• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 21º Livro - Ilusões Perdidas (Honoré de Balzac)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Conforme indicações e enquete, o livro escolhido para a 21ª edição do Clube de Leitura Valinor é a obra de
Honoré de Balzac, Ilusões Perdidas.

CRONOGRAMA


06/11/17 - Parte 1 - OS DOIS POETAS - Capítulos 1 a 4
Globo: páginas 29 a 159
Penguin: páginas 27 a 178

13/11/17 - Parte 2 - UM GRANDE HOMEM DE PROVÍNCIA EM PARIS - Capítulos 1 a 40
Globo: páginas 160 a 459
Penguin: páginas 179 a 546

20/11/17 - Parte 3 - OS SOFRIMENTOS DO INVENTOR
1. Introdução - Capítulos 1 e 2
Globo: páginas 460 a 467
Penguin: páginas 547 a 558

27/11/17 - História de uma Ação Judicial - Capítulos 3 a 20
Globo: páginas 468 a 552
Penguin: páginas 559 a 668

04/12/17 - A Criatura Fatal da Família - Capítulos 21 a 40
Globo: páginas 553 a 642
Penguin: páginas 669 a 784



As discussões começam na segunda-feira, dia 06/11/2017.
Lembrando que todos podem participar das discussões, seguindo as regras do Clube contidas nas Diretrizes e Atualizações.
Fiquem livres para postar dados sobre o autor bem como edições disponíveis do livro.
 
Última edição:
O @Spartaco gentilmente nos forneceu o cronograma com as edições da Penguin e da Globo, e começaremos as discussões na segunda-feira, dia 06/11/17. =]
 
Última edição:
Segundo o tradutor e estudioso da obra de Balzac, o húngaro naturalizado brasileiro Paulo Rónai, Ilusões perdidas é a narrativa mais extensa do autor, sobretudo se considerarmos que o romance Esplendores e misérias das cortesãs lhe forma a continuação. Essas duas obras constituem na realidade uma só, a história de Luciano de Rubempré, uma das maiores e mais impressionantes da literatura do século XIX.

Nesse livro Balzac trabalhou, por assim dizer, durante toda a sua vida, vale dizer, por toda a sua carreira literária. Ilusões perdidas traz a data de 1835-1843; Esplendores e misérias das cortesãs, a de 1838-1847. O autor deu esses dois romances várias vezes como acabados, vendeu-os a diversos editores e reescreveu-os vezes sem conta.

Aparecem neste livro quase todos os ambientes de Balzac e quase todos os assuntos também: a ambição; o amor sob várias formas (o da mulher madura ao adolescente, o da cortesã ao rapaz bonito, o da esposa ao marido); as lutas do gênio com o ambiente; a conspiração da sociedade contra o indivíduo saído de sua esfera; as alegrias e as misérias da glória; a luta das gerações; a vingança do amor-próprio ferido; etc.

Enfim, Ilusões perdidas é considerado por muitos o mais balzaquiano de todos os romances.
 
Pra quem assina o Kindle Unlimited, tem esse título disponível em edição da Globo (Biblioteca Azul). :wink:
 
Segundo ainda Paulo Rónai, o personagem principal do livro, Luciano de Rubempré, é uma das criações mais completas de Balzac. Na representação dessa personagem, o romancista mostra-se digno sucessor dos clássicos, criadores de grandes tipos, e, ao mesmo tempo, pinta um indivíduo caracteristicamente romântico. Ele encarna, antes de tudo, o tipo universal do talento provinciano seduzido pelo brilho da capital; mas também é a personagem característica de determinada sociedade e sua época.

Sendo Luciano de Rubempré uma pessoa sumamente influenciável, cuja evolução é modificada por todos aqueles com quem convive, seu criador empenha-se em descrever a fundo todos os ambientes por onde ele passa: a fastienta, ridícula e limitada sociedade de Angoulême, e o brilhante meio literário de Paris, espantosamente imoral e cinicamente espirituoso, no qual se vive com vertiginosa intensidade. No fim do romance, ao reconduzir o personagem ao cenário de sua estreia, o autor completa com um último toque o quadro da sociedade provinciana, a qual condena e almeja, a um tempo, o encanto deletério de Paris.
 
E aí pessoal, quem aí já começou a leitura das Ilusões Perdidas? Eu já iniciei.
 
Ainda estou na primeira parte do livro, mas já podemos vislumbrar a dificuldade em que se encontram os dois amigos, cada qual lutando pelos seus objetivos.

Estou achando bem interessante a trama.
 
Terminei ontem a primeira parte do livro (Os Dois Poetas). Agora o nosso herói está indo para Paris com sua amante; será que vai dar certo?

E os demais leitores, o que estão achando da leitura?
 
Estou terminando a parte 2 e até agora não sei se mais alguém está lendo este livro do Balzac.

Ninguém se manifesta?
 
Será que só eu estou lendo as Ilusões Perdidas? Parece que sim.

O livro está muito interessante, mostrando as dificuldades do jovem escritor, primeiramente pra tentar editar o seu livro e, depois, pra tentar uma vaga como jornalista.
 
Curiosidade: qual tradução acham a mais ideal? Vi uma comparação num blog mas continuei indeciso.
 
Comprei a edição da Penguin/Cia, com a tradução da Rosa Freire d'Aguiar, e é essa que eu vou ler, quando chegar a hora. Confio nela e na editora. :yep:
 
Falando nisso... Sacanagem da Biblioteca Azul lançar apenas os 9 primeiros volumes da Comédia Humana e parar. Faz anos que pararam. Eram 17 volumes previstos... :(

Eu comprei os 4 primeiros e parei quando cheguei à conclusão de que o papel usado envelhecia rápido demais e que eu provavelmente não lerei todos os volumes de qualquer modo. Decidi focar na leitura de alguns livros-chave do Balzac e me dar por satisfeito.

Um desses livros é justamente "As Ilusões Perdidas". Outros incluirão "A Mulher de Trinta Anos", "O Pai Goirot" e talvez mais dois ou três, conforme seja minha experiência com esses aí. :3
 
A L&PM chegou a lançar tudo?
Nah, nem de longe. É coisa demais. Cada um desses volumes aí que eu comprei tinha umas 800 páginas Imagina a coleção completa... :lol: Mas a L&PM é uma ótima opção para ir lendo aos pouquinhos algumas obras em particular; saíram coisas bem diversificadas por ali que não se encontram noutras editoras.
 
Falando nisso... Sacanagem da Biblioteca Azul lançar apenas os 9 primeiros volumes da Comédia Humana e parar. Faz anos que pararam. Eram 17 volumes previstos... :(

Eu comprei os 4 primeiros e parei quando cheguei à conclusão de que o papel usado envelhecia rápido demais e que eu provavelmente não lerei todos os volumes de qualquer modo. Decidi focar na leitura de alguns livros-chave do Balzac e me dar por satisfeito.

Um desses livros é justamente "As Ilusões Perdidas". Outros incluirão "A Mulher de Trinta Anos", "O Pai Goirot" e talvez mais dois ou três, conforme seja minha experiência com esses aí. :3
eu tinha os nove volumes, e reparei também que estavam ficando amareladas as páginas, daí vendi no ML e botei os ebooks de todos os volumes no kindle. P. da vida também que eles não lançam os outros >:( (não que eu vá ler tão logo esses nove livros, né hehe mas pelo menos teria à disposição quando eu estivesse lá com meus 70 anos, quem sabe, contando que minha saúde mental melhore e não decline, o que acho pouco provável :rofl: )
 

Ilusões perdidas: Filme revela um Balzac visionário​

(Outras Palavras por José Geraldo Couto)​

Ilusões-Perdidas (filme).jpeg
Xavier Giannoli extrai do clássico balzaquiano aquilo que fala mais fundo à nossa época: a sistemática destruição de valores no cotidiano da imprensa, o jogo sujo das elites políticas, a gênese das fake news – e a demolição de reputações.

Um romance da grandeza (literária, política, psicológica, moral) de Ilusões perdidas, de Balzac, tem tudo para intimidar quem queira levá-lo ao cinema. O francês Xavier Giannoli enfrentou o desafio com um misto de reverência e altivez – e se deu bem. Seu filme dialoga com o livro sem passar vergonha, o que não é pouco.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo