• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

60 pérolas de páginas de direita no Facebook: o ódio e a ignorância como ideologias

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
bandeira-do-brasil.gif

Ódio: o lema de grande parte da direita conservadora brasileira, senão dela inteira.​

Nessa semana eu visitei diversas páginas brasileiras de direita conservadora do Facebook. Uma das minhas intenções era ver o que o conservadorismo brasileiro tem a oferecer de ideias e propostas de sociedade para os brasileiros em geral. Mas não achei nada que lembrasse uma vontade de promover justiça, promover o bem.

Tudo o que eu achei foi ódio. Ódio contra tudo aquilo por que a esquerda libertária luta, e também por quem é ou era militantemente de esquerda. Ódio contra a luta LGBT, contra o respeito às diferenças, contra quem luta pela igualdade, contra o ambientalismo, contra o feminismo, contra os Direitos Humanos, contra o socialismo e o comunismo (contra estes o ódio ultrapassa todos os limites de irracionalidade e fanatismo), contra a luta dos ateus por visibilidade e respeito, contra a onda nacional de protestos de junho, contra o pouquinho que existe de Estado de bem-estar social no Brasil, contra a distribuição de renda, contra a diversidade etnocultural e religiosa… contra tudo e todos que tenham como ideais a justiça, a igualdade, o progresso ético-moral, o chamado desenvolvimento social, o respeito e a paz. Só não achei ódio racial porque hoje racismo é crime no Brasil, ainda que tenha encontrado uma absurda imagem racista contra a diversidade etnocultural – que não divulguei aqui por precaução.

Mesmo políticos e partidos que abandonaram a esquerda e aderiram a um pragmatismo misto de politicamente liberal (pelo menos no que tange à privatização de bens públicos) e moralmente conservador – aliás, mesmo partidos que hoje são largamente reconhecidos como de direita – foram fulminados.

Não faltaram alianças com grupos e indivíduos fascistas, antidemocratas, ultramisóginos, fundamentalistas religiosos e homofóbicos. Outras coisas que não faltaram foram as falácias, em especial do espantalho, ad hominem, non sequitur e distorções de fato, revelando-se uma impressionante ignorância histórica e política sobre regimes ditatoriais, a natureza e os objetivos das ideologias de esquerda, a existência de corrupção em partidos e governos/regimes de direita e centro-direita (inclusos os governos de FHC em Brasília e de José Serra em São Paulo), os ideais que movem movimentos como o feminista e o LGBT, as causas da existência da pobreza, entre tantas outras coisas.

Não achei motivos ali por que eu deveria me tornar um conservador. Só achei ódio, raiva, rancor, fanatismo, mentiras, falácias, preconceito e ignorância. Cheguei perto de sentir mal estar e tontura diante de tanto ódio. Me perguntei como as pessoas que curtem ou mantêm tais páginas vivem bem de saúde física e mental – se ao menos vivem com a saúde íntegra – tendo o ódio como princípio moral.

Como frutos colhidos dessa fuçada em fanpages de direita, catei 60 imagens que são verdadeiras pérolas. Foram escolhidas por serem falaciosas, refletoras de ignorância sócio-político-histórica ou simplesmente absurdas demais. Cada uma leva os devidos comentários e teve sua origem ocultada de modo a não divulgar as páginas que eu visitei.

Felizmente tal ideário tende a se tornar cada vez menos difundido e mais repudiado. A sociedade brasileira está começando a entender que defender a conservação da ordem injusta existente é algo absurdo e o ódio não leva a nada.

Veja as 60 imagens abaixo, clicando em cada uma para vê-la em tamanho completo. Nota: Consulte o guia de falácias da Wikipédia para entender expressões como “falácia do espantalho”, “non sequitur” e “inversão do acidente”.

perola-antiaborto-400x382.jpg


A direita jura que embriões que sequer desenvolveram um cérebro e sistema nervoso central são capazes de pensar e manifestar desejos e intuições. Usa de falácias do espantalho (como a de que o feminismo defenderia que seria normal ou mesmo mandatório abortar fetos desenvolvidos ou mesmo próximos de nascer por qualquer motivo banal) e chantagem emocional para convencer as pessoas de que uma mórula (embrião que ainda tem o formato de um cacho de células-tronco) tem mais dignidade e direitos que, presumivelmente, uma criança já nascida que cresce numa favela. E obviamente a mulher que figura na imagem é branca – fora das imagens que negam as formas veladas de racismo e as políticas afirmativas raciais, são raríssimas as pessoas negras ou indígenas nas imagens panfletárias da direita.


perola-anarquismo-de-extrema-direita-400x396.png


Na cabeça de certas pessoas, a única coisa que difere esquerda e direita é o número e o peso das competências do Estado, não tendo a direita nada a ver com conservação de valores morais estagnados, ego-individualismo, naturalização das desigualdades, propriedade privada, crença numa “natureza humana” egoísta e violenta, antiprogressismo, entre tantos outros aspectos ideológicos. O absurdo da distorção do espectro ideológico é tamanho que o anarquismo, ferrenho defensor da igualdade; da liberdade ética e responsável; da soberania popular absoluta e da extinção da propriedade privada, do capitalismo e do Estado (que, segundo já dizia Max Weber, precisa do uso da violência para existir), foi considerado de extrema-direita.


perola-apologia-384x400.jpg


Não importa para conservadores que Salvador Allende tivesse sido aclamado pelo povo chileno pelo voto e um defensor do zelo da igualdade entre todos os indivíduos da sociedade pela lei. O que mais importa é que Allende era “socialista, logo um potencial ditador sanguinário e totalitário”.


perola-a-uma-mulher-400x207.jpg


Machismo, androcentrismo e homofobia são normas no conservadorismo. Tanto que a imagem acima é direcionada especificamente para homens cis heterossexuais e revela o que é o “amor/casamento tradicional” tão defendido na direita: uma relação de troca em que a mulher é uma mera máquina que troca moedas por produtos e serviços e o homem é o seu cliente e patrão ao mesmo tempo. Além disso, vale também cultuar gente que incita o ódio contra minorias e tem como objetivo a destruição dos direitos destas.


perola-a-verdade-doi-400x388.jpg


Revolta contra as injustiças da ordem social não pode, é “crime” e “vandalismo”, mas preconceito, intolerância e cerceamento dos direitos alheios, incluído o de amar, pode.


perola-bolsonazi-pena-de-morte-400x209.jpg


Ignorância social e política é lei entre quem apoia Jair Bolsonaro. Acreditam piamente que matar condenados vai inibir ou acabar com o crime, desconhecendo claramente que sempre novos criminosos hediondos vão surgir de uma ordem social desigual e cultuadora da violência e que nenhuma sociedade dotada de pena de morte conseguiu eliminar o crime pelo medo e pela execução de criminosos. Importa-lhes apenas que os crimes sejam vingados, nunca que tenham sua raiz cortada. É como quem defende que as chuvas vão deixar de cair nos vidros dos carros graças aos parabrisas.


perola-calunia-difamacao-400x290.jpg


Difamar e caluniar homossexuais, considerando-os inferiores, risíveis e indignos de direitos, pode. Denunciar publicamente a difamação e a calúnia contra eles, não. “É crime”.


perola-cotas-400x343.jpg


Non sequitur patente: por causa de três homens que vive(ra)m em três séculos diferentes, não existe nenhuma dinâmica social racista que inibe e impede que milhões de pessoas negras (incluídas também mulheres e pessoas transgêneras) alcancem altos cargos de poder no Brasil ou sequer se formem em Direito.


perola-esquerda-x-direita-2-400x281.jpg


Não basta confeccionar espantalhos ridículos da esquerda, também é de lei fazer espantalhos heroicos da direita. Completa ignorância sobre os princípios políticos e morais de ambas as metades do espectro político, um reductio ad absurdum extremamente maniqueísta. O ódio é pai da falácia, e a ignorância é sua mãe.


perola-esquerdices-400x199.jpg


No conservadorismo a esquerda é tão demoníaca que virou xingamento. Esquerdistas são feios, chatos, bobos e caras de mamão.


perola-estatuto-400x365.jpg


Na geração de quem fez essa imagem é que era bom demais. Crianças e adolescentes não tinham direitos e eram submissos à violência e ao autoritarismo dos adultos.


perola-eu-sou-reacionario-400x174.png


O reacionário acima defende a liberdade compartilhando imagens que defendem o fim de N liberdades. Aliás, sequer defende alguma coisa descrita na imagem (“trabalho e estudo como caminho”, “menos intervenção estatal”, “liberdade religiosa” etc.) fora seu próprio ódio contra as mudanças sociais. Entendedores entenderão.


perola-feliciano-x-wyllys-285x400.jpg


Defensores de Marco Feliciano: usam falácia de apelo à multidão e esquecem que Feliciano ofendeu milhões de mulheres, negros, afrorreligiosos, homossexuais, pagãos e católicos.


perola-feminismo-258x400.jpg


O espantalho que fazem do feminismo é melado de sangue. Dizem que o feminismo prega “ódio e misandria” ao mesmo tempo em que incitam o ódio contra feministas. Qualquer semelhança com as charges misóginas contra as suffragettes (defensoras do direito feminino ao voto que militaram nos séculos 19 e 20) não é mera coincidência.


perola-humanofobia-400x376.jpg


Porque ser um humano é motivo de preconceito, discriminação e crimes de ódio. Opressões de gênero, de raça, de orientação sexual, de (ir)religião, de idade etc. non eczistem, e ser um crime de ódio não deveria ser considerado agravante de crimes contra a vida e a integridade físico-psicológica. Assim acreditam os homofóbicos e machistas.


perola-intervencao-militar-300x400.jpg


Contra uma “ameaça” imaginária, supressão da democracia já! O nazi-fascismo idealizador de “inimigos nacionais” mandou lembranças.


perola-levante-se-400x281.jpg


PSDB, PMDB, PR E PSD COMUNISTAS!!!!111!onze!11um!!!1 Extrema-direita: sentir medo ou rir?


perola-maconha-400x261.jpg


Fumar maconha não! Beber até cair e agredir e matar pessoas bêbado sim!


perola-partidos-sociais-351x400.jpg


Certas pessoas delirariam se fosse criado o Partido Antissocial Antipopular Antitrabalhista Brasileiro.


perola-preta-gil-400x300.jpg


Para depreciar quem defende justiça e igualdade, vale fazer comparações esdrúxulas, machistas e criminosamente difamatórias entre um inimigo dos Direitos Humanos e uma cantora defensora dos mesmos.


perola-quer-mudar-o-brasil-400x290.png


Pessoas que desejam conservar a ordem das coisas e impedir mudanças falam em “mudar” o Brasil e listam coisas que não fazem nada para defender fora expelir ódio verbal contra a esquerda e os partidos ex-esquerdistas.


perola-revolucionario-x-reacionario-400x301.png


Divulgar o que a esquerda realmente pensa é “doutrinação ideológica”. Divulgar espantalhos da esquerda e divinizar a direita e seus valores não é. Coerência faz falta por aqui.


perola-serra-x-haddad-400x246.jpg


Certos militantes de direita têm crenças que deixariam crianças pequenas envergonhadas.


perola-sexo-que-precisa-de-protecao-202x400.jpg


Porque os homicídios, suicídios e atropelamentos de homens são causados pela opressão “femista”, “misândrica” e “ginocêntrica” promovida pelas mulheres. Mulheres “femistas” matam ou atropelam homens e induzem homens ao suicídio a cada minuto – dá para levar isso a sério? E a proposta aqui é proteger o homem… dele mesmo?


perola-socialismo-x-capitalismo-400x196.jpg


Capitalismo, onde filas de pães esperam por você. Exceto se você fizer parte dos bilhões de seres humanos que não têm condição de comprar filas de pães na padaria graças à desigualdade promovida pelo capitalismo.


perola-10-mandamentos-218x400.jpg


A direita insiste, mais do que qualquer outra coisa, que o socialismo histórico, aquele que ascendeu e decaiu no século 20, é “comunismo”. Nada mais comum na direita do que desconhecer o verdadeiro conceito de comunismo – um sistema político em que não existem mais classes e, dependendo da vertente do comunismo (existem várias vertentes de ideologia comunista, a saber, como o comunismo marxista – precedido por um governo socialista, que por sua vez pode ser baseado em um de uma variedade de sistemas políticos possíveis – e o anarco-comunismo), nem Estado.


perola-31-de-marco-640x273.jpg


Salve o dia em que os militares usaram uma ameaça imaginária como pretexto para derrubar um governo eleito e instaurar censura, repressão, tortura e cerceamento de direitos civis, políticos e humanos!

É muito engraçado ver pessoas que se opõem ferrenhamente a regimes baseados em tortura, censura, repressão e cerceamento de direitos defendendo um regime baseado em tortura, censura, repressão e cerceamento de direitos.


perola-alicerce-397x400.jpg


Para as crianças, aulas de ódio, ignorância e preconceito. Não duvido nada que tal imagem foi feita para doutriná-las à homofobia, porque literalmente nem crianças pequenas “pensam” de forma tão ridícula sobre casais e famílias. E fica claro também que, para essa gente, a união de duas pessoas que se gostam não é um fim em si mesmo, mas sim apenas um meio para o fim de fazer crianças nascerem, mesmo que lhes faltem condições sociais e psicofamiliares para viverem dignamente.


perola-ateismo.jpg


Conservadorismo, fanatismo religioso e preconceito contra ateus têm tudo a ver. O ateísmo é divulgado como algo “perigoso”, quando milhões de ateus vivem em retidão ética e fazendo o bem ao próximo mais do que muitos religiosos por aí. Sabem como é, as igrejas, muitas delas diretamente interessadas em manter o povo sob o véu de ignorância do conservadorismo e da intolerância, não querem perder seus “clientes”, aliás, fiéis.


perola-bandeira-imperial-brasileira-400x400.jpg


Uma galerinha da pesada quer aprontar muita confusão, mandando as forças armadas realizarem um golpe de Estado para instaurar uma monarquia – e, se brincar, colocar o herdeiro número 1 da antiga família real no poder. Tudo para combater uma ameaça inexistente: um “comunismo” monstruoso que só falta comer carne de criancinhas. Tem gente aqui cuja cabeça nunca saiu de meados do século 19.


perola-bolsa-crack-400x244.jpg


Não basta propagar ódio e preconceito, a ordem na direita também é propagar boatos. A tal da “bolsa crack” na verdade se chama Cartão Recomeço e é um projeto de destinação de auxílio financeiro para o tratamento de dependentes químicos internados em clínicas terapêuticas. Nem o dependente nem sua família podem sacar esse dinheiro, uma vez que ele é destinado apenas à clínica. Há mais detalhes num FAQ no site do Governo de São Paulo. Detalhe: quem implementou o Cartão Recomeço foi o governador paulista Geraldo Alckmin, do PSDB (partido de direita que não é reconhecido como tal por conservadores extremistas), e o governo federal nada tem a ver com isso.


perola-cabo-de-forca-400x230.jpg


Porque para a direita não importa partidos nem o povo. Importa sim entidades como as forças armadas, as igrejas, as polícias mais violentas, a antiga família imperial e os indivíduos caçadores de direitos alheios. Todos defensores da mais transparente e popular democracia e da mais sublime liberdade, só que ao contrário.


perola-che-gayvara-400x320.jpg


Para certas pessoas, feminilizar e chamar de gay é uma forma de ofender. Afinal, ser mulher e/ou homossexual “oh, é algo terrível!”. Misoginia e homofobia andam de mãos dadas com o antiesquerdismo fanático.


perola-comedia-de-jean-wyllys-291x400.jpg


Comédia é ver a direita pagando o mico de colocar na boca de Jean Wyllys – e, por tabela, da militância LGBT em geral – falsas declarações que nunca foram demandas da população homossexual, bissexual e trans*.


perola-comunismo-burros-353x400.jpg


Por “burro” se entenda aqui “desinteligente”, “ignorante” e “estúpido”. Na falta de capacidade de debater racionalmente, a saída é xingar.


perola-contrario-de-machismo-400x400.jpg


Porque ser contra a defesa da igualdade de gênero e do respeito incondicional às mulheres não é ser machista, segundo “pensam” alguns.


perola-costureira-meiosdeproducao.jpg


Palavra de quem não entendeu Marx e/ou só leu (?) frases dele isoladas e fora de contexto. Marx nunca negou a existência de pessoas situadas fora da dicotomia burgueses x proletários. Quem ler (e entender) o Manifesto Comunista vai saber disso. E mais: nada impede que essa costureira seja não dona da máquina e autônoma, mas sim empregada de uma empresa fabricante de roupas ou trabalhe em casa a serviço de um/a patrão/oa que lhe paga o salário.


perola-crime-organizado-400x362.jpg


É direitista e distorce as palavras de quem luta pela justiça social. Ta serto.


perola-desenhos-387x400.jpg


Ou seja, por causa de uma pequena amostra de desenhos feitos para crianças e adolescentes, a imagem da mulher não é explorada e sexualizada em nenhum lugar no Brasil nem no mundo. Em outras palavras, a existência de personagens femininas não sexualizadas e não submissas em desenhos como Sailor Moon, X-Men Evolution e Dragon Ball Z implica a inexistência de comerciais de cerveja que tratam a mulher como objeto sexual masculino. Genial essa falácia non sequitur, para dizer o contrário.


perola-dilmanaosancione-400x225.jpg


Dilma, vete já o projeto de lei (que felizmente ela sancionou integralmente, convertendo-o na Lei 12.845/2013) que determina o tratamento obrigatório e integral de mulheres vítimas de violência sexual! Não vê que essas mulheres são inquestionavelmente inferiores a embriões de uma semana que não têm nenhuma senciência e, se nascerem, terão enorme probabilidade de viver sob rejeição e desamor e sem condições psicossociais de criação e não serão mais dignos de nenhuma solidariedade nossa?


perola-estado-sem-religiao-291x400.jpg


Porque o Estado laico é feito para perseguir todas as religiões, nunca para garantir direitos iguais a todas as pessoas religiosas e irreligiosas, e o regime nazista não perseguia ateus e era a favor da educação laica. A ignorância ultraconservadora não tem limites.


perola-femen-400x390.jpg


Porque as Marchas das Vadias são lideradas pelo Femen, um grupo de mulheres sexistas (tanto no sentido contramachista, ao defender uma “superioridade feminina”, como no machista, ao apoiar a ditadura do padrão de beleza) e reacionárias que detestam os grupos realmente feministas. Invenção de fatos, a gente vê por aqui.


perola-hitler-socialista-400x397.jpg


A direita consegue a façanha de teorizar que um anticomunista e antimarxista era socialista usando como “prova” uma citação tirada do contexto. Vamos ver o que a Wikipedia em inglês (muito mais provida de referências confiáveis que a em português) tem a dizer:

Hitler’s own views on economics, beyond his belief that the economy was of secondary importance, are a matter of debate. On the one hand, he proclaimed in one of his speeches that “we are socialists, we are enemies of today’s capitalistic economic system”,[Hitler's speech on May 1, 1927. Cited in Toland, J. (1976) Adolf Hitler Garden City, N.Y. : Doubleday Speech. May 1, 1927. p. 224] but he was clear to point out that his interpretation of socialism “has nothing to do with Marxian Socialism,” saying that “Marxism is anti-property; true Socialism is not.”[Francis Ludwig Carsten, The Rise of Fascism, University of California Press, 1982, p. 137. Hitler quote from Sunday Express.] At a later time, Hitler said: “Socialism! That is an unfortunate word altogether… What does socialism really mean? If people have something to eat and their pleasures, then they have their socialism.”[Henry A. Turner, "German Big Business and the Rise of Hitler", Oxford University Press, 1985. pg 77]

Em outras palavras, o “socialismo” de Hitler em nada tinha a ver com o socialismo idealizado por Karl Marx e Friedrich Engels. Tampouco a única corrente política que se autointitula socialismo é a marxista – existem diversos tipos de socialismo, incluindo o socialismo ricardiano, baseado nas obras do liberal clássico David Ricardo. Mas disso os conservadores não querem saber: para eles, só existe o socialismo marxista, que é “sanguinário” e “totalitário”, e Hitler era um “socialista marxista sanguinário”.


perola-intelectualmente-superiores-236x400.jpg


Vejam todas as pérolas deste post e reflitam: o que é que significam “superioridade intelectual” e pessoas “intelectualmente superiores” para quem fez essa imagem?


perola-matrimonio.jpg


Você quer conhecer a fábrica de espantalhos de surrar dos conservadores? Eu também quero. Preciso ir lá comprar o espantalho que fala que “a esquerda diz que todo e qualquer casamento, indistinto de época, cultura, contexto social e ideologia, tem caráter opressor e burguês”.


perola-medico-400x296.jpg


Por causa de alguns hospitais que recusaram tratamento a uma paciente, não existe nada disso de municípios interioranos de diversos estados estarem carentes de médicos e a “classe médica” brasileira se recusar a atender nessas localidades. Além de uma indústria de espantalhos de surrar, essa galera também tem uma fábrica de falácias non sequitur.


perola-mentira-aborto-478x700.jpg


Nada mais falso, mentiroso e tiro no pé. Esses números não constam em nenhuma página do livreto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher de 2011. E aliás, olha só o que encontramos na página 27 desse mesmo livreto:

As principais causas da mortalidade materna são a hipertensão arterial, as hemorragias, a infecção puerperal e o aborto, todas evitáveis (BRASIL, 2003).

Não basta pregarem ódio contra minorias e a esquerda, ainda mentem com informações falsas contraditas pela própria fonte alegada. É a mentira chamando as pessoas que defendem o direito da mulher ao aborto de mentirosas.


perola-monarquia-400x400.jpg


Ou seja, se os políticos de um único país republicano inflam seus vencimentos, isso é porque a república invariavelmente custa muito mais caro do que qualquer monarquia existente. Por isso, VIVA A MONARQUIA ABSOLUTA!!!1!!1!!11onze!um!1


perola-oprime-o-homem-340x400.jpg

O exemplo máximo de male tears.

- Muitas mulheres que cuidam de crianças trabalham tanto em sua jornada dupla ou tripla, já que seus maridos machistas não querem assumir as tarefas domésticas e familiares junto delas e jogam tudo nas costas delas, que só falta vestirem capas de super-heróis quando vão ao banheiro, porque o esforço delas é de autênticas super-heroínas!

- Isso me oprimiu! Me senti inferiorizado! Maldita sociedade femista e misândrica! Mimimimimi…


perola-paises-africanos-359x400.jpg


Por causa de alguns países africanos que tiveram uma extremamente opressiva história colonial e tiveram governos socialistas autoritários, o capitalismo não é responsável pela exploração passada e presente de nenhum país africano pelas nações euro-americanas, não existe exploração dos mais pobres pelos mais ricos dentro de nenhum país da África, e o capitalismo não está presente em lugar nenhum daquele continente. E claro, não existem multinacionais na África. Esse é o raciocínio (?) conservador.


perola-partido-terrorista-400x400.jpg


Dilma, aquela que diz que “não vai aceitar propaganda (sic) de opções (sic) sexuais”; é aliada com grandes empresários, religiosos fundamentalistas e latifundiários e tem as forças armadas aos seus pés, ainda hoje é chamada de “terrorista” numa maliciosa ou ignorante distorção da história dela como guerrilheira que lutou contra a ditadura militar. Mas não adianta mostrar nada que refute que ela foi “terrorista” e “comunista”, ninguém da direita vai acreditar.


perola-plc-3-2013-320x700.jpg

A expressão “imagens sangrentas de fetos mortos” foi inserida por mim durante a edição da imagem.

Pra evitar uma fantasiosa realidade de fetos de 8 meses de gestação sendo mortos por qualquer motivo, Dilma deve vetar o projeto de lei que obriga a assistência integral a mulheres vítimas de violência sexual! Pra evitar aquilo que nunca vai acontecer, deixe as mulheres vítimas de estupro desassistidas, porque preferimos moralmente embriões sem senciência que tenderão a nascer num mundo que não lhes dará boas vindas a mulheres já crescidas que foram violentadas e já estão sofrendo lancinantemente!

(Felizmente Dilma, num raro momento de sensatez, deu uma banana aos fundamentalistas e sancionou essa lei.)


perola-aprovou-o-aborto-400x373.jpg


Viu uma mulher desesperada vítima de sexo não consentido (ou seja, estupro) procurando por ajuda? Não acredite! Exercite sua misoginia! Deixe a “vadia” sofrer e dar à luz uma criança que vai sofrer ainda mais!


perola-pm-sakamoto-242x400.jpg


Esquece que Sakamoto se referiu à PM como se conhece hoje, herdeira da ideologia da ditadura militar de considerar manifestantes “inimigos da ordem”.

Aí descobre que a Divisão Militar da Guarda Geral de Polícia (essa que foi criada em 1809) nada tinha a ver com a prática atual das PMs brasileiras de reprimir protestos populares com violência graças a uma ideologia de herança ditatorial.

DIREITISTAS
Quem é que tá falando merda agora?


perola-profissional-vs-moderninha-400x305.jpg


Machismo e misoginia para conservar a ordem social. Isso é o que há.


perola-pseudo-homofobia-400x385.jpg


Existe violência conjugal entre alguns casais homossexuais, logo não existem crimes de ódio, depreciações, ridicularizações, inferiorizações, cerceamento de direitos etc. contra homossexuais por homofóbicos defensores da heteronormatividade. Conservadorismo, a maior fonte de falácias non sequitur do Brasil.


perola-ser-vadia-400x400.jpg


“Respeite o meu direito de discriminar mulheres que gostam de fazer sexo, de ser sexualmente ativas e de se vestir como quiserem! Respeite também o meu direito de exigir que a mulher só vista o que EU quero que ela vista e faça sexo comigo só pra EU ter prazer (ai dela se começar a gostar de sexo também)!” – disse o conservador machista.


perola-socialismo-400x329.jpg


“Todo habitante de países com governos socialistas é miserável até que provem o contrário. E se provarem o contrário, eu não vou acreditar e vou continuar dizendo que todo habitante de países com governos socialistas é miserável.” – “pensa” o conservador que tem ódio do socialismo.


perola-socialismo-2-400x307.jpg


Por causa de um único modelo de socialismo (o histórico autoritário do século 2o), não existe nenhuma vertente democrática, nem mesmo eleitoralmente falando, de socialismo. Os espantalhos da direita não são só invenções, mas também réplicas de fantasmas do passado. Repudiam toda e qualquer forma de socialismo tendo como base apenas uma delas – isso tem nome, é chamado de falácia de inversão do acidente.


perola-va-a-merda-373x400.jpg


- Existe um fundo social na grande maioria dos crimes cometidos por adolescentes. Grande parte desse fundo social consiste em problemas como a cultura de violência, o individualismo exacerbado, a desvalorização do valor do respeito à vida humana, a miséria, o ódio de classe fomentado em muitos indivíduos pelo capitalismo e o desmantelamento de famílias por causa da cultura machista.

- Grrrrrr!!!!! Grrrrrr!!!! $#%*&$#!!!! VAI SE @$#*&#$!!!!! Grrrrrrr!!!! #$*%&#$#!!!!!!​

Fonte
 
Que papinho de esquerdista esquerdoso. :lol:

Zoando. Concordo que as ofensas são ridículas, mas acho que o autor misturou "direita" com "conservadorismo". No começo do texto ele até fala sobre "direita conservadora" e "esquerda libertária", mas juro que fiquei na dúvida se ele foi redundante de propósito (direita = conservadora, esquerda = libertária). Se for esse o caso, nada mais absurdo, ainda mais se ele estiver falando da direita de modo geral.

Além disso, entendo que o texto fala mais sobre um setor específico da direita (monarquistas, religiosos e militares), que não necessariamente representam uma corrente ideológica única. Esses setores tendem mais para o eixo do autoritarismo do que do liberalismo e direita não é sinônimo de autoritarismo (a não ser que você não acredite na existência de regimes autoritários de esquerda).

Acho que a pisada de bola é sobre aborto. Até onde sei, não há muito consenso sobre onde começa a vida (o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso central é um critério, não necessariamente definitivo) e não sei muito bem de onde vem o "direito da mulher ao aborto" (exceto em casos de estupro ou gravidez de risco). E digo isso não do ponto de vista religioso, mas libertário, já que esse suposto direito viria acompanhado da obrigação do SUS de prover esse serviço. Enfim, o ponto aqui não é necessariamente discutir aborto, mas dizer que a agenda progressista não necessariamente é superior à conservadora nesse assunto. O debate parece bem rasteiro no Brasil, mas é fato que o outro lado tem voz no assunto.

Pra finalizar, eu concordo que o voto democrático não é prerrogativa para atitudes anti-democráticas. O fato de Feliciano ter sido eleito com muitos votos não é carta branca pra ele disseminar a homofobia, mas acho indiscutível que o setor religioso não só pode como deve ser representado politicamente.
 
Ou seja, se os políticos de um único país republicano inflam seus vencimentos, isso é porque a república invariavelmente custa muito mais caro do que qualquer monarquia existente. Por isso, VIVA A MONARQUIA ABSOLUTA!!!1!!1!!11onze!um!1

Confunde (ou tenta confundir?) Monarquia com Absolutismo.
E se acha o caça-falácias.
 
Tem que ver até que ponto isso representa a direita, gente para falar merda na internet é o que mais tem, e o pior andam em bandos.
Tem muito esquerdinha comédia aqui pros lados de BH que falam asneiras maiores que o país e nem por causa disso o discurso dele deve ser levado como real esquerda.
conheço gente dos dois lados que mesmo sendo radicais conseguem montar discursos de forma bem estruturada e com um boa lógica, no final das contas o que eles falam faz sentido, apesar de que não podemos garantir que vá dar certo.

Quando leio isso ai, me vem logo um grupinho de jovens da alta classe média que acredita em tudo que vê na tv e resolve espalhar "suas ideias" pela interne pagando de politizado. Do mesmo modo quando vejo alguns comentários da internet típico de alunos dos primeiros semestres de humanas que se acham o máximo só pq leu Política de Platão e o Manifesto comunista de Marx, sério, certas coisas você não pode levar a sério.
 
Pro Morfindel direita é sinônimo de conservadorismo. E esquerda de progressismo.

O Grimnir resumiu o meu ponto. Grande parte da militância de esquerda desse paí é tão estúpida que não veem incongruência em denominar liberalismo como o satanismo personificado e colocá-lo no mesmo saco do conservadorismo mais porco.

Eu, enquanto conservador, e inimigo tanto do marxismo quanto do liberalismo, continuo achando pérolas do tipo 'tire sua religião do meu útero'. 'estado laico, já!', 'pelo direito de escolha' e outras babaquices do tipo provas incontestes de acefalia crônica, estupidez aguda e frequentemente desonestidade invencível.

O discurso progressista em si já é bem ingênuo. No Brasil ele assume uns ares dogmáticos e até lunáticos, grosseiros, animalescos que chega a irritar.
 
As imagens são bizarras e infelizmente representam grande parte dos conservadores sim. Já cansei de discutir e ver seus amigos discutindo no Face Pagz, e eu sei que muitos deles compartilham e acreditam nesse tanto de bobagem que aparece nas imagens.

Agora, que o autor do texto deve ser NO MÁXIMO de um segundo semestre de humanas, isso não tenho dúvidas. Argumentos fraquinhos, posicionamento ideológico o tempo todo, ficar se referindo ao socialismo do século XX como "experiência autoritária do socialismo do século XX". Porra, leu Hobsbawn e agora fica arrotando os termos do cara.
Além, claro, da eterna vitimização da mulher pela esquerda. Se as imagens mostram a direita misógina e machista, a esquerda sempre mostra a mulher como uma minoria desprovida de todo e qualquer direito, oprimida por uma sociedade impositiva e bla bla bla que, sinceramente, já tem seu debate sério muito mais sofisticado do que isso.

E Grimnir, debater aborto não deve ser visto (assim como nada, na minha opinião) pela ótica liberal. Aborto é uma questão de princípios. Religiosos e conservadores, por principio, são contrários, marxistas e mesmo liberais, por principio, são a favor.
 
Última edição:
E Grimnir, debater aborto não deve ser visto (assim como nada, na minha opinião) pela ótica liberal. Aborto é uma questão de princípios. Religiosos e conservadores, por principio, são contrários, marxistas e mesmo liberais, por principio, são a favor.

Não discordo disso não, Fela. Só falei sobre o ponto de vista libertário, justamente pq acho que é possível debater o assunto fora do prisma religioso. Depois eu procuro o tópico pra postar sobre isso.
 
Posso estar falando bobagem, mas os argumentos da direita sempre me soam como "eles X eu". É como se uma pessoa, por ser de fora do "status quo" (e isso muitas vezes por motivos que a pessoa não pode mudar, como: ser mulher, ser negro, ser homossexual), não pudesse ter isonomia.

A maioria dos "reaças" que já vi eram tudo isso junto: homofóbicos, misóginos, racistas. E podem até não pregar violência explícita ou física aos mesmos, mas querem os mesmos longe.

Tipo: ah, não tenho nada contra negros. Mas jamais me casaria com um.

Ou ainda: ah, não tenho nada contra gays. Mas se meu filho for, ele vai tomar uma surra.

Dentre outras "pérolas".

Não que isso não ocorra dentre os "de esquerda". Mas essas pérolas vêm mais dos "de direita", como o Morfs postou.
 
Posso estar falando bobagem, mas os argumentos da direita sempre me soam como "eles X eu". É como se uma pessoa, por ser de fora do "status quo" (e isso muitas vezes por motivos que a pessoa não pode mudar, como: ser mulher, ser negro, ser homossexual), não pudesse ter isonomia.

A maioria dos "reaças" que já vi eram tudo isso junto: homofóbicos, misóginos, racistas. E podem até não pregar violência explícita ou física aos mesmos, mas querem os mesmos longe.

Tipo: ah, não tenho nada contra negros. Mas jamais me casaria com um.

Ou ainda: ah, não tenho nada contra gays. Mas se meu filho for, ele vai tomar uma surra.

Dentre outras "pérolas".

Não que isso não ocorra dentre os "de esquerda". Mas essas pérolas vêm mais dos "de direita", como o Morfs postou.

Eu não sei o que é mais péssimo aqui: você associar direita diretamente com conservadorismo ou associar a defesa de valores conservadores com posturas geralmente hipócritas.

Que merda de post. Caguei nele. Desprezível. É um dos piores posts da história do fórum Valinor, um festival de merda esvoaçante, um cu cagado em forma de post.

Sério, é tão ruim, tão preconceituoso, tão imbecil, tão fajutamente travestido de politicamente correto, tão hipócrita você associar posturas homofóbicas (normalmente sem a menor relação com alguma ideologia anti-gayzista), racistas (que conservadores execram), misóginas (outra coisa notoriamente anti-conservadora), que além da conclusão óbvia de que a tua mente simplória ignora totalmente o que estão falando, ou seja, o conservadorismo, como há aí uma inerente desonestidade mesmo.

Mais ascoso, cuzeiro e nojento é essa tua defesa da esquerda de que ocorre 'mais' na direita. De que direita você está falando? Que liberal você conhece que milita contra aborto ou casamento gay? Não é direita? Além de você falar aquela mesma merda que certas esquerdistas repetem de querer equiparar direita a extrema-direita, a nazismo, por exemplo, e formas violentas de fascismo mais radical. É tanto erro conceitual, tanta baboseira, tanto lixo nesse post que a gente fica sem nem saber por onde começar a criticar.

E eu poderia citar centenas de exemplos do meu dia-a-dia de esquerdistas e progressistas de forma geral que são verdadeiros símios ignorantes, estúpidos, arrogantes, sem a menor formação intelectual e um ativismo deslumbrado, uma ingenuidade adolescente e uma desonestidade aberrante para com todo tipo de argumento conservado e liberal! Porra, outro dia li uma galera chamando liberais de fascistas! EU já fui chamado de nazista, de adorador de suástica! Pqp, é pedir demais um pouco de coerência, de respeito, de diálogo, em vez desses montes de vômitos que não só sou obrigado a aturar no face e agora tenho de ler aqui também, na Valinor, onde o nível do debate sempre foi tão bom? Como assim, cara?

Encerrando, não sou homofóbico, racista, ou misógino. Agora sou sim contra aborto, casamento gay e tenho uma série de outras posições morais conservadoras, politicamente sou anti-liberal e anti-socialista, não sou fascista, sou tradicionalista, sou tão evoliano quanto o Felagund é marxista e isso deveria bastar. Eu não deveria ser obrigado a repetir o óbvio: que ser conservador não me faz odiar pessoas que se engajam em frentes ideológicas opostas às minhas, que discordam de mim. Sou sim conservador. Quem não gosta, que se rasgue. Não mudo pra agradar ninguém nem vou suavizar discurso com medo de que alguém se ofenda.

Agora é preciso que vocês me digam: vocês realmente creem que as posições conservadoras inexoravelmente implicam em posturas e atitudes imorais e anti-cristãs, como homofobia, misoginia e racismo? Porque se creem é melhor me avisarem pra já deixarmos de manter contato, porque aí há uma incompatibilidade moral, não apenas ideológica, religiosa e filosófica, mas moral. Se eu tiver de discutir com pessoas que tem como princípio básico de que eu sou algum tipo de bandido, de neo-nazinho 'heil hitler' de internets, é bom me avisarem logo, porque é uma questão moral pra mim me afastar desse tipo de debate.

Enfim, filha, que lixo de post, você se superou agora, uma das piores e mais hipócritas merdas que já li por aqui, comparável às grandes porcarias com as quais já fui ofendido no facebook. E é bom que lança umas luzes nesse teu caráter duvidoso.

--------------------------------------------------

- - - Updated - - -

As imagens são bizarras e infelizmente representam grande parte dos conservadores sim. Já cansei de discutir e ver suas amigas discutindo no Face Pagz, e eu sei que muitos deles compartilham e acreditam nesse tanto de bobagem que aparece nas imagens.

É a maioria, a massa ignorante que segue os princípios como rebanho, como ocorre na esquerda também. Existe muita estupidez nas imagens, mas é claro que eu concordo com muita coisa aí.

Exemplo: aborto. Pra mim você dizer que a não-formação de um cérebro é sinal de pré-humanidade é um absurdo moral. É reduzir a humanidade a um aspecto puramente biológico.

Outro exemplo: pena de morte. Por que não tê-la? Sem argumentos apaixonados e sentimentalistas, ela é uma opção bela e moral.

Brasil X Comunismo: qual o problema aqui? É uma crítica extremamente válida ao cosmopolitismo liberal e ao marxismo internacionalista que, aliás, eu sei que você, Fela, não simpatiza muito. Eu mesmo tenho vários amigos nacionalistas e não vejo mal algum em defender patriotismo, em colocar a nação acima de ideologias profanas. Acho ótimo.

E há muitas outras coisas, como casamento gay, cotas, laicismo exacerbado, secularização da sociedade, feminismo radical que está na agenda de uma série de linhas conservadoras que eu assino embaixo, promovo, dou fé, defendo mesmo. Sou abertamente e orgulhosamente reacionário, principalmente quando se trata de rebater a agenda progressista.

O problema não é nem a agenda progressista nem a agenda conservadora, o problema é como as ideias são vinculadas, defendidas. Eu mesmo tenho asco da forma com que os olavetes se expressam, embora concorde com muitas de suas ideias (não todas, claro). E ainda há o fato que esquerdista ama ignorar que o conservadorismo não é uma coisa só, mas se alimenta de diversas fontes, autores, posicionamentos, inspirados ou não em religiões e tradições, coisa que não é diferente do que ocorre no marxismo.

Culpar o conservadorismo pela imbecilidade de alguns de seus militantes e encará-lo como um 'bloco' único de fascismo é cair no MESMO erro dos conservadores que falam de 'marxismo cultural' e do comunismo como o único responsável pela decadência espiritual do mundo moderno. É uma cegueira, uma miopia, uma ignorância.

Portanto... ou acertamos juntos, mesmo em lados opostos, ou erramos juntos e ficamos a nos acusar e sem nos compreender.
 
Última edição por um moderador:
É a maioria, a massa ignorante que segue os princípios como rebanho, como ocorre na esquerda também. Existe muita estupidez nas imagens, mas é claro que eu concordo com muita coisa aí.

Exemplo: aborto. Pra mim você dizer que a não-formação de um cérebro é sinal de pré-humanidade é um absurdo moral. É reduzir a humanidade a um aspecto puramente biológico.

Outro exemplo: pena de morte. Por que não tê-la? Sem argumentos apaixonados e sentimentalistas, ela é uma opção bela e moral.

Brasil X Comunismo: qual o problema aqui? É uma crítica extremamente válida ao cosmopolitismo liberal e ao marxismo internacionalista que, aliás, eu sei que você, Fela, não simpatiza muito. Eu mesmo tenho vários amigos nacionalistas e não vejo mal algum em defender patriotismo, em colocar a nação acima de ideologias profanas. Acho ótimo.

E há muitas outras coisas, como casamento gay, cotas, laicismo exacerbado, secularização da sociedade, feminismo radical que está na agenda de uma série de linhas conservadoras que eu assino embaixo, promovo, dou fé, defendo mesmo. Sou abertamente e orgulhosamente reacionário, principalmente quando se trata de rebater a agenda progressista.

O problema não é nem a agenda progressista nem a agenda conservadora, o problema é como as ideias são vinculadas, defendidas. Eu mesmo tenho asco da forma com que os olavetes se expressam, embora concorde com muitas de suas ideias (não todas, claro). E ainda há o fato que esquerdista ama ignorar que o conservadorismo não é uma coisa só, mas se alimenta de diversas fontes, autores, posicionamentos, inspirados ou não em religiões e tradições, coisa que não é diferente do que ocorre no marxismo.

Culpar o conservadorismo pela imbecilidade de alguns de seus militantes e encará-lo como um 'bloco' único de fascismo é cair no MESMO erro dos conservadores que falam de 'marxismo cultural' e do comunismo como o único responsável pela decadência espiritual do mundo moderno. É uma cegueira, uma miopia, uma ignorância.

Portanto... ou acertamos juntos, mesmo em lados opostos, ou erramos juntos e ficamos a nos acusar e sem nos compreender.

Concordo com tudo Pagz, o problema aqui para mim é a forma grosseira que muitas vezes esses blocos da direita se expressam. Po, força demais a barra mostrar uma mãe matando o marido e o bebe pq ela "quer ser livre", isso é misógino sim cara, isso é pior que misógino, isso é altamente canalha.

Eu concordo com vc nesse erro da esquerda de encarar a direita como bloco unico, porém isso se dá pela fraqueza da própria direita em se organizar em blocos facilmente distintos. Ora, um PSDBista (que para muitos conservadores, é de esquerda) parece, mesmo que vagamente, alguém do PCO? Claro que não, acho que a direita joga toda a esquerda no mesmo saco para tentar diminuir ela, a esquerda faz isso com a direita por dificuldade de interpretar blocos distintos.

PS: Acabei de ver que postei "Você e suas amigas". Não foi provocação não viu Pagz, foi burrice mesmo, vou editar lá.

Eu não sei o que é mais péssimo aqui: você associar direita diretamente com conservadorismo ou associar a defesa de valores conservadores com posturas geralmente hipócritas.

Que merda de post. Caguei nele. Desprezível. É um dos piores posts da história do fórum Valinor, um festival de merda esvoaçante, um cu cagado em forma de post.

Sério, é tão ruim, tão preconceituoso, tão imbecil, tão fajutamente travestido de politicamente correto, tão hipócrita você associar posturas homofóbicas (normalmente sem a menor relação com alguma ideologia anti-gayzista), racistas (que conservadores execram), misóginas (outra coisa notoriamente anti-conservadora), que além da conclusão óbvia de que a tua mente simplória ignora totalmente o que estão falando, ou seja, o conservadorismo, como há aí uma inerente desonestidade mesmo.

Mais ascoso, cuzeiro e nojento é essa tua defesa da esquerda de que ocorre 'mais' na direita. De que direita você está falando? Que liberal você conhece que milita contra aborto ou casamento gay? Não é direita? Além de você falar aquela mesma merda que certas esquerdistas repetem de querer equiparar direita a extrema-direita, a nazismo, por exemplo, e formas violentas de fascismo mais radical. É tanto erro conceitual, tanta baboseira, tanto lixo nesse post que a gente fica sem nem saber por onde começar a criticar.

E eu poderia citar centenas de exemplos do meu dia-a-dia de esquerdistas e progressistas de forma geral que são verdadeiros símios ignorantes, estúpidos, arrogantes, sem a menor formação intelectual e um ativismo deslumbrado, uma ingenuidade adolescente e uma desonestidade aberrante para com todo tipo de argumento conservado e liberal! Porra, outro dia li uma galera chamando liberais de fascistas! EU já fui chamado de nazista, de adorador de suástica! Pqp, é pedir demais um pouco de coerência, de respeito, de diálogo, em vez desses montes de vômitos que não só sou obrigado a aturar no face e agora tenho de ler aqui também, na Valinor, onde o nível do debate sempre foi tão bom? Como assim, cara?

Encerrando, não sou homofóbico, racista, ou misógino. Agora sou sim contra aborto, casamento gay e tenho uma série de outras posições morais conservadoras, politicamente sou anti-liberal e anti-socialista, não sou fascista, sou tradicionalista, sou tão evoliano quanto o Felagund é marxista e isso deveria bastar. Eu não deveria ser obrigado a repetir o óbvio: que ser conservador não me faz odiar pessoas que se engajam em frentes ideológicas opostas às minhas, que discordam de mim. Sou sim conservador. Quem não gosta, que se rasgue. Não mudo pra agradar ninguém nem vou suavizar discurso com medo de que alguém se ofenda.

Agora é preciso que vocês me digam: vocês realmente creem que as posições conservadoras inexoravelmente implicam em posturas e atitudes imorais e anti-cristãs, como homofobia, misoginia e racismo? Porque se creem é melhor me avisarem pra já deixarmos de manter contato, porque aí há uma incompatibilidade moral, não apenas ideológica, religiosa e filosófica, mas moral. Se eu tiver de discutir com pessoas que tem como princípio básico de que eu sou algum tipo de bandido, de neo-nazinho 'heil hitler' de internets, é bom me avisarem logo, porque é uma questão moral pra mim me afastar desse tipo de debate.

Enfim, filha, que lixo de post, você se superou agora, uma das piores e mais hipócritas merdas que já li por aqui, comparável às grandes porcarias com as quais já fui ofendido no facebook. E é bom que lança umas luzes nesse teu caráter duvidoso.
Mas Pagz, convenhamos, só ver o que alguns colegas seus olavetes postam no Facebook que esse post da Lindoriel não fica tão deslocado da realidade não. Como eu disse acima, o problema da direita muitas vezes é a forma como a sua militancia se expressa de forma grosseira, muitas vezes mais ingenua e alarmista do que a própria esquerda.

Sobre ser misógino... Bem, complicado isso né? A luz da esquerda (calma gente chata, não to falando que a esquerda é "iluminada", só sobre o tema sob sua ótica), quando vc, por exemplo diz que as mulheres, por questões metafísicas, são mais explosivas, que gostam de chamar a atenção e coisas do tipo, você está sendo machista (partido do pressuposto de que a metafísica é uma super-estrutura do real, portanto um real machista cria uma metafísica machista).

Para as feministas então, vixi. Se vc falar algo assim na PUC eu duvido de verdade que vc saia sem levar umas porradas da mulher de lá.

Eu concordo com você que essa demonização da direita é exagerada. Porém, além de vc, de direita que eu conheço que não acaba caindo sempre para uma agressividade tosca quando entra no debate (de ficar xingando, diminuindo, falando "aluno de humanas é uma merda" e coisa assim) é só dois ou três.

É complicado isso Pagz, a Lindoriel deve conhecer essas referencias pelo que lê no fórum, vê no facebook, e infelizmente nesse ultimo a direita se expressa da sua forma mais primitiva e agressiva possível.

- - - Updated - - -

perola-alicerce-397x400.jpg

Acabei de reparar: Homem com homem = nasce lobisomem, mulher com mulher= nasce jacaré :lol:
Juro, que galera bizarra
 
Concordo com tudo Pagz, o problema aqui para mim é a forma grosseira que muitas vezes esses blocos da direita se expressam. Po, força demais a barra mostrar uma mãe matando o marido e o bebe pq ela "quer ser livre", isso é misógino sim cara, isso é pior que misógino, isso é altamente canalha.

Eu concordo com vc nesse erro da esquerda de encarar a direita como bloco unico, porém isso se dá pela fraqueza da própria direita em se organizar em blocos facilmente distintos. Ora, um PSDBista (que para muitos conservadores, é de esquerda) parece, mesmo que vagamente, alguém do PCO? Claro que não, acho que a direita joga toda a esquerda no mesmo saco para tentar diminuir ela, a esquerda faz isso com a direita por dificuldade de interpretar blocos distintos.

PS: Acabei de ver que postei "Você e suas amigas". Não foi provocação não viu Pagz, foi burrice mesmo, vou editar lá.

Esse é um problema sério da direita no Brasil, principalmente entre os conservadores. Há uma dificuldade gigantesca em se organizar, em sair do campo virtual e de alguns ativismos esparsos e se colocar de forma mais clara, organizada. Falta certa formação intelectual também. E menos vídeos do Olavo.

Mas Pagz, convenhamos, só ver o que alguns colegas seus olavetes postam no Facebook que esse post da Lindoriel não fica tão deslocado da realidade não. Como eu disse acima, o problema da direita muitas vezes é a forma como a sua militancia se expressa de forma grosseira, muitas vezes mais ingenua e alarmista do que a própria esquerda.

Sobre ser misógino... Bem, complicado isso né? A luz da esquerda (calma gente chata, não to falando que a esquerda é "iluminada", só sobre o tema sob sua ótica), quando vc, por exemplo diz que as mulheres, por questões metafísicas, são mais explosivas, que gostam de chamar a atenção e coisas do tipo, você está sendo machista (partido do pressuposto de que a metafísica é uma super-estrutura do real, portanto um real machista cria uma metafísica machista).

Para as feministas então, vixi. Se vc falar algo assim na PUC eu duvido de verdade que vc saia sem levar umas porradas da mulher de lá.

Eu concordo com você que essa demonização da direita é exagerada. Porém, além de vc, de direita que eu conheço que não acaba caindo sempre para uma agressividade tosca quando entra no debate (de ficar xingando, diminuindo, falando "aluno de humanas é uma merda" e coisa assim) é só dois ou três.

É complicado isso Pagz, a Lindoriel deve conhecer essas referencias pelo que lê no fórum, vê no facebook, e infelizmente nesse ultimo a direita se expressa da sua forma mais primitiva e agressiva possível.

Não concordo que a direita se expressa de forma mais agressiva do que a direita, acho que é questão de perspectiva. Pra mim a pessoa apontar o dedo pra mim e me chamar de nazi por concepções que ela discorda ou simplesmente ignora é tão estúpido quanto olavetes associando o 'marxismo cultural' a Satanás. Falta estudo, falta respeito, falta coerência e proporção.

Sobre a questão metafísica da mulher, afirmo que não se trata de misoginia. Falar dos princípios metafísicos masculino e feminino e suas representações psíquicas não é nada mais que revalorizar doutrinas e ensinamentos tradicionais antigos. Não há superioridade ou inferioridade entre os sexos, pelo simples fato deles serem metafisicamente diferentes, serem princípios opostos e complementares, e suas características humanas nada mais são que manifestações de seus arquétipos eternos.

Querer negar isso é aderir ao igualitarismo, que nega a realidade metafísica em prol de ideologias, de querer adequar, enfiar mesmo, a realidade à ideia, em vez de se conceber a realidade como ela é.

Mas aqui nos já entramos na questão do enfrentamento de ideias, que é posterior ao respeito que deveria existir inicialmente e se manter. Dizer que somos misóginos por não crermos que os sexos são uma mera construção social é o mesmo que dizer que somos homofóbicos por negarmos a validade moral e espiritual de qualquer união homossexual. São coisas distintas. Se pra ti é a mesma coisa, então de haver certa abertura de horizontes.

- - - Updated - - -


Belo e moral!
 
Paganus disse:
Que merda de post. Caguei nele. Desprezível. É um dos piores posts da história do fórum Valinor, um festival de merda esvoaçante, um cu cagado em forma de post.

Sério, é tão ruim, tão preconceituoso, tão imbecil, tão fajutamente travestido de politicamente correto, tão hipócrita você associar posturas homofóbicas (normalmente sem a menor relação com alguma ideologia anti-gayzista), racistas (que conservadores execram), misóginas (outra coisa notoriamente anti-conservadora), que além da conclusão óbvia de que a tua mente simplória ignora totalmente o que estão falando, ou seja, o conservadorismo, como há aí uma inerente desonestidade mesmo.

Paganus disse:
Enfim, filha, que lixo de post, você se superou agora, uma das piores e mais hipócritas merdas que já li por aqui, comparável às grandes porcarias com as quais já fui ofendido no facebook. E é bom que lança umas luzes nesse teu caráter duvidoso.

Mimimimimimi.

No mais, não é tão escroto quanto você dizendo que um gay merece não só ser demitido, mas apanhar por ter exposto a orientação sexual em público.

Ou tu ficar falando (mesmo que de "brincadeirinha rçrç") no diário que "mulher não presta, cara".

Na boa Paganus, quando tu é foda, tu é foda. Mas quando tu é escroto, tu é escroto. Um show de baixaria e falta de respeito. Não é pq tu não concorda com minha opinião que tem que dar esse show de falta de educação e brutalidade. Sua atitude é daqueles moleques mimados que não sabem ouvir "nãozinho", e pra isso eu não tenho mais tolerância.

Se vc continuar falando não de meus ideais e sim de minha pessoa (que você NÃO CONHECE), vou ser obrigada a reportar isso à moderação, coisa que nunca quis fazer pois desejo resolver os problemas diretamente. Faz favor de deixar a minha pessoa fora dessa parada, que eu deixo a tua de fora também.
 
Última edição:
Se quiser reportar fique à vontade. Não mudo uma vírgula do meu post.

E sou escroto mesmo, principalmente com quem desfila esse festival de imbecilidade e hipocrisia, ainda se colocando em cima do muro da pseudo-neutralidade ideológica.

E ainda vem se queixar de 'falta de respeito' ao associar posições conservadoras com racismo e homofobia? Pelo amor de Deus, ou você é simplesmente desonesta, ou esquizofrênica. Respeito se conquista. Pra mim você só conquistou desprezo.
 
Colega, se eu não ofendo VOCÊ como pessoa, você não tem o direito de ME ofender como pessoa. Simples assim.

Discordar de mim, dizer que a minha opinião é uma merda, é um direito completamente seu.

Agora, me chamar de "esquizofrênica", "desonesta" ou dizer que meu caráter é "duvidoso", é foda. Reitero, você não me conhece para me dar nomes ou adjetivos. Até onde eu sei, isso é inclusive contra a lei - uma vez que você não me conhece e não tem como provar que sou isso ou aquilo em questão de adjetivação à minha pessoa e não aos meus ideais.

Reitero: achar o que eu posto, o que eu penso, uma merda, é um direito seu e de todo mundo.

Falar da minha pessoa, não. Seu direito acaba quando o do outro começa.

No mais, não sei se vc leu esse trecho aqui:

Não que isso não ocorra dentre os "de esquerda". Mas essas pérolas vêm mais dos "de direita", como o Morfs postou.

Não coloquei toda a direita num bloco só. Nem a esquerda num bloco só. Está cheio de gente com pensamento tosco na esquerda. Eu mesma sou contra o aborto - mas não entendo como alguém pode ir contra o aborto e a favor da pena de morte.

Assim como não entendo como alguém se auto-denomina cristão e sai xingando os outros de "vadias", "gayzistas", falando que é pra esse ou aquele morrer ou tomar umas porradas - quando Jesus mesmo disse "Não julgueis para que não sejais julgados". Tem gente que vê mais crime em fazer sexo sem ser casado do que em apontar o dedo ao seu próximo e chamar de isso ou aquilo.
 
Paganus, seu nazista.

A direita caga muitas vezes sim, Pags. Cansado de ver conservadores cuspindo merda no face. Mas isso ocorre no esquerdismo também, vide o post da Lindoriel.

A questão é que falta conhecimento em ambos os lados. Simples assim.
 
E desde quando eu sou esquerdista...? :assobio:

Verdade, falta conhecimento não só nos lados, mas no meio, em cima, embaixo... enfim.
 
Não concordo que a direita se expressa de forma mais agressiva do que a direita, acho que é questão de perspectiva. Pra mim a pessoa apontar o dedo pra mim e me chamar de nazi por concepções que ela discorda ou simplesmente ignora é tão estúpido quanto olavetes associando o 'marxismo cultural' a Satanás. Falta estudo, falta respeito, falta coerência e proporção.

Sobre a questão metafísica da mulher, afirmo que não se trata de misoginia. Falar dos princípios metafísicos masculino e feminino e suas representações psíquicas não é nada mais que revalorizar doutrinas e ensinamentos tradicionais antigos. Não há superioridade ou inferioridade entre os sexos, pelo simples fato deles serem metafisicamente diferentes, serem princípios opostos e complementares, e suas características humanas nada mais são que manifestações de seus arquétipos eternos.

Querer negar isso é aderir ao igualitarismo, que nega a realidade metafísica em prol de ideologias, de querer adequar, enfiar mesmo, a realidade à ideia, em vez de se conceber a realidade como ela é.

Mas aqui nos já entramos na questão do enfrentamento de ideias, que é posterior ao respeito que deveria existir inicialmente e se manter. Dizer que somos misóginos por não crermos que os sexos são uma mera construção social é o mesmo que dizer que somos homofóbicos por negarmos a validade moral e espiritual de qualquer união homossexual. São coisas distintas. Se pra ti é a mesma coisa, então de haver certa abertura de horizontes.
Não acho a mesma coisa não Pagz, o que eu disse é que esse discurso pode soar misógino para pessoas que não conhecem ou simplesmente rejeitam tal pressuposto. Sei que tu não é misógino.

- - - Updated - - -

PS: Como assim "criticar as ideias de uma pessoa" é OK e criticar "a pessoa em si" não? Eu sempre levei em conta que as ideias de uma pessoa e a pessoa em si são associados um ao outro. Se eu sou de esquerda, podem me criticar como pessoa sim, pq tomo "decisões de esquerda" na minha vida. Se eu acho cristianismo uma merda, posso criticar o Pagz como pessoa sim, afinal ele é cristão e age como tal. Não consigo dissociar as ideias da pessoa.
 
Bom, eu honestamente me perdi um pouco na discussão. Tenho menos restrições ao texto postado pelo Morfindel que outros aqui. Acho digno de nota que frequentemente aqueles que manifestam um incômodo diante da homogeneização da direita são os mesmos que cometem esse deslize ao falar da esquerda. É, portanto, uma via de mão dupla! Acho que em algumas circunstâncias dá no saco ter que recorrer a alguns artifícios retóricos (do tipo "um conjunto de posturas e discursos situados no campo da direita/esquerda") quando em todo o seu texto há uma tipificação perfeitamente compreensível da direita/esquerda a que se dirige. Se essa tipificação é válida ou não, aí cabe a crítica.

Ao contrário do Felagund, não vejo problema no haver "posicionamento ideológico o tempo todo". Qual o problema com a ideologia? Ela não pode trazer, dentro de suas premissas, uma base coerente? Ou vamos incorrer na armadilha e pensar a ideologia como um falseamento puro e simples? Vejam bem, não estou dizendo que o texto é uma obra prima, um tratado de sociologia ou coisa que o valha, e não nego que possua fragilidades. Mas no essencial eu não guardo discordâncias mais agudas, não.

O texto se propôs a analisar páginas do facebook, segundo alega o autor, no intuito de apreender projetos políticos subjacentes. O que encontra, diz o autor, é meramente discurso de ódio. Inegavelmente se pode alegar que o autor tenha feito uma seleção arbitrária e mesmo pouco honesta de suas fontes. Mas todos sabemos que esses discursos têm presença fortíssima nesses meios e isso aponta, penso eu, para um esvaziamento programático dessa direita que não se vê representada nas forças partidárias que aí estão. Tenho minhas dúvidas quanto ao que o Fela coloca no sentido de uma fragilidade organizacional da direita partidária, o que implicaria nessa dificuldade classificatória. O problema é simplesmente com a direita partidária ou será que isso se deve a uma conjuntura política mais ampla marcada por uma convergência de centro - como apontou Silvio Caccia Bava num editorial da Le Monde Diplomatique - em que apesar de discursos que reclamam o seu espaço neste ou naquele espectro, a prática política comporta claras ambigüidades e inconsistências. Isso serve plenamente para pensarmos, por exemplo, o Partido dos Trabalhadores e as diversas concessões que seus governos têm feito às forças conservadoras (que são muito maiores que suas expressões partidárias) a ponto de abandonar bandeiras históricas da esquerda brasileira e incorrer em condutas que anteriormente condenavam (privatizações?).

Em tempo, essa "desvalorização do valor do respeito à vida humana" no final foi tenso. :dente:
Oi, Tek!! :tchau:
 
Felagund disse:
PS: Como assim "criticar as ideias de uma pessoa" é OK e criticar "a pessoa em si" não? Eu sempre levei em conta que as ideias de uma pessoa e a pessoa em si são associados um ao outro. Se eu sou de esquerda, podem me criticar como pessoa sim, pq tomo "decisões de esquerda" na minha vida. Se eu acho cristianismo uma merda, posso criticar o Pagz como pessoa sim, afinal ele é cristão e age como tal. Não consigo dissociar as ideias da pessoa.

As idéias de uma pessoa são apenas uma parte dela, não ela toda. De idéia muitas vezes se muda, inclusive, no decorrer da vida.

Já vi ex freira se tornar satanista e ex satanista virar pastor.

Há uma linha muito tênue entre desrespeito e discordância. O Paganus mesmo, já cansei de achar vários posts dele maravilhosos, inclusive em relação à espiritualidade, e tem outros que eu achei absurdos.

Por isso os que eu considerei absurdos vão anular os que eu achei incríveis? Ou ainda, a pessoa dele como um todo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo