1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

20 melhores frases finais da literatura

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Haleth, 5 Abr 2011.

1. Haleth

Haleth There's no such a thing as a mere mortal

Em contraponto aos
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , aqui vão 20 memoráveis fins de romance, que encontrei sei lá como nem onde. Pena que tá em inglês, mas o Google resolve quase tudo pra vc ;)

2. Anica

Anica Usuário

ahhhhhhhhhhhhhh se essa aqui

é muito legal, a lista estaria incompleta sem ela. adoro!

3. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

A do Nabokov é divina mesmo :sim:

Mas o final do Finnegans Wake é delicioso também:

A way a lone a last a loved a long the

Tem toda uma significância o fato do final ser cortado abruptamente e o fato de terminar em "the" (provavelmente a palavra de sonoridade mais fraca no inglês)...

A do Ulysses é bacana também, mas de "força" menor que a do FW:

(...) I yes to say yes my mountain flower and first I put my arms around him yes and drew him down to me so he could feel my breasts all perfume yes and his heart was going like mad and yes I said yes I will Yes.

Igualmente simbólico, terminando com um afirmação quando o livro começa com negação; terminando com S quando o livro começa com S; terminando com Molly pensando em Bloom e dizendo "sim" para o mesmo quando ela havia acabado de traí-lo...

4. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

isso q eu chamo de mega spoiler.

5. Jacques Austerlitz

Jacques Austerlitz (Rodrigo)

A do Nabokov é lindona mesmo. Um final que eu acho lindo até dizer chega (embora nunca tenha terminado de ler o livro) é o de Gravity's Rainbow. Siga a bolinha:

There is time, if you need the comfort, to touch the person next to you, or to reach between your own cold legs ... or, if song must find you, here's one They never taught anyone to sing, a hymn by William Slothrop, centuries forgotten and out of print, sung to a simple and pleasant air of the period. Follow the bouncing ball:

There is a Hand to turn the rime,
    Though thy Glass today be run,
    Till the Light that hath brought the Towers low
    Find the last poor Pret'rite one . . .
    Till the Riders sleep by ev'ry road,
    All through our crippl'd Zone,
    With a face on ev'ry mountainside,
    And a Soul in ev'ry stone. ...

Now everybody—

6. Pips

Pips Old School.

Tirando de Harry Potter, nenhum dos outros explicita o desfecho a ponto de estraga-lo.

7. Calib

Calib Visitante

Mesmo assim, prefiro não estragar nem um bocadinho da surpresa. Obrigado.XD

8. fcm

fcm Visitante

isso q eu chamo de mega spoiler. (2)

9. Haleth

Haleth There's no such a thing as a mere mortal

Ah, seus bobos! XD
    Só pra ser a malinha do dia, acho que se um livro depende da surpresa final pra ser bom, esse livro não vale nada. Fala totalmente subjetiva: o fim não é o que mais importa. Livro que é bom ter encantamento de palavras, de conceitos, de propostas... O enredo faz parte mas tem peso menor que 50%, se o resto for bom, garante nota azul ;)
    A frase final é a cerejinha do bolo, claro, mas vai dizer que vc nunca comeu a jujuba do glacê antes da massa? E só por isso o bolo ficou ruim? Se sim, é porque o bolo não presta, igual presente que a embalagem é mais legal q ele próprio, rs. E livro firulento é uma tristeza que só... :rofl:

10. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

ñ adianta + se justificar, manu. vc acaba d tirar a graça d uma criança em ler 20 bons livros. e sim, vc comeu as cerejinhas d 20 dos meus bolos.

11. Pescaldo

Pescaldo Penso, logo hesito.

O livro começa com a outra metade dessa frase: riverrun, past Eve and Adam's, from swerve of shore to bend if bay, brings us by a commodius vicus of recirculation back to Howth Castle and Environs.

Portanto, a frase completa é: A way a lone a last a loved a long the riverrun, past Eve and Adam's, from swerve of shore to bend if bay, brings us by a commodius vicus of recirculation back to Howth Castle and Environs.

Compartilhar