• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas 3DeT

Repito o que disse na minha cidade, a culpa de ser ruim não é do 3d&t, é do cassaro que nos fez engolir esta porcaria, os rpgistas brasileiros não tinham outra alternativa a não ser engolir, pois não existia material nacional suficiente. Pessoalmente, não falo sem conhecer, já joguei e já escrevi material para o sistema (assim como já escrevi para vampiro, gurps, mago, lobisomem, changeling, whraith, adnd, daemon, Sudd(sistema universal dragão dourado, não santo dos últimos dias), toon, claro que DnD e DnD 3.5) e acho ele horrível, só fui capaz de usá-lo com um punhado de house rules para tapar furos, e eu acho que 3d&t é:
3 (do inglês tree, maneirismo de true, verdadeiro (a))
D (drug, droga, porcaria)
& ( e)
T (tinkery, enganação)
isto quer dizer: Verdadeira porcaria enganadora, uma coisa para enganar rpgistas iniciantes.

PS: Tormenta é o pior cenário, o mais escroto, a maior porcaria, a maior (coloque aqui o insulto que achar pios para um cenário) do mundo, eu nem considero rpg, a coisa mais furada do mundo.
E antes que falem que eu tenho inveja:
Eu não tenho inveja, aquilo é tosco!
 
Última edição:
Calimbadil o fiel disse:
Eu!
Sei exatamente como funciona, se tiver dúvidas, e só perguntar.
Baseei um RPG tolkieniano no sistema 3D&T.

Voçê poderia me ensinar como passar RPG tolkieniano no sistema 3D&T ?:think:
 
É só decidir quais serão as vantagens específicas de cada raça e linhagem e colocar os pontos nas características que os jogadores desejarem para seus personagens e conduzirem a história dentro de arda definindo a força dos orcs e também montando um piloto para seguir (um script).
E como o Skywalker disse, tome cuidado com seus avós. :mrgreen:
 
É só decidir quais serão as vantagens específicas de cada raça e linhagem e colocar os pontos nas características que os jogadores desejarem para seus personagens e conduzirem a história dentro de arda definindo a força dos orcs e também montando um piloto para seguir (um script).
E como o Skywalker disse, tome cuidado com seus avós. :mrgreen:

você tem livros de raças de 3dt você poderia me passar algumas? eu estou atras dos elfos negros.:oops:
 
Tentei encontrar uma citação pra comentar nesse tópico, mas não vou me dar ao trabalho.

Pra começar, ocasionalmente jogo RPG em quatro sistemas (D20, Daemon, CODA e 3D&T). Meu preferido? 3D&T de longe. Motivo? Menos regras.
Regras atrapalham um bocado! Pra mim, basta lançar os dados em momentos importantes e duvidosos e deu! E 3D&T é o melhor nisso. Talvez goste tanto por ser meu primeiro sistema, vai saber...

As regras dele (ou falta delas) atrapalham um pouco no combate. Mas eu não gosto de combates mesmo, não são atração principal. E quando esses se fazem necessários, o sistema 3D&T acaba com eles rapidinho...
3D&T é versátil, simples e fácil de adaptar até pelo mestre mais inexperiente. É o melhor!

Ah, eu só jogo em cenários medievais, sem problema algum...

Todos tem sua preferências. Eu pro exemplo não gosto de nenhum jogo da WW, mas nem por isso saio xingando os caras (e as mães) que criaram e que jogam no cenário. Calma...e respeito.
 
O problema desse sistema é a riqueza de detalhes, o jogo é muito simples e não tem quase nada pronto. Contudo é fácil de jogar.
 
3dt é muito bom mais eu achou um pouco desorganizado, por que a maioria das vezes eles não narram o cenario o local pricipalmente.
 
A primeira vez que eu joguei RPG foi com esse sistema, quando uns colegas me chamaram para jogar. Só jogamos uma vez, porque depois deu confusão, desencontramos, todo mundo tava ocupado, etc.
Nunca mais jogo nesse sistema. Por quê? Bom, ele é simples, mas e daí, eu não sou nenhum retardado mental, consigo entender perfeitamente as regras de outro sistema. E as regras tem muitas falhas: onde já se viu não poder mais de um personagem atacar o mesmo inimigo? Aparece um dragão e o grupo tem que enfrentá-lo um de cada vez? E quanto ao combate, (Força+Habilidade) do atacante - (Armadura+Habilidade) do defensor, quer dizer que não faz diferença se eu atacar com um canhão ou com um grão de areia?
Um resumo dos personagens e do encontro: tinha um arqueiro elfo clichê, um fantasma, um gnomo gatuno, dois necromantes (um zumbi e um vampiro), dois ogros primitivos com umas 4 vezes a média de vida (primitivo é um tipo de super-bárbaro), e eu - um meio-orc paladino e clérigo (paladino mais para restringir o personagem e não ficar apelão de mais). O mestre explicou o cenário e a missão, nós começamos em uma taverna; o necromante zumbi matou um anão que estava lá (quieto em uma mesa), comeu o cerébro dele, e nos carregou todos para a outra cidade usando magia.
 
aqui vai um rpg parecido com 3DeT e que vale muito a pena conhecer: GURPS
é de steve jackson, o cara é expert no assunto.
é como se fosse um 3DeT mais avançado.
é bem melhor
3DeT é muito simples. não muito simples, simplesDEMAIS.
nada contra(eu já joguei) mas GURPS é bem melhor...
o sistema é bem liberal , e voce so complica mais o jogo dependendo do nivel de realidade que voce quer imprimir à aventura.
vale a pena tentar!
 
3D&T parecido com Gurps? Tá certo, em ambos vc tem constroi a ficha com pontos, sem classe nem nada, mas eles não tem nada a ver...


Em relação ao 3D&T em si eu até achava divertido, bom para rapidinhas sem comprisso. Uma de suas características, a simplicidade é tanto uma qualidade quanto um defeito.
Qualidade pq? Pq acaba sendo mto bom para atrair jogadores iniciantes, sendo um rpg rápido de ser aprendido e jogado.
Defeito pq? Por ser justamente simples, algumas vezes vc quer fazer algo, mas não há regras para isso. Ta certo que o mestre pode jogar dados de qualquer jeito para decidir se pode ou não, mas a falta de regras é algo frustante para quem gosta de algo mais... completo (pela falta de palavras).

Regras não é tudo, concordo, mas um bom conjunto de regras ajuda bastante.

3D&T é bom para oq ele foi proposto originalmente, um jogo descontraido e simples. Agora, quando vc tenta fazer algo mais sério, desanima jogar nesse sistema. Com F0 vc é uma pessoa normal, com F5 vc levanta varios carros. Acho essa grande diferença de valores entre atributos um problema par jogos sérios. O sistema é bom para jogos animes-sem-noção, mas qualquer coisa alem disso... por exemplo, jogar Terror em 3D&T não dá....

Por isso, gosto de sistema mais abrangentes, que podem cobrir mais situações, mais estilos diferente de jogos.
 
Tá certo, em ambos vc tem constroi a ficha com pontos, sem classe nem nada
Em 3D&T tem ficha? Para quê? Nem tem muito o que escrever, qualquer idiota pode lembrar tudo, e um bom mestre poderia lembrar as fichas de todos os jogadores. Para mim, só precisa de ficha quando você tem um personagem de verdade, com história e tudo, e precisa de algum lugar para anotar detalhes como perícias, informações de várias classes, etc.
 
Em 3D&T tem ficha? Para quê? Nem tem muito o que escrever, qualquer idiota pode lembrar tudo, e um bom mestre poderia lembrar as fichas de todos os jogadores. Para mim, só precisa de ficha quando você tem um personagem de verdade, com história e tudo, e precisa de algum lugar para anotar detalhes como perícias, informações de várias classes, etc.
Tudo bem que ele é simples, mas o problema vem quando voce cria um personagem e vai jogar daqui duas semanas... ae nesse caso até Aventuras Fantásticas tem que ter ficha, nem q seja no saco de pão da padaria, como eu já fiz XD
 
Tem que ter ficha, ainda mais num jogo tão propenso ao power game quanto o 3D&T.

E também porque fazer ficha é uma das coisas mais divertidas em qualquer sistema.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo