• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

E pelas notas aqui, parece que eu perdi bastante coisa :osigh:

Nem te conto manow, esse SPIFF tá BADASS. Melhor dizendo, minha programação foi praticamente perfeita, eu escolhi muitos filmes realmente bons e até agora não vi nada ruim. A Mostra em si obviamente está com o nível de qualquer festival (que é o nível de qualquer grande aglomeração de filmes (que é o nível de qualquer grande aglomeração de obras de arte)), i.e. a maioria é merda, e você tem que saber peneirar caso haja a real esperança de ver pelo menos mais de 50% de filmes bons (eu andei constatando que a maioria das pessoas simplesmente não tem essa esperança, e continua gastando dinheiro com mostras apesar de marcar nota 1 ou 2 no papelzinho em todas as sessões; digo, se você não gosta de filmes "de arte", por que você continua indo em festivais? É pra parecer intelectual? Você não parece intelectual quando faz comentários sobre o filme no final da sessão. Só pra avisar.)

Em outras notícias, é literalmente IMPOSSÍVEL conseguir um ingresso para O PARQUE PARANÓICO se você não ficar na frente da bilheteria desde a noite anterior (isso foi uma hipérbole, mas não uma muito absurda). E é hilário, porque o Gus cria interesse por puro buzz (rimou); filmes com estilos similarmente observacionista (EN LA CIUDAD DE SYLVIA*, COCHOCHI, etc) tiveram sessões vazias e várias pessoas foram embora no meio (e eu tenho certeza que a maioria dos que ficaram até o fim deram notas baixas).

Eu estou guardando um ingresso pro caso desse filme ir pra repescagem (e pelo nível de procura dele, a única razão pra ele não aparecer na respescagem seria o que? Vamos lá, todo mundo: DOENÇA MENTAL dos organizadores, exato.)


*Que é TÃO tipo-foda. Tisf, esse filme vai passar Quinta-Feira dia 1 às 20:50 no Cine Bombril. Assista.
 
Aiai, eu estava bem empolgada com a Mostra e... consegui a façanha de conseguir um absurdo de trabalhos e provas e aniversários no período. Dammit... ano que vem eu vejo mais :roll:

Contos de Terramar [55] - Bonitinho, traço característico do Miyazaki, historinha ok, meio previsível, meio cliché demais.
Pickpocket [60] - Neorealismo chinês (?), uma pequenina dor-de-cabeça pela falta de foco das cenas. Interessante, nos sentidos antropológico/sociológico da palavra, mas cansativo.

E ainda estou completamente revoltada e deprimida por ter perdido o Across the Universe. Relaxei e cheguei só uns 40 minutos antes por causa do dia/horário mas... o número de pessoas na fila era o dobro do número de lugares disponíveis. :-(

Eu estou guardando um ingresso pro caso desse filme ir pra repescagem (e pelo nível de procura dele, a única razão pra ele não aparecer na respescagem seria o que? Vamos lá, todo mundo: DOENÇA MENTAL dos organizadores, exato.)

Como funciona a repescagem da Mostra? :think:
 
Última edição por um moderador:
Então o Jedan foi no cinema com a Arandelis. Saquei.

Como funciona a repescagem da Mostra? :think:

Eles escolhem um certo número de filmes por algum processo que me é desconhecido, e aí esses filmes passam durante uns 5 dias. A programação teoricamente teria que sair ontem.
 
Última edição:
Muito bem, continuem fazendo rankings. Eu devo usá-los para o festival de Brasília e preciso saber quais filmes realmente valem a pena.


P.s.: antes de trancarem suas matrículas, lembrem-se de pegar suas carteiras de estudante.
 
Muito bem, continuem fazendo rankings. Eu devo usá-los para o festival de Brasília e preciso saber quais filmes realmente valem a pena.

Não passou no SPIFF, mas se rolar A LUZ SILENCIOSA em Brasília, não perca.

P.s.: antes de trancarem suas matrículas, lembrem-se de pegar suas carteiras de estudante.

Sim.
 
A LUZ SILENCIOSA. Anotado.

Eu não sei se é esse o nome dele aqui (na verdade eu estava meio que zoando, acho que é só LUZ SILENCIOSA ou SILENCIOSA LUZ ou alguma variação disso). Na verdade o nome do filme é STELLET LICHT, aka SILENT LIGHT aka... saca. Carlos Reygadas é o diretor. Passou no Rio, se não me engano.
 
Eu não sei se é esse o nome dele aqui (na verdade eu estava meio que zoando, acho que é só LUZ SILENCIOSA ou SILENCIOSA LUZ ou alguma variação disso). Na verdade o nome do filme é STELLET LICHT, aka SILENT LIGHT aka... saca. Carlos Reygadas é o diretor. Passou no Rio, se não me engano.

Sim, já localizei o mesmo no IMDb. Ficou "Silenciosa Luz".
 
*Que é TÃO tipo-foda. Tisf, esse filme vai passar Quinta-Feira dia 1 às 20:50 no Cine Bombril. Assista.
Pois é!!

Eu vou ver um às 18:50h na sala Cinemateca do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e deve durar 1:30h. Será que eu chego no Bombril em meia hora??

Arandelis disse:
Contos de Terramar
Vocês confundiram os Miyazakis, esse que vocês viram é o Goro. O diretor de Chiriro, Castelo Animado e afins é o Hayao.

E eu tava esperando que Silenciosa Luz viesse pra Mostra :osigh:*

________

*nunca tinha reparado como esse smile é EMO.
 
Eles escolhem um certo número de filmes por algum processo que me é desconhecido, e aí esses filmes passam durante uns 5 dias. A programação teoricamente teria que sair ontem.

Se eu não me engano, são os filmes que tiveram as maiores notas, salvo se as cópias estão comprometidas ou precisam retornar aos donos rapidamente. E vale lembrar, que os filmes são exibidos em duas ou três salas.

Anyway, eu provavelmente já encerrei minha mostra (não contando com a repescagem), porque dificilmente conseguirei encaixar alguma coisa que me pareça boa nos meus horários entre hoje e amanhã, mas o saldo foi bem :joinha:.

Eu consegui ver só:

EN LA CIUDAD DE SYLVIA - 79*
IMPORT EXPORT - 78
BRAND UPON THE BRAIN! - 74
I'M NOT THERE - 71
PARANOID PARK - 69
NÃO TOQUE NO MACHADO - 64
COCHOCHI - 59

Eu ainda estou em dúvida sobre as notas do EN LA CIUDADE DE SYLVIA e do IMPORT EXPORT; a primeira veio depois de algum tempo repensando o filme enquanto a segunda foi instantânea. Eu gostaria de aumentar um pouco a do I'M NOT THERE, mas isso só depois de ler o guia que deveria acompanhá-lo, principalmente quando o Haynes está falando de semiótica (ou algo parecido).

*Diálogo ouvido no elevador, após o fim da sessão do EN LA CIUDAD DE SYLVIA:

Mulher1: Nossa, que filme ruim, hein?
Mulher2: Ah, é verdade. Mas eu não concordo, não dei só 1 como você. Gostei de uma ou outra coisa no filme, como o "enquadramento" e o "reflexo" nos vidros.**

**Isso faz sentido no contexto do filme, mas eu não acredito que ela tenha sacado, já que achou o filme tão ruim.
 
Pois é!!

Eu vou ver um às 18:50h na sala Cinemateca do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e deve durar 1:30h. Será que eu chego no Bombril em meia hora??

De carro é possível, mas fica meio em cima, ainda mais pq atrasos são comuns.

Que outro filme é esse que vc vai ver? Alguma coisa ruim?

Eu consegui ver só:

EN LA CIUDAD DE SYLVIA - 79*
IMPORT EXPORT - 78
BRAND UPON THE BRAIN! - 74
I'M NOT THERE - 71
PARANOID PARK - 69
NÃO TOQUE NO MACHADO - 64
COCHOCHI - 59

Eu ainda estou em dúvida sobre as notas do EN LA CIUDADE DE SYLVIA e do IMPORT EXPORT; a primeira veio depois de algum tempo repensando o filme enquanto a segunda foi instantânea. Eu gostaria de aumentar um pouco a do I'M NOT THERE, mas isso só depois de ler o guia que deveria acompanhá-lo, principalmente quando o Haynes está falando de semiótica (ou algo parecido).

Na verdade ele está usando a formação dele em semiótica pra falar do Dylan, mas tanto faz. De qualquer forma, um manual entregue na entrada da sala seria de bom-tom.

Btw, esses 7 aí foram uma boa seleção que vc fez. Eu ainda tenho esperanças de pegar o Gus (Tisf, controle-se) na repescagem.

Quisito disse:
*Diálogo ouvido no elevador, após o fim da sessão do EN LA CIUDAD DE SYLVIA:

Mulher1: Nossa, que filme ruim, hein?
Mulher2: Ah, é verdade. Mas eu não concordo, não dei só 1 como você. Gostei de uma ou outra coisa no filme, como o "enquadramento" e o "reflexo" nos vidros.**

**Isso faz sentido no contexto do filme, mas eu não acredito que ela tenha sacado, já que achou o filme tão ruim.

Você não tá sacando como rola o raciocínio dos filisteus. Eles julgam "estilo" e "história" separadamente, sem sequer desconfiar que ambos geralmente caminham de mãos dadas pela estrada de tijolos amarelos da temática.

E como estilo é geralmente considerado secundário ou mesmo irrelevante, um filme tipo Sylvia, que é basicamente estilo, obviamente passa voando pela cabeça da maioria das pessoas; não tem uma Trama Propriamente Dita* nem diálogos a cada 2 segundos. Em outras palavras, "não acontece nada nessa porra" é o pensamento.

Enfim, EN LA CIUDAD DE SYLVIA foi provavelmente o filme mais divertido do festival. Até em BRAND UPON THE BRAIN! eu me cansei um pouquinho (uma hora e meia é um pouco excessivo pra Maddin; aliás, eu acho que vou ter que abaixar aquela nota) mas eu agüentava mais meia hora de Sylvia tranqüilo.



*aka Historinha Clichê.
 
De carro é possível, mas fica meio em cima, ainda mais pq atrasos são comuns.

Que outro filme é esse que vc vai ver? Alguma coisa ruim?
É o Canções de Amor. Pior que eu não escutei falarem bem dele, não :rofl:

Mas já tinha comprado pela net e tals.
 
ATONEMENT vai ganhar o Oscar. Certeza.

Em outras notícias, fiquem espertos que a programação da repescagem já saiu. Vai passar umas coisas boas.
 
Vocês confundiram os Miyazakis, esse que vocês viram é o Goro. O diretor de Chiriro, Castelo Animado e afins é o Hayao.

Isso explica alguma coisa :hihihi:

Consegui fechar mais dois filmes antes da repescagem! :joy:

PERSEPOLIS [82] - Um dos filmes mais sensíveis e bem-humorados que vi nos últimos tempos. E o traço é maravilhoso :obiggraz:
FAY GRIM [74] - Me deixou com vontade de ver o filme de que é continuação, Confissões de Henry Fool.
Contos de Terramar [55]
Pickpocket [60]

Estou à procura de companhia para filmes da repescagem hoje e domingo. Alguém se habilita? :hanhan: :-P
 
Público elege 'Persépolis' e 'Into the wild' como melhores da Mostra SP

Animação sobre menina iraniana e filme dirigido por Sean Penn empataram.
Júri escolheu 'O banheiro do papa', co-dirigido pelo brasileiro César Charlone.




A organização da 31 Mostra Internacional de Cinema de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (1) a lista de vencedores dos filmes em competição. Na votação popular, a categoria Melhor Filme ficou empatada entre "Into the wild", dirigido pelo ator Sean Penn, e a animação "Persépolis", de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. Já o prêmio do júri de Melhor Filme foi para "O banheiro do papa", de Enrique Fernandéz e do uruguaio radicado no Brasil César Charlone.



"Minha luta pessoal para este filme é que o povo brasileiro possa conhecer um pouco do Uruguai. Para um uruguaio que é meio brasileiro é um prazer receber este prêmio", afirmou Charlone durante a cerimônia, que aconteceu nesta quinta-feira à noite no Memorial da América Latina e foi apresentada por Marina Person e Serginho Groisman.



Outro brasileiro que se deu bem foi Augusto Sevá, que teve "Estórias de Trancoso" eleito como melhor filme nacional na categoria ficção. "Estou super emocionado. Esse filme tem uma história muito particular. Foi feito em Trancoso com a comunidade de lá e levou seis anos para ficar pronto. Agradeço aos atores que não são atores e que se entregaram de tal forma que o público pode reconhecer o trabalho deles", afirmou o diretor ao receber o prêmio.

O documentário "Postales de Leningrado", da venezuelana Mariana Rondón, foi o único a receber dois prêmios, o de revelação dado pelo júri da Mostra e o Prêmio Juventude, escolhido por estudantes do ensino médio. "Todos que passam por aqui dizem coisas tão bonitas. Não sei como agradecer, mas muito obrigada", disse a cineasta.



Carla Ribas, de "A casa de Alice", venceu como melhor atriz, mas teve problemas no aeroporto do Rio de Janeiro e não conseguiu chegar a tempo para receber o prêmio.



Confira abaixo a lista completa dos premiados:



Melhor Filme – Prêmio do Júri
"O banheiro do papa", de Enrique Fernández e César Charlone (Brasil/Uruguai/França)

Prêmio Especial do Júri
"Truques", de Andrzej Jakimowski (Polônia)

Prêmio do Júri – Revelação
"Postales de Leningrado", de Mariana Rondón (Venezuela)

Prêmio do Júri – Melhor Atriz
Carla Ribas, por "A casa de Alice" (Brasil)

Prêmio do Júri – Melhor Documentário
"Transformaram nosso deserto em fogo", de Mark Brecke (Sudão/Chade/EUA)

Prêmio do Júri – Melhor Curta Estrangeiro
"Em construção", de Zhenchen Liu (França)

Prêmio do Júri – Melhor Curta Brasileiro
"O crime da atriz", de Elza Cataldo

Prêmio do Júri – Menção Especial (Curta)
"O pequeno Martin", de Violaine Bellet (França)

Prêmio da Crítica
"A questão humana", de Nicolas Klotz (França)


Prêmio do Público – Melhor Longa Estrangeiro de Ficção
"Into the wild", de Sean Penn (EUA)
"Persépolis", de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud (França)

Prêmio do Público – Melhor Documentário Estrangeiro
"O filme da rainha", de Sergio Mercúrio (Argentina)

Prêmio do Público – Melhor Longa Brasileiro de Ficção
"Estórias de Trancoso", de Augusto Sevá

Prêmio do Público – Melhor Documentário Brasileiro
"Pindorama - A verdadeira história dos Sete Anões", de Roberto Berliner, Leo Crivelare e Lula Queiroga

Prêmio do Público – Melhor Média-Metragem
"Cartas a uma ditadura", de Inês de Medeiros (Portugal/França/Bélgica)

Prêmio da Juventude (Festival da Juventude, estudantes do ensino médio)
"Postales de Leningrado", de Mariana Rondón (Venezuela)

Prêmio Humanidade
Amos Gitai, cineasta israelense de "Kippur – O Dia do Perdão" (2000) e "A retirada" (2007)

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Cinema...INTO+THE+WILD+COMO+MELHORES+DA+MOSTRA+SP.html
 
Lista final:

01- EN LA CIUDAD DE SYLVIA (José Luis Guerín, 2007) [83]
02- PARANOID PARK (Gus Van Sant, 2007) [81]
03- BRAND UPON THE BRAIN! (Guy Maddin, 2006) [79]
04- PALMAS BRANCAS (Szabolcs Hajdu, 2006) [77]
05- PINTORA AOS 4 ANOS (Amir Bar-Lev, 2007) [75]
06- 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS (Cristian Mungiu, 2007) [74]
07- DESEJO E REPARAÇÃO (Joe Wright, 2007) [72]
08- IMPORT EXPORT (Ulrich Seidl, 2007) [71]
09- O ASSASSINATO DE JESSE JAMES PELO COVARDE ROBERT FORD (Andrew Dominic, 2007) [70]
10- REQUIEM (Hans-Christian Schmid, 2006) [70]
11- VOCÊS, OS VIVOS (Roy Andersson, 2007) [67]
12- I'M NOT THERE (Todd Haynes, 2007) [66]
13- VIAGEM A DARJEELING (Wes Anderson, 2007) [64]
14- PERSEPOLIS (Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi, 2007) [63]
15- ESTE FILME AINDA NÃO TEM CENSURA (Kirby Dick, 2006) [63]
16- NÃO TOQUE NO MACHADO (Jacques Rivette, 2007) [62]
17- COCHOCHI (Israel Cárdenas & Laura Amelia Guzmán, 2007) [61]
18- A ERA DA INOCÊNCIA (Denys Arcand, 2007) [59]
19- DO OUTRO LADO (Fatih Akin, 2007) [58]

Comentários, talvez num futuro próximo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo