• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura [6º livro] O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas

Conhecemos também a figura (completamente) improvável do abade Faria, o "prisioneiro louco" que é na verdade um sábio, o dono do tesouro que se havia anunciado desde vários capítulos atrás prometendo milhões ao governador. O homem sabe várias línguas, escreve livros, se lembra dos Clássicos, cria ferramentas... Sobre a prisão dele: acho que foi preso pelo tesouro, não pela ideia de uma união italiana.
eu fiquei com esse pensamento durante o livro todo, uma vez que na adaptação para o cinema que eu assisti, ele realmente dá a entender isso, mas no final do livro não cheguei a conclusão nenhuma sobre essa parte, até porque se o motivo fosse esse, porque a pessoa que tinha o interesse não foi atrás quando ele disse que dividiria o tesouro em troca da liberdade??

Acho que Dantés foi criado daquele jeito típico de vilas antigas. Basta ver como era o pai dele, honesto, a ponto de passar fome para saldar uma dívida. Até hoje em comunidades simples a honestidade e a franqueza são atributos considerados básicos.
em cidade pequena também tem muita coisa que ainda é feita dessa forma, por aqui ainda se usa a expressão "no fio do bigode" - ou seja, os chamados "bigodudos" mantém a sua palavra, e acho que esse era o caso ali, ele foi criado com aquela questão de manter a honra, a palavra dada a qualquer custo...
As regras de relações humanas são desconhecidas por ele.
Primeiro toma decisões com autonomia, sem se preocupar em ter o apoio dos demais. Pode assim ser considerado arrogante e cheio de si.
Segundo considera-se amigo de uma pessoa que parece ter um caráter discutível, ou seja, confiava facilmente.
mas quem não é assim aos 19 anos? principalmente naquela época, a maturidade e o conhecimento vem com a experiência na maioria das vezes, e desta ele tinha muito pouco, fora criado por aquele homem de honra, de palavra e acreditava que todas as pessoas assim o eram, pois na juventude é assim que vemos o mundo...

O que faz a gente admirar mais ainda as obras do homem, já que não é pra qualquer um conseguir enrolar e ao mesmo tempo prender a atenção do leitor.
Que o digam os escritores de novelas da TV brasileira.
sim! exatamente! olha, eu li todos os livros das Crônicas de Gelo e Fogo, do Martin e foi justamente isso que me irritou um pouco, apesar dos livros serem ótimos, ele enche muita linguiça sem conseguir prender tão bem a atenção, quando se lê a narrativa do Dumas parece que tudo está ali por um propósito específico, enquanto que em outros autores, como o Martin, em momentos parece que algumas coisas só foram postas ali com o intuito de acrescentar páginas aos livros...

Estamos esperando ainda os colegas que determinaram qual a obra que iríamos ler.
Para que não se esqueçam, vou citá-los: @*Erendis*
eu já passei várias vezes pelo tópico, postei e não esqueci, até porque foi eu quem indiquei o livro, sempre passo por aqui pra ler e se achar algo pertinente, postarei, mas como não tenho a narrativa do Dumas, não vou postar abobrinha aqui só pra dizer que postei...
 
caramba, acabo d finalizar a leitura do cap. 18 e da 3ª semana (é, estou atrasadito) e a saga da família spada com os bórgia daria 1 livro d aventuras à parte. dumas foi brilhante + uma vez ao mesclar personagens reais com inventados e criar sua ficção histórica própria p justificar o tesouro do louco/sábio faria/27. a trama ficou tão bem amarrada q deixa o leitor com aquela pulguinha atrás da orelha perguntando será q é verdade a lenda do tesouro da família spada? enfim, é o tipo d construção (ficção histórica) q criticaram mto em dan brown, mas q já era (bem) utilizada há mtos anos atrás.

algumas passagens q destaquei:
Um carcereiro nunca é um homem para um prisioneiro: é uma porta viva acrescentada à sua porta de carvalho; é uma barra de carne acrescentada às suas barras de ferro.
Lamentações feitas em comum são quase preces; preces feitas a dois são quase graças concedidas.
Aprender não é saber; há sabidos e sábios; é a memória que faz os primeiros, é a filosofia que faz os outros. [...] Filosofia não se aprende; a filosofia é a reunião das ciências adquiridas pelo gênio que as aplica; a filosofia é a nuvem reluzente em que o Cristo pôs o pé para subir aos céus.
outro detalhe q notei são as citações bíblicas q estão bem frequentes: na conversa do rei luis xviii mencionou-se as 7 vacas gordas e as 7 vacas magras, sonho q josé interpretou ao faraó e lhe rendeu o posto d 2º homem + poderoso do egito. nos caps. da 3ª semana a visão do menes tequel parsim é citada brevemente. é uma visão interpretada pelo profeta daniel ao rei belsazar, da babilônia. as menções são feitas tão informalmente dando a impressão q as passagens bíblicas em questão eram corriqueiras nas conversas entre os personagens e p os leitores folhetinescos d dumas. hj eu sei q n são todos q as conhecem e ficariam boiando nas referências.
 
Última edição:
Acabei de ler a primeira parte do livro.

Demorou, mas enfim, Dantés está livre.
 
[...]


em cidade pequena também tem muita coisa que ainda é feita dessa forma, por aqui ainda se usa a expressão "no fio do bigode" - ou seja, os chamados "bigodudos" mantém a sua palavra, e acho que esse era o caso ali, ele foi criado com aquela questão de manter a honra, a palavra dada a qualquer custo...

mas quem não é assim aos 19 anos? principalmente naquela época, a maturidade e o conhecimento vem com a experiência na maioria das vezes, e desta ele tinha muito pouco, fora criado por aquele homem de honra, de palavra e acreditava que todas as pessoas assim o eram, pois na juventude é assim que vemos o mundo...
[...]


eu já passei várias vezes pelo tópico, postei e não esqueci, até porque foi eu quem indiquei o livro, sempre passo por aqui pra ler e se achar algo pertinente, postarei, mas como não tenho a narrativa do Dumas, não vou postar abobrinha aqui só pra dizer que postei...

Erendis editei o post, entendi que pela sua observação que não estava bom. :amem:

Nada do que acontece com o Dantés é justo, nem com a idade dele e nem com sua natureza (uma pessoa sincera e espontânea).
Mas, é interessante que ele assim que saiu da prisão deu um tempinho e já começou a fazer coisas que se os espertos estivessem atentos, casualmente não estavam, poderiam pegar ele. Afinal foi dado o alarme de que ele fugira da prisão, os guardas estavam a procura dele. E ele vai ao bairro, chora que nem criança na casa que era do pai. Deixa um rastro por onde passa. :think:
 
Última edição:
E ele vai ao bairro, chora que nem criança na casa que era do pai. Deixa um rastro por onde passa. :think:
por favor sem spoilers. tem gente (eu) q tá seguindo o cronograma d leitura à risca.

completada a leitura do cap. 3 da parte 2 e chegamos ao fim do 1º mês do clube conde d monte cristo d leitura. só tenho uma coisa a dizer:

abrete.jpg
ah: p quem tem a versão pocket da zahar como eu e tá afim d ver algumas notas de rodapé e desenhos como o acima, achei alguns caps. da edição completa disponíveis gratuitamente no google livros (clique aqui e confira).
 
Última edição:
por favor sem spoilers. tem gente (eu) q tá seguindo o cronograma d leitura à risca.
acho que é válido colocar a tag "spoiler", uma vez que alguns leitores estão mais pra frente na leitura e outros ainda estão atrasados, que tal?
quem não quiser spoiler é só não abrir o que está com a tag...

E ele vai ao bairro, chora que nem criança na casa que era do pai. Deixa um rastro por onde passa. :think:
mas há que se entender, pela quantidade de anos em que ele ficou preso e pela mudança que ocorreu no presídio, de denominarem os presos somente com os números, que não havia como saber qual o preso que tinha escapado, quanto mais ligá-lo a um cavalheiro que anos depois chora numa residência...
isso tudo ligado ao fato de que os guardas pensaram que o prisioneiro fugitivo havia morrido na queda, quando foi atirado à água, uma vez que não contavam que ele dispusesse de ferramentas para se soltar...
 
Se seguir o cronograma, mencionado na primeira página, não há problema. Caso contrário, há necessidade da tag spoiler, como falaram acima.
 
Furei a regra mesmo, pensei que estava na semana certa, mas estou além, mesmo assim... editei. Desculpas.
 
  • Amei
Reactions: Bel
repararam na qtd d histórias baseadas no cdmc q fizeram sucesso depois? d cabeça lembro d:
  • hq/filme oldboy, aonde o encarceramento do inocente é por vingança e ele depois d livre vai atrás d sua vingança pessoal
  • filme fuga d alcatraz, com clint eastwood
  • filme a fortaleza 1 e 2, com christopher lambert
  • plano d fuga, recente, com schawzneggar(?) e stallone
e acho q toda e qq história q remeta a fuga d uma prisão considerada inescapável acaba remetendo ao cdmc. agora, pergunto aos universitários: existe alguma ficção literária anterior a ele com essa temática? só me veio à cabeça a fuga do hades/inferno tão recorrente nos mitos gregos.
 
Tirei parte da semana passada e essa semana pra ler HG Wells e deixei o Dumas de lado. :tsc:

Mas é só por um tempo, retomarei as aventuras do infeliz Dantès (que agora além de rico ficou gacto! :dente: ) em breve. :yep:
 
Estou super atrasado, mas pretendo chegar no cronograma, nada como a finaleira das disciplinas do mestrado pra deixar-nos completamente sem tempo. Só fui abrir hj isso aqui e nossa... hehehe
Em relação a quantidade de histórias que lembram o Conde.
Esse tipo de obra gera uma infinidade de referências! E, creio eu, que todo tipo de escritor que se preze deva conhecer os grandes clássicos. Fazendo com que as referências apareçam de forma inconsciente. Sempre que isso aparece gosto de lembrar da nossa noção de céu e inferno é a de Dante (HAHAHAHAHHA) da Divina Comédia. Se pensarmos assim, sempre que aparece um céu, um anjo, um demônio, ou qualquer coisa do tipo poderíamos dizer que é baseado na Divina Comédia!!! Mas é uma concepção que já trazemos. Acho que a parte em que Dante (agora o Dante de Dumas) é preso e todo o procedimento já deva estar enraizado nas nossas concepções de prisão/fuga/vingança.
É o que eu acho pelo menos. hehehe
 
Semanas finais do ano. Estou bem enrolado até quarta-feira que vem pelo menos (acho que todo mundo deve estar?), mas depois eu alcanço todo mundo. Até o cap. 15 da parte 2, não é isso?
 
Também acabei me atrasando (trabalho e outras leituras), por isso ainda estou no capítulo 8 da segunda parte.

Espero agora alcançar o cronograma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo