• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

300

E era da cultura militar dos espartanos nunca abandonarem os campos de batalha, se voltassem para Esparta escapando do combate, seriam mortos.

Não somente em Esparta fugir do combate, além de desonroso, era crime contra a cidade (pólis). Em uma de suas peças, Aristófanes (que era ateniense) escarnece de um comandante (não lembro o nome) que abandonou a batalha e foi julgado depois. A pena, entretanto, era quase sempre o ostracismo.
 
Não somente em Esparta fugir do combate, além de desonroso, era crime contra a cidade (pólis). Em uma de suas peças, Aristófanes (que era ateniense) escarnece de um comandante (não lembro o nome) que abandonou a batalha e foi julgado depois. A pena, entretanto, era quase sempre o ostracismo.
Kainof, posso estar errado, mas tenho quase certeza que o ostracismo só existia em Atenas, em Esparta o cara era executado mesmo.
 
eu achou que a maioria das guerras sempre tem uma ajuda a mais! os 300 foi mais inspirado no abismo de heml, que é a guerra que eu mais gostou ne senhor dos aneis.:mrgreen: :joy: :cerva:
 
Kainof, posso estar errado, mas tenho quase certeza que o ostracismo só existia em Atenas, em Esparta o cara era executado mesmo.

Talvez não com esse nome (ostracismo), mas expulsão da pólis era uma punição bastante comum na Grécia Antiga.
 
Talvez não com esse nome (ostracismo), mas expulsão da pólis era uma punição bastante comum na Grécia Antiga.
O ostracismo, é exílio por 10 anos e todos os seus bens confiscados. Talvez haja mesmo um outro tipo de expulsão... :think: pesquisarei a respeito.
 
Bem, o que sabemos sobre Esparta é que o covarde, desertor era tratado de forma diferente na Polis espartana. Ele era obrigado a ceder favores aos mais novos, e sua prole( se existisse) era amaldiçoada. Além de ser proibido ter filhos a partir deste momento. As mulheres de sua família e parentes próximos também sofriam, pois, se existiam um covarde na família todo o resto poderia estar contaminado.

Ser um desertor e covarde em uma cidade como Esparta era de fato uma macula terrível que cerceava seus direitos políticos. O que em uma cidade pautada na participação dentro da polis era fatal.
 
Já que no filme são 300 Rohirrin e eles só ganham por que chegam mais homens no fim da batalha, Peter Jackson pode ter se inspirado na Graphic Novel, na batalha das Termópilas ou em qualquer outra coisa, mas a de Tolkien é única.

Tambem concordo, pode ter ocorrido uma influencia sim, mas no filme.
Na verdade o fato de pouco guerreiros lutarem contra um monte não é exclusividade de esparta, e Tolkien pode ter se baseado em um monte de coisa como em sua própria idéia de heroísmo.
 
A única opção para essa relação, depois de tantos argumentos e fatos destacados é de que a batalha das Termópilas influenciou Frank Miller, que veio depois de Tolkien, mas não depois de Peter Jackson.

Já que no filme são 300 Rohirrin e eles só ganham por que chegam mais homens no fim da batalha, Peter Jackson pode ter se inspirado na Graphic Novel, na batalha das Termópilas ou em qualquer outra coisa, mas a de Tolkien é única.

Concordo, acho que não cabe comparação. A única influência que pode-se tentar ver é a que o filme tomado.
 
A única opção para essa relação, depois de tantos argumentos e fatos destacados é de que a batalha das Termópilas influenciou Frank Miller, que veio depois de Tolkien, mas não depois de Peter Jackson.

Já que no filme são 300 Rohirrin e eles só ganham por que chegam mais homens no fim da batalha, Peter Jackson pode ter se inspirado na Graphic Novel, na batalha das Termópilas ou em qualquer outra coisa, mas a de Tolkien é única.


Também acho que PJ se inspirou nessa história para mudar tanto os números originais do livro no Abismo de Helm.Ele deve ter achado que daria um ar mais heróico à cena.
 
tambem tem uma diferença os espartanos morrerão no fim e os rohirim receberam apoio de Eomer,a téquina de luta tambem é muito diferente.
 
Existe muito mito e pouca realidade difundida na cabeça da maioria a respeito de Esparta, ela não éra um simples "quartel", em que só a coragem éra apreciada... Além de que quase metade da história esparta passou-se antes da legislação de Licurgos, (a que lhe deu o caráter belicoso), assim, antes disto ela éra uma pólis tão grega quanto as demais, por assim dizer... A Guerra da Messênia e o licurgos moldaram a maior parte do estilo lacônio mais difundido, mas mesmo assim não se pode ignorar outros fatores da cultura desta pólis.
 
Também acho que PJ se inspirou nessa história para mudar tanto os números originais do livro no Abismo de Helm.Ele deve ter achado que daria um ar mais heróico à cena.

Ou talvez ele só goste do número...
 
Com a chegada do filme 300, eu me lembrei da história do rei Leônidas e seus 300 guerreiros contra o gigantesco exército persa aí fiquei pensativo, será que Tolkien se baseou nessa história para fazer a batalha pelo Abismo de Helm? Se vcs repararem eram 300* rohirrim(tirando os elfos que foram ao auxilio de Rohan) contra uma legião de 10.000 orcs, e as forças do bem venceram naquele dia assim como aconteceu naquela batalha contra os persas. Bem o que vcs acham?

É que no livro, eram mais de mil homens, sem elfos.
 
Frank Miller (é assim) se baseou na "História" de Heródoto para escrever os 300 (eu acho :think: ). Tolkien é anterior ao roterista de HQ, portanto, caso haja uma influência (o que duvido), Tolkien deve ter se baseado em Heródoto, que narra terem muito mais gregos lá nas Termópilas do que somente os 300 espartanos. Se quiser o número exato que Heródoto conta na batalha posso ler e depois posto.

Pra mim, até a hipótese de influência é incorreta, porque não eram apenas 300 os guerreiros gregos no local.

Está correto não eram apenas trezentos,isso foi "romantizado" haviam muito mais que trezentos...isso é pra dar mais emoção e colocar come se Leonidas fosse um grande herói.Imagine que 300 homens iriam vencer 10 mil,mesmo com uma ótima estratégia a batalha não duraria uma hora e os 300 seriam despedaçados,mutilados porque isso é humanamente impossível.
 
Mas a partir de um certo momento os outros (éram mais de mil, na verdade), fugiram em grande número, e ficaram apenas uns poucos mais os trezentos... De qualquer maneira, o objetivo principal éra apenas retardar a movimentação persa enquanto os gregos federados estruturavam suas defesas adequadamente. Os hoplitas espartanos já sabiam que iriam morrer nesta batalha, e os outros hoplitas ja sabiam que se não morressem nesta batalha, iríam fugir, hehe.
 
Bem só que mesmo assim a idéia era ter segurado um pouco mais...uns 7 dias no minimo. Justamente para dar mais tempo.

O que no final das contas não tira o mérito deles, é claro.
 
Não acho que Tolkien tenha se basiado na história de 300, acredito que as guerras dos livros ele tenha se basiado na guerra que ele passou, e não na de história dos 300, mas os Orcs pode ser que sim.
 
Aiya!

Bom concordo que a do Abismo é única!
Mas, também, 300 vs 10 mil é possível sim!!!Pois lembrem que o terreno e a estratégia possibilitam a maior parte para a conquista da vitória, muitas batalhas impossíveis como essa já foram travadas, e mais, não podemos duvidar da capacidade dos Atani, ainda mais que um samurai soznho venceria pelo menos uns cinguenta, pra mais, de guerreiros nórdicos metidos a bestas!

P.S.: Prefiro os Celtas e Egípcios!


Namárie!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo