• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 5º conto - Um Esqueleto (Machado de Assis)

Qual desses deve ser o conto da 5ª edição (Especial de Terror)?


  • Total de votantes
    13
  • Votação encerrada .
A situação tá difícil pra mim, Spartaco. =(
E eu não quero fazer um post coxambrado qualquer só pra mostrar participação. :tsc:
Mas acho que logo minhas dificuldades se ajeitam e consigo finalmente postar aqui e os tópicos que estou devendo no literatura.

Estava só chamando o pessoal que votou para dar a respectiva opinião; mas é lógico que cada um tem seus problemas e, portanto, nem sempre se pode participar do jeito que se gostaria.

Desculpe-me qualquer coisa.
 
Ok, eu terminei.

Achei o começo fraco, mas depois que apareceu o esqueleto ficou mais interessante. Não achei a história necessariamente assustadora, mas é bem inquietante (eu nunca conseguiria jantar com um esqueleto na mesa).
O primeiro final, bem, não foi esperado, mas fiquei esperando um toque a mais. Talvez o doutor pudesse matar a esposa e ficar com dois esqueletos; ou até mesmo se matar e acabar com tudo.
Já o segundo final foi cômico, chega soltei uma risadinha: Apetite pro chá? Se fosse eu jogava o chá na cara dele. aha.

No geral eu gostei do conto, de 0 a 10 daria 8.
 
Também já li, terminei faz duas semanas por aí e:

Assim como o @adrieldantas não achei nada assustador, um pouco inquietante somente, com o Doutor Belém passando uma áurea de malucão inteligente. Também daria algo em torno de 7/8 em uma escala de 0 a 10.

E o final foi bem fraco né?
 
Eu amo esse conto. Não sabia que tinham falado sobre ele no Clube de Leitura. Cheguei a comentar, brevemente, sobre ele, em outro tópico do fórum, e vou copiar e colar o que escrevi aqui.

"Um esqueleto", constrói-se sob a égide do humor perverso. Ele é dividido em "seis capítulos", o que quase lhe confere uma roupagem de novela. Quase. E tem um esquema de encaixe: duas narrativas numa. O conto flerta com o fantástico, embora não permaneça nele após o desfecho, porque, na concepção de Todorov, quando o "mistério" é explicado como que numa retomada de consciência, a narrativa sai do Fantástico e fica no Estranho.

A maneira a partir da qual o elemento que deveria remeter ao insólito é apresentada, isto é, como ela é posta em cena, acaba por causar estranhamento. O insólito reside mais no modo de narrar do que no esqueleto propriamente dito. Reside mais no que aquele esqueleto "esconde" e a narrativa busca desvelar no que no objeto em si.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo