• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    20
Fosco disse:
Qual seria o propósito do Star Child na opiniçao de vocês? Na minha, ele é o ser humano que viveria como um deus, vive no espaço e na terra.

Ele não tem um propósito. Ele é a evolução do Homem, assim como o Homem evoluiu do Macaco.
 
Ele não tem um propósito. Ele é a evolução do Homem, assim como o Homem evoluiu do Macaco.

Pois é, mas como ele viveria? Do que ele viveria? Pra mim o Kubrick quis dizer que o Homem evolui até chegar igual ao próprio Deus.
 
Fosco disse:
Ele não tem um propósito. Ele é a evolução do Homem, assim como o Homem evoluiu do Macaco.

Pois é, mas como ele viveria? Do que ele viveria? Pra mim o Kubrick quis dizer que o Homem evolui até chegar igual ao próprio Deus.

Eu penso exatamente o contrário.

Nos classificando como bebês estrelas, somos apenas um nada na imensidão do cosmos.
 
bLaCk_oRiOn disse:
Fosco disse:
Ele não tem um propósito. Ele é a evolução do Homem, assim como o Homem evoluiu do Macaco.

Pois é, mas como ele viveria? Do que ele viveria? Pra mim o Kubrick quis dizer que o Homem evolui até chegar igual ao próprio Deus.

Eu penso exatamente o contrário.

Nos classificando como bebês estrelas, somos apenas um nada na imensidão do cosmos.

Mas isso nós já somos. Não tem nada a ver com a evolução. Era mais algo nos termos de esclarecimento e iluminação para a nossa raça o que o Kubrick tava querendo dizer.
 
Muito lento, e tediante. Tudo bem, é um clássico, a história é muito bom, a trilha sonora tbm, mas é muito chato.. Duas horas e meia de macacos brigando e cenas espaciais...
 
Macacos brigando? :eh:

Tipo, essa cena é super rápida... e tem o maior corte de todos os tempos!! Você avança milênios na história, na evolução em apenas um corte! 8O
 
Duas horas e meia de macacos brigando e cenas espaciais...
Na verdade vai bem além disso.
Era mais algo nos termos de esclarecimento e iluminação para a nossa raça o que o Kubrick tava querendo dizer.
É, no final a luz do bebe ilumina a Terra, pelo menos parece.
 
Só pra dizer uma coisa, no livro do Arthur C.Clarke no final o bebê olha para a terra.
Tem uma planeta meio azul no filme, mas não se aquilo é a terra ou não.
 
Não. Se eu não me engano, o bebê nem estava perto da Terra.
Tipo, eu acho que a câmera se vira e aparece a Terra, acho que poderia até estar longe, mas era em sua direção.
Eu disse aquilo metafóricamente. Iluminação = esclarecimento.
Sim. A cena também pode ser considerada metafórica.
 
eu nao sei se alguem ja postou isso por aqui mas eu achei legal:
http://www.kubrick2001.com/2001.html
stoned.gif
stoned.gif
 
ÐÆWØØ disse:
Muito lento, e tediante. Tudo bem, é um clássico, a história é muito bom, a trilha sonora tbm, mas é muito chato.. Duas horas e meia de macacos brigando e cenas espaciais...

Sei lá, eu gostei do filme sim. O mais interessante do filme é o HAL mesmo. Meu professor de Inteligência Artificial tava falando essa semana pra classe das propriedades do HAL e de coisas que ele faz e que vai demorar muuuuuuito tempo até conseguirmos fazer um igual.
 
Qualquer locadora tem, até na Blockbuster. :roll:

Anyway, é um dos melhores que eu já vi. Desde a trilha sonora linda até o visual estonteante, passando por personagens como HAL, Dave o monolito, etc. Tipo, você se sente no espaço, de tão perfeito que tudo foi criado, nos mínimos detalhes. As atuações idem. Mistura sentimentos tão adversos com as mesmas imagens e ainda provoca reações e idéias diferentes sobre o significado final.

Uh. :clap:
 
Lembrando que o filme é de 1968, antes mesmo do homem ter pisado na Lua! Isso pode ser bobinho falar, mas você vê o filme hoje com olhos da época em que está. Tente imaginar como era a mais de 30 anos atrás. E também como ele perdurou, "envelheceu" mais do que esplendorosamente e continuará pra sempre. Não perde seu significado, não deixa que a essência se perca com o passar do tempo.
 
Não sei se já disseram isso aqui.
Tem esse outro pequeno detalhe q nem todos sabem:

Se pegarmos a sigla HAL e avançarmos uma vez na ordem alfabética em cada letra,a sigla fica: IBM.

Assim:

H-I-J-...
A-B-C-...
L-M-N-...
 
Dos filmes do Kubrick,eu sempre tive preferência por "Laranja Mecânica" e "O Iluminado".

Mas o conceito de "2001" continua sendo extraordinário,uma obra extremamente inteligente,conceitual e imutável!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo