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e pelo pouco que eu vi estão mais para magos de combate agora. (mas quanto a isso tenho um pouco de dúvida porque não vi direito as "magias" de mago)
- falando em classes, monge, druida, bárbaro e feiticeiro foram pro saco
- mataram o roleplay um pouco sim, não porque ficou mais parecido com "rpg de videogame" (aminha opinião), mas porque agora até mesmo os magos estão mais fáceis de jogar (porque tem mísseis mágicos e outras magias pequenas que podem lançar sem limite) mas eles perderam muita coisa porque não existe mais magia, agora são todas habilidades especiais da classe de mago, como era o bruxo mais ou menos, e nisso perderam algumas magias de roleplay, e pelo pouco que eu vi estão mais para magos de combate agora. (mas quanto a isso tenho um pouco de dúvida porque não vi direito as "magias" de mago)
Ah, e muitas das "magias de roleplay" foram transformadas em rituais.
O que o livro diz aqui, basicamente, é: Passe batido pelo role-playing, e vá direto para o que é mais legal: encontros (combate)."...As much as possible, fast-forward through parts of an adventure that aren't fun. An encounter with two guards at the city gate isn't fun. Tell the players they get through the gate without much trouble and move on to the fun. Niggling details of food supplies and encumbrance usually aren't fun, so don't sweat them, and let the players get to the adventure and on to the fun. Long treks through endless corridors in the ancient dwarven stronghold beneath the mountains aren't fun. Move the PCs quickly from encounter to encounter, and on to the fun."
É opcional.4ª edição: e o roleplay, como fica?
O que o livro diz aqui, basicamente, é: Passe batido pelo role-playing, e vá direto para o que é mais legal: encontros (combate).
E ainda tem uma tabela mostrando o que é "necessário" para jogar: ela inclui miniaturas e tabuleiro como obrigatório, mas lista ficha de personagem (character sheet) como opcional.
Dá no mesmo.Na-ão. Na 4E encontros não se limitam ao combate. Existem social encounters também.
Afinal, se ao invés de interpretar você fica lançando dados em disputas tático-estatístico-randômicas-whatever... não dá no mesmo?
Mas para o MESTRE fichas de jogo são opcionais sim.
Acho que agora está mais claro.Beyond players, to play the D&D game you need space to play, rulebooks,
and supplies such as dice, paper, pencils, a battle grid,
and miniatures. Your game can be as simple as that,
OR you can add items for your convenience (character
sheets, snacks) or to enhance the game with digital
components (check out www.dndinsider.com).
Errado. Look again:Agora, encontros são qualquer tipo de ação. Um diálogo é um encontro, um teste de perícias, etc. Nem todo encontro precisa envolver testes de perícias
Encounter
encounters are the exciting part of the D&D game.
They have tension and urgency about them and a
chance of failure. They involve lots of die-rolling (often
in the form of attack rolls) and strategic thinking. They
give almost every kind of player something to enjoy.
The rules of the game are most important in
encounters.
Ah tah, então é esse tipo de role-playing que o livro se refere. Agora faz todo sentido.Outro ponto: necessariamente, roleplay e combate são distintos? Eu considero que interpreto meu personagem nas lutas também...
NÃO. Reveja o parágrao e tire suas próprias conclusões:
Acho que agora está mais claro.
Errado. Look again:
Sei. Como pegar um jogo puramente estrategico, como Xadrez, e falar "eu sou o Bispo". E a partir daí falar frases bombásticas ( do tipo "sinta meu ataque dilacerante giratório da Luz DIvina do Senhor!) cada vez que sua pecinha "come" uma outra no tabuleiro?Roleplay é cada um que faz.
Pra quem gosta de golpes bomásticos com nomes bombásticos, sem explicação ou plausibilidade - àla Dragonball Z - beleza. Nada contra.Olha, sabe que esses golpes especiais de guerreiro até dão um visual legal em combate?
E é justamente esse o role-playing sugerido pelos autores - dentro de combate. Só.Roleplay não é só fora de combate não, como foi lembrado o tio Sky.
Exato, Kadu.Eu penso o seguinte: para os jogadores antigos nada muda, afinal pode não haver incentivo adicional à interpretação mas também não existe qualquer limitação quanto a isso. Então, os mestres e jogadores continuarão jogando da forma como gostam.
Mas para os novos jogadores o D&D vai estar com uma cara mais de wargame mesmo