1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

7 livros que ferraram a humanidade (ou quase)

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Mi Müller, 25 Ago 2010.

1. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Reportagem da Superinteressante para debatermos:

Vi
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Tataran

Tataran Usuário

Acho que houve certa parcialidade quando a autora afirmou que os prejuízos decorrentes da Bíblia sejam devidos à sua má interpretação. Há muitos trechos bíblicos que, ainda, que "bem" interpretados, podem dar (e deram) causa a inúmeros preconceitos e atrocidades.

3. Tayana

Tayana Usuário

Mas a bíblia é frequentemente mal interpretada sim, afinal a bíblia é uma parábabola, metáfora...não poder ser lida ao pé da letra se não não fará sentido, tem que haver interpretação textual.

4. Izze.

Izze. What? o.O

Gostei dessa lista. Na FLIP alguns autores (mais Peter Burk e Robert Darnton) falaram de como os livros, às vezes, podem ser perigosos (e Yehoshua até citou a Bíblia se referindo ao assunto). Mas na verdade não são só os livros em si que são perigosos, mas a união com a falta de informação, pesquisa e, claro, interpretação.

5. Tataran

Tataran Usuário

Sem sombra de dúvida que ela pode ser mal interpretada, contudo, há trechos onde, nem bem interpretada, há salvação para o que está dito ali.

Dou como exemplo a orientação de que as pessoas que contraíssem a lepra deveriam ser expulsas da comunidade. Esse tipo de regra, embora possa ter tido seu valor há 2000 anos, é inaceitável segundo a nossa visão atual.

E essa passagem não é a única. Há inúmeros outros trechos, especialmente no antigo testamento, que ditam normas de comportamento que são incompatíveis com nossa visão atual.

6. Excluído044

Excluído044 Banned

Este tópico é bastante interessante... Acho que os livros são um meio poderoso de disseminar ideias, sejam boas ou más. Quanto as "más interpretações" em relação à Bíblia temos que ter cuidado. Como disse Tatarana muitos trechos são utilizados para justificar preconceitos, principalmente, religiosos. Eu acredito que quanto mais se lê obras variadas, que se estude, podemos ter uma visão ampla de todos os assuntos.

7. Felipe Sanches

Felipe Sanches Usuário

Morro de vontade de ler o Malleus Maleficarum *-*

8. Tataran

Tataran Usuário

Está aí uma obra que poderia ter constado da lista, sem sombra de dúvida. Neste
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    aqui, tem a tradução integral do livro para o inglês.

9. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

poderia ñ, ela já está lá no nº 4.

e se é pra falar de livros mal utilizados, além da bíblia tem o corão, o marabharatha, o príncipe...

10. kika_FIL

kika_FIL Usuário

o Malleus Maleficarum foi um dos livros mais dolorosos que eu já li....

11. Engraçado... tenho uma cópia digital do Malleus (Cambridge) e ainda nem lí.

Essa é uma boa hora, não é? XD

12. kika_FIL

kika_FIL Usuário

É interessante como estudo antropológico ou algo do gênero...mas, sendo mulher e vivendo neste século eu senti horror e foi bem difícil ir até o fim...

13. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

sifu

ainda bem q a lana lane ñ vivia naquela época, :rofl:

14. Lana Lane

Lana Lane Usuário

RE: sifu

Nuss!!! :susto:
    Já pensou?! tava ferrada! :rofl::rofl:
    Essa história com os pobres dos gatos me deixa totalmente p. da vida. :disgust: São uns bichos incompreendidos!

ah, e esse sobre a inferioridade intelectual da mulher deve ser uma pérola! ¬¬

15. Liico

Liico Usuário

vi a lista ontem pelo twitter da super e achei interessante, principalmente o "1- “L’uomo delinqüente” (O homem delinquente), Cesare Lombroso, 1876" e o "“O martelo das bruxas” ou “Malleus Maleficarum”, Jacob Sprenger, 1485"

gostaria de ler o livro do Lombroso para compreender como ele sustenta seu argumento e o malleus por pura curiosidade, vi todos falando tão empolgados que vou pensar em ler a versão em inglês indicada aí em cima.

16. Mi Müller

Mi Müller Usuário

[align=justify]Ah que bom ver que essa lista rendeu uma discussão bacana. Confesso que não li nenhum deles, mas fiquei realmente chocada com a lista, não apenas por conta de toda esta questão da intencionalidade de autor, mas sim de como se apropriam dessas obras para justificarem as atrocidades. É aquela velha máxima, depois que tu publicas um texto ele não te pertende mais, se alguém fizer um recorte e usar em um contexto completamente diferente do imaginado pelo autor, pronto o estrago está feito.

Acho que sempre tive esse medo, tenho uma cópia aqui e sempre vou deixando para depois... uma hora preciso encará-lo.
    [/align]

17. Encare Mi. Nem que seja pra vencer o medo. :sim:

Compartilhar