• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2007, ainda

Re: 2007, em diante

65 = mediano?

:blah:
Eu costumava classificar filmes medianos com notas entre 60 e 70 também, especialmente porque eu tinha como referência as notas de escola, onde acima de 6,0 era uma nota azul, porém abaixo da média (7,0), que era o satisfatório. Mas eu achei mais interessante ter como referência somente os meus filmes preferidos. Assim, se Mal dos Trópicos, por exemplo, que eu considero uma obra-prima praticamente perfeita, tem uma nota 97, um outro filme que acho somente divertido deve estar bem abaixo dessa média, portanto entre 50 e 60.

Com essa lógica, um filme de nota entre 60 e 70 está apenas três casas decimais abaixo de Mal dos Trópicos, portanto provavlemente será um filme bom ou muito bom ou algo assim (como foi o caso de Apocalypto esse ano).

(usei "Mal dos Trópicos" apenas como exemplo, mas inclui-se aí outros filmes que eu amo e tal)

Mas aí vai do critério de cada um. Mas, já que teve a deixa, não custa nada eu explicar o meu. :P
 
Última edição:
Re: 2007, em diante

Escala de 0 a 100. Ou seja, um filme completamente médio, é 50. Médio, com algumas coisas boas (como ele achou), pode ser entre 60 e 65 sim.

Eu achei exatamente a mesma coisa do filme - mediano, com algumas coisas boas - e dei 52.

Pra mim, faz muito mais sentido reservar notas de 60 pra cima para filmes bons/recomendados. Pra filmes medianos, de 40 a 59 (já que é a seção da escala que fica no meio).

Fica mais fácil explicar transpondo pra uma escala mais simples:

5: 80-100
4: 60-79
3: 40-59
2: 20-39
1: 00-19

Perfeitamente dividido (de 20 em 20). Agora, se você visse um filme mediano mas com bons elementos, você daria um 3 ou um 4? Etc.

E sobre a "precisão" que o O10MDS mencionou: porque ela só surge quando comparada a outros filmes de uma lista? Não é uma matemática exata; dá pra facilmente chegar a algum número só pela sua reação ao filme. Se você achou o filme ótimo, a sua nota vai cair provavelmente na casa dos 70. Se foi um ótimo caindo pra bom, pode ser algo como um 72; se for ótimo-quase-excelente pode ser um 79. Etc. Não há como ter "certeza" de nada disso, é só ir com o instinto.
 
Última edição:
Re: 2007, em diante

Essa é a escala que eu usava, só que não estava dando tão certo. Alguns filmes que eu achava mediano cm algumas coisas boas as vezes saiam com 60, como o Orgulho e Preconceito. Aí eu vi esses dias a lista de conceitos do MDA (com aquele lance de A+, A, A-, etc) e as coisas fizeram mais sentido. Aquela escala me parece mais interessante. Como por exemplo, quando eu dou 80 pra um filme não o considero uma obra-prima, mas bem próximo disso. Agora com 83 eu já considero.
 
Re: 2007, em diante

Como por exemplo, quando eu dou 80 pra um filme não o considero uma obra-prima, mas bem próximo disso. Agora com 83 eu já considero.

O Mike costuma considerar "obras-primas" (no sentido vago disso) filmes de 91 pra cima (A).

E eu ainda não entendo o problema em seguir a escala baseado numa divisão correta/"aritmética". Veja o Theo.
 
Re: 2007, em diante

Mais Estranho que a Ficção - 70

Diamante de Sangue - 55
Deja Vu - 50

Babel - 35
 
Re: 2007, em diante

Perfume: A História de um Assassino (Tom Tykwer) [73]
Diamante de Sangue (Edward Zwick) [59]
Babel (Alejandro González Iñárritu) [55]
 
Re: 2007, em diante

Atualizando

+80
Mais Estranho que a Ficção (85)

+70
Diamante de Sangue (75)

+60
Pintar ou Fazer Amor (60)

+40
Uma Noite no Museu (45)
 
Re: 2007, em diante

+70
Perfume: A História de um Assassino (Tom Tykwer) [73]
Mais Estranho que a Ficção (Marc Forster) [71]

+60
Babel (Alejandro González Iñárritu) [61]

+50
Diamante de Sangue (Edward Zwick) [59]

+40
Apocalypto (Mel Gibson) [48]
 
Re: 2007, em diante

1. Amigas Com Dinheiro [69]
2. Apocalypto [66]
3. Mais Estranho Que a Ficção [60]
4. Perfume - A História de um Assassino [59]
4. Diamante de Sangue [51]
5. Babel [40]
 
Re: 2007, em diante

70+

1) Perfume - A História de um Assassino - 76

60+

2) Mais Estranho que a Ficção - 67
3) Deja Vu - 63
4) Você é tão Bonito - 61

40+

5) Uma Noite no Museu - 48
6) Diamante de Sangue - 40

30+

7) Babel - 38
 
Re: 2007, em diante

Bom, eu acho esse negócio de dar notas de 1 - 100 um pouco difícil. Mas ao mesmo tempo, só com as estrelinhas é muito pouco. Vou mudar pra 1-100 mesmo, mas só com notas terminadas em 0 e 5.

Então fica:

Perfume: A História de um Assassino (Tom Tykwer) - 80
Mais Estranho que a Ficção (Marc Forster) - 70
Déjà Vu (Tony Scott) - 65
Uma Noite no Museu (Shawn Levy) - 55

Sobre Perfume:
Sabendo da história do livro antes de ver o filme, achei que seria impossível traduzir os cheiros e sensações provocadas pelo olfato na tela. Me enganei.

E lendo sobre o que os críticos (e leigos) acharam do filme, percebi que encarei o final de uma forma bem diferente da maioria e (talvez por isso) o achei excepcional.
 
Re: 2007, em diante

Como você encarou o final?

(use o aviso de Spoilers)

Na verdade acho que foram as pessoas retardadas que tavam na minha sessão (que ficavam rindo o tempo inteiro, tipo 'WTF?') que me fizeram pensar assim, e umas 2 críticas que li depois que vi o filme.
Mas bem, essas pessoas rizonhas da minha sessão acharam que
tudo que acontece desde o momento que ele entra na carruagem realmente aconteceu, mesmo encarando o acontecimento (a mega-orgia) de forma metafórica/poética, como uma forma de prazer resultante da arte (prazer esse que se manifesta apenas nas outras pessoas com elas mesmas, digo, ninguém se volta para o próprio Jean (talvez por ele ser 'sem cheiro', e nunca ter sido amado,enfim)).
Mas eu achei que foi tudo imaginação dele. Só Grenouille, por ter o melhor olfato do mundo, conseguiu realmente perceber a maravilha que era seu perfume.
E, no momento que o pessoal entra na cela dele para levá-lo até a execução, a sensação 'orgástica' provocada nele pelo cheiro da sua obra, faz ele imaginar tudo isso, enquanto que na verdade o que realmente ocorre é o que nos é mostrado na primeira cena do filme.

Enfim, pode ser que foi só uma infeliz coincidência, e que muita gente (como eu) pensou diferente dos retardados da minha sessão.
 
Re: 2007, em diante

SPOILERS PERFUMADOS

(que ficavam rindo o tempo inteiro, tipo 'WTF?')

Também aconteceu comigo.

tudo que acontece desde o momento que ele entra na carruagem realmente aconteceu, mesmo encarando o acontecimento (a mega-orgia) de forma metafórica/poética, como uma forma de prazer resultante da arte (prazer esse que se manifesta apenas nas outras pessoas com elas mesmas, digo, ninguém se volta para o próprio Jean (talvez por ele ser 'sem cheiro', e nunca ter sido amado,enfim)).

Sim, essa foi exatamente a minha interpetação. Visto que o filme todo tem um clima fantástico/absurdo/alegórico, eu não acho necessário enxergar o final como a imaginação dele.

Mas eu achei que foi tudo imaginação dele. Só Grenouille, por ter o melhor olfato do mundo, conseguiu realmente perceber a maravilha que era seu perfume.
E, no momento que o pessoal entra na cela dele para levá-lo até a execução, a sensação 'orgástica' provocada nele pelo cheiro da sua obra, faz ele imaginar tudo isso, enquanto que na verdade o que realmente ocorre é o que nos é mostrado na primeira cena do filme.

Interessante, mas eu percebi quando revi o filme que os eventos do prólogo ocorrem dois dias antes do dia da execução dele. Aquilo foi só o anúncio.

Eu não lembro de nenhuma evidência no filme que indique que o final está ocorrendo somente na imaginação dele, então você estaria indo na boa vontade.
 
Re: 2007, em diante

SPOILER do Perfume


É Alialath, a minha primeira interpretação sobre aquela cena, quando vi aquele momento surreal, por uns segundos você de "que que tá acontecendo?", depois passou pro "não, isso é uma imaginação dele que inicio a partir do momento que ele abriu o perfume" (como a sua) e por fim "não... putz... imagina o melhor odor já produzido... imagina o que ele faria com as pessoas...", portanto acho que aquilo tudo definitivamente ocorreu, e até fica muito mais foda para o clima do filme. E essa cena ficou ainda mais veridica pela cena que se segue após essa: o verdadeiro fim do Grenouille.
 
Re: 2007, em diante

Bom, revi o filme aqui em casa, e notei uma coisa que não tinha reparado na primeira vez.

Quando Grenouille está em Grasse, tem um momento que o chefe dele (aquele que é morto por engano bem no fim) chega pra xingá-lo, porque ele ainda não tinha montado umas molduras, ou coisa assim. Ele vem todo grosso, mas aí uma gota do perfume escorrega pela manga do Jean-Baptiste, e o chefe fica todo pomposo, educado. Ou seja, se naquele momento o perfume causou essa sensação, no fim então era bem possível que resultasse naquele cena orgástica.

Bom, eu continuo achando que foi imaginação dele, mas como o Sister Jack disse, não teve nenhuma evidência que mostrasse isso, e acho que pode ter sido essa a intenção (cada um vai com sua imaginação).

Edit do Deriel: vamos usar o [ spoiler]
 
Última edição por um moderador:
Re: 2007, em diante

No livro deixam claro que aconteceu. E não vejo porque não seria possível, dentro do contexto da história: aquele era o melhor cheiro do mundo, e outros mais fracos que ele tinha feito antes já tinham dado resultados semelhantes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo