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300 de esparta

Samara

Usuário
Vi esse excelente filme domingo, achei irado demais o esquema da falange e organização militar deles. Ai claro pensei, como fazer um daqueles guerreiros de esparta. Talvez parecidos com os guerreiros de aquiles, com detalhe que no 300 nao utilizavam armadura, apenas escudo. Um guerreiro não ficaria muito penalizado no d&d 3.5 sem armadura?:think: foi isso que imaginei. A melhor classe seria guerreiro? Como seria o Aquiles(sem contar os poderes divinos) do filme tróia?
Enfim Postem aqui sugestões de construção de um guerreiro(ou não. sei lá qualquer classe/multiclasse) parecido com do filme, sei lá com uma progressão até lvl 10:hanhan: .

-Obrigado-
 
Última edição:
Usa o bárbaro. Ele não usa armadura e tem a "ferocidade" no campo de batalha de um espartano.
 
Então faça um guerreiro com uma destreza bem alta. Mas mesmo sem a disciplina, um bárbaro é muito mais aproximado de um espartano do que um guerreiro.
 
Nossa, Sky, não sei, não. A Grécia antiga foi o começo da organização militar de hoje. A principal característica era a organização em batalha, o treinamento militar e com armas. E parece que essa é justamente a diferença principal entre o guerreiro e o bárbaro do D&D. Infelizmente existe esse detalhe no sistema do jogo que prejudica personagens sem armadura, então o bárbaro acaba sendo "visualmente" mais próximo. Mas pelo conceito em si do personagem, acho que os espartanos seriam o exemplo por excelência de o que é um guerreiro de D&D.
 
Nossa, Sky, não sei, não. A Grécia antiga foi o começo da organização militar de hoje. A principal característica era a organização em batalha, o treinamento militar e com armas. E parece que essa é justamente a diferença principal entre o guerreiro e o bárbaro do D&D. Infelizmente existe esse detalhe no sistema do jogo que prejudica personagens sem armadura, então o bárbaro acaba sendo "visualmente" mais próximo. Mas pelo conceito em si do personagem, acho que os espartanos seriam o exemplo por excelência de o que é um guerreiro de D&D.

Concordo:hanhan:

Mas aquele esquema de empurrar o adversario com escudo e bater(seria ataque de oportunidade?). Como seria?
 
Ainda bem que eu consigo fazer isso tudo sem ao menos precisar quebrar a cabeça em sistemas, viva o Sistema CODA nessas horas pela flexibilidade.

No caso do escudo eu quase certeza que precisa de um talento pra isso, mas faz mto tempo q não leio nada de D&D posso estar viajando legal...
 
Com certeza eles não são bárbaros. Saí do filme comentando que aquele era o filme mais LN que eu já tinha visto, e bárbaros não podem ser lawful.

A tática do escudo é simples de resolver no D&D. Não usa shield bash e sim Push Back. É uma manobra de combate, e tem um talento chamado Improved Pushback que tem como pré-requisito Power Attack.

Basicamente, as lanças que eles usam são armas com reach. Sendo assim, eles não conseguem atacar o cara que tá encostado nele. Só que ele empurram os caras, que são empurrados de volta pelos próprios aliados e assim saem da área ameaçada, causando um ataque de oportunidade. Enquanto isso, os soldados que estão atrás da primeira linha que realmente lutam.

Quanto ao fato de não usar armadura, claramente eles usam a regra alternativa de bônus de Defesa que aumenta com o nível (mesma regra usada no SdA D20 que dá pra baixar pela assinatura do Skywalker). Isso sem contar que eles claramente tem Combat Expertise, já que conseguem se defender totalmente sem sacrificar muito o ataque.

Dada a quantidade de talentos, eu diria que a classe deles é Guerreiro mesmo. Só que eles possivelmente possuem alguma classe de prestígio específica das tropas de elite espartanas, que provavelmente promovem o combate em equipe.

Regras para combate em equipe no D&D podem ser encontradas no suplemente Heroes of Battle.
 
Poderiam criar umas prestige classes: Spartan warrior, Imortal :D

Além de citarmos algumas classes do filme que combinam com D&D:
Knight (nesse caso ligh cavalry), aqueles alquimistas de molotovs :lol:, enfim...
 
Barlach, esse talento tem onde? Quero dar uma olhada nele e outros similares...

Enfim, eu estava pensando com meus botões e imaginei um jeito de vc "botar em ficha " diferentes povos, culturas etc. Oq eu imaginei era algo básicamente simples: além de escolher sua raça, vc escolhe um mini-template de "povo/nação", que daria alguns bonus (espartanos, por exemplo, poderiam ter +2 ou +4 em testes contra medo, uma habilide que desse algo parecido com, tolerância, só que +2 ao invéz de +4 e cumulativo com o próprio tolerânia, e outras coisinhas assim). Normalmente o template de "espartanos" seriam humanos, mas dependendo do narrador, poderia ser permitido, por exemplo, um elfo criado entre os espartanos poderiam pegar o template.

Como todo mundo teria um template simples, as coisas ficariam +- equilibradas. Isso torna o jogo um pouco mais forte que o normal, mas nada que vá atrapalhar. Se o mestre tiver ma boa vontade e paciência e poderia fazer isso com alguns monstros tb, como goblins, orcs, tornando mais equilibrado, mas não creio que templates bem simples iriam atrapalhar no jogo.

Tb pensei, em adição aos templates, importar as regras do Monte Cook para os níveis raciais, sendo óbvio necessário vc ter o template daquele povo para pegar o nível racial daquele povo. Isso poderia tornar, por exemplo, os espartanos mais fiéis a história ou filme, oq vc preferir, podendo dar a eles talentos como o tolerância, duro de matar, talvez imune a medo ou um bônus maior contra medo, aumento de força e constiruição (é normal ter aumento de atributos em níveis raciais, pelo que vi em um livro do Cook).

Eu pessoalmente acharia que essas coisas iriam enriquecer a campanhar e talvez fazer o jogador dar valor a nações, povos, culturas, etc.
 
Última edição:
Arcanjo, isso já existe em vários cenários. Nos Reinos de Ferro, existem umas 5 ou 6 subdivisões de humanos para cada região e estilo de cultura.

Uma coisa que eu acho necessário é um talento para melhorar as habilidades de combate quando se está em dupla / grupo. Os espartanos dão muito apoio uns aos outros e isso fortalece o lado deles no combate.
 
Existe o próprio talento Falange, mas não acho que ele é tão bom quanto a própria falange Espartana. Talvez se melhorasse o talento ou ter outros que usassem e aprimorassem o falange...

Num mundo típico de D&D, acho que um anão combina com várias características espartanas, talvez não todas, mas acho que um anão guerreiro daria um bom espartano.
 
Existe o próprio talento Falange, mas não acho que ele é tão bom quanto a própria falange Espartana. Talvez se melhorasse o talento ou ter outros que usassem e aprimorassem o falange...

Só criar uma expansão então, Falange Aprimorada. :mrgreen:

Num mundo típico de D&D, acho que um anão combina com várias características espartanas, talvez não todas, mas acho que um anão guerreiro daria um bom espartano.

Discordo, por que apesar da força e resistência a altura prejudicaria os ataques. A segunda fileira não poderia atacar direito e isso seria um ponto negativo. Ao meu ver, o melhor mesmo seria humano ou meio-orc. Mais força, mas também tamanho.
 
Eu estava me referindo mais a traços culturais. Talvez os anões tivessem simpatia por algumas características dos espartanos, mas não todas.
Mas vai dizer que uma falange de Anões Defensores com talentos aproriados não daria uma boa falange (mesmo q talvez a classe de prestígio não seja tãaaao boa assim). Uma falange assim, que não sai do lugar e ganha bônus para bater seria mto bom contra uma investida pesada.
 
Uma coisa que eu acho necessário é um talento para melhorar as habilidades de combate quando se está em dupla / grupo. Os espartanos dão muito apoio uns aos outros e isso fortalece o lado deles no combate.

Cara, dá uma olhada no Heroes of Battle. Tem umas regras muito legais sobre ataques ensaiados e formações em grupo.
 
Barlach, esse talento tem onde? Quero dar uma olhada nele e outros similares...

Eu confundi o nome com o do jogo de miniaturas.

Não é Improved Pushback e sim Improved Bull Rush. Tem no livro do jogador memso.

Quanto a outros talentos, no Heroes of Battle tem, por exemplo, o Shield Wall, em que o bônus de AC do escudo aumenta em 2 sempre que tiver um aliado com um escudo ao lado.

E no próprio Heroes of Battle tem a manobra Joint Bull Rush, em que todo o time faz um Bull Rush ao mesmo tempo.
 
Um guerreiro sem armadura, bem treinado? Swashbuckler (Duelista). Ele tem bônus na CA quando está sem armadura, e luta muito mais pela precisão do que pela força. Com alguns talentos dava um espartano de primeira (obviamente os 300 fossem guerreiros de nível bem alto).
 
Mas tem a questão do conceito do personagem. Dentro das muitas concepções de um guerreiro, o swashbuckler eu acho que é a oposta aos rígidos militares espartanos. O swashbuckler é o estilo "Três Mosqueteiros", aquele lutador mais ágil, que faz acrobacias, blefa, etc. Eu acho que o mais apropriado seria usar a regra opcional de CA que aumenta com o nível que o Barlach citou.
 
A classe Duelista não é apropriada para representar os guerreiros espartanos, nem de brincadeira. É algo tão certo quanto a morte. :)


Agora eu assisti a "300". Leal e Neutro puro. Classe Guerreiro, todos os espartanos, um miulhão de talentos de combate. Regra opcional de Defesa (ou ca sem armadura que aumenta junto com o nível, a qual aparece no "Unearthed Arcana"). Pronto. :)
 

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