• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

50 anos de LED

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Led_aniversario_smn.jpg


Cinquenta anos atrás, o cientista da GE Nick Holonyak, na época com 33 anos de idade, inventava o primeiro diodo emissor de luz visível (LED, em inglês). Por emitir uma luz perceptível ao olho humano, diferente dos lasers infravermelhos, seus colegas da GE na época classificaram o dispositivo criado por Holonyak de “mágico”. Em uma entrevista disponível no YouTube, Holonyak, atualmente com 83 anos, conta como trabalhou no Centro de Pesquisas Global da GE em Nova York. Relata também sua surpresa e satisfação em conseguir produzir, em 9 de outubro de 1962, a primeira luz com a tecnologia LED visível ao olho humano.

“Minha mãe era órfã. Meu pai, um mineiro de carvão. Eles não tinham educação, mas ambos sabiam que a escola era muito importante. Ele me deu uma faca de bolso e disse: ‘Olhe, faça você mesmo’. Tinha cerca de cinco ou seis anos e aprendi que, se precisasse de alguma coisa, poderia fazer com as minhas próprias mãos”, lembra o cientista.

Hoje, os LEDs estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. A tecnologia é amplamente utilizada para iluminar indicadores em dispositivos eletrônicos, botões de elevador, placas de saída, celulares e displays de smartphones, TVs, PCs, tablets, sinalizações comerciais, telas de vídeo em instalações esportivas, equipamentos cirúrgicos microscópicos e cruzamentos ferroviários. Mais recentemente, a tecnologia LED chegou às ruas, estacionamentos, semáforos, estradas e parques, contribuindo para a redução no consumo de energia das cidades.

Os LEDs usam até 75% menos energia do que as lâmpadas incandescentes; duram até 25 vezes mais do que as fontes de luz incandescentes e de halogêneo; e até três vezes mais do que a maioria das lâmpadas fluorescentes compactas. “Não há ambiguidade sobre o fato de que essa invenção tem uma vida útil muito além do que estamos vendo,” prevê Holonyak.


leds.jpg


Fonte
----------------------------------------------------------------------------------------------

Nem parece que a invenção do Led já tem todo esse tempo de vida, pois só ficamos mais acostumados a vê-lo em larga escala mais recentemente.

Mas todo inicio de uma nova tecnologia até chegar a produção em escala comercial leva tempo. Muitos dos leds que vemos hoje até já foram concebidos há anos, mas o alto custo de fabricação durante muito tempo impediram a viabilização comercial. Felizmente hoje são realidade.

É a tecnologia que cada vez mais veio pra ficar.
 
A questão é que o LED de energias mais baixas já foi inventado há muito tempo, mas os LEDs mais pro azul já tem menos tempo de vida pra então poder formar as 3 cores padrão.

A fabricação é muito mais complexa que a de uma lâmpada incandescente. Ainda bem que hoje em dia já existem centros de excelência que baixaram o custo por peça produzida.
 
Roberta curte um coroa, mas tá bem cuidado! :cerva:

___________

Fora a piada ruim, não fazia ideia que já tinha 50 anos. De qualquer forma, interessante o texto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo