• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
dracula.png


Clube de Leitura, 25º livro, Drácula, de Bram Stoker (2º leitura)
Esta versão do Clube de Leitura se afastará um pouco da tradição porque não escolhemos o livro pelo método anterior, de indicações seguidas de enquete; antes, impusemos nossa vontade (todo o poder emana do Povo etc. :hxhx:) e apenas batemos o martelo, na nossa panelinha, para que Drácula fosse novamente o objeto de leitura e debate deste fórum.

Pois bem. Para que a ideia não morra na praia, estou desde já criando o tópico e estabelecendo um cronograma prévio (passível de alterações, mas não abusem). A ideia é de que seja lido em sete (07) semanas. Será dada, ainda, uma semana adicional para que todos os interessados adquiram seu exemplar da obra. O que não faltam são edições. Numa breve passada de olhos pela Amazon, encontramos as seguintes edições: DarkSide (x2), Penguin Companhia, L&PM, Zahar (x2), Nova Fronteira, Martin Claret, Antofágica, Landmark, Principis, Pé da Letra, Pandorga, Excelsior... — fora todas as demais, antigas, que se encontram às pencas pelos sebos.

A edição que eu usarei como referências é da Penguin Companhia, com tradução de José Francisco Botelho. Tem 46 páginas de textos introdutórios e mais 558 com o livro em si, e outras 37 de apêndice, notas e referências. Um formato intermediário entre o padrão e o pocket; logo, não é uma obra enorme. A divisão será de quatro capítulos por semana, exceto na última, em que se lerão só três capítulos. A quantidade de páginas oscilará pouco entre as semanas, conforme veremos a seguir. No geral oscilam entre 73 e 85 páginas, nesse formato. Ou seja: nada que doze páginas por dia não resolvam. Meia horinha de leitura... ^_^

Semana 1 (16/6 a 22/6) — Capítulos I a IV (80 pp.);
Semana 2 (23/6 a 29/6) — Capítulos V a VIII (76 pp.);
Semana 3 (30/6 a 06/7) — Capítulos IX a XII (85 pp.);
Semana 4 (07/7 a 13/7) — Capítulos XIII a XVI (80 pp.);
Semana 5 (14/7 a 20/7) — Capítulos XVII a XX (83 pp.);
Semana 6 (21/7 a 27/7) — Capítulos XXI a XIV (77 pp.);
Semana 7 (28/7 a 03/8) — Capítulos XXV a XXVII (73 pp.).

Os períodos indicados acima correspondem aos dias em que os referidos capítulos serão abertamente discutidos, sem preocupação com spoilers; venham com a leitura feita antes, portanto.

Já podemos ir fazendo o aquecimento até lá. :soevil:
@Melian pode intimar os participantes.
 
Última edição:
Quero deixar só a primeira página do prefácio de Christopher Frayling, que veio na minha edição:

Drácula apareceu pela primeira vez nas livrarias em 26 de maio de 1897, ao preço de seis xelins, em uma tiragem de 3 mil exemplares. A encadernação era em tecido amarelo, com título em letras vermelhas [1]. Quatro anos depois, foi reeditado em forma levemente abreviada, numa brochura de capa amarela, ao preço de seis pence — na sobrecapa, havia uma das únicas ilustrações que Bram Stoker teve chance de aprovar pessoalmente. O desenho mostra o conde como um comandante militar de cabelos brancos, com volumoso bigode e um manto com vaga forma de morcego, descendo as paredes de pedra do Castelo de Drácula [acho que é esta, 2]* — imagem bem distante do dândi sedutor e melífluo de incontáveis versões cinematográficas (mais de duzentas, de acordo com os últimos cálculos), aquele sujeito carismático, em traje de gala e capa preta, que clama em voz portentosa: "Os filhos da noite! Que bela música eles fazem!". Hoje é quase impossível exorcizar as imagens de Max Schreck em Nosferatu, Bela Lugosi no Drácula de 1931, Christopher Lee no Drácula de 1958, ou Gary Oldman em Drácula de Bram Stocker — de modo que a imagem original, imaginada por Stoker, tornou-se quase inapreensível. [...]​
*mas esta aqui de 1919 é mais legal e parece ter se inspirado naquela rs
 
Última edição:
Como eu já disse, não tenho a intenção de ler o livro de novo, mas vou postando por aqui, porque quero acompanhar os comentários de vocês. Os comentários tendem a não me deixar nervosa ou com medo.
 
Que tópico bonito! 🤗

Hora de summonar o povo: @Erendis, mesmo que você não vá reler o livro conosco, é importante que apareça por aqui para dizer o quanto ele te deixou assustada. Essa é a publicidade de que necessitamos para fazer com que mais pessoas sintam vontade de ler Drácula. Menino @Giuseppe , foi no seu tópico de Cinco Livros Favoritos que, após vermos o livro de Bram Stoker na sua lista, decidimos fazer uma edição extraordinária do Clube de Leitura. Por isso, venha reler o livrinho conosco. Ô @Loveless, venha provar o sangue do Vampirão. Não, pera, acho que inverti a ordem das coisas, mas cê entendeu. @Turgon , pare um cadinho com os animes, e venha ler Drácula conosco! Migo @Fúria da cidade, venha reler a obra-prima do terror conosco! Menino @Níra , o vampirão chama por você! Moça @Darkness, ouça o conselho da mamãe, e venha ler este livrinho batuta! Ô @Meneldur, já que você decidiu nos humilhar, venha ler Drácula conosco. Menino @Zirak-tarâg, corre aqui!
 
Vou ler, sim. Ainda pretendo pôr o Grande Sertão em dia e dar uma chance ao Encontro Marcado, já que o Béla rasgou tanta seda.
Claro que eu, logada como Lufe, rasguei seda pra O Encontro Marcado. Foi um ato falho, que escancarou o meu bairrismo. :oops:


Quem eu ainda não chamei para (re)ler Drácula, hein? Ah! Lembrei-me de mais algumas pessoas: @Finarfin , @Mercúcio , @Eriadan, @Mellime ... quem mais? Ajudem-me a chamar o povo.
 
Hoje eu tô tão descaralhada das ideias, que derrubei café no meu cronograma dos Cinco Livros Favoritos, e tive de fazer outro.
Já temos o culpado:
A cada vez que vejo esta folha da Melian, penso que, se inveja e vingança não fossem pecado, eu teria vontade de lhe mandar minha lista de livros escrita à mão só para ela ter de sofrer através da decifração de minha cacografia.
 
Pra quem quer ler inglês, tem esse ebook de graça na Amazon:

Além do atrativo monetário, tenho dado preferência pra ler no kindle, que dá pra aumentar a letra, o espaçamento e por luz. Tenho tido mais tempo pra ler de noite, e aquelas edições da Penguin Classic Books já não tão amigáveis pra minha idade nesse horário. Aliás, essa coleção da Amazon tem disponível uma porção dos clássicos que eu tenho da Penguin. Vou substituir todos, assim aproveito pra liberar espaço na estante.
 
Bom, não tenho o livrinho, e cês sabem que eu não sei porra nenhuma de Inglês, e que, para ler Drácula, vou ter de arrumar outro jeito. Mais não digo, porque não se pode dizer. :dente:
 
Apesar de ter sido escrito no final do século XIX, o inglês do Drácula não é muito difícil de acompanhar (comparado a outros clássicos da literatura em língua inglesa). Pra quem ainda não tem muita familiaridade mas pensa em começar a ler literatura clássica gringa no original, é uma boa pedida. Acho que, por conta do estilo epistolar, é um inglês menos treta de ser encarado. Na minha opinião, é mil anos luz mais acessível que Dickens ou Wilde.
 
Eu tentei dizer isso já, mas confesso que é difícil, pra mim, me colocar no lugar de iniciantes e imaginar o que é fácil e o que é difícil. Já sabemos que a Valen vai roubar um exemplar da biblioteca municipal de Betim, então deixemos que leia traduzido. :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo