1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

300 (idem, 2007)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Pandatur, 22 Jun 2004.

  1. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Não vi exagero. Porque pra isso eu teria que ter entrado na seção esperando POUCO. E eu esperei muito.

    A base do filme já era exagerada. O historiador Heródoto exagerou na história da guerra. Tudo girava em volta do exagero e o filme em si já martelava que vinha da HQ e que portanto carregava uma esfera "surreal", que quase em todo filme desse tipo (de heróis e super heróis) é exagerada e alterada. Às vezes parece que você esperava um filme realista, e está criticando ele como um.

    Eu esperei ver praticamente um jogo de videogame, surrealista, cheio de carnificina, diálogos prontos mas marcantes e cenas com retoques de computador de cair o queixo. E eu vi isso. Aliás, outra sugestão, nunca jogue GOD OF WAR. Prefira CAESAR IV ou coisa do tipo, mais parada e "realista". Senão vai dar 0 pra um dos melhores E MAIS COMERCIAIS jogos do Playstation, também.

    É forte. Bem forte. É suficientemente espartano e cativante. RAUL, RAUL, RAUL!

    Ainda não ocupam o mesmo espaço.

    Não vai me dizer que também não gosta dos filmes da Xuxa?

    Baseado. Quem deu todas as palavras finais ali foram os que fizeram o filme. Ou vai dizer é praticamente a HQ animada e que milagrosamente está isento de alterações?

    Muito podia ser alteado. Muito. Assim como foi. E muita gente gostou do resultado.

    Já abri

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    "anti-cinematográfico"? Porque o cinema tem que ser puramente arte? Pra tudo existe graus e gêneros, V! Música mesmo é assim: existe a artística e a comercial. Você queria ver um filme artístico?

    O filmes claramente é COMERCIAL, começando pelo seu investimento absurdo. Pra alguém investir tanto sem esperar retorno ou é excêntrico e rico demais ou é idiota... e não creio que os que investiram na obra fosse qualquer um dos dois.

    E um ÓTIMO filme comercial. Acho triste alguém esperar que seja "artístico " e feito sob medida porque é fã de Frank Miller e queria ver transposto exatamente o que estava na HQ independente do prejuízo que isso pudesse dar. Bastante inocência, julgo.

    E sobre o destaque da rainha, não se trata de machismo, se trata de um posicionamento na criação do filme. Sem contar que eu mesmo achei que funcionou com oum "break" na ação dos combates, que começavam a cansar se nao houvesse paradas. Isso tem até um nome e é usado MUITO em jogos de videogame, mas eu não me lembro. Nos game costuma ser "combate, puzzle, combate, puzzle". Nos animes é "história principal/ação, fillers, história principal/ação, fillers". Queria ver só porrada? Até eu que sou ogro e adoro um sangue jorrando tenho certo bom senso pra aceitar que muita gente odiaria e se cansaria disso.

    Mas, bem, aula de bom senso(revisão): Antes de criar o diretor senta e discute "quem vai ser o público-alvo do filme?". E alguém diz "homens e mulheres de idade blablabla, classes sociais blablabla seria uma boa opção". E algum gordo careca levanta e diz "mas como mulheres vão gostar de um filme como esse?". E finalmente um jovem quick-witted diz: "teremos que adicionar elementos que farão com que elas gostem!". E assim começam um dia de discussão e trabalho de quem, inteligentemente, quer fazer um bom filme e não "curte" perder uma fortuna não atingindo um público potencial tão gigantesco como o feminino.

    Não sei se a minha gostou das coxa dos espartanos (deve ter gostado, se ele for uma garota normal), mas definitivamernte gostou da cenas que envolviam a rainha e odiou muitas das cenas de combate. Ela é suficientemente crítica e chega a ser feminista.

    Mais uma vez eu falo, é uma questão de gosto. Muitos dos filmes que você odeia fazem sucesso e, pense, provavelmente não é por que ninguém notou as tantas falhas técnicas que você procurou levantar, mas porque você simplesmente não gostou dele e tenta passar seu suposto "bom gosto" a todos.

    Depois eu volto, estou assistindo Xuxa Gêmeas.
     
    Última edição: 11 Abr 2007
  2. V

    V Saloon Keeper

    Shazan (não é "Shazam"? tipo Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio? Ou nenhuma relação?), eu recomendo que você volte algumas páginas e leia o que eu escrevi sobre o filme, porque o exagero em geral foi o que eu gostei. Eu gostei daquele filtro granulado exagerado, dos efeitos sonoros exagerados, daqueles corais épicos exagerados, dos planos em câmera lenta exagerados, et cetera.

    Agora, o exagero na quantidade de variação entre câmera lenta e câmera rápida ferrou certos planos de combate pra mim. Eu preferiria vê-los em velocidade normal, possivelmente com alguns (ou mesmo muitos) trechos em câmera lenta. (Ironicamente, esses planos exageram nisso, mas não no resto -- a música épica é trocada por algum metal genérico, e a imagem fica mais límpida. WTF.)

    Não diga. Ver acima.

    E o Miller exagerou mais ainda em cima disso. Não é o ponto.

    PS você leu a HQ?

    Não. Não parece nem por um segundo a trinta quilômetros de distância. Ver acima.

    Eu gostaria de ter visto mais carnificina, mas infelizmente o filme é problemático nesse sentido. Muito tempo ocupado pela subtrama da Rainha, muita preocupação em recriar quadros da HQ (o que deixou as batalhas visualmente vazias demais), etc.

    Existem diálogos não-prontos? É o mesmo que dizer "acho que preciso consultar um médico profissional".

    (Eu suponho que exista o improviso, mas eu não tenho certeza se você estava falando sobre isso. Não acho que haja muito espaço pra improviso num filme desses.)

    Os computadores tanto ajudaram quanto atrapalharam. A decisão de filmar todas as batalhas num estúdio azul minúsculo com certeza atrapalhou.

    Consulte um oftalmologista profissional.

    Qual foi a anterior?

    Esse jogo é foda.

    Mas esse jogo não anunciou que eu jogaria com 300 personagens e depois só mostrou 15.

    Eu nunca joguei esse, mas um amigo que joga Diablo II comigo disse que é foda. Ou ele estava falando de ROME. Existe um jogo chamado ROME. Sim ou não.

    PS eu tenho RISE OF NATIONS, mas eu parei de jogar há um tempo porque esses jogos com muita coisa pra fazer ao mesmo tempo me dão dor de cabeça. CAESAR IV é assim?

    Alguém pode me explicar porque eu estou falando sobre videogames. Obrigado.

    "Também"? Quando você me viu dando 0 pra alguma coisa?

    Em momentos.

    Eu ia dizer que ele é espartano além da conta, mas se o filme fosse REALMENTE espartano ele não perderia tempo com aquela subtrama retardada da Rainha.

    Super Xuxa Contra O Baixo Astral é foda. Já viu? Você ia gostar. É exagerado, como 300.

    Essa aqui ganha o prêmio Onde Estou O que Está Acontecendo O que Tinha Naquele Chá Etc.

    Eu estava simplesmente esclarecendo que o Xerxes do filme é do jeito que é porque ele é exatamente daquele jeito na HQ. Não sei de onde você tirou a idéia de que eu estava fazendo algum comentário sobre o filme em geral.

    PS para saber o que eu penso sobre o filme como adaptação, ler aquele meu post anterior que você não leu.

    Por mais que eu aprecie um bom non-sequitur, esse não foi muito bom.

    Sim. Atrapalhou o ritmo da narrativa, tirava o suspense e antecipação das batalhas, ocupou tempo que devia ter sido usado pra desenvolver os soldados, e por não haver nenhuma referência (já que não tem nada disso na HQ), foi em geral visualmente desinteressante.

    Ele tem? Eu não sei se ele tem, e se ele tem eu não sei o porquê.

    Peraí, você de alguma forma ficou com a impressão de que eu havia sugerido isso? Eu nem sei que tipo de profissional você deveria consultar nesse caso.

    Ok, Shazan!

    Tá vendo isso aqui, Shazan:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    São as Américas. Você acaba de descobri-las.

    O filme na verdade é bem "artístico" pra um filme comercial. A visão tanto do Miller (composições estilizadas, alto contraste, fetichização de elementos culturais, romantização da história, etc) quanto do próprio Snyder (monstros, estética de videoclipe) estão obviamente representadas de uma forma bem pessoal.

    Quanto à competência dessas visões, aí é uma questão de graus e gêneros...

    Gostaria de apontar sua atenção novamente para o mapa acima.

    PS eu aposto que muitos executivos ficaram de cabelo em pé ao ver aquela cena do palácio do Xerxes, LOL.

    É melhor que MOTOQUEIRO FANTASMA (32), pelo menos.

    O filme é basicamente exatamente o que estava na HQ (PS leia a HQ) sendo que algumas cenas são substituídas por cenas retardadas envolvendo a Rainha Gorgo declamando músicas do Team America e tem monstros PS eu gostei dos monstros.

    Em outras notícias, leia a HQ.

    Eu acredito se tratar de Síndrome de Independence Day, i.e. a necessidade de dispersar a narrativa por vários pontos de vista pra agradar o máximo de pessoas possível.

    Sabia que a HQ tem "breaks" na ação dos combates. Ela tem. Eles são utilizados pra fazer você se importar com os personagens, e transmitir a sensação de tempo se passando.

    No filme eles funcionam pra você checar o relógio e botar em prática o experimento antropológico de observar se as pessoas estão gostando do que estão vendo. É tudo uma coisa de graus, e gêneros.

    Já leu a HQ?

    Esse jovem quick-witted foi responsável pela linha de pensamento que nos trouxe FORREST GUMP, entre outros.

    Perceba a falha na sua argumentação: a sua anedota não prova que a subtrama da Rainha era necessária para agradar todas as mulheres, mas a minha anedota prova que ela não era necessária para agradar todas as mulheres.

    Eu não vi nenhuma falha técnica. O filme teria uma falha técnica se o som de repente sumisse, ou se algum efeito de CGI não fosse completamente renderizado ou etc.

    Qual foi a falha técnica que eu mencionei?

    Hã? O filme faz sucesso porque eu não gostei dele? Isso não fez o menor sentido. Consulte um neurologista profissional.

    Consulte um assassino (pode ser amador).
     

    Arquivos Anexados:

  3. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Essa deve ser a discussão mais tediosa na história das discussões ou do tédio.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Snyder Reveals Details About Goat-Man Movie

    Director Zack Snyder revealed this Sunday during a Q&A on the San Francisco GeekCon that his next project will be a "full-blown monster movie" centered on the "mythological creature" of the "goat-man", briefly seen during his recent comic-book epic blockbuster 300. "The response to him... it... was so loud, so positive", said the filmmaker during the Q&A, "that eventually we thought, you know, 'hey... maybe there's something there... '". Snyder plans on bringing in Guillermo del Toro to develop a screen story and a possible script for the goat-man movie: "We thought, heck, if Hellboy worked... then lets get the people behind that movie and put them behind our movie. See how it plays out. Goat, devil. If there's anyone who call pull it off, it's Del Toro. This mythological s---." When asked by an audience member what the mythology behind the "goat-man" is, Snyder told that he has "not yet found out what that is", but he's "got a team currently doing heavy research on mythologies and goats. And how the two intersect." The project has already gathered enough funding, and Snyder confirmed he managed to 'basically greenlight it'. "You know. It's a goat warrior movie. People like goats, people like warriors. Goats give us clothing, give us food... and now they're gonna be giving us blood", said Snyder, after which he burst out laughing and added that he "may have just coined the tagline."
     

    Arquivos Anexados:

    • Goat_Man.gif
      Goat_Man.gif
      Tamanho do arquivo:
      18,7 KB
      Visualizações:
      250
    Última edição: 11 Abr 2007
  4. V

    V Saloon Keeper

    Eu queria que o Snyder fizesse THE GOAT-MAN ao invés de THE WATCHMEN. Já que ele vai provavelmente cagar THE WATCHMEN, completando o ciclo de bastardizações das crias do Alan Moore.

    Alan Moore, use seus poderes mágicos pagãos para assombrar o Snyder com imagens do GOAT-MAN até ele mudar de idéia. Sobre tudo.






    PS você acordou muito cedo hoje. Foi por causa daquele roteiro não foi. Isso não faz nenhum bem a você sabia. Veja bem.
     
  5. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Manda isso por e-mail pro Snyder, com o Assunto sendo "Sequel Idea".

    :ping:
     
  6. V

    V Saloon Keeper

    Arquivos Anexados:

  7. #Ryu

    #Ryu Usuário

    300 é um filme pitoresco, cheio de "erros" para serem explorados.
    Mas eu adorei.

    Mas eu pensava com my buttons, que da mesmo forma que vemos alguns filmes de 15 a 30 anos atrás, com aqueles efeitos 'toscos' como willow (1988), e outros que utilizam as mesmas técnicas, 300 é um filme pra daqui a 20, 30 anos, ver novamente. E se dar conta:
    que é um filme com efeitos 'toscos' dessa época(fast-slow, atmosfera completamente artificial), lugares-comuns, mas que apesar disso, vale a pena ver, e acaba se tornando engraçado. Como Highlander, Conan
    Uma coisa engraçada, vejo algumas pessoas que no começo gostam do filme, acabam lendo este tópico ou uma crítica de uma pessoa mais convincente e eloquente, e passam a criticar o filme também
    " já que fulano de tal criticou o filme, pensando bem, é ruim mesmo, vou falar mal também, abaixar a nota, etc "
     
  8. KK

    KK Banned

    Vou dizer agora, que gostei do filme. Primeiramente, não li a HQ, portanto me limitarei a falar do filme como obra cinematográfica e não como adaptação.

    Fui ao cinema esperando ver um filme "artificial", sabendo que ele é baseado numa HQ do Frank Miller e foi 90% filmado em chroma. Mas quando o filme começou, não achei tão artificial assim. Claro que os cenários são por demais caricatos, o figurino é por demais caricato e principalmente as personagens o são. Mas isso não deixou o filme ruim, só deu outra cara, acho que se essa foi a intenção, ponto para os produtores.

    Gostei dos efeitos, gostei bastante da fotografia. O que é complicado de se analisar num filme assim, onde boa parte do que se vê na tela é digital. Gostei do filtro granulado, como já citaram aqui.
    Não gostei porém das cenas de batalha, a "punheta" na edição foi usada como um recurso para camuflar o artificialismo da cena, se é que me entendem. Cria-se dramaticidade com o slow e depois força, impacto com o fast. Se vocês assistirem a um making-off vão saber do que eu to falando. Isso não é um recurso ruim. Mas se usado frenéticamente, é péssimo.

    Os efeitos especiais, no geral, não deixam a desejar. Exceto em algumas cenas, como a em que o Xerxes de 3 metros pega Leônidas pelos ombros. Um outro defeito nesse aspecto, na minha opinião, foi no efeito que multiplica os soldados. Nos planos mais abertos, você pode ver hordas de soldados, milhares, mas quando a batalha começa mesmo, você tem a impressão de que são só mesmo aquela dúzia de atores ali lutando.

    Quanto ao roteiro, não tenho muito a dizer já que não li a HQ original. Posso dizer que é o.k, para um épico. Eu achei que houve um excesso de cenas com a rainha e digo ainda que foram cenas desnecessárias. Quebravam um pouco o ritmo do filme. Talvez se elas fossem melhor distribuídas e não se limitassem a personagem da rainha em si. A batalha das Termópilas durou 7 dias, porém no filme você tem a impressão de que foram dois. Se a situação fora da batalha fosse melhor explorada, talvez a personagem caísse melhor.

    Mas, todavia, entretanto, despite all that, me diverti no cinema.

    (62)
     
  9. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Não li e HQ e pouco me importa a relação entre ela e o filme. Sem mais delongas foi o melhor filme que assisti esse ano, alias, já tem algum tempo que não gosto de verdade de um filme. Gostei desse.

    Abusa nos arquétipos, em ser caricato, no sangue e em frases de efeito...e faz isso muito bem. Cada quadro e cada frase parecem ter sido feitos pra se apreciar com calma, é um estilo difente que deve ter deixado algums pessoas reticentes, mas me agradou. A nota fica em algum lugar entre 8 e 9. :)
     
  10. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Só uma correçãozinha bem chata de um especialista em Esparta:

    a batalha "real" durou três dias ;-)

    Abraços,
     
  11. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Isso aí, :wink:
     
  12. V

    V Saloon Keeper

    Em outras notícias, South Park já zoou 300 (no episódio de ontem).

    Variação constante entre câmera lenta e rápida enquanto um personagem faz café. Brilhante.
     
  13. Myamoto Musashi

    Myamoto Musashi Usuário

    E o exército persa é bem menor do que diz Heródoto, provavelmente umas 5x menor. Mas acho que isso já foi postado aqui.
     
  14. Fausto

    Fausto Lovely head

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ! (PRO-)
     
  15. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    O problema do exército é, na verdade, insolúvel. Vc não tem nenhum registro de números nos arquivos persas. As contas modernas são pura inferência, feitas com base no que se acha que era o suprimento de água e alimentos disponível no Egeu dessa época.

    A única coisa que a gente pode dizer com certeza é que era um exército maior do qualquer coisa que os gregos tinham visto na vida. Mas, pra isso, não precisa muito - entre 50 mil e 100 mil homens já se encaixariam na descrição.

    Abraços,
     
  16. KK

    KK Banned

    É mesmo? Pois então eu confundi algum dado. Não tenho aula de história a uns 4 anos. :roll:
     
  17. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Meio off-topic isso, mas parabéns pela matéria de capa na Super desse mês! :cerva:
     
  18. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Ôpa! Valeu ;-)

    Embora eu tema que os fãs do filme tenham odiado o que eu andei escrevendo. Acreditem, eu gostei do filme. Mas tanto a HQ quanto ele poderiam ter sido infinitamente melhores se tivessem tido alguma preocupação histórica, hehehe...

    Abração,
     
  19. KK

    KK Banned

    Aí Cisne, descola uma cópia ai. Eu queria comprar essa Super, mas eu sou estagiário, sabe como é...hehehe
     
  20. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Cara, acredite ou não, eu tb tenho de comprar os meus exemplares. Vida dura. Mas come on, custa só delão. Além do mais, o conteúdo está aberto pra leitura no site:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Confira lá! Abração,
     

Compartilhar