• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 26º Livro: Fausto (Johann Wolfgang von Goethe)

Finarfin

Perdeu, mané.
faust.jpg

Clube de Leitura, 26º livro, Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe
Dando continuidade à versão do Clube de Leitura inaugurada pelo @Béla van Tesma com Drácula na qual "(...) não escolhemos o livro pelo método anterior, de indicações seguidas de enquete; antes, impusemos nossa vontade (...)" abro esse tópico para planejarmos e angariarmos voluntários para desfrutarmos da leitura coletiva desse clássico.

Minha ideia inicial é uma leitura lenta de modo a não atrapalhar outros planos de leitura (ou de vida) que os participantes possam ter. Nada que não possa ser alterado. O tópico está aí para, entre outras coisas, acertarmos isso.

Estou baseando meu planejamento na tradução de Jenny Klabin Segall, que saiu pela 34.
Vou dar uma sugestão inicial de 15 semanas, começando em fevereiro, que ficaria assim:

06/02 - Dedicatória
- Prólogo no teatro
- Prólogo no céu

(Primeira parte da tragédia)
- Noite
- Diante da porta da cidade

13/02 - Quarto de trabalho
- Quarto de trabalho
- Na taberna de Auerbach em Leipzig

20/02 - A cozinha da bruxa
- Rua
- Crepúsculo
- Passeio
- A casa da vizinha
- Rua

27/02 - Jardim
- Um caramanchão
- Floresta e gruta
- Quarto de Gretchen
- Jardim de Marta
- Na fonte
- Diante dos muros fortificados da cidade
- Noite
- Catedral

06/03 - Noite de Valpúrgis
- Sonho da noite de Valpúrgis ou As bodas de ouro de Oberon e Titânia
- Dia sombrio - Campo
- Noite - Campo aberto
- Cárcere

20/03 (Segunda parte da tragédia)
- Primeiro ato

03/04 - Segundo ato (Loveless sugeriu estender o prazo do segundo ato em mais uma ou duas semana)

17/04 - Terceiro ato

01/05 - Quarto ato

15/05 - Quinto ato

Optei por deixar o espaçamento entre as discussões de uma semana para a primeira parte e de duas semanas para a segunda, que é maior, para não ter que quebrar os atos no meio.
A princípio é isso. Se o pessoal que topar participar preferir, podemos acelerar o cronograma. Fica aberto a sugestões.

@Melian , à caça!
 
Última edição:
Acho que duas semanas é muito pouco para o segundo ato da segunda parte... é a parte mais longa e complexa de toda a peça. Sugeriria no mínimo umas três semanas.

Outra ideia, ainda para o segundo ato, é deixar duas semanas para as duas primeiras cenas, e mais outras duas semanas para a noite clássica de Walpurgis.
 
Menino Zirak (qual é o seu nome, menino? Eu gosto de chamar o povo pelo nome hahahahaa) e menino Lovz já postaram aqui, o que significa que JÁ FIZERAM O PACTO COM MEFISTÓFELES. NÃO FUI EU QUEM CRIOU AS REGRAS, APENAS FAÇO COM QUE ELAS SEJAM CUMPRIDAS!

@Eriadan (pode ler no kindle); @Mercúcio (Pensa que é um livro da Nélida hahahha); @Béla van Tesma (Encare a leitura como "pesquisa" para o próximo livro. Seria sensacional se você criasse o "Fausto" da política brasileira, né?); @Meneldur (quem é o leitor fofo da mamãe, quem é?); @abylos (não é amigo oculto, mas tem a ver com livro. hahahaha); @Bartleby (nem só de ano novo com o Bruce e a namorada o Gabrielzinho viverá); @Erendis (não é livro de terror, mulher!); @Darkness (É livro de terror, mulher!); @Ana Lovejoy (Fiquei uns três minutos tentando marcar Anica. hahahahahahaha Deus abençoe a minha lerdeza, e me livre do Mefistófeles! Amém!); @Mavericco (será muito legal você falando, no lançamento do seu livro: "Enquanto aguardava a chegada deste dia, decidi reler Fausto, e acabei fazendo um pacto"); @Jacques Austerlitz (Sei que Fausto não chega nem perto da preciosidade que é "Ofertas da semana - 10 a 16 de janeiro (Zaffari & Bourbon), 20p.", mas faça um esforço para participar da leitura com a gente, migo); @Giuseppe (ah, migo, leitura coletiva sem você não tem graça!). @Níra (sim, RANCOR! te marquei por último porque cê nunca participa de nada que eu te chamo, e eu fico tristinha.)

Pessoas, quem mais ainda tá ativo no fórum e participa do Literatura? Ajudem-me!​
 
@Mellime (sim, eu sei que você está ocupada com o Mestrado. Mas e se você fizesse um pacto com o Mefistófeles, hein? Pois é, pois é, aí cê terminaria, logo, o Mestrado e já partiria para o Doutorado. EU NÃO TENHO DOUTORADO EM PACTO COM O TINHOSO! MISERICÓRDIA!); @Jhulha (faça de conta que é um trem do Japão, moça!); @Clara (Não, miga, eu não tô te chamando pra gente fazer um pacto com o Mefis para o Lula vencer. NÓS SOMOS CRISTÃS, MULHER! hahahahaha); @Fúria da cidade (PRECISAMOS DE VOCÊ PARA TERMOS ACESSO ÀS ESTATÍSTICAS DE QUANTOS JOGADORES JÁ FIZERAM PACTO COM O DIABO!); @Bruce Torres (sim, te deixei por último, no segundo post, para provar um ponto: tá desempregado e esquecido pelos amigos, mas ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ TENHA DE SAIR POR AÍ FAZENDO PACTO COM O DIABO.).

 
Bom, é um livro que normalmente não me interessaria, mas como eu ando querendo ler o máximo de clássicos que puder, essa parece ser a melhor oportunidade para curtir a leitura. Tô dentro!
 
@Mellime (sim, eu sei que você está ocupada com o Mestrado. Mas e se você fizesse um pacto com o Mefistófeles, hein? Pois é, pois é, aí cê terminaria, logo, o Mestrado e já partiria para o Doutorado. EU NÃO TENHO DOUTORADO EM PACTO COM O TINHOSO! MISERICÓRDIA!); @Jhulha (faça de conta que é um trem do Japão, moça!); @Clara (Não, miga, eu não tô te chamando pra gente fazer um pacto com o Mefis para o Lula vencer. NÓS SOMOS CRISTÃS, MULHER! hahahahaha); @Fúria da cidade (PRECISAMOS DE VOCÊ PARA TERMOS ACESSO ÀS ESTATÍSTICAS DE QUANTOS JOGADORES JÁ FIZERAM PACTO COM O DIABO!); @Bruce Torres (sim, te deixei por último, no segundo post, para provar um ponto: tá desempregado e esquecido pelos amigos, mas ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ TENHA DE SAIR POR AÍ FAZENDO PACTO COM O DIABO.).



Vou pensar, vou pensar... Agora comecei Il Suggeritore, de Donato Carrisi, para aprender italiano. (isto é: por enquanto li uma página. Do prefácio). Também quero ler mais os clássicos, e, claro, Goethe tem uma importância emocional especial desde que vim para Stras, já que ele é meu veterano da Faculdade - ele estudou Direito na Universidade de Strasbourg em 1770-1771.

Sim, talvez eu leia por puro bairrismo. Mas o que importa é ler, né?

Tenho que deixar claro de qualquer forma que apesar das piadinhas etc eu estou mesmo pensando em ler Fausto com vocês mas como a @Melian falou eu já estou quase vendendo a alma para acabar o Mestrado, ainda mais para não surtar, ainda mais para trabalhar ao mesmo tempo e ainda cuidar da casa e dos gatos. Então veremos.
 
Também quero ler mais os clássicos, e, claro, Goethe tem uma importância emocional especial desde que vim para Stras, já que ele é meu veterano da Faculdade - ele estudou Direito na Universidade de Strasbourg em 1770-1771.

mas como a @Melian falou eu já estou quase vendendo a alma para acabar o Mestrado
O PACTO VEM! QUERO COMISSÃO, MEFISTÓFELES!
 
O PACTO VEM! QUERO COMISSÃO, MEFISTÓFELES!


:rofl:


OK, pergunta difícil de responder e que merece um selo babaca como os do Azaghal: vocês acham que é melhor ler em inglês ou em francês? Eu acho que normalmente as melhores traduções são em inglês, mas para poesia a língua francesa é fantástica... e alguém deve ter feito uma tradução decente... Algum palpite?
 
OK MELIAN, CONSEGUIU TEU PACTO COM MEFISTÓFELES! :devil:

Imagina se a pessoa com TDAH não ia comprar o livro em 5 segundos. :assobio:

Ainda mais que custou só 1 euro... :pray:

E que tem ilustrações de Delacroix (jogo baixo) :grinlove:

E essa versão tem uma tradução muito elogiada:

WhatsApp Image 2022-01-11 at 21.14.10.jpegWhatsApp Image 2022-01-11 at 21.14.10 (1).jpeg
 


@Giuseppe (ah, migo, leitura coletiva sem você não tem graça!).​
Haha o que foi que eu fiz pra merecer essa honra? <3

Não sei se ainda leio livros, apesar de que ando sim lendo alguma coisa. Estou vendo também alguns livros na minha lista pra ler mais pra frente, se é que vou ler. Tem uma biografia do Syd Barrett, uma biografia de Heloísa e Abelardo, a autobiografia do Keith Richards, entre outras coisas. Outro dia mesmo (ontem? sei lá) eu tava pensando sobre como nem gosto mais de ler tanto quanto gostava, mas fui lá escolher mais umas leituras sei lá pra quê haha sou muito boboca mesmo.

Nunca li Faustão; não prometo nada, mas talvez eu tente fazer uma tentativa de tentar ler. Nem sei se é engraçado ou se é dramático ou se é entediante, sei nada. Só sei que é em verso e me perco fácil em texto assim. Talvez eu leia pra agradar o Gabz, é um dos livros favoritos dele e tudo mais. Talvez nem leia, não sei direito ainda.

Pensando bem, até que participei de várias leituras aqui no fórum: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (um dos meus favoritos), O Processo (uma bosta, quase não aguentei), Drácula (um dos meus favoritos), até o Crepúsculo vol.1, lembra?

Não sei se vou ler, acho que não. Mesmo se lesse, ando sem ter o que falar também.

TL;DR: Talvez eu leia; se ler, eu comento no tópico, caso contrário, acho que não.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo