1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

75 Anos Da Queima De Livros Na Alemanha

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Éomer, 9 Mai 2008.

  1. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Amanhã dia 10 de maio são lembrados os 75 anos da grande queima de livros da Alemanha. Estimulados por um pronuncimento de Goebbels, chefe da propaganda nazista, estudantes ligados ao partido nazista recolheram e queimaram livros de vários escritores, principalmente judeus.
    Obras de Albert Einstein, Thomas Mann e Sigmund Freud, entre outros, foram queimadas com o objetivo torpe de "purificar a literatura alemã" conforme divulgado na época.
    Freud, ao ser entrevistado sob o assunto disse: "Pelo menos há uma evolução, na Idade Média queimariam o escritor". Mal sabia que logo em seguida seriam queimados seres humanos ao invés de livros.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 9 Mai 2008
  2. realemente um absurdo , por isso sempre vi Joseph Goebbels como o mentor e o verdadeiro mostro por trás de Hitler.

    no próprio filme a Queda , um relato veridico , a figura de Goebbels como uma pessoa extremamente calculista e fanático por seus ideais.

    a morte de sua familia, é um misterio , mas até onde se sabe é uma das atitudes mais insensatas da história.

    vale a pena dar uma olhada:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  3. zannah

    zannah The Red

    Um louco, um RACISTA, promove uma "purificação" que se inicia com livros sendo queimados e culmina com milhares e milhares de pessoas sendo mandadas para campos de extermínio só porque eram judias... É revoltante, doloroso... e jamais deve ser esquecido. Jamais mesmo.
    O pior é que sempre tem algum alienado pregando por aí (internet, panfletinho, etc...) as "maravilhas" do nazismo... Prova cabal de que existem pessoas que podem ter perda de massa encefálica se tiverem uma desinteria!
     
  4. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Pode-se citar como algo semelhante (claro que guardadas as devidas proporções) essas pessoas que pregam a volta da ditadura militar aqui no Brasil, dizendo que aquela época era boa.
     
  5. Tilion

    Tilion Administrador

    Os nazistas deixaram uma herança de queima de livros, já que a mesma é praticada com regularidade hoje em dia no Cinturão da Bíblia, nos EUA, sempre que surge uma obra que "ofenda os princípios cristãos". Harry Potter que o diga.
     
  6. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Foi uma coisa dura que as pessoas tiveram que enfrentar.
    É uma data para se lembrar do que já aconteceu e lutar para que algo do tipo não aconteça de novo.
     
  7. zannah

    zannah The Red

    É que algumas pessoas tem o que eu chamo de "memória seletiva", Till. Lembram só o que interessa a elas lembrar.
    E como diz meu pai : "pra falar asneira, fazer bobagem e conseguir um financiamento no Banco do Brasil, sempre se dá um jeito..." :think:
     
    Última edição: 11 Mai 2008
  8. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Sim, concordo com você, ou só lembram do que querem ou então não passaram pelo o que estão dizendo.
     

Compartilhar