• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    20
( Procurei por algum tópico falando exclusivamente sobre o 2001, mas não encontrei, por isso to criando um )

Acabei de ver o filme aqui no pc e fiquei com algumas duvidas.

1 -No começo do filme, aqueles macacos... que ano é? É na Terra?

2 -Quando os astronautas pisaram na Lua... como o monolito foi parar la?

3 -O que teve a ver os astronautas mortos na lua com Júpiter? Qual foi o motivo da viajem para Júpiter?

4 -No final, como o David foi parar naquela casa? Oq era aquela casa? Quem era aquele velho? E o cara que tava jantando? Oq significa aquele bebe? E pelo amor de Deus, oq o monolito estava fazendo lá?



Obs: Sei que muita gente gosta de 2001, né Folco? Com certeza vcs devem ter entendido isso já... foi a primeira vez que vi.
 
Re: 2001: Space Odissey

Wil Cornucopia disse:
( Procurei por algum tópico falando exclusivamente sobre o 2001, mas não encontrei, por isso to criando um )

Acabei de ver o filme aqui no pc e fiquei com algumas duvidas.

1 -No começo do filme, aqueles macacos... que ano é? É na Terra?

2 -Quando os astronautas pisaram na Lua... como o monolito foi parar la?

3 -O que teve a ver os astronautas mortos na lua com Júpiter? Qual foi o motivo da viajem para Júpiter?

4 -No final, como o David foi parar naquela casa? Oq era aquela casa? Quem era aquele velho? E o cara que tava jantando? Oq significa aquele bebe? E pelo amor de Deus, oq o monolito estava fazendo lá?



Obs: Sei que muita gente gosta de 2001, né Folco? Com certeza vcs devem ter entendido isso já... foi a primeira vez que vi.


Edita o nome. É 2001: A Space Odyssey, com y no lugar de i.


AVISA QUE TEM SPOILERS!!!!!

SPOILERS PRA 2001!!!! NÃO LEIAM!!!!!

1 - O início se passa na Terra, quando os humanos ainda estavam na forma inicial.

2 - O monolito não foi parar lá. É um OUTRO monolito.

3 - O motivo da viagem a Jupiter foi o que o cara da mensagem falou assim que Dave desligou o HAL. Eles estavam indo investigar um monolito que estava flutuando na órbita de Jupiter. O monolito da Lua mandou um sinal para o de Jupiter.

4 - Acredito que quando Dave estava na orbita de Jupiter, encontrou com o monolito e entrou em um túnel dimensional. Depois de fazer a viagem completa, ele chega na casa. A partir daí, ninguém sabe dizer certo o que acontece. Minha teoria é de que aquela casa era um tipo de teste que os mesmos seres que criaram o monolito estavam fazendo em Dave. Um teste para ver se o ser humano já estava pronto para evoluir. O primeiro monolito na Lua evoluiu o macaco. O ultimo monolito dentro daquele quarto evoluiu o homem e nasceu o Star Child (bebê das estrelas). Essa é a teoria em que acredito. Mas muitas das perguntas feitas por 2001 nunca serão respondidas.


2001 é o melhor filme de todos os tempos. Se deixarem esse tópico aberto, eu vou escrever minha crítica do filme.
 
Valeu Folco!
É muito dificil entender esse filme.

Kubrick é o cara! O filme é muito bom mesmo.

Então o final é um enigma?
Hmmm.... !!
 
Não sei se todos sabem, mas "2001" continua com o filme/livro "2010", e depois ainda tem os livros "2061 - Uma odisséia no espaço 3" e "3001 - A odisséia final". Muitos enigmas acabam sendo explicados somente no ultimo livro.

Mais alguém leu eles???
 
A adaptação do filme 3001 para as telas do cinema provavelmente vai acontecer, como eu ouvi falar por várias pessoas.

Só que não entendi pq pular o 2061...

2010 é um grande filme de Ficção Científica. Não tão perfeito como 2001, mas é ótimo.
Recomendo pra quem gostou de 2001.
 
Crítica de 2001: Uma Odisséia no Espaço

Luis F. Calil


Quem não estiver disposto a ler o review inteiro, aqui está o que acho do filme: 2001: Uma Odisséia no Espaço é o melhor, mais profundo, revolucionário, lindo, assustador, sombrio, enigmático, inspirador, filme de todos os tempos. Ele é perfeito em todos os aspectos. A direção, a atuação, a edição, os efeitos especiais muito melhores do que os dos filme de hoje, o roteiro, uma das estórias de ficção científica mais perfeitas, com a colaboração de dois gênios, Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke. O filme me fez passar por diferentes emoções, mas sempre manteve a estória e sua importância na frente. Eu acho que dificilmente algum filme vai chegar perto de ultrapassar o poder que esse filme tem.

Se tivessem que mandar um filme para o espaço para que fosse mostrado para alienígenas, esse seria o filme. Nem metade das pessoas deste planeta conseguem entender o que o Kubrick quis dizer e quis mostrar, mas esse filme mostra o potencial do ser humano.

Eu sou fã de ficção científica. 6 filmes dos meus 10 filmes favoritos são de ficção científica. Eu adoro ler livros de ficção, eu adoro ler sobre ficção, eu adoro discutir sobre ficção. E eu posso dizer, com absoluta certeza, que esse é o melhor filme de ficção científica de todos os tempos. Não é o tipo de ficção de Star Wars ou Senhor dos Anéis. Esses são fantasias. 2001 é do gênero de Solaris, de Blade Runner, de Laranja Mecânica, de Contatos Imediatos. O tipo que faz você pensar sobre o espaço, sobre as estrelas, sobre vida inteligente fora da Terra, sobre os sentimentos e a alma humana.

E Stanley Kubrick mostra todos esses temas em seu filme. Ele começa com um prólogo, mostrando a Terra em um passado distante, no início do homem, na época em que os macacos eram os principais na Terra. Ele mostra como tudo era mais pacífico, natural, inocente. Eles se alimentavam de plantas e folhas. Como a evolução começou então? Aparece, da noita para o dia, o monolito. O Monolito. Uma pedra negra, no formato de uma placa, alta, grossa. Perfeitamente lisa. Os macacos estranham aquele objeto, diferente de tudo que eles já viram no seu mundo. Os macacos tocam na pedra. Algo importante acontece, o suficiente para mudar a história da humanidade.

Agora os macacos comem carne ao invés de plantas. Eles misteriosamente aprenderam a usar ferramentas, armas feitas de ossos de animais mortos com o tempo. Agora eles sabem caçar. Usam suas armas para conseguir comida. E das armas vem a violência. Agora os macacos ficavam em bandos e se enfrentavam até a morte.

Com um corte, chegamos aos tempos modernos. O ano é 2001. Não o 2001 de hoje em dia. Mas o 2001 como era imaginado a 34 anos atrás, quando o filme foi feito. Eles imaginaram um espaço belo, cheio de naves, viagens a outros planetas, estações espaciais. Mesmo não sendo como é hoje, não importa. Um dia isso realmente vai acontecer e os humanos vão conquistar o espaço.

Kubrick mostra os poucos personagens do filme, frios. Ele imagina que a sociedade futurística será sombria, com pessoas vazias e com poucos sentimentos. A estória agora mostra um grupo de cientístas achando um monolito. Esse é diferente do que estava no começo, pois foi encontrado na superfície da Lua. Uma das melhores cenas do filme, na minha opinião, é a do grupo de cientístas que vão analisar de perto esse segundo monolito. Essa cena é tão bem feita, bem dirigida e com uma música tão assustadora que eu não consegui tirar os olhos da tela por um segundo, nem piscar. É realmente de outro mundo.

Depois do que acontece, eu não vou revelar muito. Existe uma expedição a Júpiter, e os 5 astronautas a bordo da nava não fazem idéia do porque dessa expedição. E junto com eles vem HAL 9000. Um computador que toma conta da nave inteira, possui uma inteligência artificial incrível e nunca cometeu um erro. Sua voz é fria, como os humanos do filme, mas ele provavelmente é o personagem mais humano de todos. Kubrick quis mostrar que até uma máquina pode ter sentimentos falsos mais convincentes de que os dos humanos. Lembra A.I., outro projeto do diretor. E os momentos em que HAL está na tela são momentos incríveis. Não vou revelar nada sobre o que acontece, mas posso dizer que é incrível.

E chega a parte final. O ritmo do filme, que antes havia sido lento, hipnótico, um jeito perfeito de mostrar o espaço, agora é rápido, confuso e assustador. O que os astronautas encontram em Jupiter os leva em uma viagem tão incrível que eu simplismente me levantei da cama que estava deitado e fiquei sentado, bem perto da tela. A viagem, chamada a sequência do Star Gate, é uma coisa tão estranha e enigmática, que você não sabe o que fazer além de manter os olhos grudados na tela, bem abertos. Durante esses 20 minutos finais, senti arrepios no corpo, como se estivesse lá, junto com os astronautas, naquela viagem. O fim é uma mistura entre o belo e o assustador, é poesia visual.

O filme é brilhantemente dirigido por Kubrick. Se você apertar pause em qualquer ponto do filme, a imagem que aparece pode ser considerada uma obra de arte. A fotografia é perfeita. A melhor já feita. Visualmente, o filme também não tem competição.

A trilha sonora que foi feita para o filme não foi usada por Kubrick. Um dia no set, ele colocou música clássica e vendo as imagens do espaço, gostou da combinação. O filme também tem a melhor trilha sonora, juntando músicas lindas como Danúbio Azul e que combinam com as imagens vistas na tela, como se um fizesse parte do outro.

A atuação de todos do filme foi perfeita. Exatamente o que o Kubrick quis. Principalmente a de Keir Dullea, o astronauta Dave Bowman, nos momentos de desespero dentro da nave Discovery. Ele conseguiu me atrair e me fez gostar do seu personagem o suficiente para torcer para ele. E o que posso dizer de HAL, com a voz de Douglas Rain, é que ele é o melhor personagem que já vi em um filme.

Esse filme foi o que me fez gostar de ficção científica do jeito que gosto hoje. Ele me fez amar cinema do jeito que amo hoje. Espero que quem leu esse review e ainda não viu o filme, vá nas locadoras agora e o assista. E quem já viu o filme, espero que concorde comigo nos temas e idéias que o filme passa para o público.

E lembre-se: "It´s full of stars!"...
 
Eh Kubrick... eh bom... vide "2001" e "O iluminado".... :)

So fico imaginando o q ele faria com AI... mta pena naum ter dirigido por ele... :cry: :cry:
 
Podem me chamar de ignorante mas quando vi esse filme não entendi absolutamente nada! Agora deu pra clarear um pouco as idéias. E gostaria de saber onde tem o livro do 2001 uma odisséia no espaço pra comprar pois quero ler toda essa coleção mas não encontro em lugar nenhum.
 
Acho q o livro 2001 está fora de catálogo. Só em sebo.
A Band passou 2010 há 2 madrugadas, alguém viu? John Lithgow tão novinho...
 
ai q liiindo!!!!!eu amo 2001...vi a primeira vez qdo criancinha....boiei feio....mas não me fez desgostar, achei tudo mto louco,mas gostei..
hj com outro olhar , nossa!!!!realmente não se tem palavras para parabenizar kubrick...fantástico!!!vc viaja....pensar q isso pode ser realidade faz doer a cabeça...

o hal nossa..como eu me impressiono com ele..e realmente a voz dele eh perfeita....q grande personagem!!!no 2010 tem um correspondente soh q agora eh "mulher"...mas o hal....ah...

a música eh algo q me marcou....Assim Falou Zarathustra eh mágico....a tradução ideal em notas daquela cena inicial...maravilhosa...aiai
 
Sua critica ficou boa Folco, jah vi outras melhores mas tudo bem...hehehe...mas gostaria de fazer algumas observaçoes a sua critica:
Folco disse:
Agora os macacos comem carne ao invés de plantas. Eles misteriosamente aprenderam a usar ferramentas, armas feitas de ossos de animais mortos com o tempo. Agora eles sabem caçar. Usam suas armas para conseguir comida. E das armas vem a violência. Agora os macacos ficavam em bandos e se enfrentavam até a morte.
Naum eh bem das armas que vem a violencia...a causa mesmo foi akele monolito negro, pelo menos foi o q entendi...e de acorodo com o filme, o monolito esta diretamente ligado a evoluçao humana e que, ao alinhar-se com outros planetas, precipita acontecimentos fantásticos. O primeiro deles foi a criação da consciência nos homens-macacos.
Folco em seu review disse:
A estória agora mostra um grupo de cientístas achando um monolito. Esse é diferente do que estava no começo, pois foi encontrado na superfície da Lua.
Quem te disse que naum era o mesmo???o filme naum deixa claro...eu acho que era sim e jah li em outros reviews que era o mesmo e que ele foi enterrado na lua por por alguma inteligência desconhecida.
Folco Empolgado disse:
E quem já viu o filme, espero que concorde comigo nos temas e idéias que o filme passa para o público.
Em parte ne Folco.

Eu naum fiz nenhum review do filme, mas tenho algo a comentar: uma das coisas que achei mais interessante no filme eh que ele retrata o espaço como ele eh e ainda nos mostra que nos naum sabemos de nd e nunca saberemos...a parte dos macacos eh genial...akele monolitito influenciando o comportamento deles eh fantastico e depois a transiçao eh de arrasar com o macaco jogando o osso e virando uma sonda espacial...a parte do HAL e do David Bowman eh incrivel e dai se vê que varios filmes se inspiraram dai, como Matrix e Terminator...eh realmente a maior obra de ficçao de todos os tempos...tava pensado aki...sera que akele bebe no final representa o estado evolutivo que a gente se encontra???
 
Hugo, eu já ouvi falar muito sobre os monolitos, e é claro, não dá pra saber se o da Terra é o mesmo da Lua.

Mas eu acredito que não seja. Já conversei com várias pessoas perguntando se os monolitos eram todos os mesmos(tirando o do espaço), e a maioria me disse que eles são monolitos diferentes.
Pq, os dois monolitos foram colocados mais ou menos nas mesmas épocas, então não há como ter certeza.

E sobre as armas, eu falei que eles começaram a usá-las depois de tocar no monolito.
 
Aqueles Monolitos sao interessantes..
Para mim, eles sao o marco de uma grande transição na historia do homem, e nao algo "extraordinario"..

Se bem que, quer algo mais extraordinario que nossa mente?
Eu entendo o monolito como "uma barreira quebrada" pelo homem..
 
yávië disse:
a música eh algo q me marcou....Assim Falou Zarathustra eh mágico....a tradução ideal em notas daquela cena inicial...maravilhosa...aiai
Isso sem contar no balé das naves com o Danúbio Azul tocando ao fundo... Putz aquela seqüência é muito antológica é de bater palmas! :obiggraz:

Aliás Kubrick é um especialista para escolher trilhas sonoras... E o mais interessante é que ele nunca "encomenda" nenhuma delas... Sempre pega músicas já existentes (em sua maioria composições clássicas) e adapta de forma simétrica aos filmes que faz. Chega a ser impressionante! :o

E 2001 putz... Está no meu top 10 com todas as honras! É fantástico esse filme! E o melhor é que recentemente o filme completou aniversário de 30 anos e foi exibido em algumas salas de cinema aqui no Rio com som e imagem remasterizados... e é claro que eu assiti toda a grandiosidade desse filme na telona! Foi mágico pessoal... Queria que vocês pudessem ter visto também... :D
 
E 2001 putz... Está no meu top 10 com todas as honras! É fantástico esse filme! E o melhor é que recentemente o filme completou aniversário de 30 anos e foi exibido em algumas salas de cinema aqui no Rio com som e imagem remasterizados... e é claro que eu assiti toda a grandiosidade desse filme na telona! Foi mágico pessoal... Queria que vocês pudessem ter visto também...

8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O




....








....









.....









Vc não falou que 2001 passou nos cinemas aqui no Brasil, no ano de 2001, falou?








.,





......



8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O




Eu tive a chance de realizar um dos meus sonhos(2001 nos cinemas) e não acredito que a perdi. Eu não mereço a minha própria existência. Eu sou o ser humano mais estúpido que viveu nesse planeta.
 
Folco Gamgee disse:
Vc não falou que 2001 passou nos cinemas aqui no Brasil, no ano de 2001, falou?
Não , ele disse q foi no aniversário de 30 anos. ;) Se eu me lembro bem, acho q foi exibido aqui em 1999. Apenas em algumas poucas capitais privilegiadas. E era uma época em q poucas cidades tinham salas multiplex. Acho q em algumas cidades foi exibido naquelas salas estilo antigo.

Quem sabe no aniversário de 50 anos vc possa ver o filme como se deve, na tela grande... :roll:
 
Só sei de uma coisa.
Esse filme é ÓTIMO pra tirar a insônia de muita gente.

Vou fazer propaganda agora:

"Se vc esta com problemas de insônia os seus problemas acabaram... compre já, em VHS ou DVD o filme 2001, Uma Odisséa no espaço e tenha horas de sono como vc nunca imaginou. A ainda corre o risco de ganhar um brinde de consolação; um sonho completamente grátis explicando, da sua forma (já que a cabeça eh sua), como David foi parar naquele quartinho no final do filme ou entender pq o monolito aparece em vários lugares distintos durante o filme....aproveite, é por tempo limitado ou até qndo vc aguentar ver o filme até o final sem pestanejar"

:eek: wwwwwwwwwwwwauuuuuuunmmmmmmm.....
Pior que curti o filme... e os sonhos que tive tb... Tambem pudera... fui assistir o filme era 10:30 da noite..... hahaha :lol:
 
Foi num aniversário da Warner....... não lembro de quantos anos..... acho que 70 ou 80 anos da Warner....... eles fizeram uma seleção de uns 10 filmes e rodaram algumas cidades brasileiras com esses clássicos.....

eu não lembro de todos.... mas tinha 2001, Casablanca, O Magico de Oz, Assim caminha a Humanidade.... e mais alguns... e foi em 2000 eu acho
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo