• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

300 (idem, 2007)

Pq nenhum genero é puro! Adaptacao de HQ/Ação, Adaptação de HQ/Comédia, Comédia/Road Movie, Comédia/Ação, Drama/Romance, Aventura/Romance...e por ai vai...

No caso dos 300, seria Uma Adaptação de HQ/Épico.
 
HQ é uma mídia, um suporte, não um gênero.

Apesar do que possa parecer com os super-heróis. :P
 
Mesmo sendo midia, acho que se enquadraria sim como um sub-genero (ou o q qr q seja)...por exemplo, uma adaptacao de livro pode ser considerada genero, seja ela do Sr dos Aneis como de livros do John Grishan...

E tem filmes de super herois que nao sao adaptados de hq, como Corpo Fechado.
 
Olifante disse:
Mesmo sendo midia, acho que se enquadraria sim como um sub-genero (ou o q qr q seja)...por exemplo, uma adaptacao de livro pode ser considerada genero, seja ela do Sr dos Aneis como de livros do John Grishan...

Já que quase 90% dos filmes são adapatados de livro, então a maioria deles deveria ter o gênero "livro" na classificação.

E tem filmes de super herois que nao sao adaptados de hq, como Corpo Fechado.

Que não deixa de ser uma homenagem a histórias clássicas de super heróis.

Mas gênero é um estilo, pertence a uma temática. Não tem nada a ver com a mídia de onde é adaptado. Senão, 90% dos filmes deveriam ter "livro" na classificação, já que a maioria é adaptada de um.

HQ tá longe de ser um gênero exatamente porque é uma mídia, pura e simplesmente. O estilo da história contada nele vai depender do autor e do que ele se propõe, exatamente como um livro.

Adaptação de HQ pro cinema hoje em dia é na verdade mais uma possibilidade de mercado.
 
Seguindo essa sua linha de raciocinio, todos os filmes podiam tambem serem classificados como "Ficção", com a exceção de alguns documentarios.

Muitos "classificadores" de filmes por ae colocam inumeros generos para classificar um filme, por exemplo:


Independency Day:
Ação, Catastrofe, Comedia, Alien


Sendo que cada um tem relação a um aspecto do filme.

Geralmente filmes adaptados de HQs, possuem um ritmo mais dinamico, e em nada prejudicaria colocar como mais uma especie de classificacao, ou genero, ou estilo, como quiser.

Batman:
Ação, Adaptação de HQ, Super Heroi.


Corpo Fechado:
Drama, Super Heroi, Suspense.


300:
Epico, Adaptação de HQ, Ação.
 
Olifante disse:
Seguindo essa sua linha de raciocinio, todos os filmes podiam tambem serem classificados como "Ficção", com a exceção de alguns documentarios.

Esse é o seu ponto de vista, não o meu. :?

Sobre ser mais dinâmico, é porque a maioria das adaptações de HQ até agora foram de super-heróis. Isso não tem a ver com o fato de vir de HQs.

É só ver Estrada Para Perdição, Hellboy ou Conan O Bárbaro por exemplo. A adaptação fiel segue o ritmo da história. Ser gibi, livro ou roteiro original não tem nada a ver com temática ou dinâmica, por isso não tem o menor sentido esse tipo de classificação.
 
É vero!

Hq é midia mesmo, não daria como criar um genero (sub-genero, o q for) "adaptacao de hq"...seria mais como uma caracteristica, assim como tem as adaptacoes de livros, ou roteiros originais...

Revi meu ponto de vista :mrgreen:
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Novidades sobre 300:

No ano passado, foi dito que Zack Snyder iria filmar cenas-teste de Os 300 de Esparta para mostrar aos executivos da Warner como ele pretende realizar a produção. O compositor Tyler Bates, que trabalhou com Snyder em Madrugada dos Mortos, contou ao site UGO que o cineasta já fez a apresentação e o resultado o agradou muito.

Bates repete a parceria com Snyder em Os 300 de Esparta. Ele compôs a música para uma seqüência de batalha que o diretor filmou e disse que, baseado no teste, a trilha será bem mais forte do que o habitual em épicos. “Eu disse para ele, ‘Você está ciente de que isto é provavelmente cinco vezes mais pesado do que qualquer coisa já feita para esse gênero?’,” contou. “[A trilha] tem muito peso e intensidade no nível baixo da percussão, então, ele adorou. Ele quer semear uma nova geração desse tipo de filme.”

Segundo o compositor, a cena-teste consistia de uma única tomada não editada, com cerca de um minuto e meio de duração. “Nós vemos uma linha de Espartanos enfileirados em frente a um exército de 10 mil persas prontos para invadir,” descreveu Bates, que adianta que o filme não terá semelhanças com Sin City, outra adaptação de quadrinhos de Frank Miller. “É algo completamente diferente, tanto na emoção quanto no visual. Quase parece animação, mas é tudo live-action,” completou.

Segundo o site Ain’t It Cool News, Zack Snyder pretende filmar Os 300 de Esparta da mesma forma que Robert Rodriguez em Sin City: utilizando a computação gráfica como principal acessório na criação dos cenários. Aparentemente, o diretor dará início à produção a partir de setembro, em um estúdio em Vancouver, Canadá. O orçamento aprovado pela Warner Bros. seria de US$ 60 milhões.

Fonte: Cinema Em Cena

O fato de terem um orçamento mais modesto me anima, pois assim é mais fácil se concentrarem na história e não se entregarem ao pirotecnismo.

Mais uma coisa. Vcs q já leram a HQ acham q ficaria legal o visual estilizado dela nas telas. Não sei como é esse visual, mas não ficaria meio estranho um épico com cara de Sin City??? Pra quem conhece a HQ, eu agradeço respostas.
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Gondorian Blade disse:
Mais uma coisa. Vcs q já leram a HQ acham q ficaria legal o visual estilizado dela nas telas. Não sei como é esse visual, mas não ficaria meio estranho um épico com cara de Sin City??? Pra quem conhece a HQ, eu agradeço respostas.

No próprio artigo que você postou foi comentado que o filme vai ser bem diferente de Sin City.

E o gibi realmente é, tanto em visual quanto em narrativa, que é extremamente romântica por ser feita por um dos próprios espartanos.

O que aliás é sempre bom relembrar, já o filme provavelmente não vai ser históricamente fiel devido a esse ponto de vista.
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Afe, épicos já me enjoaram. O filme precisará ser muito bom para me agradar.
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Agora com Sin City só falta começar uma onda de "é uma transposição para as telas e não uma adaptação", se for eztremamente fiel a HQ não acho que vai sair algo muito bom.
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Eu já acho que não sairia algo muito ruim.

Tenho um pouco de medo dessa história paralela da esposa do Leônidas....
Mas espero um filmão, se for tão bom quanto a HQ eu fico muito satisfeito!
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Fox disse:
No próprio artigo que você postou foi comentado que o filme vai ser bem diferente de Sin City.

E o gibi realmente é, tanto em visual quanto em narrativa, que é extremamente romântica por ser feita por um dos próprios espartanos.

Eu não estou dizendo q o visual vai ser o mesmo d Sin City, mas me referi ao fato de ele poder ser tão estilizado quanto o filme de Rodriguez. No artigo diz q o filme vai parecer animação, mas é tudo live-action.:eek:

Achei meio estranho um épico, q tem por objetivo ser bastante realista, ficar com cara de animação. Espero q seja só impressão, pois a história é uma das melhores da Antiguidade.
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Gondorian Blade disse:
Achei meio estranho um épico, q tem por objetivo ser bastante realista(...)

Desde quando?

Até onde sei, épicos são obras grandiosas com muitos personagens tramas.

