1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

64 Anos do Desembarque na Normandia.

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Éomer, 6 Jun 2008.

  1. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    A 06 de junho de 1944 ocorria nas costas da Normandia, França, o famoso dia D, desembarque das tropas Americanas, do Reino Unido e demais aliados. Foi um dos golpes definitivos as tropas alemãs, que de resto já vinham sofrendos sucessivas derrotas após a batalha de Stalingrado.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Seria legal você comentar alguma coisa além de só linkar pra Wikipedia.

    Tem um livro chamado "O Mais Longo dos Dias" que conta justamente a história do Dia D, sob o ponto de vista dos dois lados (Aliados e Alemães). É um relato bem completo do Dia D. Virou até filme.
     
  3. Éomer

    Éomer Well-Known Member


    Boa. Vou ler. Na verdade o objetivo do tópico era só recordar a passagem do dia.
     
  4. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Minduim, leu o livro? Recomenda?


    Bem, gosto muito de The History Channel, ja assisti um excelente documentário sobre o Dia D nele, provavelmente passarão algo.
     
  5. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Li sim, eu tenho ele aqui em casa. É fácil de encontrar, tem até aquelas versões Pocket Book de 10 reais.
     
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Eu tb li e é muito bom. Tenho o filme tb mas nunca vi hehehe.

    Anyway, deve ser filho de pracinha né, pq 64 anos não é nenhuma data redonda pra se comemorar
     
  7. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    E olha que a FEB só foi pra Europa depois do Dia D... :lol:
     
  8. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Tem uma música do Iron Maiden sobre esse dia, chama The Longest Day:wink:
     
  9. Elminster

    Elminster Usuário

    Eu vou ser chato mas não ligo. :obiggraz:

    O dia D não deveria legar tamanha importância, mais fundamental foi o avanço do exército soviético no front oriental, sem eles o dia D nunca daria certo, além do que foi o principal pé no sapato dos alemães. E viva a melhor arma inventada na guerra: o T-34 Russo :mrgreen:.

    PS: Não sou comunista/socialista, não se enganem por favor.
     
  10. Dante Sparda

    Dante Sparda Banned

    Vou comemorar isso jogando Medal Of Honor Frontline!
     
  11. Elminster

    Elminster Usuário

    Sou mais Call of Dutty, mas Medal of Honor também é muito bom! :mrgreen:
     
  12. Dante Sparda

    Dante Sparda Banned

    Acredita que nunca joguei Call Of Dutty? É no estilo de Black?
     
  13. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Na verdade, o maior fator pro Dia D ter dado certo nem foi o avanço soviético e sim uma série de fatores, dentre os mais importantes:

    1 - A extrema confiança dos alemães na "Muralha do Atlântico" que Hitler vinha construindo por todo o norte da Europa desde 1942.

    2 - A crença de que a esperada invasão (sim, os alemães sabiam há muito tempo qeu os Aliados tentariam uma invasão) ocorreria em Calais, e não na Normandia. Apesar de, durante muito tempo os 2 principais comandantes da defesa alemã na Europa, o Marechal Erwin Rommel e o General Von Rundstedt, terem acreditado que a invasão seria na Normandia, eles próprios mudaram de opinião quando os aliados começaram a bombardear incesantemente Calais, justamente pra que eles pensassem que a invasão ocorreria lá. Tanto foi assim que o grosso das tropas alemãs estava em Calais no dia 6 de junho.

    EDIT: tem também o fato de o Hitler, sabe-se lá porque, ter colocado todas as divisões Panzer sob seu comando pessoal. Ou seja, pra mobilizar uma divisão Panzer precisava-se da ordem do próprio Hitler. Vale ressaltar que, se os Panzer tivessem sido postos em ação logo que as divisões aero-transportadas começaram a ser notadas pelos alemães, o desembarque teria muito provavelmente falhado.
     
    Última edição: 7 Jun 2008
  14. Elminster

    Elminster Usuário

    Black que você diz eu não conheço ou não to lembrado, mas o estilo é parecido com medal of honor, tem uma missão inteira no dia D. :roll:
     
  15. Glaunir

    Glaunir Usuário

    Uh, também vou ser chata: não acho legal isso de ficar relembrando momentos de conflitos sangrentos da história humana em caráter vencedores e perdedores. Lembrar sobre a ideologia nazista em si e suas técnicas de atuação na sociedade de hoje, aí sim, eu considero válido. mas fomentar mais ódio...acho proto-fascista. mas, enfim, é minha opinião....desculpem qualquer coisa pessoal.
     
  16. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Mas quem aqui tá fomentando ódio, minha filha? :eek:
     
  17. Elminster

    Elminster Usuário

    Minduim posso entender que esses fatores são de importância também, mas se não houvesse um front oriental dando problemas para os Alemães eles se concentrariam mais na costa Francesa/Belga, concentrariam atenção e tropas. Houve também um golpe de sorte para os aliados pois neste dia não houve chuva, o que é bem comum na Normandia, pois se houvesse o plano iria ser um desastre.

    Sem probelmas, é que a humanidade tem predileção por relembrar momentos "gloriosos" ou "épicos" da nossa História, isso vem de muito tempo. Com brasileiro é quase a mesma coisa com relação á guerra do Paraguai, aquilo lá na sua fase final tava mais para um massacre do que uma guerra.
     
    Última edição: 7 Jun 2008
  18. Dante Sparda

    Dante Sparda Banned

    Sorte? Não existe sorte ao meu ver.

    Tudo aconteceu como tinha que acontecer, mas essa batalha não foi decidida naquele dia e sim, uma semana antes, em uma sala de reuniões entre o governo americano e o alto comando nazista.
     
  19. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Nope. Havia gente o suficiente na Normandia pra suprimir o desembarque. As melhores tropas (o 15º Exército), as melhores divisões de blindados e os dois melhores comandantes alemães. O que houve mesmo foi falta de informação na hora de distribuir esse pessoal. Quando os alemães notaram o que tava acontecendo, já era tarde demais e as cabeças de ponte já estavam asseguradas.
     
  20. Elminster

    Elminster Usuário

    É dificíl definir sorte, depende de cada um. Mas tudo aquilo não estava proposto e pronto, era algo parcido como lançar a moeda e esperar que ela caia no lado certo, mas deu certo e é isso que importa hoje ao relembrar a data.
     

Compartilhar