• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2007, ainda

Re: 2007, em diante

01. Perfume: A História de um Assassino [79]
02. Mais Estranho que a Ficção [65]
03. O Homem Duplo [64]
04. Babel [41]
05. À Procura da Felicidade [34]
06. Os Brichos [00]


Vou ver se ainda vejo Conquista da Honra hoje e edito isso aqui.

edit: Lembrei que vi a pior animação da história no Anima Mundi do ano passado, tava com tempo livre no dia e consegui perde-lo da melhor maneira possível.
 
Re: 2007, em diante

Não sei, mas que vc tá caduco dando 76, tá :g:

Eu acho que não.

Estava cogitando dar uma nota até maior para ela: além da direção de arte impecável do filme, a Sofia faz com que simpatizemos com a Maria Antonieta, coisa que as aulas de história não fazem. Sem contar que o filme tem humor, as vezes não tão sútil quanto Encontros e Desencontros, mas ótimo mesmo. Os voices-over das fofocas que vão ao contrário da ação das personagens. A imagem que ela criou foi de uma patricinha do século XVIII que não sabia direito de onde vinha seu dinheiro e o gastava a vontade para tentar compensar o que faltava na vida conjulgal e nobre. Aqueles inúmeros flashes de quadros e caras e bocas da Maria Antonieta são geniais, etc.
Enfim inúmeras coisas que justificam essa nota.
 
Re: 2007, em diante

Não simpatizamos não (pelo menos eu não :obiggraz:) com a Maria Antonieta e saber que o filme é historicamente infiel (al´[em de simplesmente ignorar acontecimento históricos importantes) não ajudou em nada, pra mim não passou dum 5 bem mequetrefe.
 
Última edição:
Re: 2007, em diante

Ele não ignora acontecimentos históricos, simplesmente porque não é um filme que mostra a relação de rainha com poder e sim com as demais coisas. Tanto que não mostra nada além dela o filme todo. A única coisa historica (como referencia ou como queira chamar) é o tratado do Luis para mandar fundos a América, isto é, historicamente pode ser pobre e a personagem seja mais ficticia do que real, mas com certeza desde o começo do filme fica claro que não vai ser uma biografia e sim um romance baseado em uma personagem verdadeira (usando o nome dela, wte). De resto mostra uma figura que era chamada de promiscua, frigida e desumana, através de boatos da corte. Ou seja, a preocupação de mostrar a Maria Antonieta, do jeito que foi mostrado, como uma figura que não sabia realmente o que fazia, tanto que as posições politicas dela só aparecem no final. O jeito despreocupado dela cativa com certeza, se não te cativou, foi porque com certeza você esperava mais um docu-drama do que um filme.
 
Re: 2007, em diante

Foi você quem comparou a sensação do filme com a das aulas de história. Se agora você diz que o filme não é histórico, a compração é indevida e a pessoa que o filme mostra embora use o nome histórico simplesmente é uma ficção. Além do que uma pessoa não pode ser isolada de suas ações, ao ser analisada... ignorar algumas das coisas mais importantes que ela fez não ajuda. O que é uma coisa ruim, inventar uma vida pra uma pessoa histórica, só pq essa invenção "fica mais bonitinha" ou é "mais agradável".

De qualquer forma o filme não convence nem como drama histórico nem como sei lá o que =]
 
Re: 2007, em diante

Foi você quem comparou a sensação do filme com a das aulas de história.

Sim eu fiz uma comparação, mas não citando a legitimidade e, sim, que a história da Sofia faz o contrário das aulas de escola, ou seja, mostra um lado 'melhor' da personagem.


Se agora você diz que o filme não é histórico, a compração é indevida e a pessoa que o filme mostra embora use o nome histórico simplesmente é uma ficção.

Não vejo como uma comparação indevida, a não ser que eu estivesse comparando os fatos e descrevesse eles um a um aqui mostrando o que aconteceu realmente e o que o filme passou.


Além do que uma pessoa não pode ser isolada de suas ações, ao ser analisada... ignorar algumas das coisas mais importantes que ela fez não ajuda.

Claro que pode ser isolada, se focarmos em outra ação, que foi justamente o que aconteceu. O que foi mostrado é o mundinho cor de rosa que ela vivia, o foco foi esse e o castidade dela para com o marido.

O que é uma coisa ruim, inventar uma vida pra uma pessoa histórica, só pq essa invenção "fica mais bonitinha" ou é "mais agradável".

A mesma coisa com o filme Uma Mente Brilhante que se baseia em uma personagem real, mas deixa a história mais cativante quando mostra as visões do Nash ou que encobre a homossexualidade dele. E nesse caso o filme também ignora fatos para torná-lo comovente. Só porque a Sofia fez a história parecer mais divertida, uma piada ou seja lá o que você achou, o mérito da caracterização é inegável.

Sem contar que assim como Encontros e Desencontros, uma personagem forte do filme é o cenário: Japão. Culturas diferentes, adaptações e afinidades.

No caso de Maria Antonieta vemos os costumes da época, as tradições, etc. Sem interferir no conteúdo histórico. Não mostrar a história verdadeira é uma coisa, mas não podemos acusá-la de mudar, etc.

De qualquer forma o filme não convence nem como drama histórico nem como sei lá o que =]

Comédia histórica quase romântica.

É um Patricinhas de Beverly Hills com uma figura histórica, IMO.
 
Re: 2007, em diante

Eu ainda não vi coisas suficientes pra fazer uma lista relevante. Por outro lado, eu ainda não vi nenhuma merda. Como eu sei que isso não vai durar muito, registrar essas poucas não-merdas aqui é um tanto tentador.

Primeiro tem aquele tal de O PERFUME - A HISTÓRIA DE UM PERFUMISTA (Tom Tykwer) [74], que é aquele tipo de filme-foda que a maioria não consegue se colocar no estado de espírito necessário para considerá-lo foda (e.g. a maior parte da filmografia do Kubrick). A premissa é ridícula, o estilo é histérico, mas fora alguns problemas no segundo ato esses elementos são usados com perfeição, criando uma obra de arte desafiadora e original (algo que deve ser encorajado, certo?). Claro que no quesito originalidade os maiores méritos iriam para o autor do livro (que eu não li), mas como adaptação cinematográfica eu acredito que não dava pra fazer muito melhor.

Aí tem aquele tal de Keanu Reeves Não Consegue Interpretar Um HOMEM DUPLO (Richard Linklater) [72] que eu vi ano passado e comentei aqui.

Ontem (na verdade anteontem) eu vi Tony Scott Apresenta O DEJA VU (Tony Scott) [66], que devia ter terminado com
um deja vu do começo do filme, implicando num círculo vicioso
(o que seria a única explicação lógica para a ficção científica do filme), mas não tem a convicção pra isso então termina com
um deja vu de vários outros filmes do Tony Scott, i.e. tiroteios, explosões, Denzel Washington salvando alguém no último segundo, etc
(o que além de não fazer o menor sentido desperdiça totalmente o potencial que isso tinha pra ser algo além de mais um filme de ação do Tony Scott -- lembra daquela cena da perseguição. Aquilo foi foda).

Diz a lenda que O VENTO QUE BALANÇA A LIBERDADE (Ken Loach) [52] também está estreando por aí. Eu até queria dar mais uma chance ao Sr. Kenneth Loach mas só a idéia de passar por aqueles 130 minutos de novo me faz lembrar de que eles pareceram mais com uns 230. Desculpe Sr. Kennet Loach você fez umas coisas fodas mas aqui você abusou um pouco da minha boa-vontade se é que vc me entende.
 
Re: 2007, em diante

+70
Perfume: A História de um Assassino (Tom Tykwer) [73]
Mais Estranho que a Ficção (Marc Forster) [71]

+60
O Homem Duplo (Richard Linklater) [65]
O Último Rei da Escócia (Kevin MacDonald) [61]
Babel (Alejandro González Iñárritu) [60]

+50
Diamante de Sangue (Edward Zwick) [59]
Apocalypto (Mel Gibson) [53]
 
Re: 2007, em diante

70+

01. Perfume - A História de um Assassino (Tom Tykwer, 2006) - 76
02. O Homem Duplo (Richard Linklater, 2006) - 73
03. A Conquista da Honra (Clint Eastwood, 2006) - 70

60+
04. A Rainha (Stephen Frears, 2006) - 69
05. Mais Estranho que a Ficção (Marc Foster, 2006) - 67
06. Deja Vu (Tony Scott, 2006) - 63
07. Você é tão Bonito (Isabelle Mergault, 2006) - 61

50+

08. O Último Rei da Escócia (Kevin Macdonald, 2006) - 58
09. À Procura da Felicidade (Gabrielle Muccino, 2006) - 55

40+

10. Uma Noite no Museu (Shane Levy, 2006) - 48
11. Diamante de Sangue (Edward Zwick, 2006) - 40

30+

12. Babel (Alejandro Gonzales Iñarritu, 2006) - 38
 
Re: 2007, em diante

+70
A Rainha (Stephen Frears) [77]
Perfume: A História de um Assassino (Tom Tykwer) [73]
A Conquista da Honra (Clint Eastwood) [72]
Mais Estranho que a Ficção (Marc Forster) [71]

+60
O Homem Duplo (Richard Linklater) [65]
O Último Rei da Escócia (Kevin MacDonald) [64]
Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (Larry Charles) [61]
Babel (Alejandro González Iñárritu) [60]

+50
Diamante de Sangue (Edward Zwick) [59]
Apocalypto (Mel Gibson) [53]
 
Re: 2007, em diante

Maria Antonieta (Sofia Coppola, 2006) [76]
Perfume - A História de Um Assassino (Tom Tykwer, 2006) [71]
O Homem Duplo (Richard Linklater, 2006) [68]
Diamante de Sangue (Edward Zwick, 2006) [57]
Rocky Balboa (Sylvester Stallone, 2006) [52]
Babel (Alejandro González Iñárritu, 2006) [51]
O Planeta Branco (Thierry Piantanida, Thierry Ragobert, Jean Lemire, 2006) [25]

Para quem queria ressucitar a franquia, até que o Stallone fez algo decente. Não que seja uma masterpiece ou algo memorável, mas metade do filme funciona de um jeito nostálgico/solitário. Entretando quando começa o negócio da luta o filme despenca.
 
Re: 2007, em diante

70+

01. Perfume - A História de um Assassino (Tom Tykwer, 2006) - 76
02. O Homem Duplo (Richard Linklater, 2006) - 73
03. A Conquista da Honra (Clint Eastwood, 2006) - 70

60+
04. A Rainha (Stephen Frears, 2006) - 69
05. Mais Estranho que a Ficção (Marc Foster, 2006) - 67
06. Deja Vu (Tony Scott, 2006) - 63
07. Você é tão Bonito (Isabelle Mergault, 2006) - 61

50+

08. O Último Rei da Escócia (Kevin Macdonald, 2006) - 58
09. À Procura da Felicidade (Gabrielle Muccino, 2006) - 55

40+

10. Uma Noite no Museu (Shane Levy, 2006) - 48
11. Rocky Balboa (Alguém, 2006) - 42
12. Diamante de Sangue (Edward Zwick, 2006) - 40

30+

13. Babel (Alejandro Gonzales Iñarritu, 2006) - 38

Rocky me deu um sono danado na primeiro parte, que até tinha potencial mas é equivocada e levemente irritante (talvez isso seja culpa do Sly, ele não me desce mais). O treinamento me foi indiferente e meio curto demais, e a luta é basicamente muito ruim. Aqueles cortes e flashbacks no meio foram absolutamente horríveis. Eu acho que tou sendo bonzinho demais.
 
Re: 2007, em diante

Perfume: A História de um Assassino (Tom Tykwer) [73]

A Conquista da Honra (Clint Eastwood) [69]
A Rainha (Stephen Frears) [68]

Déjà Vu (Tony Scott) [59]
Diamante de Sangue (Edward Zwick) [59]
Babel (Alejandro González Iñárritu) [55]
 
Re: 2007, em diante

É impressionante o tempo que vocês conseguem arranjar para ver filmes. Por acaso são projeccionistas numa sala de cinema?
 
Re: 2007, em diante

Não simpatizamos não (pelo menos eu não :obiggraz:) com a Maria Antonieta e saber que o filme é historicamente infiel (al´[em de simplesmente ignorar acontecimento históricos importantes) não ajudou em nada, pra mim não passou dum 5 bem mequetrefe.

Corretíssimo, eu também penso da mesma forma, qual o sentido de se fazer um filme de fundo histórico, que não seja históricamente fiel... Ainda não assisti nada deste Maria Antonietta, mas se ele não é enquadrado de forma pelo menos leal aos fatos históricos, acho que nem vou perder meu tempo assistindo...
 
Re: 2007, em diante

Corretíssimo, eu também penso da mesma forma, qual o sentido de se fazer um filme de fundo histórico, que não seja históricamente fiel... Ainda não assisti nada deste Maria Antonietta, mas se ele não é enquadrado de forma pelo menos leal aos fatos históricos, acho que nem vou perder meu tempo assistindo...

Acho que a resposta pra isso é reconhecer que cinema não é aula de história. O cinema tem o direito de distorcer fatos históricos, situações, personagens, etc, em prol da "arte" (a não ser que seja um documentário, o que Maria Antonieta - até onde eu acho que sei - não é).
Você precisa assistir o filme e decidir se ele é bom ou não, independente de ser "correto" ou "verdadeiro". Se eu assistir um filme que fala que Alexandre o Grande era egípcio mas o filme for bom, sem problemas. (Estou me referindo a distorções que auxiliem a construção do filme, e não erros de quem não sabe mesmo, etc. Acho.)
 
Re: 2007, em diante

O Perfume (Perfume: The Story of a Murderer) [72]

Diamante de Sangue (Blood Diamond) [59]

Borat [38]

(Já vi o filme no ano passado, mas como aí só estreou este ano...)
 
Re: 2007, em diante

1. Dreamgirls ***
2. O Homem Duplo ***
3. Babel ***
4. A Rainha **1/2
5.Borat **1/2
6. Perfume: A História de um Assassino **


Legenda básica

**** - Vai para a lista de favoritos
***1/2 – Ótimo
*** - Tem seus bons momentos
**1/2 – Meiaboca
** - Alguma coisa ainda dá para salvar no filme
*1/2 – Ruim, não valeu o tempo perdido.
* - Serviu como experiência para enriquecer a definição de algo extremamente ruim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo