• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    20
Waters disse:
Ponto interessantíssimo: o terço final do filme, batizado de "Júpiter and Beyond The Infinite" casa perfeitamente com outra obra-prima: A música "Echoes" do Pink Floyd. Trata-se de uma sincronia som-imagem: vc abaixa o volume do filme e escuta a música como trilha sonora alternativa as imagens casam com os acordes e batidas da canção de maneira misteriosamente hipnótica. Quem conheçe bem a banda sabe do que estou falando. É só dar uma olhada no Link

Agora que você disse, faz todo o sentindo!!! 8O

É perfeito! A união de uma obra-prima (ou quase) com outra!!!! Perfeito, perfeito, perfeito!!!!!!

Só de lembrar da cena e da música, realmente, é perfeito!!!! :grinlove:
 
Os primeiros 10 minutos de filme na primeira vez que eu vi, achei meio entediante.
Eu começei a me impolgar a partir da cena em que o macaco descobre a arma.

Achar entediante é um problema. Vc disse que não tinha nenhum problema.
 
Po alguém chegou primeiro e falou sobre o Pink Floyd :x .

O pior é que eles se ofereceram pra fazer a trilha do filme mas o Kubrick recusou. Dae eles já tavam fazendo Echoes com esse intuito mas não desistiram da música pq ela era muito mais que demais :mrgreen: , só mudram o tema da letra. Folco: baixe a música e faça a sincronia! Eu quase chorei :oops:
 
Sim!
Eu já fiz essa do "2001/Echoes" e tb aquela do "Dark Side/Mágico de OZ"

E tem tb aquela do "Blade Runner" com o álbum "Wish you were here"...
Ou então "Akira" e "Wish you were here"...
Alguém já fez alguma dessas?
 
Já fiz a do Mágico.... e a de 2001, não fiz com Blade Runner e com Akira pq é só boato ou coincidência misteriosa. Afinal o disco Wish you were here é de 75 e os filmes vieram bem depois.
 
Eu sei disso!
Tb não fiz desses!
Por isso perguntei...pra saber se tinha fundamento!
Se alguém fez e deu certo!
 
Tem um cara de um site especializado que disse que no caso de Blade Runner ou o Ridley Scott fez o filme sincronizando com o disco ou os caras da banda estiveram envolvidos na produção do filme, tamanha a coicidência entre o som e a imagem.
 
Tem um cara de um site especializado que disse que no caso de Blade Runner ou o Ridley Scott fez o filme sincronizando com o disco ou os caras da banda estiveram envolvidos na produção do filme, tamanha a coicidência entre o som e a imagem.

Tá mais pra coincidência.
 
Esse tópico é meio velho mas...
Acabei de ver 2001, uma odisséia no espaço

Acho q foi o filme mais confuso e reflexivo q eu já vi! Os efeitos são muito bem feitos para a época. Gostei muito. Em muitas partes eu mesmo deduzi ( não sei se da forma certa) o q estaria acontecendo porq o filme não trás as idéias prontas.


SPOILERS (a pedidos) :tsc:


Duvidas :o?:
1º: porque no começo do filme aparece escrito alguma coisa na tela e fica um tempão lá, com uma música no fundo? Isso acontece em outras partes também.

2º: Kubrick não sabia q na lua a gravidade é menor e as pessoas andam diferente?

3º: Porque em várias partes ouve-se a respiração do astronalta?

4º: O q levou o com putador à "loucura" tem alguma relação com a pedra, já q ela estava enviando ondas eletromagnétifca para Júpiter?

5º: Afinal, o q era a pedra? Como ela sai voando em direção a Júpiter.

6º: Porque a pedra emitiu aquele barulho agudo quando os astronaltas foram ve-la.

7º Porque toda vez q aparecia a pedra vinha aquela música com vários cantores de ópera em diferentes tons?

8º: O q foi aquela viagem psicodélica q o astronalta faz depois q desliga o computador?

9º: A últiama parte na verade quer dizer alguma coisa, mas sem dize-lá na cara?
Por meio daquelas cenas q parecem sem sentido?

:o?: :roll:
 
Sapiens disse:
Esse tópico é meio velho mas...
Acabei de ver 2001, uma odisséia no espaço e como não achei nenhum tópico sobre...

Acho q foi o filme mais confuso e reflexivo q eu já vi! Os efeitos são muito bem feitos para a época. Gostei muito. Em muitas partes eu mesmo deduzi ( não sei se da forma certa) o q estaria acontecendo porq o filme não trás as idéias prontas.

Duvidas :o?:
1º: porque no começo do filme aparece escrito alguma coisa na tela e fica um tempão lá, com uma música no fundo? Isso acontece em outras partes também.

2º: Kubrick não sabia q na lua a gravidade é menor e as pessoas andam diferente?

3º: Porque em várias partes ouve-se a respiração do astronalta?

4º: O q levou o com putador à "loucura" tem alguma relação com a pedra, já q ela estava enviando ondas eletromagnétifca para Júpiter?

5º: Afinal, o q era a pedra? Como ela sai voando em direção a Júpiter.

6º: Porque a pedra emitiu aquele barulho agudo quando os astronaltas foram ve-la.

7º Porque toda vez q aparecia a pedra vinha aquela música com vários cantores de ópera em diferentes tons?

8º: O q foi aquela viagem psicodélica q o astronalta faz depois q desliga o computador?

9º: A últiama parte na verade quer dizer alguma coisa, mas sem dize-lá na cara?
Por meio daquelas cenas q parecem sem sentido?

:o?: :roll:

vou tentar responder:

1-quando isso? nem lembro... deve ser pra marcar o intervalo de uma parta a outra

2- o filme foi feito em 1968, nao sei se ele sabia... mas eles estavam com roupas espaciais

3-pra criar suspense e tal

4- nao. ele deu tiute porque achava que os homens ali presentes não dariam conta de realizar a missão, em minha opinião e resolveu matar todos e continuar sozinho.

5-no livro, é uma espécie de objeto alienígena. Ela estava as bordas de júpiter, não voando.

6-naquela parte é onda de jupiter. Mas dizem também que representa a conciência do homem em duvida

7- é meio que a trilha sonora da pedra, eu acho, mas não lembro direito.

8-ele entrou dentro do monolito e passou a fazer parte dele

9-sim... no livro é a parte que o monolito faz o Dave evoluir, como fez com os macacos...
 
Sapiens disse:
Esse tópico é meio velho mas...
Acabei de ver 2001, uma odisséia no espaço e como não achei nenhum tópico sobre...

Tem um tópico de 2001 sim. Grandão. Procura direito.

Por favor, coloque SPOILERS na sua mensagem...

SPPPOOOOOOOOOOIIIIILLLLEERRRSSS

1º: porque no começo do filme aparece escrito alguma coisa na tela e fica um tempão lá, com uma música no fundo? Isso acontece em outras partes também.

Aquelas são os momentos de abertura do filme. OVERTURE e INTERMISSION, né? Aquilo lá veio na versão para o cinema, para que desse tempo para o público se calar e se sentar nos lugares. Sem falar que cria uma tensão enorme.

2º: Kubrick não sabia q na lua a gravidade é menor e as pessoas andam diferente?

Sabia. E as pessoas andam diferente. Você não notou?

3º: Porque em várias partes ouve-se a respiração do astronalta?

Vários motivos. Tensão. Sentimento de angustia. De isolação. A imensidão do espaço e a insignificância do homem. etc etc...

4º: O q levou o com putador à "loucura" tem alguma relação com a pedra, já q ela estava enviando ondas eletromagnétifca para Júpiter?

HAL era inteligente, mas acima de tudo, ele era emocional. O "erro" que ele cometeu(ou não) o fez sentir inseguro sobre o seu destino na missão. Ele estava com medo que o desligassem. HAL tinha orgulho de participar daquela missão, que era uma das mais importantes da humanidade. Por isso, ele queria sobreviver, e para isso ele devia eliminar Dave e Frank e o resto da tripulação.

5º: Afinal, o q era a pedra? Como ela sai voando em direção a Júpiter.

Saiu voando? Acho que vc devia ver de novo...

Existem 4 monolitos que aparecem no filme. 4 monolitos diferentes um do outro. O que aparece no espaço, era bem maior que os que apareceram na Terra. Devia ter uns 10 Km de comprimento.

O monolito, em termos de trama, era um dispositivo que ativava os instintos humanos necessários para a evolução. Pode ter origem alienígena, ou de Deus, ou desconhecida. Ou de nós mesmos. Temáticamente vai muito além disso. Representa medo, mistério, a busca do homem por entendimento, e muito mais...

6º: Porque a pedra emitiu aquele barulho agudo quando os astronaltas foram ve-la.

É o sinal que o Monolito enviou ao Monolito flutuando em Júpiter. Como se fosse um caminho para os humanos seguirem.

7º Porque toda vez q aparecia a pedra vinha aquela música com vários cantores de ópera em diferentes tons?

É a mesma coisa de perguntar "pq que toda vez o Batman aparece na TV toca a música do Batman?".

Aquele era só o tema do monolito, que o Kubrick escolheu, por evocar tensão imensa e um som quase sobrenatural.

8º: O q foi aquela viagem psicodélica q o astronalta faz depois q desliga o computador?

Dave chegou em Júpiter, no momento do alinhamento dos planetas, luas, estrelas, sol, e o Monolito gigantesco. Era o acontecimento universal que levaria os humanos a um novo entendimento de si mesmos. Tudo planejado, por forças poderosas e superiores, na forma de conseguir trazer a humanidade para um novo nível da evolução. O Monolito gigante flutuando no espaço abre um portal, o Star Gate, para que Dave possa entrar, e viajar ALÉM DO INFINITO.

Se eu for descrever temáticamente essa cena, eu vou gastar umas 10 páginas, então é melhor eu esquecer...

9º: A últiama parte na verade quer dizer alguma coisa, mas sem dize-lá na cara?
Por meio daquelas cenas q parecem sem sentido?

Em termos de trama, ela ficou óbvia. Dave atinge o lugar de experimentos, em que ele deve viver o resto de sua vida sob a atenção dos ETs/Deus/? e só assim ter a capacidade de evoluir, um pouco antes de morrer, tocando no último monolito, como os macacos fizeram no início do filme, e se transformando no Bebê das Estrelas (Star Child), o próximo passo da evolução humana.

Tematicamente, essa cena fala mais sobre o Homem, sobre Deus, sobre o Universo, sobre Vida Inteligente Fora da Terra, sobre Sentimentos, sobre a Evolução, sobre a Sociedade, Existência, Morte, Vida, Sentido, Significado, etc, etc, etc, mais do que qualquer filme que já foi criado na história do cinema.


Sapiens, assista de novo depois de ler essa explicação. Aí me fala se você tem dúvidas ainda.
 
Alex deLarge disse:
Sapiens disse:
Esse tópico é meio velho mas...
Acabei de ver 2001, uma odisséia no espaço e como não achei nenhum tópico sobre...

Acho q foi o filme mais confuso e reflexivo q eu já vi! Os efeitos são muito bem feitos para a época. Gostei muito. Em muitas partes eu mesmo deduzi ( não sei se da forma certa) o q estaria acontecendo porq o filme não trás as idéias prontas.

Duvidas :o?:
1º: porque no começo do filme aparece escrito alguma coisa na tela e fica um tempão lá, com uma música no fundo? Isso acontece em outras partes também.

2º: Kubrick não sabia q na lua a gravidade é menor e as pessoas andam diferente?

3º: Porque em várias partes ouve-se a respiração do astronalta?

4º: O q levou o com putador à "loucura" tem alguma relação com a pedra, já q ela estava enviando ondas eletromagnétifca para Júpiter?

5º: Afinal, o q era a pedra? Como ela sai voando em direção a Júpiter.

6º: Porque a pedra emitiu aquele barulho agudo quando os astronaltas foram ve-la.

7º Porque toda vez q aparecia a pedra vinha aquela música com vários cantores de ópera em diferentes tons?

8º: O q foi aquela viagem psicodélica q o astronalta faz depois q desliga o computador?

9º: A últiama parte na verade quer dizer alguma coisa, mas sem dize-lá na cara?
Por meio daquelas cenas q parecem sem sentido?

:o?: :roll:

vou tentar responder:

1-quando isso? nem lembro... deve ser pra marcar o intervalo de uma parta a outra

acontece mo começlo e em outras duas partes, eu acho q é pra dividir mesmo mas porq demora tanto? E pra q dividir?

2- o filme foi feito em 1968, nao sei se ele sabia... mas eles estavam com roupas espaciais

o homem foi a lua em 1969, eu acho, ele tinha q saber.

5-no livro, é uma espécie de objeto alienígena. Ela estava as bordas de júpiter, não voando.

qual a função dele?

7- é meio que a trilha sonora da pedra, eu acho, mas não lembro direito.

acho q é a trilha dela mesmo, mas porq pareciam voses do além? acho q foi pra marcar a sena e dar suspense.

8-ele entrou dentro do monolito e passou a fazer parte dele

Como ele fez isso? o monolito estava no espaço.

9-sim... no livro é a parte que o monolito faz o Dave evoluir, como fez com os macacos...

Ele evolui e ve a própria mote? quero dizer, aquele cara q morre na cama é ele?

ah e mais uma. qual é o objetivo da missão á júpiter.

Algum moderador coloque tudo o q eu disse no Tópico do Odisséia então. :wink:




EDITANDO: ESSA MENSAGEM FOI ENVIADA ANTES DE EU LER A EXPLICAÇÃO DO FOLCO ENTÃO EU REPETI ALGUMAS COISAS...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo