1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

92% dos estudantes universitários preferem o livro impresso ao digital, diz pesquisa

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por fcm, 17 Fev 2016.

?

Qual tipo de livro você prefere

1. Livro impresso

46,2%
  2. Livro digital

15,4%
  3. Ambos

38,5%
  1. fcm

fcm Visitante

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Embora eu prefira os livros impressos, hoje eu uso muito mais o digital (Kindle) - Para ler em transportes públicos acho bem melhor e principalmente por causa do espaço. Tenho uma biblioteca bem grande que não ocupa quase nada, apenas a nuvem da Amazon.
    A leitura é boa, não prejudica a visão mas falta aquele tato e cheiro do livro em papel.

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Pra ler prefiro papel, mas na ausência dele leio muita coisa digital sem problemas.

3. Reverendo

Reverendo Usuário

Eu preciso do contato físico com o livro. Sou um romântico antiquado.

4. matheus apc

matheus apc Usuário

No Brasil o livro digital é quase o mesmo preço que o físico. O físico têm a vantagem de poder ser trocado.então é melhor pro bolso comprar o físico.

(meu preferido é o que é melhor para o bolso):coxinha:

• Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

Tá disputado até agora.

• LOL LOL x 2
  6. Calib

Calib Visitante

Já já vem o Deriel ou a Anica pra votar no e-book e deixar o placar num belo 7 x 1. :lol:

• LOL LOL x 2
  7. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

aí os mocorongos tão lendo em celular e tablet, né. o problema das pesquisas sobre e-books e livros de papel em geral é esse: muita gente opina sem nem ter testado um kindle da vida. além do que, é uma pergunta de pesquisa idiota, como se você tivesse que escolher porque a partir de amanhã só existirá um ou outro. eu adoro livros de papel porque sim, gosto do cheiro, gosto da capa, gosto de conseguir me localizar fisicamente no livro (página x é aqui, aquela citação y fica ali). por outro lado, adoro o e-book por 'n' motivos que já citei aqui no fórum, e tem sido onde mais leio livros, mas vez ou outra me dá coceira de comprar um livro de papel porque tem coisa que sei que é só em livro de papel.

de qualquer forma, já que a pesquisa foi feita com estudantes e, suponho, tenha alguma relação com livro para estudos e não só a idade dos entrevistados: tem um negócio que já foi comprovado em pesquisa que livro lido em ebook é esquecido mais rápido do que lido em papel (tem a ver justamente com aquilo que falei de se localizar fisicamente no livro). esse é um problema se você está estudando para uma prova, e não lendo por prazer.

por outro lado, lembro que láááá em 2005, 2006, quando e-books (se existiam) ainda não eram muito populares, tinha uma comunidade no orkut chamada "queria control f nos livros". caramba, o search do kindle é uma mão na roda. sem contar o acesso rápido e organizado aos trechos grifados e anotações. e rola um ctrl c ctrl v de trechos se você abre o livro no calibre, imagino para quem esteja escrevendo monografias e afins isso deve ser uma lindeza só. enfim, no final das contas nessa ideia de que tem que se escolher um ou outro, a pessoa acaba perdendo uma ferramenta que poderia ajudar nos estudos. então no fundo é isso: tudo tem seus prós e contras.

em tempo: não concordo com leitura de ebook em celular e tablet justamente por causa dos motivos citados pelos estudantes. a distração é óbvia: celulares e tablets com acesso a internet, você passa mais tempo checando suas notificações do que lendo o livro, a não ser que fique offline. e o segundo é o desconforto físico, já que a tela de celular e de tablet tem aquela iluminação de tela de computador, e não uma tela que imita de fato o papel como é com o e-reader (eu falo de kindle porque é o que eu tenho, mas lembro de já ter visto um kobo e a ideia é a mesma).

enfim, se eu pudesse dar um conselho é não sejam bocós, não tem que escolher entre um e outro, tirem o que há de melhor em um e outro para vocês. beijos. =*

• Ótimo Ótimo x 10
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Eu só não respondi a enquete do @fcm, pois tudo depende do ângulo de análise:

Pra apenas ler eu prefiro o papel e não toa leio muito de bibliotecas, amigos e parentes, mas como sou cada vez menos materialista com os livros físicos, no que diz respeito a adquirir hoje disparadamente tenho muito mais títulos digitais.

9. fcm

fcm Visitante

aí eu olho enquete e tá 8x0.

Mas concordo com o @Fúria da cidade , pra mim também é difícil votar, embora eu prefira impresso hoje eu uso muito mais o digital.

10. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Papel, com certeza! Estou entre esses 92%.

Eu nunca usei Kindle, já li apenas com iPad e não tive problema com dispersão de atenção - quando pego pra ler, eu leio e pronto - e nem de vista - minha vista só dói quando leio na tela do PC. Mas ainda assim, eu prefiro papel. Nada como folhear, marcar a página, sentir a textura, o cheiro, calcular o tempo de leitura pela grossura do tomo e tamanho das letras etc. Sem contar o orgulho de ver o volume da estante.

É um prazer diferente.

11. Calib

Calib Visitante

Livro em papel é melhor porque se você comprar um livro ruim e não gostar dele, ainda pode embrulhar num papel bem bonito e dar no amigo-secreto de Natal para aquela tia chata.

• LOL LOL x 6
  12. *Ceinwyn*

*Ceinwyn* Ogra rosa

Depende. Pra estudar, livro físico, até porque realmente a informação se detém melhor. Mas não me nego a usar ebook não, inclusive tenho alguns.
    Pra lazer, tanto faz. Acabo que ainda compro muitos físicos porque moro perto de várias livrarias, às vezes a tentação é demais e acabo comprando, mesmo tendo 3543646835325437 livros comprados pra ler :lol:
    No transporte público, só Kindle salva.

• Gostei! Gostei! x 1
  13. Tilion

Tilion Administrador

Estudantes universitários preferem xerox a livro na estante, na verdade.

• LOL LOL x 11
  14. Grimnir

Grimnir Usuário

Acho bem irrelevante esse papo de cheiro/textura do livro. Considero mais a praticidade, não apenas de transporte, mas também de manuseio. Eu ainda acho a navegação no Kindle primitiva (eu uso um modelo antigo, então posso estar desatualizado), já que não supera o ato de folhear um livro. Para pular para um capítulo específico, por exemplo, eu ainda preciso abrir o meu, ir para o sumário e selecionar o capítulo que eu quero. É um pouco lento. Por outro lado, a capacidade de fazer buscas por palavras é uma qualidade sensacional (inclusive me ajudou muito no julgamento do Sauron, no atual Círculo da Lei).

Posso estar totalmente errado, mas ainda acho que o Kindle faz pouco uso do caráter eletrônico, apresentado pouca expansão de conteúdo (tem o dicionário e agora vi que também a Wikipédia para consultar palavras).

• Gostei! Gostei! x 1
  15. DiegoMP

DiegoMP Usuário

Eu, sendo universitário, prefiro o livro na estante, quem prefere o xerox é o meu bolso.

• LOL LOL x 1
  16. Tilion

Tilion Administrador

• LOL LOL x 2
  17. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Muitos livros recomendados por professores, eu leio em formato digital, pra ver se é realmente do meu interesse. Se for, compro o de papel.
    Mas romances, que são meu prazer, só de papel mesmo.

18. Heberus Stormblade

Heberus Stormblade Paz e Amor

Leve, multi-livros, iluminação, dicionário, marcação de trechos, consulta de palavras (Tantas vezes pesquisei o nome de um personagem ou lugar que apareceu depois de muitos capítulos e pude relembrar, para meu regojizo, de quem ou do que se tratava). E isso, meus caros, são apenas algumas das vantagens que os livros digitais e seus leitores nos proporcionam.

• Gostei! Gostei! x 1
  19. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Quando se trata de livros técnicos pra uso profissional, na minha área (Engenharia Elétrica) o digital pra mim tem imensa e total prioridade, pois a ferramenta de pesquisar palavras e termos técnicos é algo essencial pra agilizar e facilitar o trabalho.

Ou seja, o digital é excelente pra quem necessita de uma ação objetiva, rápida e eficaz na pesquisa.

20. fcm

fcm Visitante

Como você utiliza essa funcionalidade?

Compartilhar