Nunca ouvi falar de realismo estar no currículo. Se for assim, A Ilíada e O Senhor dos Anéis têm sérios problemas. :think:
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Visualmente falando, Fox. O visual de um épico se aproxima o máximo possível do real. Até mesmo SdA, q é uma fantasia épica, seguiu esse estilo mostrando a Terra-Média de forma bem crível. Por isso achei meio estranho o comentário de q pode parecer animação.
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Gondorian Blade disse:
Visualmente falando, Fox. O visual de um épico se aproxima o máximo possível do real. Até mesmo SdA, q é uma fantasia épica, seguiu esse estilo mostrando a Terra-Média de forma bem crível. Por isso achei meio estranho o comentário de q pode parecer animação.

Senhor dos Anéis saiu visualmente crível porque eles quiseram que saísse assim. Isso nunca foi regra.

Seria um saco se fosse, sinceramente. :tsc:

Nem sei o quanto do gibi foi realmente realista. Os espartanos lutam só com capas e elmos, tá.

Mas não sei se o jeitão dos persas era daquele jeito mesmo. Tava beeem estilizado, exótico. Possivemente mais um fator da narração vinda do espartano lá que não consigo mais achar o nome.
 
Última edição por um moderador:
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Fox vc ainda não pegou o ponto. Não estou falando d elmos e capas, ou persas exóticos. Mas sim do visual do filme parecer uma animação. O visual de Sin City é todo estilizado, a fotografia preto e branco e o tom sombrio. Da mesma forma q é o visual de Capitão Sky, todo estilizado. Acharia bastante estranho um épico com o visual todo estilizado (e não estou falando d figurinos ou personagens, mas sim da própria fotografia), parecendo uma animação (como é o caso dois dois filmes citados). Nos casos mencionados acima esse visual funciona, mas em um épico... não sei.
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Gondorian Blade disse:
Fox vc ainda não pegou o ponto. Não estou falando d elmos e capas, ou persas exóticos. Mas sim do visual do filme parecer uma animação. O visual de Sin City é todo estilizado, a fotografia preto e branco e o tom sombrio. Da mesma forma q é o visual de Capitão Sky, todo estilizado. Acharia bastante estranho um épico com o visual todo estilizado (e não estou falando d figurinos ou personagens, mas sim da própria fotografia), parecendo uma animação (como é o caso dois dois filmes citados). Nos casos mencionados acima esse visual funciona, mas em um épico... não sei.

Eu estava falando da mesma coisa, ora bolas.

Inclusive o fato das vestimentas dos espartanos serem aparenetemente plauysíveis od ponto de vista realista e os persas não. Isso também faz parte do que compõe ele como um trabalho de estética estilizada, porque é bem contrastante um grupo com roupas normais do seu próprio contexto e outro ao lado com visual altamente estilizado.

Isso faz tanta parte da estilização estética quanto o trabalho de cores e movimento.

Deviam parar por um tempo de falar de filmes como épico. Isso já carrega um estigma tão grande que até atrapalha na hora de simplesmente assistir o filme como filme e nada mais.
 
Re: Os 300 de Esparta (idem, 2005)

Fox disse:
Deviam parar por um tempo de falar de filmes como épico. Isso já carrega um estigma tão grande que até atrapalha na hora de simplesmente assistir o filme como filme e nada mais.

Isso é verdade, desgasta o filme mesmo. Outra coisa q me incomoda é o uso exagerado dessa palavra nos dias d hoje, até mesmo pra se referir a O Iluminado ou Titanic eles os chamam de épico. Há uma grande diferença entre o adjetivo épico e o gênero épico.

Dei uma procurada na internet e achei umas imagens da HQ:

300-2.gif


300-4.gif


300-6.gif


O visual é legal, com um tom levemente dourado (a la Soderbergh). Se fizerem assim, não haverá problema (apesar de eu ainda achar q não existe necessidade disso aqui parecer animação:think: ).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo