• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    20
Folco Gamgee disse:
Sapiens disse:
Esse tópico é meio velho mas...
Acabei de ver 2001, uma odisséia no espaço e como não achei nenhum tópico sobre...

Tem um tópico de 2001 sim. Grandão. Procura direito.

Eu sou muito ruim nisso, não sei se vc ja percebeu. 8-)

Por favor, coloque SPOILERS na sua mensagem...

SPPPOOOOOOOOOOIIIIILLLLEERRRSSS
O q é isso? :tsc:

2º: Kubrick não sabia q na lua a gravidade é menor e as pessoas andam diferente?

Sabia. E as pessoas andam diferente. Você não notou?

Um pouco, mas não como realmente se anda na lua.

5º: Afinal, o q era a pedra? Como ela sai voando em direção a Júpiter.

Saiu voando? Acho que vc devia ver de novo... [/quote]

Opa, me expressei mal. Ela estava flutuando, sim era outra. eu quis dizer como ela chagou lá. mas já entendi.


Aquele era só o tema do monolito, que o Kubrick escolheu, por evocar tensão imensa e um som quase sobrenatural.

isso q eu quis dizer.

8º: O q foi aquela viagem psicodélica q o astronalta faz depois q desliga o computador?

Sapiens, assista de novo depois de ler essa explicação. Aí me fala se você tem dúvidas ainda.

sim, esse filme é muito mais profundo do q eu pensava. acho q não tenho mais duvidas.
valeu Folco e Alex deLarge.
 
Bom, assista de novo, pq é muito difícil pegar tudo de primeira.
Alguém viu a continuação, 2010 o ano em que faremos contato? é igual o livro, ou seja, uma porcaria sem tamanho!
 
Um comentário
2001 foi baseado no conto de arthur c clarke the Sentinel, onde o monolito é deus...
eu não li o livro/conto, mas um professor meu o fez, e me disse isso

bom se for mesmo verdade, acaba com várias duvidas, e faz com q novas apareçam :)

Sobre a "loucura" de HAL, não sei se já falaram isso antes pq eu não li todos os replays, mas ele nao ficou louco, no meio de todo seu quase infinito conhecimento, ele percebeu q ele não precisava dos seres humanos pra completar a missão, então nada mais logico do que se livrar deles, já q eles eram imperfeitos e podiam fazer alguma m.erda...
pelo menos é assim q eu vejo
 
Um comentário
2001 foi baseado no conto de arthur c clarke the Sentinel, onde o monolito |||SPOILER||| é deus...
eu não li o livro/conto, mas um professor meu o fez, e me disse isso

bom se for mesmo verdade, acaba com várias duvidas, e faz com q novas apareçam

Eu não acho que seja verdade. Acho que o seu professor está interpretando demais. Todo mundo fala que não fica claro de forma alguma, tanto no livro quanto no filme, quem são os feitores por trás do monolito.
 
Hmm, é tudo esta aberto a muita interpretação
mas eu em particular, acho q ele é alguma entidade divina, que da o conhecimento aos macacos, mata os humanos, depois no fim ainda tem aquele lance do feto e a terra, sei la
faz mais sentido pra mim que ele ser algo alienigina :p
ou não, já q deux é extraterrestre, se vc acreditar nele, é claro :P
 
Pense nessa forma:

No infinito do Universo, podem existir formas de vida inteligente tão evoluídas que teriam a capacidade de fazer qualquer coisa. Mudar de forma, modificar a matéria, viajar pelo espaço, sem a necessidade de ar, água, ou comida, ou qualquer tipo de alimento, tudo isso além do conhecimento humano. Seriam como seres divinos. Se eles chegassem na Terra, seriam como deuses...

Tá entendendo onde eu quero chegar?

Não tem aquela frase, "Serão os deuses astronautas?"... ou alguma coisa assim...
 
Faz sentido
mas qual seria a diferença entre "deus" e essas criaturas?
vc já disse
nenhuma, assim tanto faz o q o monolito seja :)
pq ele é extraterrestre, e graças a isso deus

aauhauuhahu
 
Folco Gamgee disse:
mas qual seria a diferença entre "deus" e essas criaturas?

Eu acho que vou estourar uma artéria tentando responder isso. :mrgreen:

Tudo depende de como você vê deus, para alguem ateu como, é facil dizer que deus seria qualquer criatura superior...

tem gente que acha q o monolito é somente uma torre de transmissão
2001 é perfeito :p
 
Eu acho que já escrevi isso antes, mas vai lá...



[HIPER MEGA ULTRA SPOILERS!!!]




Tudo se explica no final da série, 3001. O HAL descobre muita coisa e acaba virando um herói... Básico...

O monolito foi criado por alguns seres, digamos, evoluídos, como uma tentativa de dar um "empurrãozinho" em algumas espécies de seres vivos.

O pimeiro monolito modificava levemente a forma de pensar do sujeito, no caso aqueles humanóides do primeiro filme.

O segundo, que estava na Lua, serve para indicar que o primeiro monolito funcionou, ou seja, aqueles humanóides criaram uma cultura e chegaram até ele.

O terceiro era para testar o passo seguinte da evolução, se eu não me engano esse monolito captava todas as informações da Terra e mandava para um tipo de "Base" que estava a uns 450(?) anos luz da Terra. Isso seria um tipo de "auditoria" do que tinha acontecido nesses anos de evolução...

O problema é que na época do 3 monolito, e hoje em dia mesmo, a humanidade com certeza não é um exemplo de "espirítos elevados", estamos bem longe disso... Então o que a auditoria decide? Resultado da experiência: FALHA. DESTRUIR SUJEITOS... ótimo, não é? :mrgreen:

Acho que é mais ou menos isso... Faz muito tempo que eu li a série... mas acho que vou relê-la logo.




[Fim dos SPOILERS]
 
Eu não recomendo ler esse post do Mentor, pq, além de estragar o mistério do filme, que deve ser deixado APENAS para o filme e não conectado com os livros, ele também estraga o livro 3001, para quem algum dia gostaria de ler...
 
Eu assisti ao filme recentemente outra vez, cada vez que se assiste te deixa com mais dúvidas, algumas você até esclarece mas para cada uma , várias aparecem.

Folco para quem quer saber o que é realmente o monolito e de onde veio em que procurar nos livros e não deixar no ar, não sei quem foi que perguntou, mas alguém queria saber o que acontece então o post do mentor é até valido. :aham:
 
Eu não vejo o ponto, já que o filme é desconectado do livro do livro. O filme do Kubrick deve ser uma obra separada, não colocada ao lado dos livros, portanto, as explicações não são válidas de acordo com o filme. Kubrick não esperava que Clarke fosse continuar com sequências do livro 2001, e não sabia que ele ia idiotamente explicar todo mistério deixado por 2001 nos livros seguintes. Parece que foi jogo baixo do Clarke para agradar os fãs confusos.
 
Folco Gamgee disse:
Parece que foi jogo baixo do Clarke para agradar os fãs confusos.

É verdade, 2001/2010 são completamente diferentes de 2061/3001... Sabe aquelas histórias "caça-níquel", pois é...

Eu acho que esse fim pra história não tinha sido pensada na época do 2001 nem do 2010.
 
sobre os livros, 2001 é excelente, mas 2010, 2061 e 3001 são uma merda completa. Muito ruins. Quem quiser ler leia só o primeiro.

2001 foi baseado no conto de arthur c clarke the Sentinel, onde o monolito é deus...
eu não li o livro/conto, mas um professor meu o fez, e me disse isso

seu professor é doido. Em nenhum ponto do livro se fala que o monolito é um deus. muito menos do filme.
 
Na verdade, o filme 2001 não foi baseado em nenhum conto.

O Kubrick pegou o conto do Clarke e disse para ele que queria expandir em um filme. Aí os dois, juntos, escreveram e planejaram a história de 2001, tanto do livro quanto do filme. O livro era pra ter sido reconhecido tanto pra Clarke quanto para Kubrick, assim como o roteiro do filme, mas eles decidiram que cada um pegava o seu crédito.

O filme acabou lançando primeiro.

O resto da série de livros 2001 não tem nada a ver com Kubrick.
 
Bom, finalmente consegui assitir o filme ( só tem duas locadoras decentes aqui na cidade e ambas ficam do outro lado, muito longe daqui).

E esse smile representa perfeitamente o que senti ao assistir o filme:
8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O

Eh verdade que ele tem um ritmo lentíssimo, mas se ele ritmo fosse acelerado iria estragar tudo. Ele é perfeito, a trilha então é de chorar. Eu não tenho palavras pra dizer como gostei do começo do filme. A cena do macaco destuindo os ossos é uma das coisas mais lindas que já vi.


Eu confesso que não entendi muita coisa logo de cara, apenas apreciei toda aquela arte, e após ler TODO tópico, acho que o ponto mais forte do filme é que cada um faz sua interpretação, e acho que esse livros nem deveriam ser publicados por estragarem justamente esse ponto.

Eu vou ter que comprar o DVD desse filme, eu não curtia muito Ficção, pra falar a verdade achava que não curtia, e depois de vez esse filme vi que realmente gosto, e filmes que eu adorava, como Esfera, vi que são uma chupação total deste. Além de outros como Perdidos no espaço (não gosto). Mas esse é a obra prima.

Entrou direto no meu top 10. Seguido de Laranja Mecânica.

Bom, vou ficar uma semana com o filme, vou assistir mais umas 10 vezes e viajar em cada uma. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo