eu acho justo que os chimpanzés passem a ser da categoria Homo, sendo nós Homo Sapiens e eles Homo Pans. O que vcs acham?
 
putz.. acabei de ler isso na folha e acho um absurdo se os chimpanzes forem considerados humanos.. sei la.. acho que rola preconceito :o?: em aceitar outra especie tao diferente da gnt como sendo humano...
mas nao é tao diferente se for considerado esse 99,4 % de semelhança genetica...
mas e os 0,6 onde ficam? deve ser o que faz a diferença entre nos e os "ancestrais"?
uma mesma sequencia de genes podem controlar outros ou simplesmente produzir proteinas simples (macacos), o que diz que ainda nao se pode servir com criterio p/ aproximar 2 especies

e vai dar o maior rolo se eles forem considerados Homo, pq como vamos fazer experiencias em seres humanos??? :o?:
 
Ah... eu ia criar um tópico sobre isso, mas saíram na frente... :tsc: :mrgreen:

O chimpanzé não seria considerado exatamente humano, mas do gênero Homo, o que indica um grau muito grande de proximidade evolutiva.

É uma idéia muito polêmica. Os Homens sempre, desde que efetivamente se tornaram homens, se consideraram únicos e superiores, e nos aproximar tanto do chimpanzé abalaria essa crença. Surgiriam muitas questões éticas, morais e filosóficas.

Pessoalmente, apesar de meus poucos conhecimentos, eu sou contra. Tudo bem que o DNA seja 99,4% igual, mas tem que se levar em conta outras características: inteligência, aparência, o organismo em si.

Além disso, também sou contra por que efetivamente considero que os Homens são únicos (mas não necessariamente superiores). Nenhum ser no planeta Terra sequer se aproxima de nossas realizações, em todas as áreas possíveis.

O homem domina a terra, o mar o ar, vai à Lua, envia sondas a Marte; constrói edifícios magníficos, compõe músicas, escreve livros, foge às limitações da natureza, faz questões filosóficas, pergunta pelo sentido da existência. Que animal sequer se aproxima de fazer qualquer uma dessas coisas?? Nenhum, com certeza. Por isso acho que o Homem merece um lugar isolado e de destaque na classificação dos seres vivos.
 
Os chipanzés foram rebaixados... Mas dá pra entender... Já vi pesquisas que comprovam ser o chipanzé o único animal além do homem que é capaz de agredir e matar os da própria espécie por puro prazer...
 
Eu não acho que deve nem que não deve entrar pro gênero Homo. Pra isso eu teria de saber quais são os critérios pra essas divisões, e não faço a mínima idéia de quais sejam.

Considerando somente o genótipo, é incontestável que somos quase iguais, ou pelo menos muito parecidos. Mas um macaco não sabe sequer fazer uma soma. E os homens podem ser gênios. Desse modo, os macacos permanecem sempre praticamente na mesma, que nada questionam, enquato nós quase não temos barreiras (as físicas). Eu acredito que esse seja o principal diferencial entre essas duas espécies (será que isso tudo pode estar dentro desses 0 ,6%?).
 
Pra mim 0,6% ainda é muita coisa. Sabe, não estamos falando de 100 genes onde 99 são iguais aos dos homens. Estamos falando de bilhões... aí 0,6% se torna bastante.
 
Será que os macacos podem evoluir para uma espécie inteligente daqui a uns milhões de anos?

A diferença no DNA de humanos é de menos de 0,1%.
Um pouquinho só muda bastante mas a base é bem parecida. Olha, eu ainda não tenho uma opinião certa sobre isso.
É parecido quando a gente fala que nós humanos somos todos iguais mas ao mesmo tempo cada um é diferente, tem suas característias próprias.
 
0,6% faz muita diferenca hein?????
Imagina tudo que esta ali, tudo que diefere a gente dos macacos esta em menos que 1% do nosso DNA!!!

O Ser Humano eh uma obra genial da natureza...melhor....o DNA em sim!!! :D
 
O genótipo é muito semelhante como já foi dito e o fenótipo não chega a ter uma gigantesca diferença. Os chimpanzés não deixam de ser humanóides, pois se parecem bastante com seres humanos (dois braços, duas pernas, dois olhos, uma boca, etc...). Não acho que seja injusto torna-los parte do gênero homo, pois eles merecem.

O que eles não tem que nós temos é um cérebro grande. O crânio deles é bem menor que o nosso, portanto o cérebro também. Sendo assim, apesar de ser um dos animais mais inteligentes que existe, não está no nosso nível. Eles não são seres irracionais, eles pensam e sentem emoções de raiva ou carinho como nós. Isto tudo em um nível bem inferior aos humanos, lógico. Se a capacidade mental é suficiente para separar gêneros em nossa nomeclatura que eles continuem como estão, mas até onde sei a nomenclatura não é baseada em capacidade mental. Ela é baseada na semelhança entre as espécies, considerando o conjunto (genótipo + fenótipo). Assim sendo, não só acho justo os chimpanzés serem pans, como acho o mais sensato.

Isso seguindo as próprias regras impostas pelos humanos sapientes para a nomenclatura. Se as normas serão alteradas por que encontraram seres com grande semelhança a nós, eu não sei. Só sei que isto não seria nada ético.

Não digo que somos iguais aos macacos, nem que estes um dia vão nos substituir. Talvez daqui a um milhão de anos eles possam ter uma inteligência semelhante a nossa de hoje, mas até lá nós provavelmente estaremos superiores da mesma forma, pois a evolução não para.

O problema é quanto a fazer experiências com eles, pois depois dessa notícia ficará cada vez mais difícil. Com o tempo talvez não seja nem mais permitido, o que pode ser desfavoravel para nós em termos de ciência/evolução, mas eticamente correto. Os chimpanzés são bastante estudados e depois dessa notícia serão mais ainda, já se sabe que muitos grupos tem cultura própria e que alguns já tentam se comunicar através de diferentes tons de "voz" (leia-se grunidos). Eles são inteligentes, mas ainda terão que percorrer um loooooongo caminho para chegar onde estamos. Muito longo mesmo.
 
Ela é baseada na semelhança entre as espécies, considerando o conjunto (genótipo + fenótipo). Assim sendo, não só acho justo os chimpanzés serem pans, como acho o mais sensato. .
Pan não é o gênero dos macacos? Vc falou que acha até justo incluirem eles no gênero homo, então pq vc escreveu que é justo eles serem pans? Escreveu errado?
 
Eu errei. Desculpe. O correto seria Homo Trogloditas e Homo Paniscus como diz parte da notícia que postei:

A proposta de Goodman poderia estabelecer três espécies sob o gênero Homo. Uma dos Homo (homo) sapiens, ou humanos; a segunda dos Homo (Pan) trogloditas, ou chimpanzés comuns; e a terceira dos Homo (Pan) paniscus, ou chimpanzés pigmeus.
 
a gente tem q aceitar q somos bem parecidos com os chimpanzés,q eles saum os animais q mais se assemelham a nos,mas tem q deixar claro q eles nunca vaum "chegar aos nossos pes"hehe,pq nos pensamos,conseguimos raciocinar(pelo menos a maioria de nós :mrgreen: )e eh aih q os 0,6 % fazem a diferença....
eu axo q naum deviam classificar os chimpanzes como homo,exatamente pq a especie humana eh a mais unica de todas(exatamente por ser racional)e por isso soh ela deve ser parte do genero homo
 
Coiote, essa é a visão atual das coisas, de que nós somos animais superdotados, um outro tipo de animal, mas pode ser que daqui a um tempo nós descubramos ou aceitamos que nós somos só macacos mais espertos um pouco.

Eu não sei direito como classificar o homem também.
 
Coiote disse:
eu axo q naum deviam classificar os chimpanzes como homo,exatamente pq a especie humana eh a mais unica de todas(exatamente por ser racional)e por isso soh ela deve ser parte do genero homo

Eu detesto a concepção do ser humano como sendo "racional". É uma visão muito antropocentrista você se considerar como o topo da escala evolutiva, superior à todas as formas de vida.

O homem não controla a Terra; quem controla a Terra são as centenas de bilhões de artrópodes.

Quanto ao tópico, eu gostaria de postar uma pergunta porque até hoje não obtive uma resposta:

-É possível cruzar e gerar descendentes híbridos ( inférteis, considerando a variação genética considerável ) entre as duas espécies?
( Bizarrice seria se já testaram isso... )

A terminologia usada para designar "o que é espécie" e "o que é subespécie" é novamente um conceito plenamente humano. Os maiores cientistas da área se reúnem e decidem o que farão. É algo um pouco mais complicado que "características anatômicas semelhantes" e "capacidade de gerar descendentes férteis".
 
Eu detesto a concepção do ser humano como sendo "racional
concordo plenamente... não somos racionais; q animal q destroi a propria casa???
o unico animal q faz isso eh o inteligentissimo Homo sapiens, o topo da escala evolutiva... aff, e ainda falam q nos dominamos o mundo, grande merda dominar o mundo pra acabar com ele!!

É possível cruzar e gerar descendentes híbridos ( inférteis, considerando a variação genética considerável ) entre as duas espécies?
( Bizarrice seria se já testaram isso... )

Bom pelo q eu aprendi nas aulas de Biologia :mrgreen: , se esses animais tiverem numero de cromossomos diferentes não da, mas se esse numero for igual da certo...agora se alguem jah tentou fazer essa experiencia eu num sei, talvez os nazistas q eram doidos :lol:
 
É possível cruzar e gerar descendentes híbridos ( inférteis, considerando a variação genética considerável ) entre as duas espécies?
( Bizarrice seria se já testaram isso... )
Eu acho que o homem e o macaco não são da mesma espécie, nem se considerar essa nova descoberta aí. Ia ser igual em gênero.

Só que eu não sei se quando cruza entre animais do mesmo gênero dá pra sair um híbrido.

Tipo, cachorro e lobo são do mesmo gênero, mas não sei se dá.
 
Dada a enorme semelhança genética, muito provavelmente é possível criar híbridos de humanos e chimpanzés, mas eles seriam inférteis.

Nunca foi provado, mas se diz que os nazistas fizeram isso (dá arrepios só de pensar...). Eles teriam obrigado mulheres judias a fazer sexo com chimpanzés.

E há um grupo neo-nazista que propõe cruzar pessoas de "raças inferiores" com deficientes mentais e com macacos para criar um tipo híbrido, meio humano, meio macaco, com retardo mental e grande força física. Para ser escravo da "raça superior".
 
Nunca foi provado, mas se diz que os nazistas fizeram isso (dá arrepios só de pensar...). Eles teriam obrigado mulheres judias a fazer sexo com chimpanzés.

Mesmo se eles tivessem as obrigado a fazer sexo com chimpanzés, num haveria como numa reprodução sexuada, gerar um hibrido humano/chimpanzé, em primeiro lugar pela imcompatibilidade dos cromossomos, e em segundo, a formação uterina naum se desenvolveria num ovulo humano, q rejeitaria espermatozoides do animal, assim como faz com os defeituosos humanos.


foi meu professor de me disse isso... e eu acredito... ou prefiro acreditar... :roll:
 
O homem domina a terra, o mar o ar, VAI À LUA, envia sondas a Marte; constrói edifícios magníficos, compõe músicas, escreve livros, foge às limitações da natureza, faz questões filosóficas, pergunta pelo sentido da existência. Que animal sequer se aproxima de fazer qualquer uma dessas coisas??

Concordo em parte...
SOBRE A LUA ...o chipamzé já foi :lol:
Nao lí o artigo que foi posto no primeiro post mas ví essa noticia no Fantástico...lá eles falaram que a mentalidade do chipanzé se aproxima à de uma criança de 4 anos de idade....crianças dessa idade nao fazem nada isso que vc sitou :aham:
Mas acreditar que os chipanzés seriam nossos parentes tão proximos...eu nao agredito...quantas vezes a ciencia se enganou?quantas coisas foram descobertas e nós vimos que agreditavamos na coisa errada?...além disso a idéia de que o homem provém do macaco fere os conceitos religiósos de milhares de pessoa
 
...além disso a idéia de que o homem provém do macaco fere os conceitos religiósos de milhares de pessoa

FOi por isso q um cara chamado Darwin, ha um tempo atras foi bastante discriminado no meio científico...por causa de religião...

Q o homo sapiens eh uma evolução dos primatas eh um fato !!!
Se eu naum me engano, desde a descoberta do Cro-magnon ja foi provado isso...


...Mas acreditar que os chipanzés seriam nossos parentes tão proximos...eu nao agredito...


pode acreditar !!! vc tb tem quase 40 % do codigo DNA/RNA de um camundongo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo