• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[22/04] Dúvendor faz 5 anos!

O site Dúvendor, especialista profundo nos mais variados assuntos sobre Tolkien, desde a língüistica às ilustrações, fez o seu aniversário de 5 anos no dia 22 de Abril, sexta-feira passada. Na entrevista que segue nesta homenagem, o fundador dela nos conta um pouco mais como foi a criação, e dos momentos difícies que passou.

Entrevista com Daniel "Mithrandir" de Boni:


Heren Quentaron: Como você colocou no ar o site Dúvendor?

Daniel de Boni: É uma história sem magia, infelizmente. Eu estava precisando aprender a trabalhar com WEB por motivos profissionais, e como teria que fazer um site, resolvi escolher um assunto que gostasse. A Dúvendor nasceu, basicamente, como um exercício de programação web, mas como gostei do resultado fui levando adiante. Isso já faz agora cinco anos... gente... fico até arrepiado como o tempo passa depressa.

HQ: Houve problemas iniciais?

Daniel:Houveram vários problemas. O maior de todos, de início, foi minha própria ignorância já que simplesmente não sabia quase nada sobre programação sou design. Mas depois de algumas semanas de estudos e experiências a coisa foi melhorando. Tive também algumas complicações menores como cópias do nosso material por outros sites coisas assim...

HQ: Como você foi encontrando amigos para ajudar na tradução de textos?

Daniel: Eles é que me encontraram. Tive (e ainda tenho) muitas dificuldades em conseguir ajuda na tradução dos textos, minha única colaboradora fiel é uma amiga da Paraíba que está comigo faz uns três anos. Ajuda nunca vai ser demais, mas via de regra sempre vem de menos (risos)

HQ: Como vc sentia-se no início por ser uma das primeiras páginas Tolkien do Brasil, tinha medo de alguma coisa?

Daniel: Me sentia com sorte, e com alguma pressa. Na época que inaugurei a Dúvendor, Tolkien estava quase totalmente ausente da Internet em português. O Brasil tinha uns dois ou três sites sobre Tolkien, mas todos pequenos, feios e mal acabados, (desculpem por isso pessoal) de forma que havia espaço para um trabalho mais elaborado. O primeiro ano foi de uma corrida frenética, porque eu sabia que, se não fizesse um bom trabalho, alguém o faria e eu perderia o lugar... mas agora posso ficar mais tranqüilo.

HQ: Como foi a pesquisa de material para adicionar em seu site, e material de quem?

Daniel: Bom, de início eu visitava páginas em inglês que já tinham algum material interessante, e escrevia um e-mail pedindo permissão para traduzir esse material. Como a Dúvendor não faria “concorrência” por ser em uma língua diferente do inglês, a turma sempre dava essa permissão. Como o passar do tempo começamos a traduzir material inédito das Letters e da série HoME, e até a produzir alguns estudos próprios.

HQ: Como foi a parceria com a Ordem de ëa na época em que ela nascia?

Daniel: O servidor onde a Dúvendor estava hospedada não tinha capacidade para um fórum, então resolvi fazer a parceria. Funcionou relativamente bem e o pessoal era dedicado, mas a ordem saiu do ar faz umas poucas semanas. Por sorte recebi uma oferta de hospedagem do Super-Portal (www.super-portal.net) e agora tenho condições de criar um fórum, que aliás já está no ar faz duas semanas.

HQ: Algum projeto já correu o risco de não ser colocado em prática em algum momento?

Daniel: Vários projetos ficaram para trás por dificuldades técnicas. Entre eles o famoso fórum e outras coisinhas que não pude fazer porque não domino as técnicas de programação em PHP ou Perl que seriam necessárias. Mas vamos dar tempo ao tempo, acho que a Dúvendor ainda tem uma longa vida pela frente e espero continuar on-line até o lançamento do Hobbit, daqui a uns 4 ou cinco anos (risos).


Mais sobre a Dúvendor:

Como o Daniel nos contou, a Dúvendor foi criada por necessidade de seu trabalho. Aos poucos ela foi crescendo e ganhando seções, colunas, enquetes, notícias, textos, ilustrações, e muito mais. O nome não poderia ter sido mais apropriado, justamente por significar "Terra do Sul", o lugar de moradia do seu criador e de muitos usuários, o Rio Grande do Sul.

Durante um tempo razoável, a Dúvendor manteve parceria com a Ordem de Ëa, um fórum-comunidade que era dividido em várias casas e vários assuntos. Foi, o que pode-se dizer, um fórum puramente Tolkieniano, e só nos seus meses finais abriu-se mais para falar de outras mitologias.

Mas se essa comunidade acabou, um outro fórum surgiu. Foi recentemente inaugurado, em 10 de Abril, o fórum próprio do site. O Fórum Dúvendor tem a administração do Mith (Daniel) e cresceu rapidamente nos últimos dias. Cerca de 50 membros e 500 mensagens que logo sentiram-se à vontade por estar em casa já ocupam o fórum.

Retornando agora ao site, não podemos deixar de falar de uma seção muito especial e interessante que serve de guia para muitos fãs. São as biografias dos personagens. Lá o fã de algum personagem específico poderá encontrar, por exemplo, as histórias de Bilbo ou Éowyn, Turgon ou Húrin, Sauron ou Arwen.

Mas se ele prefere mais a história de vida do próprio professor Tolkien, então ele não pode perder essa analizada biografia muito bem trabalhada e analizada com notáveis informações dos mais variados tipos. E finalizando, as imagens, do acervo Dúvendor, irão satisfazer a curiosidade do fã que por ali passar, de tão impressionantes que são!

Foi essa a mensagem que queremos passar para toda comunidade Tolkiendili, que a Dúvendor é o site para aquele tipo de fã ou estudioso que quer realmente se aprofundar nos estudos e conhecer cada vez mais esse complexo mundo de J.R.R. Tolkien. Que venham os próximos aniversários, parabéns Dúvendor!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo