• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias 39 Filmes Estrangeiros Favoritos de Martin Scorsese Para Ver Antes de Morrer

Bruce Torres

Let's be alone together.
Tome essa lista com uma pitada de sal, pois até o momento temos apenas a palavra do pessoal do Reddit com relação a ela. Segue a história: o jovem cineasta Colin Levy escreveu para seu heroi, Martin Scorsese, há muitos anos atrás, perguntando quais filmes ele deveria ver a fim de ampliar seus horizontes cinematográficos. O assistente de Scorsese enviou uma lista com 39 filmes estrangeiros que o diretor pessoalmente recomendou, junto com a seguinte nota:

O senhor Scorsese pediu que eu enviasse desta maneira. Isso deve te dar um impulso na sua educação cinematográfica!

Aqui está a lista. Quantos desses filmes vocês já viram? A lista parece se adequar ao estilo de Scorsese? E por que a obra-prima tailandesa The Adventures of Iron Pussy (As Aventuras da B***** de Ferro) não está incluída?

scorsese-foreign-films-blank.jpg

Traduzido e retirado de: http://www.bleedingcool.com/2012/03/26/martin-scorseses-39-foreign-films-to-watch-before-you-die/
 
Última edição:
A lista traduzida dos filmes é essa:

- Metrópolis,
- Nosferatu,
- Dr. Mabuse, o Jogador,
- Napoleão (provavelmente a versão de Abel Gancé),
- A Grande Ilusão,
- As Regras do Jogo,
- O Boulevard do Crime,
- Roma, Cidade Aberta,
- Paisà,
- A Terra Treme,
- Ladrões de Bicicletas,
- Umberto D,
- A Bela e a Fera (óbvio que a versão de Jean Cocteau),
- Era Uma Vez em Tóquio (assistam também A Cruz dos Anos, com enredo semelhante),
- Viver,
- Os Sete Samurais,
- Contos da Luz Vaga,
- Intendente Sanshô,
- Céu e Inferno,
- Os Eternos Desconhecidos,
- Rocco e seus Irmãos,
- Os Incompreendidos,
- Atire no Pianista,
- Acossado,
- Bando à Parte,
- Aquele que Sabe Viver,
- A Aventura,
- Depois Daquele Beijo,
- Antes da Revolução,
- O Açougueiro,
- Week-End à Francesa,
- Kôshikei,
- O Comerciante das Quatro Estações,
- O Medo Consome a Alma (recomendo também Tudo que o Céu Permite),
- O Casamento de Maria Braun,
- No Decurso do Tempo,
- O Amigo Americano,
- O Mistério de Kaspar Hauser,
- Aguirre, a Cólera dos Deuses.
 
Essa lista tem um tempo, nao?
Lembro de ter usado ela como uma das minhas wishlists um tempo atras.
Mas soh vi 31 dai, entao deve ter sido outra lista.


PS: E nenhum do Glauber Rocha?
: /
Nao era o scorsese que admirava o nosso brasileiro?
 
Última edição:
PS: E nenhum do Glauber Rocha?
: /
Nao era o scorsese que admirava o nosso brasileiro?

Não é?

Mas eu até entendo: a geração do Scorsese foi muito impactada por Kurosawa, pelos neorrealistas, pela Nouvelle Vague... Eu também não vejo muita influência do Novo Cinema Alemão num primeiro momento, mas a experiência sensorial da manipulação do tempo pelos planos longos (não planos-sequências, deixo claro) - aliás, chega a ser engraçado ele não citar nenhum soviético - é algo que vai aparecer posteriormente quando a Nova Hollywood se firma de vez.

Já o Glauber... não sei se ele é TÃO necessário assim pra uma educação cinematográfica. Eu mesmo gosto dos filmes dele, da teatralidade e do engajamento, mas às vezes parece que ele está repetindo algo que eu já tinha visto nos japoneses com o kabuki. Eu recomendaria ir atrás do que Hirszman e Nelson Pereira produziram no período.

Uma curiosidade: você às vezes não tem a impressão de que o cinema brasileiro leva um tempo pra engrenar quando temos uma vanguarda expressiva no exterior?
 
Última edição:
Por sinal essa semana assisti um filme que apesar de não estar nessa lista estava com um comentário de indicação positiva dele a favor da película na caixa, que foi o El Cid de 1961 no que a descrição dizia "Um dos maiores épicos já feitos" (Charlton Heston e Sophia Loren).

Dessa lista teve o Nosferatu que eu sentei outro dia na frente da TV e começou a passar quando liguei no canal Cultura (ou Educativa). Alguns desses eu vi apenas os derivados (versões posteriores que mesmo essas não são tão comuns nas prateleiras como eu gostaria) como o Metropolis versão animê do Otomo ou a Bela e a Fera da Disney. Dos nipônicos Os Sete Samurais eu adquiri mas estou devendo ver um monte de clássicos do cinema japonês. Uma parte desses filmes antigos japoneses foi lançada aqui no Brasil, mas achei poucos por aí. Então é meio questão de sorte encontrar na loja.

Dos filmes que citam dele minha opinião:

Dos recentes O Aviador é meu favorito, seguido de Os Infiltrados. A Ilha do Medo gostei da primeira metade do filme e Gangues de Nova Iorque nunca junto paciência pra ver igual o filme de Romeu e Julieta com o Di Caprio. Goodfellas eu já vi mais de uma vez mas faz muito tempo e lembro que era muito interessante (apesar de mais voltado para quem curte o gênero).

E eu vi um filme "O Cabo do Medo" na TV não muito novo, mas não tenho certeza se foi só uma coincidência de título ou algo do gênero, então não vou colocar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Scorsese
 
Última edição:
O Metrópolis do Otomo e a versão da Disney pr'A Bela e a Fera são muito bons mesmo.

Tô com o El Cid em DVD pra assistir. O Anthony Mann - que quase escolheram pra dirigir Spartacus, não fosse o fato do Kirk Douglas querer retribuir o favor ao Kubrick por Glória Manchada de Sangue - foi um dos melhores diretores de Hollywood, e influenciou muito a Nouvelle Vague, junto com Howard Hawks, Samuel Fuller e Fred Zinnemann - citando os famosos diretores de faroeste apenas.

Sobre o Scorsese... Eu não entendo o problema das pessoas com O Aviador - é um filme incrível! Por outro lado, detestei Os Infiltrados. Gangues de Nova York é uma droga, sorry. A Ilha do Medo me causou impacto - lembra muito Julieta dos Espíritos, do Fellini. Também gostei de Taxi Driver e Cabo do Medo, mas meu favorito ainda é A Última Tentação de Cristo. Amo o Scorsese principalmente pelo trabalho que ele fez com a restauração de obras clássicas do cinema. Ele é um cara que realmente ama a Sétima Arte.

EDIT: Não duvido que o Scorsese recomendasse o filme de Gance - afinal, é uma obra técnica que adiantou "n" recursos cinematográficos, mesmo aqueles da geração MTV -, mas chega a ser engraçado o fato de que ninguém vai conseguir ver esse filme tão cedo por diferentes questões técnicas que colaboraram pra torná-lo um filme tão, mas tão incrível, que o acesso ao grande público ficou prejudicado. :P
 
Última edição:
Spartacus é outro filme impressionante. De um tempo em que Hollywood se preocupava em fazer filmes com personagens com a vida no ritmo mais natural dela e tinha espaço para piadas e coisas engraçadas mas tendia a ter um pouco de cada coisa de forma mais equilibrada (alegria, tristeza, ira, suspense... sem comprimir ou diluir tudo rapidamente). Felizmente ainda há diretores que resgatam os moldes antigos de se fazer filmes com resultados muito bons das regras antigas. De filme de Samurai, por exemplo, um que lembro dos recentes que seria bastante no estilo dos citados na lista de cima seria esse aqui:

The Twilight Samurai

No caso de Gangues de Nova Iorque preciso admitir que minha cabeça louca esperava algo menos teatral ou pelo menos como uma mistura poética envolvente de musical tipo Moulin Rouge com isso aqui:

The Warriors

Algo puxado para uma "paranóia do medo" com elementos da (rica) história de Nova Iorque. O que houve foi que nem a ação me envolveu nem também a poesia. Foi meio frustrante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo