• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

6 Romances odiados quando publicados

Anica

Usuário
A lista saiu no Cracked, então vc pode ver o original (com detalhes, infelizmente em inglês) aqui -> http://www.cracked.com/article_18645_6-great-novels-that-were-hated-in-their-time.html?wa_user1=3&wa_user2=Weird+World&wa_user3=article&wa_user4=recommended

#6. Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
#5. As Vinhas da Ira - John Steinbeck
#4. O Senhor das Moscas - William Golding
#3. O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger
#2. Moby Dick - Herman Melville
#1. A trilogia O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien

*******

Sobre Moby Dick eu já sabia (Bartleby foi meio que uma resposta a esse fracasso), mas admirável mundo novo e o senhor dos anéis meio que me surpreendeu. :think:
 
As Vinhas da Ira até dá para conjecturar sobre:

[align=justify]Dez anos após a grande depressão, às voltas com a Segunda Guerra Mundial (EUA só entra em 41, mas tudo bem) e um cara resolve escrever um livro que mostra a dramática situação dos necessitados, e os desdobramentos mais perversos da exploração e do capitalismo em crise, mostrando nua, crua e chocantemente a realidade pós-crise de 29. Os conservadores, que já estavam de olho no Steinbeck desde Luta Incerta, de 36, caíram de pau em cima dele.[/align]
 
O SdA não é surpresa, e como foi dito no artigo, ele foi odiado pelos críticos. O público adorou desde o início, ainda mais porque esperava uma continuação do Hobbit há anos.

Como de praxe, não é novidade os críticos "mainstream" caírem de pau em cima de um livro que não segue a tendência literária do momento, e não conheço nenhum livro mais deslocado no tempo literariamente falando do que o SdA - 500 anos, no mínimo. Ainda assim, mesmo na época da publicação, teve aqueles que fizeram críticas positivas, entre eles o C.S. Lewis e W.H. Auden que, independente de serem amigos do Tolkien, eram figuras literárias muito respeitadas.

Com o passar dos anos, a crítica teve que dar o braço a torcer para o livro, na medida em que foram surgindo estudos relevantes sobre ele e críticos que destruíam as críticas iniciais do livro, mostrando o valor literário inerente da obra. Ninguém fez isso melhor do que o Tom Shippey, com o seminal The Road to Middle-earth e o mais recente Tolkien: Author of the Century, sendo que neste último há um capítulo justamente refutando as críticas supostamente "bem informadas".

Hoje, pelo menos nos países anglófonos, Tolkien faz parte do cânone da literatura inglesa e é estudado em universidades como qualquer outro autor.
 
O Senhor dos anéis?? Não pode ser sério.

O livro vendeu muito bem desde seu lançamento, ganhou prêmios, como o Internation Fantasy Award, já em 1957, e foi até adaptado para o rádio no mesmo ano em que saiu.
 
é o que o gabriel comentou, não foi o público, mas a crítica que não recebeu bem. eu tb tinha pensado no sucesso da obra com o público e fiquei achando estranho, mas ao ler o post do gabriel lembrei inclusive dessa resenha do auden (que era uma das primeiras positivas, se eu não me engano). eu acho que a traduzi lá para a valinor, diga-se de passagem o_O
 
Anica disse:
é o que o gabriel comentou, não foi o público, mas a crítica que não recebeu bem. eu tb tinha pensado no sucesso da obra com o público e fiquei achando estranho, mas ao ler o post do gabriel lembrei inclusive dessa resenha do auden (que era uma das primeiras positivas, se eu não me engano). eu acho que a traduzi lá para a valinor, diga-se de passagem o_O

Pois, é, Anica, mas a crítica sozinha não serve muito de parâmetro.

São tantos os autores famosos, que vendem muito, e que são odiados pela crítica...
 
[align=justify]O Senhor das Moscas me intriga também. Mas talvez eu possa arriscar a conjecturar que isso se deu por conta da alegoria presente no livro, no pós-guerra (1954), em que as feridas do conflito ainda estavam meio abertas, talvez?

Isso ou talvez por tratar crianças com tanta crueza e agressividade, engraçado é como ele mostra a violência com que a pureza e a inocência são rapidamente substituídas pelo instinto de sobrevivência, condições extremas, individualismo etc. e tal, que leva a uma animalidade no comportamento humano.

Apostaria mais na segunda hipótese, embora a primeira também seja plausível. Enfim, conjecturas....[/align]
 
Não sabia que SdA tinha sido alvo de críticas tão duras, esta explanação do Gabriel foi ótima, vou conferir estas obras que ele citou.
 
aproveitando que eu comentei da resenha do auden sobre o senhor dos anéis, não fui que traduzi mas está aqui para quem tem curiosidade -> http://www.valinor.com.br/7401
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo