• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 8º Livro: Drácula (Bram Stoker)

Sou suspeito em falar do Drácula porque é um dos meus romances preferidos, mas vamos lá!

(Ainda não assisti o doc)
Mas queria fazer um comentário geral das impressões que eu tive e minhas opniões atuais. =D

Primeiro sobre o vampirismo e o Conde e como que tudo foi retratado no livro e o resto do mundo.
Fica bem claro no livro, pelo menos pra mim, que o vampirismo é uma 'doença', uma maldição e que o Conde, no fundo, era um ser humano que estava aprisionado naquele corpo e que a felicidade nunca existiu pra ele e ele, como um drogado, via que o que ele fazia era horrendo e ruim, mas não tinha poder de fazer qualquer coisa. Enfim, no fundo de toda aquela maldade ainda existia uma alma humana clamando pela libertação. Acho isso pela passagem em que o Conde morre.
Outro ponto, os poderes do Conde. Sempre joguei o storyteller Vampiro (a Máscara e Idade das Trevas) e os poderes do Conde são, basicamente, todos os poderes dos clãs do jogo.

Segundo, o que que fizeram com os vampiros?
Pensando nas lendas e no Drácula. O jogo ainda é tenebroso e você joga como um vampiro e você sabe que é amaldiçoado.
Outro, que conheço, são os livros de Anne Rice (Entrevista com Vampiro e etc.) que também levam a coisa na mesma linha.
Depois parece que resolveram que aquela alma humana aprisionada no corpo do vampiro se tornou mais forte do que o vampirismo. A primeira vez que vi isso foi no filme 'Vampire Hunter D Bloodlust' em que rola um amorzinho entre um vampiro e uma humana, a ambientação é total gótica e dark.
Saindo dai vejo duas linhas. Uma em que os vampiros são demônios ou criaturas satânicas sem nenhuma consciência humana, tipo aquele manhwa Priest. Outra linha é que a parte humana é mais forte, tipo a série Crepúsculo, em que a maldição é quase inexistente, uma figura mal compreendida.
Eu gosto mais dos vampiros tipo Drácula e sou menos inclinado aos a lá Crepúsculo. XD

Mais uma coisa!
Qual será a influência desse livro em nós? Por exemplo, é sabido que a Divina Comédia e o Conde de Monte Cristo, por exemplo, como vários outros livros influenciaram o imaginativo humano em diversos pontos. Como a nossa construção de inferno provinda da imaginação de Dante e etc.

Pra mim é a figura do vampiro como um ser cruel, demoníaco e maldoso, mas também galã, belo e com os prazeres do proibido.

Bom, é por ai que vão meus pensamentos. Gosto muito do livro, principalmente da forma como foi escrito. Isso o que penso, que pensam vós? =D
 
Ainda não entendi porque o Drácula virou vampiro :slow:

olha, só se eu não entendi direito, mas li o livro todo e não achei uma resposta satisfatória pra essa pergunta, pelo que eu me lembro do filme, acho que lá eles colocaram uma parte no começo onde a noiva dele se mata por algum motivo que não lembro e dai por isso ele renega deus, era algo assim né? alguém lembra melhor do que eu? mas realmente no livro não dá nenhuma explicação sobre o porque...
Pelo que entendi agora, sobre a origem de Dracula, pelo menos no livro, ele é uma espécie de Fausto, alquimista etc que lidava com magia negra e aparentemente deve ter feito algum pacto com o Diabo, como a Clara disse e se tornou um amaldiçoado como disse o Salgueiro-homem. Van Helsing diz que a lenda era de que a família lidava com magia negra, que aprenderam com a Scholomance (capítulo 18 e depois também). Fica dito também que Dracula é um entre muitos "vampiros" que existiram.

Na verdade, depois da morte de Lucy a parte cristã do livro fica bem mais pronunciada. Além de mais e mais citações bíblicas se somarem ao longo do texto, temos a questão da hóstia (se bem que já tínhamos o crucifixo desde o começo), a terra santa (de cemitério, acho né?) que é o único lugar em que Dracula pode descansar (e ao fazer isso torna ela impura, segundo Van Helsing), a separação corpo-alma. Em certo momento (quando eles se ajoelham em volta de Mina para rezar...), com um pessoal tão virtuoso de um lado (e confesso que cansou um pouco tanta virtude e choro e declarações etc), pensei nos Cavaleiros da Távola Redonda como metáfora para o grupo, apesar de não ter pensado em um Graal, mas Van Helsing usa uma metáfora melhor para eles, a de que eram Cruzados. De certa forma eles foram reconquistar a Terra Santa (o Oriente).

o que me irritou um pouco no livro, mas eu entendo que ele foi escrito há muito tempo e esse é o porque, foram as partes em que saiam frases do tipo: "a Mina não é tão inteligente quanto um homem..."
uáti??? não, ela não é tão inteligente, ela é mais inteligente!!! :hihihi:
bom, eu entendo que na época em que o livro foi escrito era assim mesmo, mas não consegui me conter de sentir uma certa irritação com isso, mas não é nada que atrapalhasse a leitura...

é aquela questão toda das mulheres "serem menos do que os homens" naquela época, né? como a parte em que ele diz que a Mina é inteligente como um homem, acho que isso tudo faz parte do machismo e da cultura da época em que o livro foi escrito e a Mina era considerada por todos uma moça cheia de virtudes, pra casar mesmo, por isso que fizeram de tudo pra salvá-la - é o que dá a entender, se ela fosse uma pobre coitada "desvirtuada" não valeria o sacrifício...
Não lembro se Van Helsing diz exatamente que Mina não é tão inteligente quanto um homem, mas acho que ele diz que ela tem "o cérebro de um homem e o coração de uma mulher" (cap. 18). Algo assim. De qualquer forma cai naquela ideia machista de: "homens são racionais, mulheres emocionais e pronto".

É interessante também como apesar de os homens tentarem calar Mina (e até mandam ela ir dormir), ela continua agindo: vai escrever, tem a ideia da hipnose, descobre o caminho de fuga de Dracula...

O que me irritou (mais que isso) foi a dificuldade de ação deles... O tempo todo param para o café da manhã, para o jantar, para discutir o que fazer (e fazem muito pouco), para esperar o pôr do sol ou o nascer do sol... Talvez isso possa ser justificado por um caráter precavido de Van Helsing, mas não sei. O que se vê é Mina "contaminada" e todo mundo esperando até amanhã...

Fiquei com uma certa pena quando o Renfield morre.
Alguém mais se sentiu assim?
A morte dele nos mostrou o quanto o Drácula sabe ser cruel e maligno.
Mas eu estava tentando lembrar como é que o Renfield conhece o Drácula, qual a ligação dele com o vampiro e o motivo de chamá-lo de mestre, mas não consegui lembrar, não sei se tem uma explicação pra isso no resto do livro. :think:

pois então, na verdade, pelo que eu lembro, não tem uma explicação pra isso, mas quando o Reinfield chega no manicômio já por causa das alucinações dele com coisas referentes ao Drácula, não? a coisa das moscas e aranhas e tudo o mais... pensei que, por ser uma mente mais fraca, talvez ele tivesse sido dominado mentalmente pelo Conde, mas realmente no livro não existe uma explicação sobre isso...
Os filmes parece que criam mesmo a ideia de Renfield como um antecessor de Jonathan (só ver um trecho que o Morfindel colocou ali), mas no livro não tem nada mesmo, só uma referência de que ele já teria entrado no manicômio com seu sistema ou crença sobre a cadeia da vida e que os amigos insistiram que ele fosse internado (cap. 18, 30 de setembro). Agora não dá para entender se ele criou esse sistema sozinho e foi cooptado por Dracula prometendo "vidas" para ele (e quando ele se sentiu enganado e tentou lutar foi morto) ou se Dracula incutiu essas ideias nele para ter um auxiliar. Provavelmente o segundo, como com o sonambulismo de Lucy.

Mesmo supondo que todos já tenham lido o livro, não custa lembrar que o documentário apresenta um resumo da história e comentários bem pertinentes, alguns nadaver e ainda outros totalmente (eu achei) viajados como a teoria da professora (Nina Auerbach) sobre o bebê Harker. :ahn?:
É bem no final, observem e digam se concordam.
Verdade, meio exagerado. Pelo livro não dá para dizer, já que a maldição de Mina foi "curada" e o bebê não foi concebido na época. Mas acho que essas viagens fazem parte da diversão em literatura, né?

edit: No fundo acho que Stoker deixou isso como gancho para a continuação: Drácula 2: O retorno ou Um estranho no ninho ou O inimigo agora dorme ao lado. Deve ter sido isso...
edit.

Vi uma teoria também que compara a cena da morte de Lucy com um estupro coletivo (gang rape), já que a estaca seria um objeto fálico e Arthur sente prazer naquilo, estando cercado pelos outros três homens. Enfim...

----
Resolvi reassistir ao filme "Drácula de Bram Stoker" e gostei menos depois de ter lido o livro... Não é uma adaptação nem um pouco fiel. Até os diálogos me pareceram sem nexo agora. Mas visualmente continua muito bonito.
 
Última edição:
Resolvi reassistir ao filme "Drácula de Bram Stoker" e gostei menos depois de ter lido o livro... Não é uma adaptação nem um pouco fiel. Até os diálogos me pareceram sem nexo agora. Mas visualmente continua muito bonito.

também fiz isso esse fds e decepcionei bastante pois esperava uma adaptação mais fiel ao livro. O filme não me empolgou como o livro, mas valeu ter visto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo